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Alfa romeo 156 vs Alfa romeo 159

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    Alfa romeo 156 vs Alfa romeo 159

    Se não for muito maçador para os utilizadores deste fórum, gostaria de saber as principais diferenças entre estes dois carros a nível de comportamento. Já li alguns testes na internet e dizem que ouve um retrocesso entre o 156 e o 159, outros dizem o contrário. Alguém pode dar-me uma opinião fundamentada e sensata sobre o assunto ?
    E se puderem relacionar o 156 com o alfa romeo GT(que penso que seja baseado no 156.)


    Obrigado.

    #2
    As principais diferenças serão o peso, a segurança passiva e o ar condicionado.

    Comentário


      #3
      Secção errada, deveria estar no Fórum Geral e não no sítio das regras do Fórum

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por gabriel75 Ver Post
        As principais diferenças serão o peso, a segurança passiva e o ar condicionado.
        O peso é maior no 159 certo ?
        O ar condicionado ? porquê ?

        Comentário


          #5
          sim, o 159 é bem mais pesado.

          O ar condicionado dos 156 é uma anedota, parece que é uma coisa lá deles, os italianos.

          Comentário


            #6
            retrocesso? Não sei!

            Mas há diferenças, o 156 era um carro bem (na minha opinião) construído, no 159, estando à altura do 156, sendo mais moderno esperava mais. O 159 sendo maior nem por isso é mais espaçoso.

            Eu diria que a grande diferença é o facto de ser mais moderno, de resto o 156 faz tudo o que o 159 faz.

            Comentário


              #7
              Vi um alfa romeo GT hoje á tarde...o carro é mesmo dos mais belos. Impressionante as 'unhas' dos italinos para o design.

              Comentário


                #8
                A crítica mais concreta e mensurável é efectivamente o peso, superior no 159.

                Agora a crítica mais comum entre os "Alfistas" mais puristas é que o 159, apesar de sair bello como um Alfa deve sair, contudo, a sua dinamica e performances sairam "germanizadas".

                Para os Alfistas é uma crítica, para o mercado foi possivelmente uma das chaves de sucesso deste modelo.

                Vamos ver se o próximo conseguirá agradar a "Gregos" e a "Troianos".

                Eu pessoalmente acho os dois fantásticos.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                  A crítica mais concreta e mensurável é efectivamente o peso, superior no 159.

                  Agora a crítica mais comum entre os "Alfistas" mais puristas é que o 159, apesar de sair bello como um Alfa deve sair, contudo, a sua dinamica e performances sairam "germanizadas".

                  Para os Alfistas é uma crítica, para o mercado foi possivelmente uma das chaves de sucesso deste modelo.

                  Vamos ver se o próximo conseguirá agradar a "Gregos" e a "Troianos".

                  Eu pessoalmente acho os dois fantásticos.
                  O 156 era um alfaromeo á lá deutch people ? Ou era um italiano por excelência em termos de comportamento ?

                  Sabes que de italianos percebo pouco, sou mais dado a suecas .
                  Como é que se porta a máquina Vrumm?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por volvoxc60 Ver Post
                    O 156 era um alfaromeo á lá deutch people ? Ou era um italiano por excelência em termos de comportamento ?
                    Eu escrevi exactamente o oposto.... O 159 é que é mais "germanizado", foi a expressão que utilizei.


                    Originalmente Colocado por volvoxc60 Ver Post
                    Sabes que de italianos percebo pouco, sou mais dado a suecas .

                    E eu sou apenas um mero apreciador... Há por aqui gente muitissimo mais habilitada para o fazer. Nem vou entrar por aí... Os Alfistas são malta da pesada!

                    Comentário


                      #11
                      Houve efectivamente um retrocesso, falando em termos de comportamente/ dinâmica, tendo em conta a evolução do 156 para 159.

                      Como eu não sou alfista, é mais válida a opinião de um conhecido meu.

                      Tendo este possuído um 156 pré-restyling, trocado por um 156 pós-restyling já com o 1.9 16v 140cv (com aquelas jantes de muitos raios, estofos em pele beges, lindo...) e trocado por um 159 1.9JTD 150cv mal saiu, o que diz é que este carro não é de todo tão divertido de conduzir e dinâmico.

