Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Os salários e os preços dos carros...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Os salários e os preços dos carros...

    Aqui vai uma comparação dos preços praticados em alguns países com os salários dos mesmos:

    Salário mínimo (valor arredondado e convertido em €) Home
    Portugal: 485€
    Espanha: 642€
    Reino Unido: 1187€
    França: 1365€
    EUA: 868€
    Canadá: 1000€
    Brasil: 223€

    Salário médio (valor convertido em €)
    Portugal: 813€
    Espanha: 1600€
    Reino Unido: 3308€
    França: 2753€
    EUA: 2887€
    Canadá: 2852€
    Brasil: 573€



    E o preço dos carros? (em Euros) (2 exemplos bem diferentes)


    Audi A4 Sedan 2.0TFSI Manual 6 vel (versão mais simples)
    Portugal: 45 125€
    Espanha: 33 570€
    Reino Unido: 36 140€
    França: 35 360€
    EUA: 24 980€
    Canadá: 28 520€
    Brasil: 55 185€


    Fiat 500 1.4 Lounge Manual 5 vel (versão mais simples)
    Portugal: 15 500€ (apenas disponível em 1.2)
    Espanha: 15 650€
    Reino Unido: 14 665€
    França: 15 750€
    EUA: 11 600€
    Canadá: 11 491€
    Brasil: 19 963€

    #2
    aí nos salários portugueses tens de somar os 2 meses extra que se recebem :P

    Comentário


      #3
      Mas mais interessante ainda do que isto seria comparar o salário mínimo e médio nacional e a cilindrada/potência média dos carros comprados em Portugal e o Top 20 dos modelos mais vendidos, e fazer uma comparação com valores de 1980, 1995 e 2010, tendo em conta a evolução da inflação.

      Comentário


        #4
        E comparar a evasão e fraude fiscal tb se devia comparar.
        E a importancia que se dá em diversos países ao automóvel e a taxa de esforço.

        Comentário


          #5
          Eu não sei é como se consegue ter um crédito para habitação e um crédito para carro, tipo 500 para a casa ( já não falando do IMI, dos seguros ) e 200 para o carro ( já nem falo de um familiar de 25.000 ) ...

          Ou melhor, não se consegue...por isso a Deco recebe 100 pedidos por dia de ajuda a pessoas sobreendividadas

          Comentário


            #6
            Se a nossa economia e a fiscalização funcionasse como funciona nos países do norte da america talvez tivesse-mos um I.A como o deles , enquanto houver uma economia paralela que não paga impostos , onde a fraude é tolerada e vista como um facto heroico pelos portugueses a correr bem ainda vamos ter carros ainda mais caros. No norte da América a fuga aos impostos e a fraude é penalizada com prisão efectiva é apenas a diferença.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Oktober Ver Post
              Mas mais interessante ainda do que isto seria comparar o salário mínimo e médio nacional e a cilindrada/potência média dos carros comprados em Portugal e o Top 20 dos modelos mais vendidos, e fazer uma comparação com valores de 1980, 1995 e 2010, tendo em conta a evolução da inflação.
              Quanto a mim, há duas questões importantes nesta temática:
              - o motivo pelo qual os portugueses continuam a não deixar cair o mercado automóvel;
              - como é que nas nossas estradas circulam tantos carros novos;

              Comentário


                #8
                Pensava que este tópico era para dizer:

                recebo entre 500-1000 euros por mes, deves comprar um civic de 1995

                recebo entre 1000 e 1500 euros por mes, deves comprar um A4 tdi importado

                recebo mais de 1500 euros por mes, deves comprar um golf

                recebo mais de 2000 euros por mes, deves comprar um 318d novo

                recebo mais de 2500 euros mes, deves comprar um mercedes...nao interessa qual!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Hugo1984 Ver Post
                  Quanto a mim, há duas questões importantes nesta temática:
                  - o motivo pelo qual os portugueses continuam a não deixar cair o mercado automóvel;
                  - como é que nas nossas estradas circulam tantos carros novos;
                  -porque o vizinho tem que ver que tenho um carro melhor que o dele
                  -porque no trabalho todos os colegas tem que saber que mesmo recebendo um pouco mais do que salario minimo sou o "dono" de um carro do semento C ou D com menos de 3-4 anos (pois eu não sou de andar em carros "velhos")
                  -porque não penso no dia de amanhã
                  -porque...
                  -porque...

                  Comentário


                    #10
                    Porque é que tem de ser sempre para mostrar ao vizinho? ou ao colega de trabalho?

                    Quem diz isso é que pensa assim.

                    O pessoal não pode simplesmente ter um bom carro porque quer ter um bom carro?
                    Não pode ter um descapotável por gostar de ter um descapotável?
                    Não pode comprar novo por gostar de comprar novo?

