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Peugeot 206 1.4 Hdi

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    Peugeot 206 1.4 Hdi

    Bom dia. Sou novo nestas andanças e estou em vias de possivelmente adquirir um Peugeot 206 1.4 Hdi de 2004 a gasóleo.
    No entanto, já ouvi muitas opiniões contraditórias acerca do motor. Há quem diga que o 1.6 é melhor, outros dizem que o 1.9 é que é, e há ainda quem diga quem o Hdi não presta e que deveria comprar um que não fosse.
    Gostaria de saber, por favor, qual a vossa opinião acerca do assunto.
    Muito obrigado.


    Abraço e continuação do excelente trabalho.

    Miguel Domingos

    #2
    Exelente motor no que toca a fiabilidade e economia de utilizaçao. Montado no 206 é um motor competente. Não tem o rendimento do 1.4 TDi do Grupo VW, mas nao desilude.

    O motor 1.6 HDi é melhor? É, pois anda mais...!

    O 1.9D é melhor? É um atmosferico a moda antiga...!

    O 2.0 HDi é melhor? Eu prefiro o 1.6 HDi

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      #3
      1.4HDi - 68cv
      2.0HDi - 90cv
      1.6HDi - 110cv

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        #4
        Pelo que percebi o 1.6 é o melhor. Mas e relativamente a ser Hdi ou não? Será mesmo uma mais-valia?

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          #5
          Originalmente Colocado por MiguelDomingos Ver Post
          Pelo que percebi o 1.6 é o melhor. Mas e relativamente a ser Hdi ou não? Será mesmo uma mais-valia?
          Dados os exelentes indices de fiabilidade reconhecidos, o HDi é um ponderaçao

          Comentário


            #6
            O HDI é um motor acima de tudo fiável. Não deslumbra em andamento, mas também não desilude. Comparativamente com outros motores, como o já citado 1.4 TDI ganha em termos de suavidade de utilização e faz muito menos ruido (o HDI é 4 cilindros e o TDI é 3). O TDI anda mais ou terá mais disponibilidade, principalmente se for o de 80 ou 85 cv´s, dado que o HDI queda-se apenas pelos 70 cv´s...

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              #7
              Em Portugal o TDI é o fim do mundo em cuecas, o 1.4 é um motor fraco de 68cv mas honesto, poupado e fiável. Eu tenho um 206 1.4 HDi e é aquilo que procurava, fiável e poupado, este fim de semana atestei e fiz média à mão e deu 4,65 e é para isso que ele foi comprado, n é rápido nem obviamente um motor que de grande prazer de condução.

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                #8
                E já agora, tenho um com 185.000 km´s tendo apenas levado um colector novo aos 140.000. De resto é só mudar o material de desgaste.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Pugas Ver Post
                  Em Portugal o TDI é o fim do mundo em cuecas, o 1.4 é um motor fraco de 68cv mas honesto, poupado e fiável. Eu tenho um 206 1.4 HDi e é aquilo que procurava, fiável e poupado, este fim de semana atestei e fiz média à mão e deu 4,65 e é para isso que ele foi comprado, n é rápido nem obviamente um motor que de grande prazer de condução.
                  O 1.4 TDi (75 e 80cv) é um exelente motor no que toca a rendimento/fiabilidade sendo superior ao 1.4 HDi. Pode ser mais barulhendo dada a sua arquitectura tricilindrica mas nao faz dele inferior em utilizaçao

                  Comentário


                    #10
                    1.4HDi 04/03 145k Km

                    Até à data: um termostato substituído...

                    O 1.6hdi é um motor mais recente face aos outros 2. E com uma relação performance/consumo agradável e actual.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Ribsan Ver Post
                      O 1.4 TDi (75 e 80cv) é um exelente motor no que toca a rendimento/fiabilidade sendo superior ao 1.4 HDi. Pode ser mais barulhendo dada a sua arquitectura tricilindrica mas nao faz dele inferior em utilizaçao
                      Aqui gostamos todos de aprender, podes elaborar especificamente em que é que é superior no rendimento e fiabilidade, com versões equiparadas? O HDI de 70 face ao TDI de 70 ou 75?? De qualquer das formas, a pessoa em questão não procura rendimento neste motor, aliás, ninguém procura isso num motor com estas características.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                        1.4HDi 04/03 145k Km

                        Até à data: um termostato substituído...

