Peço ajuda à malta com alguma experiência aqui do forum...
Em Agosto a minha mulher comprou um Mini Countryman Cooper 1.6 diesel.
Não me teve como grande entusiasta da ideia, até porque implicou que ela se desfizesse do Alfa 147 dela, um carro que nunca deu chatices, bonito, bem equipado, muito actual e com cerca de 70.000 quilómetros. Mas, enfim, o dinheiro é dela...
De qualquer forma, desde cedo ela queixou-se do comportamento do Mini.
Nunca dei grande atenção ao assunto. Conduzi-o algumas vezes e atribui as queixas ao facto do carro ser mais alto que o 147 e, consequentemente, adornar um pouco mais.
Sucede que as queixas dela aumentaram.
No passado fim de semana fomos dar uma volta maior e, excepcionalmente, fomos de Mini.
Na viagem de ida, ela levou o carro e fiquei impressionado com a condução dela. A minha mulher não é nenhum piloto mas, com o 147, tinha uma condução normal, alguns até diriam um pouco agressiva. Ao volante do Mini, ela é aquilo que classifico de medrosa. Tem medo de tudo. Das curvas, das travagens de uma ultrapassagem, dos camiões...
Enfim, fiquei surpreendido e, na viagem de regresso, conduzi eu o Mini. E, desta vez, tentei provocá-lo um bocadinho e compreendi o que ela me anda a tentar dizer.
Vamos ver se consigo explicar...
Acho a direcção do carro demasiado reactiva. Qualquer toque na direcção, mesmo a velocidades elevadas, corresponde a uma imediata reacção do carro.
Isso até nem seria muito mau.
O problema é que o carro não é nada estável. As abordagens às curvas são instáveis, ou seja, quando se entra na curva a traseira foge sempre um pouco. Durante a curva, o carro abana (é ligeiro mas transmite muita insegurança) e adorna sempre (na minha perspectiva, demasiado).
Mas não é só. Durante travagens mais fortes, a traseira parece uma bailarina. Cheguei a ter de compensar com a direcção para a traseira não fugir para um dos lados.
E tudo isto numa condução um pouco agressiva mas sem quaisquer exageros. No 147 fazia todas estas manobras sem quaisquer problemas. E a minha mulher também! E no meu GT nem sequer tem qualquer tipo de comparação.
E aqui está o meu problema...
Devemos ir à marca queixar-nos de alguma coisa?
Estará alguma coisa errada ou o carro é mesmo assim?
Nem eu nem a minha mulher alguma vez tivemos algum todo-o-terreno ou coisa parecida. E a verdade é que o Countryman é "uma coisa parecida". É um pouco mais alto que um carro normal e até tem jantes de 18 polegadas (será que é isto?).
Mas será suposto, por ser um pretenso off-road (ou lá o que lhe quiserem chamar), ter um comportamento sofrível em estrada?
Ainda por cima, o Mini normal tem reputação de ser uma referência nesta matéria. Conheço quem o tenha e só diz bem do carro no que toca a comportamento.
Daí a dúvida... Será que é suposto o Countryman ter um comportamento pior (mesmo mau)? Ou será que o carro da minha mulher tem algum problema? E, neste caso, como abordar a marca? É evidente que só assumirão o que for mesmo óbvio, senão, vão dizer que é normal.
Desculpem o "testamento" mas qualquer conselho será bem-vindo.
Obrigado antecipado.
Em Agosto a minha mulher comprou um Mini Countryman Cooper 1.6 diesel.
Não me teve como grande entusiasta da ideia, até porque implicou que ela se desfizesse do Alfa 147 dela, um carro que nunca deu chatices, bonito, bem equipado, muito actual e com cerca de 70.000 quilómetros. Mas, enfim, o dinheiro é dela...
De qualquer forma, desde cedo ela queixou-se do comportamento do Mini.
Nunca dei grande atenção ao assunto. Conduzi-o algumas vezes e atribui as queixas ao facto do carro ser mais alto que o 147 e, consequentemente, adornar um pouco mais.
Sucede que as queixas dela aumentaram.
No passado fim de semana fomos dar uma volta maior e, excepcionalmente, fomos de Mini.
Na viagem de ida, ela levou o carro e fiquei impressionado com a condução dela. A minha mulher não é nenhum piloto mas, com o 147, tinha uma condução normal, alguns até diriam um pouco agressiva. Ao volante do Mini, ela é aquilo que classifico de medrosa. Tem medo de tudo. Das curvas, das travagens de uma ultrapassagem, dos camiões...
Enfim, fiquei surpreendido e, na viagem de regresso, conduzi eu o Mini. E, desta vez, tentei provocá-lo um bocadinho e compreendi o que ela me anda a tentar dizer.
Vamos ver se consigo explicar...
Acho a direcção do carro demasiado reactiva. Qualquer toque na direcção, mesmo a velocidades elevadas, corresponde a uma imediata reacção do carro.
Isso até nem seria muito mau.
O problema é que o carro não é nada estável. As abordagens às curvas são instáveis, ou seja, quando se entra na curva a traseira foge sempre um pouco. Durante a curva, o carro abana (é ligeiro mas transmite muita insegurança) e adorna sempre (na minha perspectiva, demasiado).
Mas não é só. Durante travagens mais fortes, a traseira parece uma bailarina. Cheguei a ter de compensar com a direcção para a traseira não fugir para um dos lados.
E tudo isto numa condução um pouco agressiva mas sem quaisquer exageros. No 147 fazia todas estas manobras sem quaisquer problemas. E a minha mulher também! E no meu GT nem sequer tem qualquer tipo de comparação.
E aqui está o meu problema...
Devemos ir à marca queixar-nos de alguma coisa?
Estará alguma coisa errada ou o carro é mesmo assim?
Nem eu nem a minha mulher alguma vez tivemos algum todo-o-terreno ou coisa parecida. E a verdade é que o Countryman é "uma coisa parecida". É um pouco mais alto que um carro normal e até tem jantes de 18 polegadas (será que é isto?).
Mas será suposto, por ser um pretenso off-road (ou lá o que lhe quiserem chamar), ter um comportamento sofrível em estrada?
Ainda por cima, o Mini normal tem reputação de ser uma referência nesta matéria. Conheço quem o tenha e só diz bem do carro no que toca a comportamento.
Daí a dúvida... Será que é suposto o Countryman ter um comportamento pior (mesmo mau)? Ou será que o carro da minha mulher tem algum problema? E, neste caso, como abordar a marca? É evidente que só assumirão o que for mesmo óbvio, senão, vão dizer que é normal.
Desculpem o "testamento" mas qualquer conselho será bem-vindo.
Obrigado antecipado.
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