                      Por outro lado, é um melhor cruiser, é mais confortável e filtrado, mas em termos de espaço a diferença diria que é praticamente inexistente.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                        Eu escrevi exactamente o oposto.... O 159 é que é mais "germanizado", foi a expressão que utilizei
                        Tens razão. Fui eu que li mal. Na minha cabeça tinhas escrito "seriam" em vez de saíram....Ai o que a pressa faz.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
                          Houve efectivamente um retrocesso, falando em termos de comportamente/ dinâmica, tendo em conta a evolução do 156 para 159.

                          Como eu não sou alfista, é mais válida a opinião de um conhecido meu.

                          Tendo este possuído um 156 pré-restyling, trocado por um 156 pós-restyling já com o 1.9 16v 140cv (com aquelas jantes de muitos raios, estofos em pele beges, lindo...) e trocado por um 159 1.9JTD 150cv mal saiu, o que diz é que este carro não é de todo tão divertido de conduzir e dinâmico.

                          Por outro lado, é um melhor cruiser, é mais confortável e filtrado, mas em termos de espaço a diferença diria que é praticamente inexistente.

                          Bem acho que pelas elações das pessoas que vieram aqui comentar(e bem!) penso que o 159 foi criado pela alfaromeo como alternativa directa aos germânicos. Isto não quer dizer que o 156 não fosse, mas pelo que percebi, o 156 tinha as características "ALFA" mais vincadas.

                          Comentário


                            #14
                            O 159 é, no global, melhor a curvar do que um 156.
                            Qualquer outra coisa é mentira.

                            Há que distinguir entre curvar melhor e ser mais eficaz.
                            O 159 curva, efectivamente, com mais segurança e melhor em situações de transferências de massa.
                            O 156 é mais ágil, rápido e com algum drama. O 156 curva muitíssimo bem, mas é necessário saber fazê-lo.
                            O 159 é mais permissivo.

                            Não é necessário dizer que o 156 é muito mais divertido de se conduzir.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
                              Houve efectivamente um retrocesso, falando em termos de comportamente/ dinâmica, tendo em conta a evolução do 156 para 159.

                              Como eu não sou alfista, é mais válida a opinião de um conhecido meu.

                              Tendo este possuído um 156 pré-restyling, trocado por um 156 pós-restyling já com o 1.9 16v 140cv (com aquelas jantes de muitos raios, estofos em pele beges, lindo...) e trocado por um 159 1.9JTD 150cv mal saiu, o que diz é que este carro não é de todo tão divertido de conduzir e dinâmico.

                              Por outro lado, é um melhor cruiser, é mais confortável e filtrado, mas em termos de espaço a diferença diria que é praticamente inexistente.
                              A tal "germanização".

                              O 156 com esse Mjet de 140cvs... rolava muuuuuuito bem, cheguei a apanhar alguns em estrada, lembro-me de um em particular na via do infante lá em baixo que pus o i-ctdi da Accord a borrar-se todo para acompanhar uma sw... então a curvar era uma coça épica q o accorda levava...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                O 159 é, no global, melhor a curvar do que um 156.
                                Qualquer outra coisa é mentira.

                                Há que distinguir entre curvar melhor e ser mais eficaz.
                                O 159 curva, efectivamente, com mais segurança e melhor em situações de transferências de massa.
                                O 156 é mais ágil, rápido e com algum drama. O 156 curva muitíssimo bem, mas é necessário saber fazê-lo.
                                O 159 é mais permissivo.


                                Não é necessário dizer que o 156 é muito mais divertido de se conduzir.
                                Repito, isto é a tal "germanização" o que, para a esmagadora maiorira dos condutores, é efectivamento uma evolução.

                                Para os puristas e defensores da condução mais dinamica (e com conhecimentos para isso) o 159 é um retrocesso.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                  Repito, isto é a tal "germanização" o que, para a esmagadora maiorira dos condutores, é efectivamento uma evolução.

                                  Para os puristas e defensores da condução mais dinamica (e com conhecimentos para isso) o 159 é um retrocesso.
                                  Não é germanização.
                                  É maturidade.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                    Não é germanização.
                                    É maturidade.
                                    Atenção, para mim, o 159 não é um retrocesso.

                                    Aliás, era uma das minhas compras favoritas... pena ser uma carrinha com tão pouca mala e habitabilidade medíocre.

                                    Mas era a que me fazia babar...

                                    No entanto, como referi, acho as duas gerações excelentes produtos, embora ache que o 159 é um produto mais ecléctico.

