Anúncio

Collapse
No announcement yet.

IPO no estrangeiro

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    IPO no estrangeiro

    Boas pessoal,

    Emigrei recentemente para a Suíça e trouxe a minha carrinha de Portugal.

    Em Abril faz 6 anos e tem de ir ao IPO. Nessa altura não poderei ir a Portugal.

    A minha questão é: é possível fazê-lo no estrangeiro (na UE, pelo menos) ?


    Obrigado

    #2
    Sim claro que é possivel. Não só é possivel como tem de ser feito.

    Comentário


      #3
      Atenção é que a Suiça não pertence á UE

      Comentário


        #4
        Por a Suiça não pertencer à UE é que falei nisso, pois tenho facilidade em ir a França se for necessário.

        Então e basta marcar uma inspeção normal, que depois é válida em Portugal também?

        Obrigado

        Comentário


          #5
          boas, estou com o mesmo problema tenho carro portugues e estou na suiça tenho ouvido dizer que aqui ja nao fazem ipo a carros portugueses alguem me pode ajudar nisto? sera que ainda fazem? ou ate em franca poderei fazer?

          cumps Ruben

          Comentário


            #6
            A IPO terá de ser em Portugal.

            Mas podes sempre contactar um centro de IPO daí, para te esclarecer.

            No entanto, em tempos havia indicação de que era possivel realizar IPO em países estrangeiros, mas que a mesma só seria válida nesse mesmo país.

            Mas já agora:



            As perguntas (disponiveis em Português) efectuadas á comissão:
            http://www.europarl.europa.eu/sides/...DOC+XML+V0//PT

            As
            respostas (apenas disponiveis em inglês):
            http://www.europarl.europa.eu/sides/...02&language=PT

            Destaco:
            "Against
            this background, the provision of Council Directive 96/96/EC(3) stipulating that
            roadworthiness tests (the so-called Ministry of Transport (MOT) tests in UK)
            must be carried out in the Member State where the car is
            registered
            "

            "From the general perspective of freedom of movement for
            EU citizens, mutual recognition of roadworthiness testing (i.e. the possibility
            to take a roadworthiness test and to obtain a certificate in any Member State)
            would be desirable, but could only be achieved after further
            harmonisation
            "

            Apenas o DL n.º 112/2009, de 18/05
            (que Transpõe
            para a ordem jurídica portuguesa a Directiva n.º 96/96/CE, do Conselho, de 20 de
            Dezembro de 1996, alterada pela Directiva n.º 1999/52/CE, da Comissão, de 26 de
            Maio de 1999, relativa ao controlo técnico dos veículos e seus reboques, e
            regula as inspecções técnicas periódicas para atribuição de matrícula e
            inspecções extraordinárias de automóveis ligeiros, pesados e
            reboques)

            Nomeadamente o nº4 do artº8 refere que:
            "4 - O documento que
            comprova a realização das inspecções periódicas dos veículos matriculados noutro
            Estado membro da União Europeia, a circular legalmente em Portugal, é
            reconhecido, para todos os efeitos, pelas autoridades fiscalizadoras
            competentes. "

            Isto é: reconhece validade ás inspecções de veiculos
            noutro estado membro e que estejam matriculados nesse estado
            membro.

            Concluindo: Veiculo matriculado em Portugal -> IPO em
            Portugal

            Comentário


              #7
              conclusão terei de ir a portugal para fazer a inspecção ao carro certo?

              acho que e uma tremenda estupidez isto mas pronto são leis.

              Comentário


                #8
                Que estupidez! A burocracia europeia no seu melhor...

