Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Desaprendi???

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Desaprendi???

    Boas! Passei no exame de conduçao na semana passada como é logico estacionei o carro fiz inversao de marcha etc...
    Gosto de conduzir mas desde que tenho carta parece que ganhei medo!

    Desde que tenho andado no meu carro (gasolina) pareço um azelha na estrada!
    Nos primeiros dias deixava ir o carro abaixo facilmente porque aquela cena do acelarar o carro ainda com a embraiagem apertada nao me entrava na cabeça mas onde tenho sentido mais dificuldade e onde me enterro todo é ao estacionar e pontos de embraiagem em subidas!!

    Será normal nao consegir estacionar direito so por o facto de ser o carro a gasolina?!
    Parece que ja nao sei entrar direito para o espaço do estacionamento!! Fico com a traseira fora das marcas!!
    E quando andava a tirar a carta estacionava 5 estrelas

    Será normal?!
    Também vos aconteceu isto??! Quando passaram para um a gasolina?!

    #2
    O facto do carro ser a gasolina faz com que tenha um ponto de embraiagem mais sensivel, provavelmente no diesel onde aprendeste, nem tinhas de acelerar que o carro segurava-se só com embraiagem.

    Daí a maior dificuldade.
    Em relação a estacionar, no carro da condução provavelmente tinhas aquele "espelhozinho" colado no retrovisor, o que te facilitava a tarefa e aumentava o angulo de visão, para além de que, quando se anda a tirar a carta só se estaciona em lugares mais largos.

    Não te preocupes que não desaprendeste, estás é ainda a aprender, pratica muito, pega no carro sempre que tenhas oportunidade e se não te sentes à vontade para essas manobras, pega nuns cones e vai para um sitio mais deserto onde possas praticar e ganhar mais calo.

    Comentário


      #3
      LooL, como eu me revejo no teu post! XD

      Eu nos primeiros dias com carta também estava um azelha, não a conduzir propriamente dito, mas nos arranques era a mesma coisa que tu.. Para resolver comecei a acelerar aí até Às 4000 rpm (facepalm) e a largar a embraiagem de gás, as rodas chiavam mas pelo menos não ía abaixo XD.. Ao fim de uma semana e meia lembro-me de chegar a casa super frustrado, a dizer que não gostava de carros a gasolina e que queria trocar por uma a gasóleo.. Curiosamente, no dia seguinte, não deixei o carro ir abaixo uma única vez e desde aí comecei a ganhar confiança a apanhei o jeito à coisa.. Hoje em dia prefiro de longe um carro a gasolina, mas de longe mesmo, por isso o que te digo é para teres calma, isso vai lá com o tempo.. Deixaste o carro ir abaixo? Paciência, travas, ligas e carro e voltas a tentar, se te mandarem uma bozinadela ignora, ninguém nasce ensinado.. Quanto a estacionar também vais lá com o tempo, o carro é diferente, é normal que não consigas metê-lo onde queres à 1ª.. O que não falta são condutores com mais anos de carta do que eu de vida e com o mesmo carro há um bom tempo e continuam a não estacionar à primeira.. Tem calma, com o tempo isso vai ao sítio.. ;)

      Comentário


        #4
        Não desaprendeste, pelo contrário, estás agora a aprender. A escola de condução ensina o básico de forma a passar no exame. Conduzir um carro propriamente dito vem depois, ao conduzir sozinho no meio do trânsito.

        O facto de não te dares bem com um carro a gasolina é normal. A primeira experiência foi facilitada pelo motor a gasóleo e outros aspectos do carro de condução. No entanto, depois de te habituares a um motor a gasolina, estás certamente mais preparado para conduzir qualquer um.

        A melhor coisa a fazer é pegar no carro e procurar uma zona sem trânsito onde possas dar umas voltas. Treinas pontos de embraiagem lentos e rápidos, a subir e descer. Testas também a travagem, quando precisares de travar a sério já tens uma noção de como o carro se comporta. E se tiveres espaço suficiente, umas curvas até o carro fugir também ajudam bastante a dominar um carro. E o estacionamento já agora.

        Comentário


          #5
          Como já disseram é perfeitamente normal. Depois de tirar a carta só conduzi carros a gasolina e no primeiro mês era o desastre, sempre que precisava de parar e arrancar, deixava ir o carro abaixo.

          Quanto as subidas, tenho solução para ti. Vai para uma subida acentuada, para o carro no meio com o travão de mão, e tentar acelerar e largar a embraiagem até ao ponto de sentires o carro a querer andar. Ai vais aprender a ter sensibilidade e depois tiras o travão de mão e aceleres. Só bastou uma vez fazer isso para ganhar o jeito .

          Comentário


            #6
            Por acaso és o meu vizinho que tirou a carta recentemente e anda num Citroen Saxo 1.0 azul ?

