Boa noite,
Adquiri recentemente um novo carro, no entanto foi um processo de muita ponderação, investigação e idas a concessionários. Aprendi muito, queria aqui partilhar a minha nova visão e gostava que vocês dessem também o seu contributo.
Há coisas que não mudam, e uma delas é a associação da marca com a postura dos vendedores. Certas marcas, seja no norte ou no sul, os vendedores são muitos parecidos, com filosofias e conversas semelhantes.
OPEL
A primeira a ser visitada.
O carro em questão era um Opel Astra 1.3 CDTI Cosmo. Vendedor correcto, sem "ofender" outras marcas, no entanto com algumas faltas de conhecimentos.
Apesar disto, o negócio esteve quase fechado. Parou tudo quando o fui experimentar, detestei o comportamento do carro.
À frente...
HONDA
Seguiu-se a Honda, pois despertou-me interesse a estética do CR-Z. Neste stand, senti-me muito bem tratado, vendedor atento, sabia do que falava, restringiu-se a falar do carro dele.
Gostei desta abordagem, formação 5 estrelas.
No entanto, não vendeu o carro porque após conhecer melhor o carro e experimentar, rapidamente percebi que não era o que procurava.
KIA
Foi quase entrar e sair. Numa curiosidade de encontrar um bom carro por valores acessíveis, fui ver o Cee'd. Aconteceu-me o improvável: o vendedor nem sabia que versões existiam.
Não fui para ensinar ninguém, a pouca vontade que tinha ao carro, perdi logo toda.
SEAT
Lembrei-me do Leon. Vendedor muito correcto e sincero, ambos concordámos após o preço que me apresentou, que existiam melhores propostas no mercado, pois este Leon está desactualizado e a SEAT teima em não por uma campanha de fim de linha.
VW/AUDI
Não entendo como isto pode acontecer. O concessionário vende VW e AUDI, fui para ver o Golf, mas como ultrapassava o orçamento, passamos para o Audi A1. Tanto o vendedor como o chefe de vendas, à força toda me apresentaram argumentos que era uma má compra, para optar pelo Polo. Como não gostava do Polo, desisti dessas marcas. Por fim, ligavam-me mais que uma vez por dia, saber se queria o A1. Agradeci-lhe por me terem dado argumentos para não o comprar, realmente concordei. Mas eles são vendedores, e foram eles a perder o negócio da venda do A1, porque naquele momento estive muuuiiitttooo perto da compra do A1.
Só para dizer, que já é a segunda vez que isto me acontece, tentarem convencer a comprar VW em vez de AUDI. Porquê??
Citroen
Não deviam estar interessados em vender, simplesmente descontos nada. Pois bem, se eles não queriam, avancei para outra marca.
Ford
Meus amigos, apesar de não terem conseguido margens de desconto como pretendia, o melhor argumento foi o de que Opel e Citroen e restantes não prestam. Esquecer!!
Nissan/Renault
Experimentei o Mégane. Vendedor muito bom. Tudo dito como pertence, sem meias voltas. Gostei desta atitude também.
Nesse concessionário experimentei o Nissan Juke. Vendedor igualmente muito correcto como o da Renault.
Após experimentar, falar de preços, eis que foi eleito o meu próximo carro!!
CONCLUSÃO
Detestei entrar para ver um carro e o melhor argumento que o vendedor tem, é falar mal da concorrência. Isto é o forte da VW e da Ford.
Por outro lado, o melhor que um vendedor pode ter, é saber do que fala e convencer-nos através do seu produto, deixando o jogo aberto para o lado do cliente.
Adquiri recentemente um novo carro, no entanto foi um processo de muita ponderação, investigação e idas a concessionários. Aprendi muito, queria aqui partilhar a minha nova visão e gostava que vocês dessem também o seu contributo.
Há coisas que não mudam, e uma delas é a associação da marca com a postura dos vendedores. Certas marcas, seja no norte ou no sul, os vendedores são muitos parecidos, com filosofias e conversas semelhantes.
OPEL
A primeira a ser visitada.
O carro em questão era um Opel Astra 1.3 CDTI Cosmo. Vendedor correcto, sem "ofender" outras marcas, no entanto com algumas faltas de conhecimentos.
Apesar disto, o negócio esteve quase fechado. Parou tudo quando o fui experimentar, detestei o comportamento do carro.
À frente...
HONDA
Seguiu-se a Honda, pois despertou-me interesse a estética do CR-Z. Neste stand, senti-me muito bem tratado, vendedor atento, sabia do que falava, restringiu-se a falar do carro dele.
Gostei desta abordagem, formação 5 estrelas.
No entanto, não vendeu o carro porque após conhecer melhor o carro e experimentar, rapidamente percebi que não era o que procurava.
KIA
Foi quase entrar e sair. Numa curiosidade de encontrar um bom carro por valores acessíveis, fui ver o Cee'd. Aconteceu-me o improvável: o vendedor nem sabia que versões existiam.
Não fui para ensinar ninguém, a pouca vontade que tinha ao carro, perdi logo toda.
SEAT
Lembrei-me do Leon. Vendedor muito correcto e sincero, ambos concordámos após o preço que me apresentou, que existiam melhores propostas no mercado, pois este Leon está desactualizado e a SEAT teima em não por uma campanha de fim de linha.
VW/AUDI
Não entendo como isto pode acontecer. O concessionário vende VW e AUDI, fui para ver o Golf, mas como ultrapassava o orçamento, passamos para o Audi A1. Tanto o vendedor como o chefe de vendas, à força toda me apresentaram argumentos que era uma má compra, para optar pelo Polo. Como não gostava do Polo, desisti dessas marcas. Por fim, ligavam-me mais que uma vez por dia, saber se queria o A1. Agradeci-lhe por me terem dado argumentos para não o comprar, realmente concordei. Mas eles são vendedores, e foram eles a perder o negócio da venda do A1, porque naquele momento estive muuuiiitttooo perto da compra do A1.
Só para dizer, que já é a segunda vez que isto me acontece, tentarem convencer a comprar VW em vez de AUDI. Porquê??
Citroen
Não deviam estar interessados em vender, simplesmente descontos nada. Pois bem, se eles não queriam, avancei para outra marca.
Ford
Meus amigos, apesar de não terem conseguido margens de desconto como pretendia, o melhor argumento foi o de que Opel e Citroen e restantes não prestam. Esquecer!!
Nissan/Renault
Experimentei o Mégane. Vendedor muito bom. Tudo dito como pertence, sem meias voltas. Gostei desta atitude também.
Nesse concessionário experimentei o Nissan Juke. Vendedor igualmente muito correcto como o da Renault.
Após experimentar, falar de preços, eis que foi eleito o meu próximo carro!!
CONCLUSÃO
Detestei entrar para ver um carro e o melhor argumento que o vendedor tem, é falar mal da concorrência. Isto é o forte da VW e da Ford.
Por outro lado, o melhor que um vendedor pode ter, é saber do que fala e convencer-nos através do seu produto, deixando o jogo aberto para o lado do cliente.
Comentário