                Comentário


                  #9
                  mas eu pensei que ainda na franca ou italia alemanha como pertence a comunidade europeia podesse la fazer. mas estas leis sao novas pelos vistos, porque em 2010 acho eu tive uma pessoa de familia consegui fazer inspeccao na suiça a carro portugues so era valida no pais e na viagem para portugal depois teria de pedir uma em portugal. sendo assim ja nao e mau, agora esta mes de junho vou ter de fazer perto de 1700kms para baixo e 1700kms para cima tudo isto em pouco dias por uma ....... de inspeccao, e mesmo chato bahhhhhhhh :S:S:S:S

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por volcom Ver Post
                    conclusão terei de ir a portugal para fazer a inspecção ao carro certo?

                    acho que e uma tremenda estupidez isto mas pronto são leis.
                    manda um e-mail ao IMTT...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por volcom Ver Post
                      mas eu pensei que ainda na franca ou italia alemanha como pertence a comunidade europeia podesse la fazer. mas estas leis sao novas pelos vistos, porque em 2010 acho eu tive uma pessoa de familia consegui fazer inspeccao na suiça a carro portugues so era valida no pais e na viagem para portugal depois teria de pedir uma em portugal. sendo assim ja nao e mau, agora esta mes de junho vou ter de fazer perto de 1700kms para baixo e 1700kms para cima tudo isto em pouco dias por uma ....... de inspeccao, e mesmo chato bahhhhhhhh :S:S:S:S

                      Conforme referido, podes sempre contactar o IMTT ou o TCS.

                      Já agora: Contrôle périodique des véhicules - TCS Suisse

                      Já agora, há quanto tempo é que circulas com essa viatura na Suiça?

                      Já foste ao "service des automobiles" indicar que essa viatura se encontra aí?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por raioxpantera Ver Post
                        manda um e-mail ao IMTT...
                        Não mandes, que eles não respondem. Nem atendem o telefone.

                        Comentário


                          #13
                          eu tou na suiça desde marco ate agora ainda nao comuniquei nada no tcs nem sabia disso. mas e obrigatorio?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por volcom Ver Post
                            eu tou na suiça desde marco ate agora ainda nao comuniquei nada no tcs nem sabia disso. mas e obrigatorio?
                            O TCS (Touring Club Suisse) é o equivalente ao Automóvel Clube Portugal.

                            Portanto os mesmos poderão servir para efeitos de informação ou seguros.

                            A comunicação terá de ser feita é "au Service des Automobiles" do "cantão" em que estejas.

                            Sim, é aconselhado proceder a essa comunicação, para efeitos futuros de matriculação.

                            Também terás de trocar a tua carta de condução e também é realizado nesses serviços.

                            Caso não seja feito, é presumido que carro está aí desde início do teu contrato de trabalho.

                            Aqui fica endereços dos serviços, por exemplo:

                            - de Genève: Office cantonal des automobiles et de la navigation (OCAN) - Accueil

                            - de Vaud: Canton de Vaud :*Service des automobiles et de la navigation

                            - de Neuchâtel: Etablissement dans le canton de Neuchâtel en provenance de l'étranger
                            Editado pela última vez por nto; 30 May 2012, 16:02. Razão: Correcção ortográfica

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por nto Ver Post
                              O TCS (Touring Club Suisse) é o equivalente ao Automóvel Clube Portugal.

                              Portanto os mesmos poderão servir para efeitos de informação ou seguros.

                              A comunicação terá de ser feita é "au Service des Automobiles" do "cantão" em que estejas.

                              Sim, é aconselhado proceder a essa comunicação, para efeitos futuros de matriculação.

                              Também terás de trocar a tua carta de condução e também é realizado nesses serviços.

                              Caso não seja feito, é presumido que carro está aí desde início do teu contrato de trabalho.

                              Aqui fica endereços dos serviços, por exemplo:

                              - de Genève: Office cantonal des automobiles et de la navigation (OCAN) - Accueil

                              - de Vaud: Canton de Vaud : Service des automobiles et de la navigation

                              - de Neuchâtel: Etablissement dans le canton de Neuchâtel en provenance de l'étranger


                              Ora complementando o meu post e colocando directamente, a informação retirada do sítio da Confederação Helvética (Governo Suiço):

                              Véhicules appartenant à des immigrants et à des travailleurs, étudiants et stagiaires étrangers
                              Lors du franchissement de la frontière, les véhicules non dédouanés doivent être déclarés immédiatement et spontanément en vue du traitement douanier (principe de l'auto-taxation).
                              Lorsque certaines conditions sont remplies, les immigrants peuvent importer leurs véhicules en Suisse et les y utiliser en franchise de redevances. Quant aux travailleurs, étudiants et stagiaires étrangers, ils peuvent utiliser en Suisse leurs véhicules non dédouanés immatriculés à l'étranger, mais ont besoin à cet effet d'une autorisation de la douane.

