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Comportamento Mini Countryman

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    Comportamento Mini Countryman

    Peço ajuda à malta com alguma experiência aqui do forum...
    Em Agosto a minha mulher comprou um Mini Countryman Cooper 1.6 diesel.
    Não me teve como grande entusiasta da ideia, até porque implicou que ela se desfizesse do Alfa 147 dela, um carro que nunca deu chatices, bonito, bem equipado, muito actual e com cerca de 70.000 quilómetros. Mas, enfim, o dinheiro é dela...
    De qualquer forma, desde cedo ela queixou-se do comportamento do Mini.
    Nunca dei grande atenção ao assunto. Conduzi-o algumas vezes e atribui as queixas ao facto do carro ser mais alto que o 147 e, consequentemente, adornar um pouco mais.
    Sucede que as queixas dela aumentaram.
    No passado fim de semana fomos dar uma volta maior e, excepcionalmente, fomos de Mini.
    Na viagem de ida, ela levou o carro e fiquei impressionado com a condução dela. A minha mulher não é nenhum piloto mas, com o 147, tinha uma condução normal, alguns até diriam um pouco agressiva. Ao volante do Mini, ela é aquilo que classifico de medrosa. Tem medo de tudo. Das curvas, das travagens de uma ultrapassagem, dos camiões...
    Enfim, fiquei surpreendido e, na viagem de regresso, conduzi eu o Mini. E, desta vez, tentei provocá-lo um bocadinho e compreendi o que ela me anda a tentar dizer.
    Vamos ver se consigo explicar...
    Acho a direcção do carro demasiado reactiva. Qualquer toque na direcção, mesmo a velocidades elevadas, corresponde a uma imediata reacção do carro.
    Isso até nem seria muito mau.
    O problema é que o carro não é nada estável. As abordagens às curvas são instáveis, ou seja, quando se entra na curva a traseira foge sempre um pouco. Durante a curva, o carro abana (é ligeiro mas transmite muita insegurança) e adorna sempre (na minha perspectiva, demasiado).
    Mas não é só. Durante travagens mais fortes, a traseira parece uma bailarina. Cheguei a ter de compensar com a direcção para a traseira não fugir para um dos lados.
    E tudo isto numa condução um pouco agressiva mas sem quaisquer exageros. No 147 fazia todas estas manobras sem quaisquer problemas. E a minha mulher também! E no meu GT nem sequer tem qualquer tipo de comparação.
    E aqui está o meu problema...
    Devemos ir à marca queixar-nos de alguma coisa?
    Estará alguma coisa errada ou o carro é mesmo assim?
    Nem eu nem a minha mulher alguma vez tivemos algum todo-o-terreno ou coisa parecida. E a verdade é que o Countryman é "uma coisa parecida". É um pouco mais alto que um carro normal e até tem jantes de 18 polegadas (será que é isto?).
    Mas será suposto, por ser um pretenso off-road (ou lá o que lhe quiserem chamar), ter um comportamento sofrível em estrada?
    Ainda por cima, o Mini normal tem reputação de ser uma referência nesta matéria. Conheço quem o tenha e só diz bem do carro no que toca a comportamento.
    Daí a dúvida... Será que é suposto o Countryman ter um comportamento pior (mesmo mau)? Ou será que o carro da minha mulher tem algum problema? E, neste caso, como abordar a marca? É evidente que só assumirão o que for mesmo óbvio, senão, vão dizer que é normal.
    Desculpem o "testamento" mas qualquer conselho será bem-vindo.
    Obrigado antecipado.

    #2
    Bem é uma resposta com muito pouco valor, mas ainda ontem tive a falar com um amigo meu que é responsável por transferes de carros de aluguer e ele disse-me horrores desse carro. Diz que o carro não curva nada e é realmente pior que uma camioneta...

    Comentário


      #3
      Vai ao concessionário e pede para experimentares um Countryman equivalente ao da tua esposa. Se notarem diferenças, o vosso tem um problema e aí, reclamem...