                        O 1.6hdi é um motor mais recente face aos outros 2. E com uma relação performance/consumo agradável e actual.
                        Com o aparecimento do 1.6 de 90 cv nem vale sequer a pena ponderar o 2.0 de 90 da geração anterior. Concordo com tudo.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Pugas Ver Post
                          Em Portugal o TDI é o fim do mundo em cuecas, o 1.4 é um motor fraco de 68cv mas honesto, poupado e fiável. Eu tenho um 206 1.4 HDi e é aquilo que procurava, fiável e poupado, este fim de semana atestei e fiz média à mão e deu 4,65 e é para isso que ele foi comprado, n é rápido nem obviamente um motor que de grande prazer de condução.
                          Os 68 cv verificam-se nos TDCI´s estranhamente, no entanto os que equipam os Citro e Peugeot têm os 70 cv. Nunca entendi essa discrepância, mas existe.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Cessna Ver Post
                            Aqui gostamos todos de aprender, podes elaborar especificamente em que é que é superior no rendimento e fiabilidade, com versões equiparadas? O HDI de 70 face ao TDI de 70 ou 75?? De qualquer das formas, a pessoa em questão não procura rendimento neste motor, aliás, ninguém procura isso num motor com estas características.
                            1.4 TDi 75cv 195nm
                            1.4 HDi 70cv 160nm

                            Na teoria o TDi é melhor e na pratica não ha duvidas. Em fiabilidade sao identicos tal como referi anteriormente.

                            Qualquer pessoa procura rendimento! Rendimento não é apenas performance, mas sim um conjunto de soluçoes incluindo a economia.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Cessna Ver Post
                              Os 68 cv verificam-se nos TDCI´s estranhamente, no entanto os que equipam os Citro e Peugeot têm os 70 cv. Nunca entendi essa discrepância, mas existe.
                              A mesma coisa nos 1.6 TDCI no Grupo Ford com 109cv (115cv) ao inves dos 110cv (112cv) do Grupo PSA.

                              Comentário


                                #16
                                Também tenho um 1.4Hdi com 118 mil km e até agora nada a apontar a nível de fiabilidade. Se procuras um carro económico, ele não desilude. Se procuras um carro rápido, desilude, especialmente no meu 307 (no 206 é melhor, mais leve).

                                Cumps.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Ribsan Ver Post
                                  1.4 TDi 75cv 195nm
                                  1.4 HDi 70cv 160nm

                                  Na teoria o TDi é melhor e na pratica não ha duvidas. Em fiabilidade sao identicos tal como referi anteriormente.

                                  Qualquer pessoa procura rendimento! Rendimento não é apenas performance, mas sim um conjunto de soluçoes incluindo a economia.
                                  Só isso então? Um binário ligeiramente superior? E se comparássemos a versão de 70 cv TDI também?

                                  2007 Seat Ibiza 1.4 TDI Hatchback automobile specifications and car tech data performance co2 economy fuel consumption

                                  Seat Ibiza 6L 1.4 TDI 70 2005 - Car Specifications and Technical Data and Specs and Fuel Consumption -- English

                                  A versão de 70 tem menos 5 nm de binário. E agora? Passou a ser charuto??? Quando me refiro a rendimento sabes bem do que falo, não tenho que fazer nenhum desenho. E quando argumento falo com conhecimento de causa. Já conduzi uma semana um TDI desses, creio que de 2007 e de 75 ou 80 cv, no entanto não achei que existisse um fosso tão grande como queres fazer notar. Os 5 ou 10 cv a mais e respectivo binário permitem não ter que recorrer à caixa por ex numa subida mais acentuada, de resto e na práctica (que é bem diferente do papel) as diferenças são poucas.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Ribsan Ver Post
                                    O 1.4 TDi (75 e 80cv) é um exelente motor no que toca a rendimento/fiabilidade sendo superior ao 1.4 HDi. Pode ser mais barulhendo dada a sua arquitectura tricilindrica mas nao faz dele inferior em utilizaçao
                                    Eu n sei se é melhor ou se é pior, se sabes já agora diz pq que saber nunca é de mais. Só disse que em Portugal o pessoal acha o TDI a melhor invenção desde a roda e tudo o resto é sucata