                              Infractions
                              Les personnes qui n'ont jusqu'à ce jour pas procédé à la déclaration en douane de leur véhicule sont invitées à se présenter auprès d'un bureau de douane en vue du traitement douanier. Quiconque omet de déclarer son véhicule est punissable et doit en outre s'attendre au recouvrement des redevances d'entrée.

                              in: Utilisation en Suisse de véhicules privés immatriculés à l'étranger

                              Comentário


                                #16
                                eu tou a trabalhar mas nao sabem que tenho carro ne. por isso como vao descobrir? se perguntarem digo que cheguei a poucos dias. so amanha de manha posso ligar para os tcs perguntar se me podem fazer IPO. NTO es de onde?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por volcom Ver Post
                                  eu tou a trabalhar mas nao sabem que tenho carro ne. por isso como vao descobrir? se perguntarem digo que cheguei a poucos dias. so amanha de manha posso ligar para os tcs perguntar se me podem fazer IPO. NTO es de onde?

                                  Presumo que tenhas contrato de trabalho, correcto?

                                  Não sendo feita a declaração, em caso de operação STOP, presume-se que a viatura está aí desde o momento que iniciou-se o contrato.

                                  Sou de Santa Maria da Feira.

                                  Comentário


                                    #18
                                    E sempre bom ter este tipo de informacao NTO, mas o melhor mesmo sera contactar os servicos automobilisticos porque as leis mudam de cantao para cantao e consoante o tipo de visto de trabalho.

                                    Esta se dentro de 1 pais, mas cada cantao tem as suas regras quanto a legalizacao de veiculos e trocas de carta de conducao.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por volcom Ver Post
                                      eu tou a trabalhar mas nao sabem que tenho carro ne. por isso como vao descobrir? se perguntarem digo que cheguei a poucos dias. so amanha de manha posso ligar para os tcs perguntar se me podem fazer IPO. NTO es de onde?
                                      Perguntao ao qual eles dao uma solucao rapida e simples de modo a te lixarem. Pedem te o visto de residencia. O visto de residencia tem a data de chegada e presumem ter sido essa a data de entrada da viatura. Caso faca mais tempo que o permitido por eles, a brincadeira sai cara e a doer

                                      Sera mesmo mais simples legalizar a viatura na Suiça, legalizacao, inspeccao e burocracias nao chega a 1000 CHF.
                                      O eventual incumprimento, sujeitao se a uma coima superior a legalizacao, sao obrigados a legalizar o carro em 3 dias ou entao o mesmo tera de ser colocado no pais da matricula no mesmo espaco de tempo.
                                      Editado pela última vez por Ribeiros; 30 May 2012, 16:52.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Mas ainda nao tou a trabalhar a tempo inteiro mas sim assino os contratos onde vou fazendo horas, e nao e certo ainda porque tambem nao tenho permi feito.
                                        Mas amanha ja ligo para os tcs ou controle auto e pergunto sobre o IPO.
                                        bem ate agora nunca fui mandado parar aqui e passo muitas vezes fronteiras para a franca e volto sempre tive sorte de nunca parar.

                                        mas ir a portugal fazer IPO e mesmo chato alem do tempo de viagem 16 17h e gastos.

                                        nto e ribeiros ja tiveram ca na suiça?

                                        Comentário


                                          #21
                                          mas eu estou ca a pouco tempo se e um ano ainda falta um bocado.

                                          achas que compensa mudar para placas suiças? o carro que tenho e um Fiat Grande Punto 1.3 multijet 75cv comercial de 2007

                                          aqui arranja se carros baratos e muita porreiros.
                                          imagina depois mais tarde tenho de voltar a por placas pt isso e caro

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                                            E sempre bom ter este tipo de informacao NTO, mas o melhor mesmo sera contactar os servicos automobilisticos porque as leis mudam de cantao para cantao e consoante o tipo de visto de trabalho.