      Comentário


        #4
        a direcçao é mesmo assim, foi uma opção da marca (quanto a mim errada)

        o carro tem jante 18 e que tipo de suspensão?

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          #5
          Vinha dizer exactamente o que o Braz já disse.

          A melhor maneira de perceberes se isso é normal é andares com outro Country Man

          Essa insegurança toda que pareces descrever acho que não se aplica, pois quando saiu andei num Cooper S duma rapariga. Até aqui tudo bem, só que é a rapariga que conheço com a condução mais agressiva e fazia rotundas e curvas a velocidades estúpidas e fiquei bastante impressionado com as unhas dela e com o carro.

          A questão é que este era um 4wd...

          Comentário


            #6
            Acho importante dar o desconto SUV

            Comentário


              #7
              Pelo que eu percebi, as queixas em concreto são:

              Acho a direcção do carro demasiado reactiva. Qualquer toque na direcção, mesmo a velocidades elevadas, corresponde a uma imediata reacção do carro.

              O problema é que o carro não é nada estável.

              As abordagens às curvas são instáveis, ou seja, quando se entra na curva a traseira foge sempre um pouco.

              Durante a curva, o carro abana (é ligeiro mas transmite muita insegurança) e adorna sempre (na minha perspectiva, demasiado).

              Durante travagens mais fortes, a traseira parece uma bailarina. Cheguei a ter de compensar com a direcção para a traseira não fugir para um dos lados.
              Quanto à direcção, nada a fazer. É mesmo assim. A malta da Mini sempre se gabou de ter aquele "feeling de kart" e o Countryman não é a excepção. É daquelas coisas que ou se gosta ou se detesta, mas realmente não costuma fazer parte do vocabulário dos "jipes"

              Relativamente ao resto, não sei se é defeito do teu modelo ou se se trata simplesmente de uma má adaptação a um modelo com uma dinâmica bem diferente do 147 / GT.

              Posso-te no entanto garantir que, já tendo tido a oportunidade de de conduzir vários Countryman (Cooper D, SD, Cooper S, SD All4 reprogramada), nenhum desses sintomas foram sentidos nessa ordem de grandeza.

              Aliás, a minha percepção vai para o oposto da escala.

              Considero que para um caixote elevado / sav citadino até se safa muito bem.

              Como é que foi a experiência de test drive ? O carro tem suspensão desportiva ? A tua esposa tem cuidado com o estado dos pneus (pressão, etc) ? Não terás as rodas empenadas de subir passeios ou alguma actividade "off-road" semelhante ?

              O meu conselho é que vão os dois experimentar outra Countryman, nem que para isso te faças passar por um potencial comprador e vás a outro stand Mini.

              Se realmente foi "feitio" e não defeito, poupa uns cobres e equipa isso com os acessórios JCW ( suspensão, barras, travões ), pois sempre te sairá mais barato que venderes o carro nesta altura do campeonato.
              Editado pela última vez por DocJRA; 10 October 2011, 22:51.

              Comentário


                #8
                Que pneus é que traz?

                Olha que a crítica disso na imprensa, em termos de comportamente situa-se entre o muito bom e o excelente, sendo que muitos são quase unânimes em referir que pouco se perde em dinâmica para o mini "normal" e sempre se ganha os lugares atrás verdadeiras e uma mala digna desse nome.

                Ainda para mais, nesse com jantes de 18 polegadas, o adornar da carroçaria deveria ser algo muito, muito, muito reduzido, mesmo tendo em conta o centro de gravidade um pouco (sim, não é muito) mais alto

                Comentário


                  #9
                  Não será algum problema de suspensão? É que isso que descreves é o que sinto no Golf do meu pai actualmente. É um Golf V os primeiros 50 000kms foram feitos na minha mão. Uma das coisas que adorava no carro era a precisão e estabilidade tanto a baixas como a altas velocidades.

                  Actualmente devido à elevada kilometragem e consequente desgaste dos amortecedores sinto receio em certas curvas... sobretudo em auto estrada, onde sou obrigado a corrigir a trajectória várias vezes porque a traseira balança em demasia. Estão para ser trocados em breve.