                                    Comentário


                                      #19
                                      As tais conclusões que estamos a tirar servem para a dupla GT/Brera certo ? As bases são iguais. 159/156.
                                      E outra coisa que não consigo tirar da cabeça... entrei num GT há uns dias. E aquilo tinha uns materiais interiores que superaram (e muito!) as minhas expectativas. Que pensam disto ?
                                      Por exemplo, comparando os materiais interiores de um 147 e um giullieta. Qual pensam que é superior e umas fotozitas para ilustrar. Eu ía para o 147...mas é apenas a minha ilustre e desorganizada opinião num mundo cheio de dúvidas

                                      Desculpem esta ultima frase mas...bati com a cabeça hoje.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                        Não é germanização.
                                        É maturidade.
                                        Mas tens noção que a maioria dos "Alfistas" não defende essa afirmação, certo?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Acho que a diferença mais significativa entre os 2 é que o 159 ganhou a batalha da qualidade face ao 156. Nao que o 156 fosse mau, mas o 159 fez da Alfa uma marca qualitativamente credível face as congeneres alemãs. Qt ao design do 159, ainda hoje delicioso...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por volvoxc60 Ver Post
                                            Bem acho que pelas elações das pessoas que vieram aqui comentar(e bem!) penso que o 159 foi criado pela alfaromeo como alternativa directa aos germânicos. Isto não quer dizer que o 156 não fosse, mas pelo que percebi, o 156 tinha as características "ALFA" mais vincadas.
                                            Eu acho que o 159 poderá ter perdido um pouco do virus Alfa para alguns, eu encaro como uma evolução que foi de acordo à tendência do mercado e o que o mesmo valoriza.

                                            Vejamos que o design do 159 (pelo menos para mim) é arrebatador e continua ainda muito actual, aliado a atributos que são mais valorizados...

                                            Tenho ideia que o 159 já foi mais vendido que o 156, mas posso estar errado até porque o 156 teve duas "gerações".

                                            Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                            A tal "germanização".

                                            O 156 com esse Mjet de 140cvs... rolava muuuuuuito bem, cheguei a apanhar alguns em estrada, lembro-me de um em particular na via do infante lá em baixo que pus o i-ctdi da Accord a borrar-se todo para acompanhar uma sw... então a curvar era uma coça épica q o accorda levava...
                                            Precisamente, visto de uma certa maneira poderá ser interpretada como tal.

                                            Eu considero evolução e basta ver que Alfas antigos em comportamento era sempre em frente, por assim dizer.

                                            O engraçado é que o 156 com esse motor acho que tem uma relação peso/potência até melhor que o 159 com o JTDm de 150cv, em termos de prestações não sei porque as sensações enganam.

                                            Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                            O 159 é, no global, melhor a curvar do que um 156.
                                            Qualquer outra coisa é mentira.

                                            Há que distinguir entre curvar melhor e ser mais eficaz.
                                            O 159 curva, efectivamente, com mais segurança e melhor em situações de transferências de massa.
                                            O 156 é mais ágil, rápido e com algum drama. O 156 curva muitíssimo bem, mas é necessário saber fazê-lo.
                                            O 159 é mais permissivo.

                                            Não é necessário dizer que o 156 é muito mais divertido de se conduzir.
                                            Uma coisa é ser eu a dizer, outra coisa é uma pessoa que possuiu ambos e fez milhares de kms ao seu volante... Acho que este pormenor lhe confere uma certa veracidade por assim dizer.

                                            Isso não sei se é a tua opinião ou não, mas o que eu transmiti foi a opinião de alguém com mais idade que nós e com bastante mais experiência ao longo dos anos com os carros em questão.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                              Não é germanização.
                                              É maturidade.


                                              É para o lado que dá mais jeito...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post


                                                É para o lado que dá mais jeito...


                                                ahahah. Bem visto.

                                                Agora a sério. Acho que todos percebemos que o 159 é um carro mais filtrado, mas isso também é fruto da sua evolução enquanto produto mais recente, ou não ? Acho que os modelos novos tendem a ser sempre mais silenciosos, mais velozes, mais económicos. ETC.

                                                Mas sim, concordo que isto faça com que se perca algum feeling de condução. Depende dos gostos.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O 159 será, talvez, melhor montado que o 156, mas para comprar um preferia ir para um A4 ou coisa do género.
                                                  Tenho um 156 e sentado ao volante dele, não me dá vontade de o trocar por qualquer outro carro do mesmo segmento. Já sentado ao volante do 159, decidi que era um carro que nunca viria a ter. Vale o que vale

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                                    Atenção, para mim, o 159 não é um retrocesso.

