Em conversa com um colega de trabalho ele disse-me que as motas travam muito melhor que os carros. Ora eu tinha a ideia contrária. Há forma de tirar as dúvidas em relação a esta dúvida?
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O que trava melhor? Uma moto ou um carro?
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Originalmente Colocado por Icedevice Ver PostÉ claro que depende, mas regra geral a ideia é comparar motas e carros de prestações idênticas.
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Eu conduzo mota (uma 600cc) e carros (segmento B) e posso dizer que a travagem numa mota é previsivelmente mais longa! Não me perguntem pelas leis da física, mas cada vez que tenho que fazer uma travagem a fundo na mota até fico com a espinha arrepiada! Que medo! O perigo de perdermos o controle é grande, temos que saber dosear travão à frente e atrás (2 comandos de travão!), não há ABS (poucas têm), a mota está muito muito mais sujeita às condições do piso, com chuva fica a parecer manteiga, a atrito da superfície de borracha mais pequena em contacto com o chão é menor, etc... Pelo conjunto de tudo parece-me que realmente os carros travam bem melhor!
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Uma coisa mais estranha ainda é, devido a inércia, um camião deve demorar mais a travar, mas havia algo acerca do peso que lhes permitia travar muito mais tarde e levar mais velocidade nas curvas(isto em relação a corrida de camiões)
Mas motas vs carro, só podes comparar por prestações e não por preço.
Uma desportiva com ABS, a custar uns 15mil euros deve travar tao bem como um carro desportivo de talvez 50-100mil euros.
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As motas deverão, regra geral, travar bem melhor que os carros comuns. São mais leves, têm sistemas de travagem bem eficazes, com discos perfurados que contribuem para que não haja tanto aquecimento e consequente fadiga, e muitas delas já têm ABS. Se forem a 180 num carro normal, vá imaginem um Seg. C com uns 120cv e travarem de emergência e forem numa mota, também mais ou menos normal tipo Honda CBR 600 aos mesmos 180, a mota deverá ter uma distância de travagem até à imobilização bastante inferior
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Originalmente Colocado por Homer Ver PostAs motas deverão, regra geral, travar bem melhor que os carros comuns. São mais leves, têm sistemas de travagem bem eficazes, com discos perfurados que contribuem para que não haja tanto aquecimento e consequente fadiga, e muitas delas já têm ABS. Se forem a 180 num carro normal, vá imaginem um Seg. C com uns 120cv e travarem de emergência e forem numa mota, também mais ou menos normal tipo Honda CBR 600 aos mesmos 180, a mota deverá ter uma distância de travagem até à imobilização bastante inferior
Comparar um segmento C de 120 cvs com uma CBR600, está bem...
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Eu arrisco-me a dizer que, para veículos "comparáveis", os carros travam melhor....e curvam mais rápido também....E até podem ter mais top speed...
As motos são muitíssimo mais rápidas dos 0 aos 100, no geral...
E conduzo moto todos os dias...
Tenho um Primera de 1999, 2.0i de 130 cv, e uma Bandit de 2001, com 78 ou 80 cv...
A moto demora menos de metade do tempo dos 0 aos 100, mas o top speed é identico, apesar da moto chegar lá mais rápido...
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Já sabia (pelos tempos em pista) que um carro de competição é bem mais rápido do que uma mota de competição.
Num destes dias, estava eu a fazer a rodagem do motor num Radical SR3 e encontrei na pista uma mota de competição (não sei se era uma 600cc ou 1000cc) e acabamos por fazer uma "corridinha" de 2 voltas.
Conclusões que tirei:
A diferença no poder de travagem é brutal (com vantagem para o carro).
Lembro-me de estar a distâncias de 30-50m e passar pela mota na zona de travagem, i.e: já estava ela a travar e eu em plena aceleração.
Para além de ter o dobro dos pneus, o carro tem pneus maiores!
No carro o condutor não precisa de preocupar-se em manter o equilíbrio e se a roda de frente bloquear tb não é grave (na mota da direito a queda).
