qual a diferença entre por exemplo um clio de 8v para um de 16v?
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8v vs 16v
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Teoricamente um motor de 16v "respira" melhor ou seja consegue ter maior potência,comparando com um motor 8v, se bem que a regimes + elevados!
Os motores de 8v são + agradáveis d conduzir em trajectos + urbanos(pára, arranca), pois por norma têm o binário máximo disponível a rotações + baixas.
Existem variadores d fase que alteram um pouco a questão do binário e da agradabilidade na entrega de potência em toda a "faixa" d utilização do motor.
A Honda, Bmw, Toyota e vários constructores têm sistemas d fase que permitem ter motores d 16v bastante agradáveis d "utilizar" em baixas rotações e "explosivos" em alta rotação.
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Isso é como o comparativo gasóleo vs gasolina. Não há respostas unânimes.
Mas a tendência é os 8V serem melhores em baixas e os 16V serem melhores em altas rotações, mais eficientes e menos ruidosos, mas:
-Assistiu-se a uma evolução na produção de motores, que passaram de 8 para 16 válvulas.
-Mais tarde, muito recentemente, algumas marcas voltaram a produzir motores 8 válvulas novamente, pelo que devem ter algo de bom.
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Na minha humilde opinião, os 16v são melhores em tudo. Maior área de admissão, maior área de escape, válvulas mais leves e mais rápidas.
Vantagem dos 8v, o custo, são mais baratos de desenvolver, muitas vezes usam apenas uma arvore de cames.
A nível do que dizem das baixas, por pesquisas que já fiz, parece-me mito (não ha informação nenhuma que justifique existir melhores baixas), apenas se ouve dizer que têm melhores baixas, porque relacionando com as altas no mesmo motor elas se destacam mais, e isso como não acontece em norma nos 16v não se nota.
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Originalmente Colocado por SRLA Ver PostSão mais baratos.
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Originalmente Colocado por Maraki Ver PostExacto. Mas teoricamente os motores de 8 válvulas são mais fiáveis por serem menos complexos (1 válvula de escape e 1 válvula de admissão VS 2 válvulas de escape e 2 válvulas de admissão por cilindro no caso dos motores 16 válvulas). Mas é sabido que existem motores com 16 válvulas que são verdadeiros tanques, como é o caso dos motores Japoneses.
Hoje em dia quase todos os motores são DOHC, a tecnologia já se tornou tão banal que esses problemas já nem se põe.
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Originalmente Colocado por SRLA Ver PostAntigamente isso poderia ser um entrave, assim como a manutenção (também mais válvulas para verificar e afinar, etc).
Hoje em dia quase todos os motores são DOHC, a tecnologia já se tornou tão banal que esses problemas já nem se põe.
Só não percebo muito bem porque se opta em colocar 16v em motores diesel onde o regime de utilização normal anda entre as 1700 e 2200 rpm.
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Originalmente Colocado por FernandoAc Ver PostSó não percebo muito bem porque se opta em colocar 16v em motores diesel onde o regime de utilização normal anda entre as 1700 e 2200 rpm.
Falamos daqueles 1.6TD com turbo de geometria fixa e que ainda têm aquele comportamento de pico de binário pronunciado ali na zona das 2000rpm (a conhecida ejaculação precoce) aí as 16v são dinheiro para o lixo.
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8v significa que o cabeçote do motor possui 8v ou seja se for um motor de 4 cilindros (O mais comum) significa que cada cilindro possui 2 válvulas (1admissão / 1 escape) enquanto que nos motores 12V existem 3 válvulas (2 admissão / 1 escape) e por sua vez os de 16v possuem 4 válvulas por cilindro (2 admissão / 2 escape).
Teoricamente, quanto mais válvulas possuir o motor por cilindro e menor for a cilindrada mais binário e potência terás disponível a baixas rotações. No entanto a altas rotações, os motores com mais válvulas tornam-se mais confortáveis de conduzir.
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