                    Não, é sempre para mostrar ao vizinho, ao cunhado, ao colega de trabalho..

                    O que me parece é que quem diz isto anda é a olhar com inveja para o do vizinho.

                    Comentário


                      #11
                      Por acaso vejo muitos carros novos na estrada, ainda há muito boa gente a ganhar muito bem

                      Por exemplo, para um série 5 dos novos, imagino que deva-se ganhar no minimo algo como 2500€/mes
                      Para um Golf, Astra, uns 1500€?

                      O que vejo bastante também são jovens ao volante de Minis/Série 1, mas isso imagino que sejam os pais a pagar...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                        Eu não sei é como se consegue ter um crédito para habitação e um crédito para carro, tipo 500 para a casa ( já não falando do IMI, dos seguros ) e 200 para o carro ( já nem falo de um familiar de 25.000 ) ...

                        Ou melhor, não se consegue...por isso a Deco recebe 100 pedidos por dia de ajuda a pessoas sobreendividadas
                        Obviamente que se consegue.

                        Basta que os teus lucros sejam superiores (de preferência o dobro) a esses gastos.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver Post
                          E comparar a evasão e fraude fiscal tb se devia comparar.
                          E a importancia que se dá em diversos países ao automóvel e a taxa de esforço.
                          A taxa de esforço média em Portugal é de cerca de 25%. E destes 25%, 80 % são referentes ao crédito habitação.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                            Eu não sei é como se consegue ter um crédito para habitação e um crédito para carro, tipo 500 para a casa ( já não falando do IMI, dos seguros ) e 200 para o carro ( já nem falo de um familiar de 25.000 ) ...

                            Ou melhor, não se consegue...por isso a Deco recebe 100 pedidos por dia de ajuda a pessoas sobreendividadas
                            Se assumir-mos o ordenado médio em Portugal e que seja um casal, esses créditos representam uma taxa de esforço de 43%. Não é a ideal (máximo 36%), mas se não se meterem em mais nada é tolerável. O problema são os que depois embarcam em maluquices e depois pedem créditos para outras coisas, fazendo com que ao mínimo imprevisto não tenham capacidade financeira para tudo.

                            Se ouviste a noticia da Deco, terás também ouvido que grande parte desses casos ocorrem devido ao desemprego, divórcio, problemas de saúde, etc. Naturalmente uma fatia grande é também de pessoas que embarcam em maluquices. Lembro-me de na noticia comentarem um caso de uma pessoa que tinha contraído 40 (quarenta) créditos!
                            Editado pela última vez por AF147; 08 October 2011, 18:36.

                            Comentário


                              #15
                              Essa dos 40 créditos não deu também na SIC lá para 2008?

                              Creio que tenha havido um caso semelhante...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por moreirex Ver Post
                                Porque é que tem de ser sempre para mostrar ao vizinho? ou ao colega de trabalho?

                                Quem diz isso é que pensa assim.

                                O pessoal não pode simplesmente ter um bom carro porque quer ter um bom carro?
                                Não pode ter um descapotável por gostar de ter um descapotável?
                                Não pode comprar novo por gostar de comprar novo?

                                Não, é sempre para mostrar ao vizinho, ao cunhado, ao colega de trabalho..

                                O que me parece é que quem diz isto anda é a olhar com inveja para o do vizinho.
                                Parece que em Portugal se criou a ideia que toda a gente vive com dificuldades e que se compra um carro novo, então é porque só come sopa às refeições.
                                Em Portugal pergunta-se a alguém "Então, está tudo bem?" resposta "Vai-se andando".
                                Pergunta-se a um empresário "O negócio está a correr bem?" resposta "Ui, isto vai muito mal!"

                                Não sei porquê mas criou-se esta mentalidade de coitadinhos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Proactiv Ver Post
                                  Por acaso vejo muitos carros novos na estrada, ainda há muito boa gente a ganhar muito bem

                                  Por exemplo, para um série 5 dos novos, imagino que deva-se ganhar no minimo algo como 2500€/mes
                                  Para um Golf, Astra, uns 1500€?

                                  O que vejo bastante também são jovens ao volante de Minis/Série 1, mas isso imagino que sejam os pais a pagar...
                                  Ainda há dias foi aberto aqui um tópico de sugestão de um carro até 35 mil € para um jovem de 18 anos.

                                  Há casos e casos.

                                  -------------------------------------------------------------------------------

                                  Deixem de ver o telejornal uns tempos que começam logo a ter outra impressão do estado das coisas.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por N3T0 Ver Post
                                    Essa dos 40 créditos não deu também na SIC lá para 2008?

                                    Creio que tenha havido um caso semelhante...
                                    Eu ouvi essa esta semana numa reportagem, da SIC acho.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por moreirex Ver Post
                                      Ainda há dias foi aberto aqui um tópico de sugestão de um carro até 35 mil € para um jovem de 18 anos.

