Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O que trava melhor? Uma moto ou um carro?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O que trava melhor? Uma moto ou um carro?

    Em conversa com um colega de trabalho ele disse-me que as motas travam muito melhor que os carros. Ora eu tinha a ideia contrária. Há forma de tirar as dúvidas em relação a esta dúvida?

    #2
    Depende da mota e depende do carro...

    Comentário


      #3
      É claro que depende, mas regra geral a ideia é comparar motas e carros de prestações idênticas.

      Comentário


        #4
        Eu nunca andei num carro com prestações idênticas a uma desportiva mas posso-te afiançar que a travagem de uma 1000cc de pista é algo mesmo de surpreendente...

        Eu estou convencidíssimo que são as motas.

        Comentário


          #5
          Depende do peso e da superficie de atrito, as leis da fisica são universais.

          Um carro curva mais depressa que uma moto, mas travar já depende muito da massa a imobilizar versus superficie de contacto do pneu com o chão.

          Comentário


            #6

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
              É claro que depende, mas regra geral a ideia é comparar motas e carros de prestações idênticas.
              Pois aqui é que está o problema, para comparares motos e carros com prestações identicas, só se fosse um Kartcross para pista a comparar com a mota com o mesmo motor, mesmo assim o Kart teria a desvantagem do peso, mas não tenho duvidas que com o dobro das rodas se vai imobilizar mais rapido.

              Comentário


                #8
                Eu conduzo mota (uma 600cc) e carros (segmento B) e posso dizer que a travagem numa mota é previsivelmente mais longa! Não me perguntem pelas leis da física, mas cada vez que tenho que fazer uma travagem a fundo na mota até fico com a espinha arrepiada! Que medo! O perigo de perdermos o controle é grande, temos que saber dosear travão à frente e atrás (2 comandos de travão!), não há ABS (poucas têm), a mota está muito muito mais sujeita às condições do piso, com chuva fica a parecer manteiga, a atrito da superfície de borracha mais pequena em contacto com o chão é menor, etc... Pelo conjunto de tudo parece-me que realmente os carros travam bem melhor!

                Comentário


                  #9
                  Qual o veículo de série que faz 100-0 em menos tempo/espaço?

                  Comentário


                    #10
                    ??

                    Que mota tens?

                    Se sentes isso é porque deves ter qualquer coisa mal na mota...

                    Comentário


                      #11
                      Eu não estava a falar de travagens normais mas sim de travagens de emergência! E além disso o que referi foi comparativamente com um automóvel. Como é que conseguiria andar de mota se a cada travagem o que descrevi acontecesse!? ;)

                      Tenho uma XT660

                      Comentário


                        #12
                        Uma coisa mais estranha ainda é, devido a inércia, um camião deve demorar mais a travar, mas havia algo acerca do peso que lhes permitia travar muito mais tarde e levar mais velocidade nas curvas(isto em relação a corrida de camiões)

                        Mas motas vs carro, só podes comparar por prestações e não por preço.

                        Uma desportiva com ABS, a custar uns 15mil euros deve travar tao bem como um carro desportivo de talvez 50-100mil euros.

                        Comentário


                          #13
                          As motas deverão, regra geral, travar bem melhor que os carros comuns. São mais leves, têm sistemas de travagem bem eficazes, com discos perfurados que contribuem para que não haja tanto aquecimento e consequente fadiga, e muitas delas já têm ABS. Se forem a 180 num carro normal, vá imaginem um Seg. C com uns 120cv e travarem de emergência e forem numa mota, também mais ou menos normal tipo Honda CBR 600 aos mesmos 180, a mota deverá ter uma distância de travagem até à imobilização bastante inferior

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                            As motas deverão, regra geral, travar bem melhor que os carros comuns. São mais leves, têm sistemas de travagem bem eficazes, com discos perfurados que contribuem para que não haja tanto aquecimento e consequente fadiga, e muitas delas já têm ABS. Se forem a 180 num carro normal, vá imaginem um Seg. C com uns 120cv e travarem de emergência e forem numa mota, também mais ou menos normal tipo Honda CBR 600 aos mesmos 180, a mota deverá ter uma distância de travagem até à imobilização bastante inferior

                            Comparar um segmento C de 120 cvs com uma CBR600, está bem...

                            Comentário


                              #15
                              Eu arrisco-me a dizer que, para veículos "comparáveis", os carros travam melhor....e curvam mais rápido também....E até podem ter mais top speed...
                              As motos são muitíssimo mais rápidas dos 0 aos 100, no geral...

                              E conduzo moto todos os dias...

                              Tenho um Primera de 1999, 2.0i de 130 cv, e uma Bandit de 2001, com 78 ou 80 cv...

                              A moto demora menos de metade do tempo dos 0 aos 100, mas o top speed é identico, apesar da moto chegar lá mais rápido...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                                Qual o veículo de série que faz 100-0 em menos tempo/espaço?
                                Qualquer bom superdesportivo actual faz < 35 metros dos 100-0, os Porsches em travagens sempre tiveram fama, mas Ferraris e Lambos de agora também são brutais nesse aspecto

                                Comentário


                                  #17
                                  Já sabia (pelos tempos em pista) que um carro de competição é bem mais rápido do que uma mota de competição.

                                  Num destes dias, estava eu a fazer a rodagem do motor num Radical SR3 e encontrei na pista uma mota de competição (não sei se era uma 600cc ou 1000cc) e acabamos por fazer uma "corridinha" de 2 voltas.

