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Gasoil ou gasolina nos dias que correm...

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    Gasoil ou gasolina nos dias que correm...

    Sei que é uma questão de fazer contas aos kilometros vs valor actual... mas como acham que será o futuro daqui a 3 ou 4 anos?

    Ou serão carros a energia de estrume de vaca...

    Bem, o prazer de andar a gasolina é diferente e a força também. Por isso, o que vai influenciar mais além do preço do motor destas duas tecnologias?
    Editado pela última vez por apollomission19; 31 October 2011, 06:55.

    #2
    "3 ou 4 anos" nao é assim tanto tempo...

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      #3
      A tempos estive com o mesmo dilema! Foi bom recordar que tinha na arrecadaçao uma bicicleta...!

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        #4
        Para quem faz menos de 15000km por ano a meu ver nem vale a pena fazer contas, é logo a gasolina. E se houver possibilidade ser GPL melhor ainda...
        Mas já agora, será novo ou usado?

        Comentário


          #5
          Penso que esse dilema vai ser já para o ano.
          Não é para o ano já se vai poder estacionar em parkes fechados?

          Comentário


            #6
            Se o diesel for para o preço da gasolina como já se especula e acontece em alguns paises europeus, então o diesel só vai compensar para quem faça mesmo muitos km por ano.
            Ainda a semana passada com alterações nos preços (diesel subiu e gasolina desceu) se não me engano quando fui abastecer a gasolina estava 13 ou 15centimos mais cara e os carros a gasolina cada vez têm melhores consumos.
            Tenho diesel e ainda acho que compensa, mas já faz pensar e muito...

            Comentário


              #7
              Também tenho diesel e para já compensa.

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                #8
                Escolhes dois modelos que gostes, um a diesel e outro a gasolina e fazes as contas:

                PVP do carro a diesel + consumo de diesel por Km * preço do litro diesel = PVP do carro a gasolina + consumo de gasolina por Km * preço do litro asolina

                Resolves a equação e voilá (se meteres em excel podes ir mudando todos os parâmetros)!

                Os consumos consultam-se no Spritmonitor. Esta fórmula não têm em conta a desvalorização dos veículos nem o custo de manutenção que penso ser mais baixo nos gasolina.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por xsaraman Ver Post
                  Escolhes dois modelos que gostes, um a diesel e outro a gasolina e fazes as contas:

                  PVP do carro a diesel + consumo de diesel por Km * preço do litro diesel = PVP do carro a gasolina + consumo de gasolina por Km * preço do litro asolina

                  Resolves a equação e voilá (se meteres em excel podes ir mudando todos os parâmetros)!

                  Os consumos consultam-se no Spritmonitor. Esta fórmula não têm em conta a desvalorização dos veículos nem o custo de manutenção que penso ser mais baixo nos gasolina.
                  Essa da manutenção ser mais baixa nos gasolina..... Ainda agora um conhecido meu com um A3 com 60000km pagou 700 e tal euros por um problema mas touches e centralina. A3 1.4 tsi. Portanto.... A manutenção é ela por ela. A manutenção corrente digamos assim. Se houver um problema fora o normal, tanto pode ficar caro a diesel como a gasolina.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por nonnus10 Ver Post
                    Se o diesel for para o preço da gasolina como já se especula e acontece em alguns paises europeus, então o diesel só vai compensar para quem faça mesmo muitos km por ano.
                    Ou entao se a gasolina for 10 centimos mais barata do que o gasoleo, como acontece em alguns paises Europeus e como deveria ser em todos se a logica reinasse no mundo das petroliferas.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                      Essa da manutenção ser mais baixa nos gasolina..... Ainda agora um conhecido meu com um A3 com 60000km pagou 700 e tal euros por um problema mas touches e centralina. A3 1.4 tsi. Portanto.... A manutenção é ela por ela. A manutenção corrente digamos assim. Se houver um problema fora o normal, tanto pode ficar caro a diesel como a gasolina.
                      Não digo que não! Mas não esquecer que esse é premium!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por xsaraman Ver Post
                        Não digo que não! Mas não esquecer que esse é premium!
                        eu tenho um diesel e um gasolina em casa. As revisões do gasolina são sempre mais caras que do diesel. E não é premium.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Ribsan Ver Post
                          A tempos estive com o mesmo dilema! Foi bom recordar que tinha na arrecadaçao uma bicicleta...!
                          Boa! Eu já ando muito de bicicleta por puro prazer e desporto. A minha média de consumo anda nos 4 litros aos 100 kms, mas a fugir pros 5. Consumo leia-se de água claro, mais uma barra ou fruta. Nada mau né?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por xsaraman Ver Post
                            Escolhes dois modelos que gostes, um a diesel e outro a gasolina e fazes as contas:

                            PVP do carro a diesel + consumo de diesel por Km * preço do litro diesel = PVP do carro a gasolina + consumo de gasolina por Km * preço do litro asolina

                            Resolves a equação e voilá (se meteres em excel podes ir mudando todos os parâmetros)!

                            Os consumos consultam-se no Spritmonitor. Esta fórmula não têm em conta a desvalorização dos veículos nem o custo de manutenção que penso ser mais baixo nos gasolina.
                            Obrigado pela dica. Vou fazer isso. A questão do preço do diesel aumentar é interessante até porque os "gajos" do petroil não são nada burros e pra ganhar dinheiro é suficiente aumentar ligeiramente o diesel. Gasolina é coisa rara hoje em dia.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Gugul Ver Post
                              Penso que esse dilema vai ser já para o ano.
                              Não é para o ano já se vai poder estacionar em parkes fechados?
                              Porque é que ainda não fecharam o tópico?
                              Btw, de qualquer das formas já se "pode".