                  Os "sintomas" que descreves são muito semelhantes, mas uma vez que o carro é novo só se for mesmo um problema.

                  Comentário


                    #10
                    Para SUV tem um comportamento óptimo, mas não pode ser comparado ao Mini hatch. Ainda assim está longe de ser inseguro. Pode adornar, mas agarra-se bem à estrada.

                    Comentário


                      #11
                      Sendo um carro que tens como novo e honestamente nunca conduzi nenhum digo o que ja foi dito em cima.. testa um igual a ver se sentes o mesmo.. E apontava ou para algo empenado a nivel de jante/pneu ou algo mesmo mal montado a nivel de suspensão.. Se fosse um carro que não viesse assim mas tivesse ficado assim com o tempo, apontaria para cinoblocos.

                      E essa direcção do mini é excelente... para carros com baixo centro de gravidade.. Não entendi bem a ideia no Countryman mas pronto :D

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
                        Vinha dizer exactamente o que o Braz já disse.

                        A melhor maneira de perceberes se isso é normal é andares com outro Country Man

                        Essa insegurança toda que pareces descrever acho que não se aplica, pois quando saiu andei num Cooper S duma rapariga. Até aqui tudo bem, só que é a rapariga que conheço com a condução mais agressiva e fazia rotundas e curvas a velocidades estúpidas e fiquei bastante impressionado com as unhas dela e com o carro.

                        A questão é que este era um 4wd...
                        Faz muita diferença. Da experiencia que tenho com um Panda TT o carro curva a velocidades estupidas para uma coisa tão pequena e alta, entre outras limitações como pneus e segmento.

                        Comentário


                          #13
                          o que tu e a tua mulher reclamam, ja ouvi de outros proprietarios desse mini.

                          Infelizmente, perfeitamente normal.


                          Na minha zona são aos magotes, não compreendo mas pronto.

                          Comentário


                            #14
                            Antes de mais, obrigado pelas respostas.
                            Sinceramente, estava à espera de encontrar algum proprietário de um Countryman...
                            Vou tentar responder a todos.
                            O carro é novo. Foi comprado em Agosto.
                            A suspensão é a normal, só tem tracção às rodas da frente, as jantes são de 18 polegadas e os pneus são "run-flat" (não sei se é esta a designação na Mini mas dá para perceber o que quero dizer).
                            Percebo a sugestão de fazer um test-drive a outro Countryman. Mas vai ser um bocado dificil fazer isso sem explicar a verdadeira razão porque a minha mulher correu os concessionários todos da zona do Porto antes de fazer a compra. Logo, quando aparecer lá outra vez para fazer outro test-drive a outro Mini, vai ter de explicar por que o faz...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por LeonardoSinisgalli Ver Post
                              Antes de mais, obrigado pelas respostas.
                              Sinceramente, estava à espera de encontrar algum proprietário de um Countryman...
                              Vou tentar responder a todos.
                              O carro é novo. Foi comprado em Agosto.
                              A suspensão é a normal, só tem tracção às rodas da frente, as jantes são de 18 polegadas e os pneus são "run-flat" (não sei se é esta a designação na Mini mas dá para perceber o que quero dizer).
                              Percebo a sugestão de fazer um test-drive a outro Countryman. Mas vai ser um bocado dificil fazer isso sem explicar a verdadeira razão porque a minha mulher correu os concessionários todos da zona do Porto antes de fazer a compra. Logo, quando aparecer lá outra vez para fazer outro test-drive a outro Mini, vai ter de explicar por que o faz...

                              Penso que não há nada a esconder, pede-se para fazer um test drive para verificar as duvidas, nada como ser claro.

                              Em todo caso, passar de um compacto com uma das melhores dinamicas do seu segm para um pseudo SUV requere uma certa adaptação de condução. Claro que há sempre a posibilidade de equipar o carro com susp. desportiva para limitar o pior das caracteristicas dinamicas inerentes a este tipo de carros mas vai ficar mais desconfortavel tbm.