                                      Há casos e casos.

                                      -------------------------------------------------------------------------------

                                      Deixem de ver o telejornal uns tempos que começam logo a ter outra impressão do estado das coisas.
                                      Precisamente! A comunicação social alimenta muito esta ideia de que toda a gente vive muito mal. Só mostram miséria, o que nos leva a crer que realmente vivemos na miséria e principalmente, que nos leva a sentir miseráveis. Se ao invés mostrassem mais os casos de sucesso, a percepção das pessoas mudava.

                                      Mas relativamente ao tema, o importante é as pessoas saberem até onde podem ir e em caso de alguma contrariedade, como seja o desemprego, estarem dispostas a abrir mão de algumas mordomias. Muitas parece que só acordam quando lhes penhoram tudo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por moreirex Ver Post
                                        Porque é que tem de ser sempre para mostrar ao vizinho? ou ao colega de trabalho?

                                        Quem diz isso é que pensa assim.

                                        O pessoal não pode simplesmente ter um bom carro porque quer ter um bom carro?
                                        Não pode ter um descapotável por gostar de ter um descapotável?
                                        Não pode comprar novo por gostar de comprar novo?

                                        Não, é sempre para mostrar ao vizinho, ao cunhado, ao colega de trabalho..

                                        O que me parece é que quem diz isto anda é a olhar com inveja para o do vizinho.
                                        É mesmo isso.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Proactiv Ver Post
                                          Por acaso vejo muitos carros novos na estrada, ainda há muito boa gente a ganhar muito bem

                                          Por exemplo, para um série 5 dos novos, imagino que deva-se ganhar no minimo algo como 2500€/mes
                                          Para um Golf, Astra, uns 1500€?

                                          O que vejo bastante também são jovens ao volante de Minis/Série 1, mas isso imagino que sejam os pais a pagar...
                                          Achas que 2.500€ por mês (brutos ou líquidos...), dão para comprar um carro de 60.000€?

                                          Se calhar, para muitos dão e isso é que me faz confusão, talvez por os mais pais me terem incutido a "responsabilidade" de comprar as coisas a pronto, tanto que em casa não temos nenhum empréstimo contraído e há pessoas que até para ir de férias pedem empréstimos...

                                          O problema de muita gente também está aí, porque se não fossem os créditos, esses nunca conseguiriam amealhar os 60k necessários.

                                          Mas pronto, isto é offtopic, não é isto que se deveria estar a discutir aqui, mas sim o facto de no Brasil (somente através de uma análise nua a crua dos dados) ser ainda pior que por cá e que talvez seja nos EUA onde há um menor custo de vida.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Em Portugal (e não só) tem-se a tendência de analisar todas as compras em função do valor da prestação mensal e não do valor completo.

                                            Assim, basta ser impetuoso e tem-se um carro de 50 ou 60.000€ por 500€/mês em xxx prestações.

                                            Basta cair na tentação e tem-se um telemóvel de topo por apenas 60€ X 12 meses.

                                            Ou até mesmo umas férias de sonho por apenas 150€ X 10 meses.

                                            Claro que os agentes económicos foram responsáveis pela formatação de ideias do "povo" português, mas se a maioria de nós fosse pragmático e analítico e comprasse tudo (excepto a casa e produtos em determinadas circunstâncias) a pronto: posso garantir que os preços cairiam a pique

                                            Comentário


                                              #23
                                              Só tenho a dizer uma coisa: Coitados dos brasileiros!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Acho que estão a desviar-se da principal questão do tópico: um carro em Portugal é mais caro do que na maioria dos países. E o salário não acompanha esse preço.

                                                Concordo em absoluto que um dos maiores motivos é o crédito, que nos mostra no primeiro contacto um preço reduzido (ex. 500€), que nos leva a esquecer por momentos que falamos em 70 prestações...

                                                Mas, mais que tudo, não é um sinal (mais um) da má gestão deste país? Pública e particular?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por moreirex Ver Post
                                                  Deixem de ver o telejornal uns tempos que começam logo a ter outra impressão do estado das coisas.
                                                  Certinho e direitinho!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Sim, os nossos salários não acompanham os dos nossos congéneres europeus.

                                                    Mas... qual a qualificação média dos portugueses? Qual a sua produtividade, comparada com os restantes países da Europa? Que produtos com grande mais-valia de valor produzimos? Os salários não aumentam por decreto... tem que ser a economia a fazer isso.

                                                    O problema maior é que 80% dos empresários nem o 12.º ano têm, logo contratar licenciados e valorizá-los... tá quieto. Mas contrata-se a prima que não percebe nada, mas é de família.

                                                    Os impostos cobrados nos carros em Portugal são uma loucura sim, mas já o são há anos, e no entanto as pessoas continuam a comprar carro. Se fossem Governo, digam-me: não iriam continuar a cobrar os impostos com um mercado assim?