Em curva, o carro tb passava pela mota sem dificuldades!
A vantagem da mota é o menor peso....mas isso não chega ;)
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Esta comparação tão generica dificilmente dará resulatdos pois existe excesso de variaveis.
Para além das variaveis na comparação moto versus carro, ainda existe pelo menos outra, numa moto é muito importante os pneus, e todos os motards sabem disso, uma moto com uns pneus bons pode travar muito bem, com um pneu ruim especialmente na roda da frente a travar a fundo ou condições de aderência no chão a variarem é meio caminho andado para cair.
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Originalmente Colocado por ZeManel Ver PostComparar um segmento C de 120 cvs com uma CBR600, está bem...
Além disso, uma CBR600 não é uma mota assim tãooo de topo, é já bastante rápida e relativamente desportiva, mas não é a 1100Fireblade
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Para níveis de "qualidade" iguais um carro trava muito melhor, não há como dar a volta à diferença brutal de aderência.
O que pode acontecer é uma mota de 20000€ travar melhor que um carro de 20000€, mas uma mota de 20000€ é uma superdesportiva topo de gama, um carro de 20000€ é um "carrito"...
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Originalmente Colocado por SRLA Ver PostPara níveis de "qualidade" iguais um carro trava muito melhor, não há como dar a volta à diferença brutal de aderência.
O que pode acontecer é uma mota de 20000€ travar melhor que um carro de 20000€, mas uma mota de 20000€ é uma superdesportiva topo de gama, um carro de 20000€ é um "carrito"...
A questão é que, devido ao peso muitíssimo reduzido, as motas têm sempre vantagem em aceleração (e top speed) por vezes em relação a um carro normal. Se comparares uma mota de 100cv a um carro normal, vês que ela leva a vantagem em praticamente tudo.
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Vai de encontro ao que eu disse, pelo mesmo dinheiro é possível arranjar uma mota que trave melhor que um carro. Mas se dinheiro não for problema, e compararmos uma mota com um carro de performances semelhantes, o carro trava muito melhor.
Claro que para isto falamos geralmente de carros de 100k para cima.
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boas a minha opiniao vai para o carro que trava melhor, eu sou fã do programa de televisao top gear e foi provado que os carros travao e curvao muito mais que as motas, as motas so em ponta e no arranque e que deixao os carros para tras fora isso nada, agora tmbem depende da comparaçao nao e por um fiat uno ao lado de uma cbr:Plol a compraraçao perfeita e um bom carro com uma boa mota....
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Top Gear - 16x01 - Ariel Atom V8 vs BMW S1000RR - YouTube Vi isto ainda agora no discovery.
O Ariel ganha a travar, a mota a acelerar, no final ganha o Ariel.
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Originalmente Colocado por CharGerGTi Ver PostTop Gear - 16x01 - Ariel Atom V8 vs BMW S1000RR - YouTube Vi isto ainda agora no discovery.
O Ariel ganha a travar, a mota a acelerar, no final ganha o Ariel.
E a mota ficou em segundo lugar...sendo provavelmente a coisa mais barata que já lá passou!
Perspectiva...
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Originalmente Colocado por CharGerGTi Ver PostTop Gear - 16x01 - Ariel Atom V8 vs BMW S1000RR - YouTube Vi isto ainda agora no discovery.
O Ariel ganha a travar, a mota a acelerar, no final ganha o Ariel.
Ia também referir esse episódio.
Acabei por chegar tarde.
No caso, a mota e carro tem a mesma relação de peso/potência.
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Originalmente Colocado por krendam Ver PostA mota tem 4 grandes vantagens sobre o carro:
-razão performance/preço
-emoção
-manobrabilidade
-baixo consumo para a performance que apresenta(talvez o mais significativo)
Tou só a brincar.
Em relação à duvida real do tópico, numa situação ideal, a mota deverá travar melhor.
Nas situações do dia a dia,e em travagem de emergência, um carro moderno travará melhor.
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