Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Instrumentação digital: uma tendência anos 80 que deixa saudades! De volta?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Instrumentação digital: uma tendência anos 80 que deixa saudades! De volta?

    Sempre tive uma certa paixão por automóveis dos anos 80 com instrumentação digital! Hoje em dia estes automóveis leva-me muitos anos atrás e deixam-me saudades de tanta coisa!

    É engraçado que nunca liguei a automóveis clássicos, mas muito recentemente começo a sentir uma mudança e a apreciar muito sobretudo os novos clássicos que, para mim que nasci no início dos anos 80, são os automóveis marcantes de 1980 em diante!

    Ora aqui vai uma bela compilação de instrumentação/velocímetros digitais! Uns estavam sempre presentes em todas as versões de um determinado modelo, outros eram exclusivos apenas de algumas versões!

    Lancia Dedra Integrale


    Renault 21


    Opel omega


    FIAT Uno Turbo ie


    Renault 11


    Opel Kadett GSi


    FIAT Tipo DGT ou FIAT Tempra


    Citroen BX


    o VW Golf II GTi teve algumas unidades assim:



    No Mercedes W220 surge uma nova abordagem ao tema...mas não só! A Range Rover, a Renault etc... estão novamente a colocar elementos digitais na instrumentação dos seus automóveis! Mas o efeito já não é o mesmo...Se calhar só daqui a 20 anos quando olharmos para estas novas interpretações de hoje!

    #2
    Q fuleirada... a melhor época de design de carros nos 80 já tinha mais q acabado. As melhores épocas, para mim, foram de 55 a 75. A partir dai o design deixou de reinar no mundo automóvel. Passaram a ter prioridade outros factores: protecção aos ocupantes, ergonomia etc., para meu desencanto.

    Comentário


      #3
      O que é foleiro pode ser hoje mas ontem não ter sido e amanhã também não! é um conceito muito volátil no seu objecto.

      O que os designers pretendiam era atingir uma imagem de futurismo e alta-tecnologia! Era um elemento mais de estética e marketing do que de funcionalidade! Para mim estesexemplos representam um momento muito interessante da história do automóvel! ;)

      Comentário


        #4
        Por acaso nunca gostei muito desse tipo de instrumentação, ok admito que quando era pequeno quando entrava num carro com isso parecia uma nave, fazia logo lembrar o kitt
        Mas quando cresci deixei de achar piada..

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por lss911 Ver Post
          O que é foleiro pode ser hoje mas ontem não ter sido e amanhã também não! é um conceito muito volátil no seu objecto.

          O que os designers pretendiam era atingir uma imagem de futurismo e alta-tecnologia! Era um elemento mais de estética e marketing do que de funcionalidade! Para mim estesexemplos representam um momento muito interessante da história do automóvel! ;)
          Até podes ter razão neste ponto, mas a verdade é q já n era o "design" q reinava, ditava ordens e decidia o aspecto final do automóvel mas sim a engenharia propriamente dita, com prioridades totalmente distintas do primeiro, tais como as q eu enunciei acima e entre outras.

          Comentário


            #6
            Não é preciso ir muito longe... A Chevrolet deve ser a que mais se aproxima do conceito dos anos 80. os Spark e os novos Aveo já só têm conta rotações analógico, tudo o resto é digital



            Ficheiros anexados

            Comentário


              #7
              E estes?









              Comentário


                #8
                Desconhecia esse painel de instrumentos do Lancia Dedra, interessante para a época.

                Comentário


                  #9
                  Falaste no W220, já viste o W221?



                  Comentário


                    #10
                    Não gosto de instrumentação digital, sobretudo em carros rápidos. A falta de ver o ponteiro de velocidade a subir de forma rápida é extremamente diferente de ver "165" "169" "171" "174" apesar de os números também avançarem rápido. Para as marcas que ainda queiram mesmo colocar uma parte digital no conta kms, o melhor é fazerem tipo a VW e outras, em que uma função do CB é precisamente um indicador digital da velocidade momentânea