                              As vantagens deste tipo de carros ´são uma posição de condução mais alta/ melhor visibilidade no transito, a facilidade para subir passeios/afins e poder andar mais facilmente por trilhos onde a diferença de altura ao solo faz a diferença.
                              Editado pela última vez por ARMIC; 11 October 2011, 09:31.

                              Comentário


                                #16
                                A suspensão poderá ser branda (especialmente não sendo desportiva) mas uma incorreta pressão nos pneus faz muita diferença, além de que, em alguns casos (e diria que esse carro não terá muitos km) os pneus ainda levam alguns km a acamar em condições.

                                Para já, a sugestão que dou, é aumentar a pressão dos pneus, para algo em torno dos 2.7bar.

                                Comentário


                                  #17
                                  Experimenta outro igual no stand, e vês a diferença. Se confirmares que é problema geral, já tens uma boa desculpa para trocar esse por um carro bonito.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ARMIC Ver Post
                                    Penso que não há nada a esconder, pede-se para fazer um test drive para verificar as duvidas, nada como ser claro.

                                    Em todo caso, passar de um compacto com uma das melhores dinamicas do seu segm para um pseudo SUV requere uma certa adaptação de condução. Claro que há sempre a posibilidade de equipar o carro com susp. desportiva para limitar o pior das caracteristicas dinamicas inerentes a este tipo de carros mas vai ficar mais desconfortavel tbm.

                                    As vantagens deste tipo de carros ´são uma posição de condução mais alta/ melhor visibilidade no transito, a facilidade para subir passeios/afins e poder andar mais facilmente por trilhos onde a diferença de altura ao solo faz a diferença.
                                    O problema é esse. Não se trata de esconder nada mas, antes, de ter uma opinião mais fundamentada antes de falar com a marca. Se se tratar de uma característica do carro, nada há a fazer. Mas se for um problema específico do carro da minha mulher, tenho algum receio de que a marca tente "fugir com o rabo à seringa" e impute o comportamento do carro a uma característica normal deste. Era isto que queria evitar com este tópico. Ou seja, recolher o máximo de informação relativamente ao carro para perceber se tenho legitimidade para me queixar ou não.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por LeonardoSinisgalli Ver Post
                                      O problema é esse. Não se trata de esconder nada mas, antes, de ter uma opinião mais fundamentada antes de falar com a marca. Se se tratar de uma característica do carro, nada há a fazer. Mas se for um problema específico do carro da minha mulher, tenho algum receio de que a marca tente "fugir com o rabo à seringa" e impute o comportamento do carro a uma característica normal deste. Era isto que queria evitar com este tópico. Ou seja, recolher o máximo de informação relativamente ao carro para perceber se tenho legitimidade para me queixar ou não.
                                      Não tendo aparecido nenhum proprietario, tenta vêr se existe um forum countryman ou então o da MINI, vais ter mais probabilidades de feed back sobre este assunto.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Não fizeram test-drive antes de comprar o carro?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Penso ter lido em alguma revista ,talvez mesmo a Autohoje em um teste a este modelo em que o jornalista ter escrito que é preferível um conjunto de jantes de menor dimensão que as do carro de testes. Que o comportamento não era muito bom. Não me lembro se tinha as de 17 ou 18.
                                          Se vieres a fazer um teste a outro countryman, experimenta um com jantes menores.

                                          Fala-se aqui, que é estranho ter jante 18 comportar-se assim. Para mim não é nada estranho, a roda com pneu de muito baixo perfil torna-se mais rígida e com mais tendência a perder o contacto com o solo em pisos imperfeitos, isto aliado a uma suspensão mais branda como a do countryman. Tem de haver um equilíbrio

                                          Comentário


                                            #22
                                            eu tenho alguma expa com o countryman com jante 18 e suspensão normal.

                                            não o acho instável, mas adorna mais do que o desejável.

                                            o perfil baixo (o facto de serem RFT) tornam o carro saltitante, seja em alta velocidade, seja em juntas de dilatação, por exemplo.