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por PenduluM Ver Post
                                Ou entao se a gasolina for 10 centimos mais barata do que o gasoleo, como acontece em alguns paises Europeus e como deveria ser em todos se a logica reinasse no mundo das petroliferas.

                                O que é que têm as petrolíferas a ver com isso? As diferenças de preço final resultam dos impostos, e mais nada. Neste momento o gasóleo seria vários cêntimos mais caro que a gasolina em Portugal se os dois combustíveis pagassem o mesmo de ISP.

                                Em relação à pergunta, diria que nem o professor Karamba é capaz de responder. Tudo depende de um dia, sabe-se lá quando, pode ser amanhã ou daqui a uns anos, o ministro das finanças acordar rabugento e resolver por o ISP do gasóleo e da gasolina iguais. Nessa altura o gasóleo deixará de compensar à maioria das pessoas. A questão é quando isso irá acontecer...

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                                  #17
                                  Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                  eu tenho um diesel e um gasolina em casa. As revisões do gasolina são sempre mais caras que do diesel. E não é premium.
                                  Os motores a diesel tem mais componentes sujeitos a avaria. Logo a manutenção a médio/longo prazo será superior.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post
                                    Os motores a diesel tem mais componentes sujeitos a avaria. Logo a manutenção a médio/longo prazo será superior.
                                    Isso depende se estamos a comprar os turbo-diesel com atmosféricos normais ou com os otto turbinados. Neste último caso não deve haver grande diferença...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Mas uma pessoa quando pensa em manutenção não tá a pensar em Touches e centralinas... Isso são avarias... Uma coisa é a revisão, outra coisa é ter problemas com o carro como podes ter em qualquer um dos outros. E se essa avaria fosse no diesel se calhar até era mais cara

                                      Comentário


                                        #20
                                        Os turbo-diesel têm mostrado que há vários componentes, bem caros, que têm forte risco de durar bem menos que a vida do carro. Não lhes chamaria de todo avarias, são quase material de desgaste...claro que pode correr bem, mas também claro que pode correr mal. Um turbo partido aos 100k km e lá se vai a poupança do combustível face a um atmosférico...

                                        Comentário


                                          #21
                                          A alteração de forças entre diesel e gasolina fará que mais tarde ou mais cedo o estado aumente o imposto sobre o diesel.

                                          Hoje em dia há muitos mais carros a diesel do que a gasolina, a modos que se o estado quiser um aumento rápido de receita bruta já sabe onde tem de mexer.

                                          Comentário


                                            #22
                                            O Diesel, vai compensar largamente....mas é quando forem produzidas em massa as motos a diesel . É que parece que nos carros o consumo cada vez mais se aproxima.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por LuisNeves Ver Post
                                              Isso depende se estamos a comprar os turbo-diesel com atmosféricos normais ou com os otto turbinados. Neste último caso não deve haver grande diferença...
                                              As pressões continuam a ser muito maiores no diesel. O otto só precisa dum arzinho para fazer nascer cavalos!! :D

                                              Comentário


                                                #24
                                                Em cidade um híbrido já deve ficar mais barato de operar que um diesel. Para quem faz muita auto-estrada talvez ainda não.

                                                De qq forma ultimamente tenho visto excelentes negócios em 2ª mão nos gasolina. Do género 15-20 k€ por um premium de 150+ cv com 4-5 anos e à roda dos 80-100 mil km.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por allstarfabio Ver Post
                                                  Para quem faz menos de 15000km por ano a meu ver nem vale a pena fazer contas, é logo a gasolina. E se houver possibilidade ser GPL melhor ainda...
                                                  Mas já agora, será novo ou usado?
                                                  Racionalmente, mesmo fazendo 10 ou 15mil km por ano não é assim tão díficil jistificar diesel.

                                                  Basta falarmos, por exemplo, de um segmento D ou E premium

                                                  Isto no nosso país.


                                                  Agora, claro que no caso do teu "Rocco" concordo plenamente com a opção otto

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                                    Racionalmente, mesmo fazendo 10 ou 15mil km por ano não é assim tão díficil jistificar diesel.

                                                    Basta falarmos, por exemplo, de um segmento D ou E premium

                                                    Isto no nosso país.
                                                    Por causa da desvalorização. Pois, os consumos não são tudo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por MedinaBoy Ver Post
                                                      Por causa da desvalorização. Pois, os consumos não são tudo.
                                                      Se a ideia for ter o carro um mínimo de 10 a 12 anos a desvalorização continuará a ser relevante ?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                                                        Se a ideia for ter o carro um mínimo de 10 a 12 anos a desvalorização continuará a ser relevante ?
                                                        Se o tiveres 10 ou 12 anos é provável fazeres quilómetros que compensem o diesel.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                                                          Se a ideia for ter o carro um mínimo de 10 a 12 anos a desvalorização continuará a ser relevante ?
                                                          Nem tanto. Mas creio que o ClioIIIRS falou nesse sentido. Posso ter entendido mal, mas não vejo outro motivo.
                                                          De qualquer das formas, mesmo com esses anos, tens o caso dos 320d's de 98 que não baixam dos 7000€.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Eu a comprar um carro agora, comprava um qualquer dos mais baratos já com gpl de fábrica. Chega para ir trabalhar ;)

                                                            Comentário

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