            Comentário


              #7
              É normal... tens de te soltar, experimentar, possivelmente errar e aprender. Senão vais andar a bater com a cabeça nas paredes e no dia em que finalmente decidires mudar alguma coisa no que estavas a fazer vais perceber que até nem era nada de mais e andaste receoso sem razão.

              Vai para um sitio com espaço, sem mais ninguém para incomodares e que te possa incomodar, e não tenhas medo de dar mais acelerador, perceber realmente até onde podes ou não chegar com a embraiagem, etc. Depois irás encontrar um ponto de equilíbrio.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por jftw Ver Post
                Boas! Passei no exame de conduçao na semana passada como é logico estacionei o carro fiz inversao de marcha etc...
                Gosto de conduzir mas desde que tenho carta parece que ganhei medo!

                Desde que tenho andado no meu carro (gasolina) pareço um azelha na estrada!
                !
                foi comprada?


                da umas valentes voltas que habituas-te

                Comentário


                  #9
                  Não é com 32 horas que aprendes a conduzir. Ninguém sai do exame "condutor". Isso agora é praticares sempre que puderes, se possível em horas de menos trânsito ou em locais onde possas tentar e re-tentar uma manobra em especial várias vezes (como estacionamentos em paralelo e arranques em subidas).

                  Vá, quando tiveres uns 100.000kms feitos já podes dizer que tens uma noção do que é conduzir

                  Até lá é ir passando por várias experiências e aprendendo com elas. Há quem precise de espetar o carro para saber que foge de frente em certas condições (como eu, quase, fiz! Fiquei a 2cm de uma parede na minha primeira semana de carta... )

                  Comentário


                    #10
                    Quando tirei a carta, fiz montes de asneiras com essas e outras piores, tipo andar quilómetros e quilómetros, em plena noite, com as luzes apagadas.
                    Não te preocupes, que não és diferente dos outros.

                    Isto é como dar ao stick. Ao início, um gajo parece que não acerta bem com o buraco e acaba rápido. Passadas umas vezes, aguentas mais tempo e já fazes outras posições. 100 vezes depois, estás já na fase do palmadão!

                    Comentário


                      #11
                      Até morrermos estamos sempre a aprender.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por jftw Ver Post
                        Boas! Passei no exame de conduçao na semana passada como é logico estacionei o carro fiz inversao de marcha etc...
                        Gosto de conduzir mas desde que tenho carta parece que ganhei medo!

                        Desde que tenho andado no meu carro (gasolina) pareço um azelha na estrada!
                        Nos primeiros dias deixava ir o carro abaixo facilmente porque aquela cena do acelarar o carro ainda com a embraiagem apertada nao me entrava na cabeça mas onde tenho sentido mais dificuldade e onde me enterro todo é ao estacionar e pontos de embraiagem em subidas!!

                        Será normal nao consegir estacionar direito so por o facto de ser o carro a gasolina?!
                        Parece que ja nao sei entrar direito para o espaço do estacionamento!! Fico com a traseira fora das marcas!!
                        E quando andava a tirar a carta estacionava 5 estrelas

                        Será normal?!
                        Também vos aconteceu isto??! Quando passaram para um a gasolina?!
                        Isso com a prática vai ao lugar, e sim, os carros a gasolina exigem um ponto de embraiagem um pouco mais dominado do que um diesel.


                        Por acaso eu não senti o problema do ponto de embraiagem, porque devo ter feito os primeiros para aí com 14 anos, e dos 17 até tirar a carta tive motas com mudanças e embraiagem, o que fez interiorizar o princípio de funcionamento da caixa/embraiagem, mudando só das mãos para os pés.

                        Mas isso também me fez pensar que sabia muito mais do que sabia, e além de um pisca partido (dentro da garagem ), os sustos foram mais que muitos.

                        Vai conduzindo com calma e tudo se vai tornando natural.

                        Comentário


                          #13
                          É a maravilha moderna de aprender a conduzir em carros diesel, qts pessoas conheço que mal saíram da instrução foram para carros a gasóleo e nunca aprenderam a fazer um ponto de embraiagem e que arrancam sem acelerador. Tens sorte em ter um carro a gasolina pois ao menos vais aprender a conduzir como deve ser.

                          N tenhas pressa, pratica as coisas com calma e qd mandares o carro a baixo e começarem a buzinar mostra o dedo do meio que alivia logo o stress.

                          Agora é q a coisa começa ou achavas que eram em 20 ou 30 aulas que ias aprender tudo?