                                                    Aliás, era uma das minhas compras favoritas... pena ser uma carrinha com tão pouca mala e habitabilidade medíocre.

                                                    Mas era a que me fazia babar...

                                                    No entanto, como referi, acho as duas gerações excelentes produtos, embora ache que o 159 é um produto mais ecléctico.
                                                    Eu também acho que não é.
                                                    Eu vejo o 159 como um 156 com mais maturidade, maturidade essa que lhe conferiu alguns novos e melhores atributos e outros piores.
                                                    Os melhores fazem dele um automóvel melhor do que o 156 como automóvel amigo do condutor.
                                                    Os atributos piores são aqueles atributos mais "egoístas" que todos sabemos quais são.

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                                      Mas tens noção que a maioria dos "Alfistas" não defende essa afirmação, certo?
                                                      Eu acho que à germanização se pode aliar a maturidade.
                                                      Quase se pode dizer que no mundo automóvel uma coisa implica a outra.

                                                      O que quero dizer é que o 159 é um 156 amadurecido.
                                                      É um 156 mais calmo, mais permissivo mas menos divertido.

                                                      Como Alfista, prefiro o 156, apenas e só porque representou no final da década de 90 e inicio deste século um Alfa Romeo divertido quando já se perdia alguma esperança neste aspecto, mesmo que o 156, globalmente, seja pior automóvel do que o 159.
                                                      Mas parece-me perfeitamente normal que assim seja.
                                                      O 75 também é um produto pior do que o 156 e no entanto ainda é um nome mais sonante no mundo Alfista do que o 156.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post


                                                        É para o lado que dá mais jeito...
                                                        O lado que me dá mais jeito é qualquer um.
                                                        Durmo sempre bem em qualquer posição.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por topspeed Ver Post


                                                          Uma coisa é ser eu a dizer, outra coisa é uma pessoa que possuiu ambos e fez milhares de kms ao seu volante... Acho que este pormenor lhe confere uma certa veracidade por assim dizer.

                                                          Isso não sei se é a tua opinião ou não, mas o que eu transmiti foi a opinião de alguém com mais idade que nós e com bastante mais experiência ao longo dos anos com os carros em questão.
                                                          O meu post não era dirigido ao teu.

                                                          De qualquer forma, repara que tu disseste que o teu amigo disse que era mais divertido.
                                                          Foi o que eu disse.
                                                          Mais dinâmico também, mas não implica forçosamente que no global vá curvar melhor.
                                                          O 159 curva, na generalidade das situações, melhor e com mais aparente segurança do que o 156, onde tudo se passa mais rapidamente.

                                                          Os tais filtros sensoriais (que o teu amigo diz com a palavra "filtrado" é que fazem ter outra noção das coisas.

                                                          Como é óbvio, esta é apenas a minha opinião de quem já também experimentou os dois sabores.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                            O meu post não era dirigido ao teu.

                                                            De qualquer forma, repara que tu disseste que o teu amigo disse que era mais divertido.
                                                            Foi o que eu disse.
                                                            Mais dinâmico também, mas não implica forçosamente que no global vá curvar melhor.
                                                            O 159 curva, na generalidade das situações, melhor e com mais aparente segurança do que o 156, onde tudo se passa mais rapidamente.

                                                            Os tais filtros sensoriais (que o teu amigo diz com a palavra "filtrado" é que fazem ter outra noção das coisas.

                                                            Como é óbvio, esta é apenas a minha opinião de quem já também experimentou os dois sabores.
                                                            Percebi-te mal então, my bad

                                                            A pessoa em questão é pai de um grande amigo meu (não achei necessário aprofundar a este ponto na altura), como tal já tem alguma idade e uma experiência ao volante destes carros de mais de 10anos.

                                                            O 156 ainda ficou na família e o meu amigo que ainda o conduz diz que é mais divertido, mas que é mais duro, sentem-se todas as imperfeições da estrada e que algumas vezes pode ser "traiçoeiro" se é que me faço entender.

                                                            Eu próprio também acho o 159 mais filtrado, com o tal pisar mais "aveludado" e correndo o risco de ser mal interpretado na hipérbole que irei fazer, o 159 parece que curva mais sobre carris e o 156 "descarrila" um bocado.

                                                            Comentário

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