                                                    Burro é aquele que compra carro novo, e carro usado "para cá" de 1 de Julho de 2007! Hello? Imposto anual de circulação de 120+ euros em vez de uns 35?

                                                    Quanto ao Brasil, não se esqueçam que eles têm indústria automóvel própria. Se compararem preços de um Volkswagen produzido localmente, se calhar as diferenças não serão as mesmas.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
                                                      Achas que 2.500€ por mês (brutos ou líquidos...), dão para comprar um carro de 60.000€?

                                                      Se calhar, para muitos dão e isso é que me faz confusão, talvez por os mais pais me terem incutido a "responsabilidade" de comprar as coisas a pronto, tanto que em casa não temos nenhum empréstimo contraído e há pessoas que até para ir de férias pedem empréstimos...

                                                      O problema de muita gente também está aí, porque se não fossem os créditos, esses nunca conseguiriam amealhar os 60k necessários.

                                                      Mas pronto, isto é offtopic, não é isto que se deveria estar a discutir aqui, mas sim o facto de no Brasil (somente através de uma análise nua a crua dos dados) ser ainda pior que por cá e que talvez seja nos EUA onde há um menor custo de vida.
                                                      Dar até pode dar (embora não seja nada fácil), tudo depende das despesas, se é uma família ou apenas uma pessoa, tempo de poupança, etc...
                                                      2500€ até já se poderá considerar um ordenado bastante bom (pelo menos olhando para a média do país), mas realmente também não acho que seja ganhar propriamente "muito bem". Se formos a ver é um valor inferior à média de salários de países como o Reino Unido, França, EUA, Canadá, etc...

                                                      Eu penso exactamente como tu, cá em casa também só compramos coisas a pronto pagamento e se não temos dinheiro para pagar logo obviamente não compramos.
                                                      O problema do nosso país e de muitos outros é que existem várias famílias a viver muito acima das possibilidades. O acesso ao crédito fácil há uns anos atrás também contribuiu para isso e o que não falta são pessoas com um ordenado relativamente modesto mas com casa e carros novos, férias sempre no estrangeiro, etc...
                                                      Claro que depois basta algum imprevisto para alguns ficarem com "a corda ao pescoço" e com dificuldades para pagar todas as prestações.
                                                      Já para não falar que no fim o mesmo produto vai acabar por ficar quase sempre bastante mais caro do que se tivesse sido comprado a pronto pagamento...

                                                      Agora, obviamente que existem bens, como por exemplo a casa, que são essenciais e aí o crédito torna-se quase "obrigatório". São muito poucas as pessoas que têm dinheiro para comprar casa a pronto pagamento numa idade relativamente jovem por exemplo.
                                                      Mas há que distinguir aquilo que é essencial (como por exemplo a habitação) daquilo que muitas vezes são coisas supérfluas...
                                                      Ainda assim, obviamente que cada um sabe de si.

                                                      Em relação aos carros, pelo menos no Brasil o imposto "absurdo" sobre carros importados (que ainda aumentou recentemente) funciona sobretudo como defesa da indústria do próprio país...
                                                      Editado pela última vez por PRAP; 09 October 2011, 17:29.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O único crédito que ainda considero razoável de se fazer é o da habitação, porque muito pouca gente poderá comprar uma casa a pronto. Agora créditos para férias? Créditos para comprar um cão?!?! (já vi no el corte ingles..)

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                                                          Eu não sei é como se consegue ter um crédito para habitação e um crédito para carro, tipo 500 para a casa ( já não falando do IMI, dos seguros ) e 200 para o carro ( já nem falo de um familiar de 25.000 ) ...

                                                          Ou melhor, não se consegue...por isso a Deco recebe 100 pedidos por dia de ajuda a pessoas sobreendividadas
                                                          Não consegue se o salário global da família for, por exemplo, de 1000, mas consegue se for de 2500, 5000, etc, etc...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                                            O problema maior é que 80% dos empresários nem o 12.º ano têm, logo contratar licenciados e valorizá-los... tá quieto. Mas contrata-se a prima que não percebe nada, mas é de família.
                                                            E qual é o teu problema com isso?

                                                            Queres ver que agora um empresário tem que contratar quem os outros querem e não quem ele quer?

                                                            És licenciado? Óptimo! Empenha-te, trabalha, mete os tintins no cepo e faz-te á vida, depois logo contratas quem tu quiseres!

                                                            Se me disseres que há por ai muito empresário sem escrúpulos que só pensa no seu bolso e em fazer património, amealhar e, se for preciso, depois de estar bem, deixa a empresa cair juntamente com os trabalhadores, até concordo, mas também há por ai muito empresário com a 4ª classe a contratar "primas" para trabalhar e com empresas a trabalhar bem e a dar emprego.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X