                                    Originalmente Colocado por Cessna Ver Post
                                    Os 68 cv verificam-se nos TDCI´s estranhamente, no entanto os que equipam os Citro e Peugeot têm os 70 cv. Nunca entendi essa discrepância, mas existe.
                                    No meu livrete vem 50kw, ao fazer a conversão dá-me 67BHP e 68PS

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                                      #19
                                      Para além do meu caso e dos já referidos, respondendo ao user que iniciou o tópico, os 1.4 HDI por não terem grandes números são bastante fiáveis. Depois tens a vantagem também de ser um motor já com bastante tempo no mercado e ainda em uso, logo não há grandes segredos, nem alterações. São sempre os 70 cv´s e não houve nenhum incremento de potência (de início este 1.4 também teve uma versão 16v e com 90 cv´s, mas por muito pouco tempo. O 1.6 hdi de 90 surgiu entretanto).

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                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Cessna Ver Post
                                        Só isso então? Um binário ligeiramente superior? E se comparássemos a versão de 70 cv TDI também?

                                        2007 Seat Ibiza 1.4 TDI Hatchback automobile specifications and car tech data performance co2 economy fuel consumption

                                        Seat Ibiza 6L 1.4 TDI 70 2005 - Car Specifications and Technical Data and Specs and Fuel Consumption -- English

                                        A versão de 70 tem menos 5 nm de binário. E agora? Passou a ser charuto??? Quando me refiro a rendimento sabes bem do que falo, não tenho que fazer nenhum desenho. E quando argumento falo com conhecimento de causa. Já conduzi uma semana um TDI desses, creio que de 2007 e de 75 ou 80 cv, no entanto não achei que existisse um fosso tão grande como queres fazer notar. Os 5 ou 10 cv a mais e respectivo binário permitem não ter que recorrer à caixa por ex numa subida mais acentuada, de resto e na práctica (que é bem diferente do papel) as diferenças são poucas.
                                        Se reparares eu não dou qualquer defeito ao 1.4 HDi, apenas limito uma comparaçao ao 1.4 TDi de 75cv na qual o valorizando-o no rendimento total face ao HDi e como tal como referes (a negrito) ha diferenças. Pouca mas faz a diferença.

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Ribsan Ver Post
                                          Se reparares eu não dou qualquer defeito ao 1.4 HDi, apenas limito uma comparaçao ao 1.4 TDi de 75cv na qual o valorizando-o no rendimento total face ao HDi e como tal como referes (a negrito) ha diferenças. Pouca mas faz a diferença.

                                          Se morares nas ilhas com aquelas subidas ya.

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Cessna Ver Post
                                            Para além do meu caso e dos já referidos, respondendo ao user que iniciou o tópico, os 1.4 HDI por não terem grandes números são bastante fiáveis. Depois tens a vantagem também de ser um motor já com bastante tempo no mercado e ainda em uso, logo não há grandes segredos, nem alterações. São sempre os 70 cv´s e não houve nenhum incremento de potência (de início este 1.4 também teve uma versão 16v e com 90 cv´s, mas por muito pouco tempo. O 1.6 hdi de 90 surgiu entretanto).
                                            O 1.4 HDi de 90cv apenas saiu no Citroen C3, creio.

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Ribsan Ver Post
                                              O 1.4 HDi de 90cv apenas saiu no Citroen C3, creio.
                                              Sim e foi por pouco tempo.

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Cessna Ver Post
                                                Só isso então? Um binário ligeiramente superior? E se comparássemos a versão de 70 cv TDI também?