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                      Não gosto de instrumentação digital, sobretudo em carros rápidos. A falta de ver o ponteiro de velocidade a subir de forma rápida é extremamente diferente de ver "165" "169" "171" "174" apesar de os números também avançarem rápido. Para as marcas que ainda queiram mesmo colocar uma parte digital no conta kms, o melhor é fazerem tipo a VW e outras, em que uma função do CB é precisamente um indicador digital da velocidade momentânea
                      O Merc S tem a opção digital mas com ponteiro, como podes ver em cima. E, quando tem a visão nocturna ligada, a velocidade lê-se numa barra em baixo. No primeiro caso tem também a velocidade digital no meio do ponteiro, se quisermos

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver Post
                        O Merc S tem a opção digital mas com ponteiro, como podes ver em cima. E, quando tem a visão nocturna ligada, a velocidade lê-se numa barra em baixo. No primeiro caso tem também a velocidade digital no meio do ponteiro, se quisermos
                        Eu sei, esses carros têm o conta kms digital, apesar de mantem o layout dos analógicos. Isso gosto, dá para ver o ponteiro a subir de acordo com a rapidez do motor/carro em questão. Mas isto é em carros de topo, em carros comuns, ou vês conta kms digital, ou analógico. Agora recordo-me por exemplo do novo Scénic em que tens o conta kms por "números" e o conta rotações apesar de ser com "ponteiros" é também digital. Depois dá ainda para se personalizar e alterar a disposição tanto de uma coisa, como de outra

                        Comentário


                          #13
                          Sinceramente n gosto nada desses digitais dos anos 80, hoje em dia sou em relação aos instrumentos de um carro como a um relógio, até pode haver digitais bonitos mas nada como um bom "de ponteiros"...

                          Comentário


                            #14
                            Bom Tópico! Também sou apreciador dos anos 80 e nos automoveis adoro os detalhes da época. Fantastico, sem duvida.

                            Comentário


                              #15
                              A instrumentalização digital é muito bonito,mas é durante a noite,porque com o Sol a dar-lhe,é para esquecer.Isto já para não falar nos digitos que se vão fundido com o passar dos anos,uma bosta,enfim.

                              Comentário


                                #16
                                Hj em dia eu não ligo muito a isso. Normalmente qd vou a guiar tenho tendência a olhar + para estrada do que para o conta kilometros..

                                Qd era puto nos anos 80 o digital era absulutamente fantástico de se ver. Era amuito mas muito à frente mesmo

                                Comentário


                                  #17

                                  Comentário


                                    #18
                                    Não há nada como ver os ponteiros a subir e descer.

                                    Então se houver vários inidcadores, ainda melhor.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu tinha no meu tempra, e para mim 4 senãos:

                                      - De dia com o sol a bater, era para adivinhar a que velocidade se ía.
                                      - O velocimetro não era progressivo imediato, era de 2 segundos em 2 segundos.. ou seja a arrancar vía-se 0 km/h, 10 km/h, 18 km/h, 26 km/h...
                                      - Como nas curvas os tempras eram conhecidos por mudar a quantidade de combustivel que havia no depósito (curvas para a direita aumentava o combustivel, para a esquerda ía até a reserva), estava constantemente a acender uma luz cor de laranja da reserva, o que era irritante como o raio lol
                                      - No verão, ficava-se com alto bronze na cara e mãos porque aquela porcaria aquecia como sei la.. quase que podia pôr uma febras para grelhar durante a condução

                                      Depois disso tive um Tempra analógico, e de facto curtia bem mais... opa o digital a malta amiga ficava "wow isto parece o knight rider!", mas no dia a dia, não me trazia mais valia nenhuma.


                                      Fica a minha opinião.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Nota: Hoje em dia há carros que usam digital (LCD's) pois os ponteiros analogicos não são rápido e preciso o suficiente.
                                        O carro conhecido por isto é um Nissan...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                                          Nota: Hoje em dia há carros que usam digital (LCD's) pois os ponteiros analogicos não são rápido e preciso o suficiente.
                                          O carro conhecido por isto é um Nissan...
                                          O que foi dito pelo Top Gear, e a realidade, nem sempre se encontram.

                                          Ja com o LFA foi a mesma coisa... então o gt-r e o lfa ganham mais velocidade que qualquer outro super car analógico...?