                                            Esta se dentro de 1 pais, mas cada cantao tem as suas regras quanto a legalizacao de veiculos e trocas de carta de conducao.

                                            Sim, eu sei que varia de "cantão" para "cantão".

                                            Não deixa de ser 26 pequenos países, dentro da Confederação Helvética.

                                            Daí ter colocado, o endereço dos serviços automóveis de três cantões, para além do endereço da Confederação Helvética.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Isso apenas depende do tempo que por ca queiras ficar e se realmente vale a pena ficares com o carro.
                                              E a historia de 1 ano certifica te junto das entidades legais. Porque de cantao para cantao as leis mudam. No cantao de Vaud, dependendo do tipo de permi que tenhas tanto podes ter 1 ano para trocar placas e carta como podes andar muito mais tempo
                                              Enquanto nao tiveres permi nao consegues fazer nada. Basicamente estas ca de ferias, como estas quase a fazer 3 meses que ca estas, entretanto passas a ilegal se nao te fizerem o permi rapidamente

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por volcom Ver Post
                                                mas eu estou ca a pouco tempo se e um ano ainda falta um bocado.

                                                achas que compensa mudar para placas suiças? o carro que tenho e um Fiat Grande Punto 1.3 multijet 75cv comercial de 2007

                                                aqui arranja se carros baratos e muita porreiros.
                                                imagina depois mais tarde tenho de voltar a por placas pt isso e caro

                                                Caso matricules aí a viatura e se um dia, a queiras trazer, terá de ser matriculada cá.

                                                Sendo que a viatura já é tua, logo estarias isento de impostos.

                                                Para matricular cá, pagarias somente a legalização, que será qualquer coisa (de momento) a rondar os 750€.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Se voltares para portugal basta reactivares a matricula portuguesa

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    pois estou perto de fazer 3 meses, poderei ficar nao posso e trabalhar. quer dizer sem permi nao posso fazer IPO?

                                                    nem legalizar nem nada na suiça?

                                                    voces ja aqui estiveram? realmente isto tem ca umas regras mesmo esquesitas bahhhhh

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Sem permi pouca coisa consegues fazer ou quase nada. Como nao tens permi, automaticamente estas ca como turista, logo sera passageiro e em breve iras embora. Logo o carro ira contigo. Logo duvido que sem documentos validos te facam seja o que for.

                                                      Sem permi, nao tens residencia fixa na Suiça, como é que te irao legalizar seja o que for se a tua residencia e em Portugal?

                                                      E sim, ja ca estou a 2 anos e tal.

                                                      As regras nao sao esquisitas. Nos é que estamos habituados a falta de regras em Portugal. Dai a diferença.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Estas em que zona ribeiros? entao o mais certo e ter que ir fazer o IPO em Portugal tens a certeza que aqui nao da.
                                                        Posso conseguir ter mais trabalho e ate arranjar permi nao quer dizer que va embora logo.
                                                        Eu estou em geneve, estas por aqui perto?
                                                        bem eu em 3 meses tenho andado bem aqui a conhecer, geneve, lausanne, neuchatel, berna, luzerna, zurick, zona do ticinio, logano, st gallen, montreaux, titils montanhas, san gothard e mais umas coisitas, tenho corrido a suiça sempre que posso.
                                                        para ja eles nao sabem a quanto tempo ca tenho o carro por isso pode ca continuar tenho e de ir a portugal agora em junho de preprosito fazer IPO bahhhh

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Até parece que o carro precisa de ir ao local da IPO para passar...

                                                          Uns quantos euros e tens o papel verde na mão, é só uma questão de procurares bem.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Eu nao tenho a certeza, apenas os servicos competentes te podem confirmar.
                                                            Mas de uma coisa é certo, se nao podes fazer uma IPO de um carro com matriculas Suiças fora da Suiça, duvido que se possa fazer o inverso.....

                                                            E so para informacao, as inspeccoes aqui nao sao como em PT

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X