                                            é uma sensação meio estranha, mas é uma questão de hábito até porque os pneus agarram bem. o carro deita-se mas n foge
                                            (aliás num cooper D nem tens motor para lhe quebrar a tracção)

                                            eu tentava 2 coisas: dar mais algum hábito ao carro ou trocar as jantes por umas mais pequenas ou tirar os RFT.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                              eu tenho alguma expa com o countryman com jante 18 e suspensão normal.

                                              não o acho instável, mas adorna mais do que o desejável.

                                              o perfil baixo (o facto de serem RFT) tornam o carro saltitante, seja em alta velocidade, seja em juntas de dilatação, por exemplo.

                                              é uma sensação meio estranha, mas é uma questão de hábito até porque os pneus agarram bem. o carro deita-se mas n foge
                                              (aliás num cooper D nem tens motor para lhe quebrar a tracção)

                                              eu tentava 2 coisas: dar mais algum hábito ao carro ou trocar as jantes por umas mais pequenas ou tirar os RFT.
                                              Pois...
                                              Já me lembrei que o problema poderia estar nesses pneus RFT... Acho que foi aqui no forum que li que prejudicam um bocado o comportamento do carro.
                                              Quanto ao carro não fugir... Não me pareceu ser bem assim. Em travagens fortes em curva o carro foge mesmo. É preciso compensar com a direcção. E nem me parece que o problema esteja nos travões porque a sensação é igual às curvas, ou seja, aquele adornar em que o carro parece que vai fugir... Só que nas travagens foge mesmo.
                                              Mas acho que vamos levar a questão à marca directamente... É a única solução plausível neste momento. Mas acho que já sei o que vão dizer... É normal, é uma questão de habituação, etc...
                                              Obrigado a todos pela ajuda.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por LeonardoSinisgalli Ver Post
                                                Pois...
                                                Já me lembrei que o problema poderia estar nesses pneus RFT... Acho que foi aqui no forum que li que prejudicam um bocado o comportamento do carro.
                                                Quanto ao carro não fugir... Não me pareceu ser bem assim. Em travagens fortes em curva o carro foge mesmo. É preciso compensar com a direcção. E nem me parece que o problema esteja nos travões porque a sensação é igual às curvas, ou seja, aquele adornar em que o carro parece que vai fugir... Só que nas travagens foge mesmo.
                                                Mas acho que vamos levar a questão à marca directamente... É a única solução plausível neste momento. Mas acho que já sei o que vão dizer... É normal, é uma questão de habituação, etc...
                                                Obrigado a todos pela ajuda.
                                                Sinceramente, pelo que até agora foi referido acho que simplesmente tem a vêr com as especificidades de condução dum tipo de carro com centro de gravidade mais alto.

                                                No S-MAX que tive e que não é exactamente o mesmo visto sêr um MV em vez de um SUV mas que tbm é um carro alto, em travagens de emergencia em curva tinha que se ter algum cuidado pq a traseira tinha tendencia a ganhar vida propria de uma forma bastante descontrolada, aconteceu-me duas vezes e não foi facil controlar aquilo.

                                                Em fim, acho que simplesmente será questão de adaptação à condução para um tipo de carro diferente mas como referí é sempre possivel equipa-lo com susp.sport de forma a ter uma condução mais parecida com um carro " normal ".
                                                Editado pela última vez por ARMIC; 12 October 2011, 10:11.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por LeonardoSinisgalli Ver Post
                                                  Mas acho que já sei o que vão dizer... É normal, é uma questão de habituação, etc...
                                                  Na minha experiência com oficinas BMW eles até costumam ser muito prestáveis e compreensivos, não costumam ter aquela postura de que "a culpa é sempre do cliente" como já tive noutras marcas, antes pelo contrário.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    ja viste se o alinhamento e pressao das rodas estao com os parametros de fabrica? Se sim, realmente conduzir um mini equivalente deve tirar as duvidas...

                                                    Comentário

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