                                                2007 Seat Ibiza 1.4 TDI Hatchback automobile specifications and car tech data performance co2 economy fuel consumption

                                                Seat Ibiza 6L 1.4 TDI 70 2005 - Car Specifications and Technical Data and Specs and Fuel Consumption -- English

                                                A versão de 70 tem menos 5 nm de binário. E agora? Passou a ser charuto??? Quando me refiro a rendimento sabes bem do que falo, não tenho que fazer nenhum desenho. E quando argumento falo com conhecimento de causa. Já conduzi uma semana um TDI desses, creio que de 2007 e de 75 ou 80 cv, no entanto não achei que existisse um fosso tão grande como queres fazer notar. Os 5 ou 10 cv a mais e respectivo binário permitem não ter que recorrer à caixa por ex numa subida mais acentuada, de resto e na práctica (que é bem diferente do papel) as diferenças são poucas.
                                                E acrescento mais, se os carros a gasóleo já fazem um matraquear dos diabos, este tdi manco ainda faz muito mais. É uma diferença gigante para pior em relação à melhor suavidade do hdi.

                                                Há bons motores TDI e HDI, mas nesta faixa 1.4-1.6 para usados com alguns anos, hdi sempre (neste caso). 1.9 para cima é que se poderia equacionar outro motor.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Por aqui há um 1.4hdi com ~350k, e que me lembre não teve nada de relevante.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                                    E acrescento mais, se os carros a gasóleo já fazem um matraquear dos diabos, este tdi manco ainda faz muito mais. É uma diferença gigante para pior em relação à melhor suavidade do hdi.

                                                    Há bons motores TDI e HDI, mas nesta faixa 1.4-1.6 para usados com alguns anos, hdi sempre (neste caso). 1.9 para cima é que se poderia equacionar outro motor.
                                                    Por acaso quando me entregaram o Ibiza de aluguer o sr. da rentacar disse-me logo que o motor fazia muito barulho, mas que era mesmo assim e que me estava a avisar porque diversos clientes se tinham "queixado".

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Cessna Ver Post
                                                      Por acaso quando me entregaram o Ibiza de aluguer o sr. da rentacar disse-me logo que o motor fazia muito barulho, mas que era mesmo assim e que me estava a avisar porque diversos clientes se tinham "queixado".
                                                      A primeira vez que entrei num também pensei que o motor estivesse com problemas, tal era o barulho esquisito...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por LCTN Ver Post
                                                        Também tenho um 1.4Hdi com 118 mil km e até agora nada a apontar a nível de fiabilidade. Se procuras um carro económico, ele não desilude. Se procuras um carro rápido, desilude, especialmente no meu 307 (no 206 é melhor, mais leve).

                                                        Cumps.

                                                        Sim, a minha experiência é num comercial XA e não vou dizer que se arrasta comparativamente aos concorrentes. Para cidade, cumpre. Também o tenho porque tem sido aquele carro que lá em casa é por gasoleo e não me preocupo com mais nada. Por cá há-de ficar ainda mais tempo...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por LCTN Ver Post
                                                          Também tenho um 1.4Hdi com 118 mil km e até agora nada a apontar a nível de fiabilidade. Se procuras um carro económico, ele não desilude. Se procuras um carro rápido, desilude, especialmente no meu 307 (no 206 é melhor, mais leve).

                                                          Cumps.
                                                          Ja tiveste p 206 e o 307?ou falas so do 307? Podias indicar quais as diferenças de ambos vistem terem msm motor e cc?

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por koberamone Ver Post
                                                            Ja tiveste p 206 e o 307?ou falas so do 307? Podias indicar quais as diferenças de ambos vistem terem msm motor e cc?
                                                            Basta comparar as especificações:
                                                            https://www.auto-data.net/en/?f=showCar&car_id=5248

                                                            https://www.auto-data.net/en/?f=showCar&car_id=5270

                                                            A malta queixa-se porque quer performance num carro com um motor virado para a economia...
                                                            Mas melhor ainda esse motor encaixa-se mesmo é no:
                                                            https://www.auto-data.net/en/?f=showCar&car_id=5482

                                                            tem menos uns cavalitos...mas poupadinho para ir do ponto a ao ponto b é excelente.

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