                                          não me parece

                                          Comentário


                                            #22
                                            Porque é que o Reventon me faz lembrar o Kitt...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Desde que tenham o rpm's analógico... estou-me a marimbar para o ponteiro da velocidade...

                                              É só para ver se não estou a mais de 120 quando passo pela policia, ou a mais de 90 nos radares...

                                              Não é?

                                              Comentário


                                                #24
                                                O caso da Citroën é curioso:

                                                C3 I:


                                                C3 II:


                                                C4 I:


                                                C4 II:


                                                GS I: não com liquid crystal display, mas com um efeito visual mais próximo dos digitais do que dos analógicos:


                                                GS II:


                                                GSA:


                                                CX I (exemplar de 1977):


                                                CX II (exemplar de 1983):


                                                Deve haver uma explicação para que as primeiras gerações de vários modelos da Citro tenham instrumentação futurista e as segundas uma instrumentação mais clássica, eu é que não sei qual é.


                                                Pessoalmente, prefiro o conta-rotações de agulha, mas o velocímetro digital é de leitura mais imediata.
                                                Editado pela última vez por RAD; 10 October 2011, 14:42.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Eu sou um grande fan do digital.

                                                  Aliás acho que no futuro o mais provavel em todos os veículo será um ecran que permita mostrar o que quisermos, como já existe em alguns modelos. Sempre achei que o futuro seria este.

                                                  Acho engraçado é a defesa brutal do analógico! Quando os manometros hoje já n têm ligação fisica com nada.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                                                    Eu sei, esses carros têm o conta kms digital, apesar de mantem o layout dos analógicos. Isso gosto, dá para ver o ponteiro a subir de acordo com a rapidez do motor/carro em questão. Mas isto é em carros de topo, em carros comuns, ou vês conta kms digital, ou analógico. Agora recordo-me por exemplo do novo Scénic em que tens o conta kms por "números" e o conta rotações apesar de ser com "ponteiros" é também digital. Depois dá ainda para se personalizar e alterar a disposição tanto de uma coisa, como de outra
                                                    O pior é quando ficam no meio da consola, como é o caso do Scenic, isso é que acho um bocado de mau gosto

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      A instrumentação ao centro foi uma moda engraçada já do final dos anos 90, início dos anos 2000, em que realmente surgiram muitos assim! Embora hajam exemplos anteriores!

                                                      Realmente do ponto vista técnico o digital anos 80 (ou 70 também) tinha vários problemas! Mas o simbolismo, a áurea e o saudosismo de outros tempos fazem-me vibrar com estes exemplos já postados! A emoção pelo futurismo e a "cultura ano 2000" de acordo com a perspectiva do Homem dos anos 70/80 é fascinante!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por RAD Ver Post
                                                        O caso da Citroën é curioso:

                                                        C3 I:


                                                        C3 II:


                                                        C4 I:


                                                        C4 II:


                                                        GS I: não com liquid crystal display, mas com um efeito visual mais próximo dos digitais do que dos analógicos:


                                                        GS II:


                                                        GSA:


                                                        CX I (exemplar de 1977):


                                                        CX II (exemplar de 1983):


                                                        Deve haver uma explicação para que as primeiras gerações de vários modelos da Citro tenham instrumentação futurista e as segundas uma instrumentação mais clássica, eu é que não sei qual é.


                                                        Pessoalmente, prefiro o conta-rotações de agulha, mas o velocímetro digital é de leitura mais imediata.
                                                        Esse do C4 II é muito melhor, tem tudo analógico e depois a velocidade digital para quando se quer uma leitura mais imediata.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          o meu pai ha muitos anos teve um tempra, e eu como era puto achava imensa piada aquele look nave espacial!

                                                          agora prefiro ponteiros, ou então 'ponteiros digitais'.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por RAD Ver Post
                                                            O caso da Citroën é curioso:

                                                            Deve haver uma explicação para que as primeiras gerações de vários modelos da Citro tenham instrumentação futurista e as segundas uma instrumentação mais clássica, eu é que não sei qual é.
                                                            É porque os primeiros causavam muitas dificuldades de leitura e e habituação, tendo sido muito criticados por isso. No fundo, foi a reacção das Citroën a essas críticas.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X