                                  Conclusões que tirei:
                                  A diferença no poder de travagem é brutal (com vantagem para o carro).
                                  Lembro-me de estar a distâncias de 30-50m e passar pela mota na zona de travagem, i.e: já estava ela a travar e eu em plena aceleração.
                                  Para além de ter o dobro dos pneus, o carro tem pneus maiores!
                                  No carro o condutor não precisa de preocupar-se em manter o equilíbrio e se a roda de frente bloquear tb não é grave (na mota da direito a queda).

                                  Em curva, o carro tb passava pela mota sem dificuldades!

                                  A vantagem da mota é o menor peso....mas isso não chega ;)

                                  Comentário


                                    #18
                                    O que eu costumo ouvir é que numa mota conta e muito o "kit unhas"! ;)

                                    Comentário


                                      #19
                                      Esta comparação tão generica dificilmente dará resulatdos pois existe excesso de variaveis.

                                      Para além das variaveis na comparação moto versus carro, ainda existe pelo menos outra, numa moto é muito importante os pneus, e todos os motards sabem disso, uma moto com uns pneus bons pode travar muito bem, com um pneu ruim especialmente na roda da frente a travar a fundo ou condições de aderência no chão a variarem é meio caminho andado para cair.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ZeManel Ver Post
                                        Comparar um segmento C de 120 cvs com uma CBR600, está bem...
                                        Pronto, troca o segmento c de 120cv por um seg D com 200cv ou troca a CBR 600 por uma CBR 250.

                                        Além disso, uma CBR600 não é uma mota assim tãooo de topo, é já bastante rápida e relativamente desportiva, mas não é a 1100Fireblade

                                        Comentário


                                          #21
                                          Para níveis de "qualidade" iguais um carro trava muito melhor, não há como dar a volta à diferença brutal de aderência.

                                          O que pode acontecer é uma mota de 20000€ travar melhor que um carro de 20000€, mas uma mota de 20000€ é uma superdesportiva topo de gama, um carro de 20000€ é um "carrito"...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                            Para níveis de "qualidade" iguais um carro trava muito melhor, não há como dar a volta à diferença brutal de aderência.

                                            O que pode acontecer é uma mota de 20000€ travar melhor que um carro de 20000€, mas uma mota de 20000€ é uma superdesportiva topo de gama, um carro de 20000€ é um "carrito"...

                                            A questão é que, devido ao peso muitíssimo reduzido, as motas têm sempre vantagem em aceleração (e top speed) por vezes em relação a um carro normal. Se comparares uma mota de 100cv a um carro normal, vês que ela leva a vantagem em praticamente tudo.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Vai de encontro ao que eu disse, pelo mesmo dinheiro é possível arranjar uma mota que trave melhor que um carro. Mas se dinheiro não for problema, e compararmos uma mota com um carro de performances semelhantes, o carro trava muito melhor.

                                              Claro que para isto falamos geralmente de carros de 100k para cima.

                                              Comentário


                                                #24
                                                boas a minha opiniao vai para o carro que trava melhor, eu sou fã do programa de televisao top gear e foi provado que os carros travao e curvao muito mais que as motas, as motas so em ponta e no arranque e que deixao os carros para tras fora isso nada, agora tmbem depende da comparaçao nao e por um fiat uno ao lado de uma cbr:Plol a compraraçao perfeita e um bom carro com uma boa mota....

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Top Gear - 16x01 - Ariel Atom V8 vs BMW S1000RR - YouTube Vi isto ainda agora no discovery.

                                                  O Ariel ganha a travar, a mota a acelerar, no final ganha o Ariel.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por CharGerGTi Ver Post
                                                    Top Gear - 16x01 - Ariel Atom V8 vs BMW S1000RR - YouTube Vi isto ainda agora no discovery.

                                                    O Ariel ganha a travar, a mota a acelerar, no final ganha o Ariel.
                                                    O Ariel também ganhou a praticamente tudo que já lá passou!

                                                    E a mota ficou em segundo lugar...sendo provavelmente a coisa mais barata que já lá passou!

                                                    Perspectiva...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por CharGerGTi Ver Post
                                                      Top Gear - 16x01 - Ariel Atom V8 vs BMW S1000RR - YouTube Vi isto ainda agora no discovery.

                                                      O Ariel ganha a travar, a mota a acelerar, no final ganha o Ariel.

                                                      Ia também referir esse episódio.

                                                      Acabei por chegar tarde.

                                                      No caso, a mota e carro tem a mesma relação de peso/potência.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        A mota tem 4 grandes vantagens sobre o carro:
                                                        -razão performance/preço
                                                        -emoção
                                                        -manobrabilidade
                                                        -baixo consumo para a performance que apresenta(talvez o mais significativo)

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Bem, partindo do principio que o carro tem mais superfície em contacto com o chão, o carro devia travar mais depressa.
                                                          Mas isso depende de muita coisa

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                                                            A mota tem 4 grandes vantagens sobre o carro:
                                                            -razão performance/preço
                                                            -emoção
                                                            -manobrabilidade
                                                            -baixo consumo para a performance que apresenta(talvez o mais significativo)
                                                            E não esquecer a maior vantagem de todas para as motas, a maior taxa de sobrevivência para o condutor em caso de acidente em relação ao carro... ah não espera é ao contrario


                                                            Tou só a brincar.



                                                            Em relação à duvida real do tópico, numa situação ideal, a mota deverá travar melhor.
                                                            Nas situações do dia a dia,e em travagem de emergência, um carro moderno travará melhor.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X