                          Comentário


                            #14
                            A prática faz a perfeição. Eu, nos primeiros tempos, também pensei ter desaprendido. Mas não foi nada que uns bons quilómetros não resolvessem. No meu caso, o estacionamento foi o que mais desaprendi, pois, tirei a carta no Verão (exame a 30 de Julho - fiz este ano 10 anos. O tempo passa a correr!) e passei o Verão todo sem estacionamentos difíceis. Andei o Verão todo na zona do Bombarral, Óbidos, Foz do Arelho, Caldas da Rainha, etc. Por um lado, foi fixe, porque me deu imenso traquejo, em auto-estrada, nacional, estradas rurais com curvas, uma montanhasita ou outra. Mas estacionava quase exclusivamente na garagem dos meus pais ou em sítios em espinha, perpendiculares ao passeio, na berma de estradas com espaço, etc. No Inverno, com o regresso a Lisboa, andava sem problemas até serem horas de estacionar! Mas nada que umas saídas à noite na zona do Bairro Alto, a conduzir um Corsa sem DA não tenham resolvido.

                            Agora, também andei com medo de desaprender a guiar carros manuais, por o meu actual ser automático. Mas, já reparei que, quando pego no da minha mulher, não costumo ter problemas, mesmo depois de passar várias semanas sem guiar um carro manual.

                            Originalmente Colocado por Pugas Ver Post
                            É a maravilha moderna de aprender a conduzir em carros diesel, qts pessoas conheço que mal saíram da instrução foram para carros a gasóleo e nunca aprenderam a fazer um ponto de embraiagem e que arrancam sem acelerador. Tens sorte em ter um carro a gasolina pois ao menos vais aprender a conduzir como deve ser.

                            N tenhas pressa, pratica as coisas com calma e qd mandares o carro a baixo e começarem a buzinar mostra o dedo do meio que alivia logo o stress.

                            Agora é q a coisa começa ou achavas que eram em 20 ou 30 aulas que ias aprender tudo?
                            Nesse aspecto, não estou 100% de acordo! Eu acho que não é só por ser a gasóleo. É por se guiar sempre o mesmo carro. Sinceramente, o que mais me ensinou a guiar foi a oportunidade de andar em vários carros com frequência, o que me ensinou a "ler" cada um deles. Cada um com o seu ponto de embraiagem, distribuição de binário pelos regimes do motor, etc. Desde um AX com 15 anos a um BMW 525tds, fazendo escala num UMM, tudo me passou pelas mãos.
                            Editado pela última vez por LuisMiguel; 10 November 2011, 14:03.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por jftw Ver Post
                              pareço um azelha na estrada!
                              Isso é porque se calhar és mesmo...

                              Agora a sério: não te preocupes, com a prática isso vai ao lugar.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Pugas Ver Post
                                É a maravilha moderna de aprender a conduzir em carros diesel, qts pessoas conheço que mal saíram da instrução foram para carros a gasóleo e nunca aprenderam a fazer um ponto de embraiagem e que arrancam sem acelerador. Tens sorte em ter um carro a gasolina pois ao menos vais aprender a conduzir como deve ser.
                                O pior são certas pessoas que após concluir o exame de condução recebem um Smart dos pais. Estas sim, acredito que 'desaprendem' a condução, se é que alguma vez aprenderam nas aulas.

                                É só acelerar e travar, a direcção é leve, se for preciso o veículo tem sensores de estacionamento e de luz/chuva. Isto leva a que o condutor nem sequer aprenda realmente a utilizar uma caixa de velocidades para ultrapassar, a saber interpretar a rotação do motor, a travar numa descida colocando uma segunda, entre muitos outros aspectos da condução. Pode-se dizer que a pessoa tem a carta mas não sabe conduzir.

                                Um dia mais tarde quando pegarem num carro normal, até mesmo para trabalho, terão certamente algumas dificuldades.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Pugas Ver Post
                                  É a maravilha moderna de aprender a conduzir em carros diesel, qts pessoas conheço que mal saíram da instrução foram para carros a gasóleo e nunca aprenderam a fazer um ponto de embraiagem e que arrancam sem acelerador. Tens sorte em ter um carro a gasolina pois ao menos vais aprender a conduzir como deve ser.
                                  Essa de que não é preciso fazer ponto de embraiagem nos Diesel também é uma bela treta! O pessoal até compara Diesel e Otto com a mesma cilindrada e tudo...

                                  Comentário


                                    #18
                                    LuisMiguel, quem aprende a fazer ponto de embraiagem num carro a gasolina de certeza que o faz num carro a gasóleo, já o mesmo nem sempre se verifica. O ensino da condução devia ser algo sério e n uma maquina de fazer dinheiro para escolas e centros privados de examinação e não devia contar com o condutor vir a ter experiência com 1, 10 ou 100 carros.

                                    Mas isto sou eu e os meus delírios que acho que a instrução devia ser feita num carro a gasolina e ter obrigatoriamente aulas à noite, nacional, AE e um dia num espaço destinado a condução defensiva para o pessoal saber o que é um carro fugir de frente, de traseira, diferença entre ABS e sem ABS, etc...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                      Essa de que não é preciso fazer ponto de embraiagem nos Diesel também é uma bela treta! O pessoal até compara Diesel e Otto com a mesma cilindrada e tudo...
                                      Pouco me interessa se o carro n vai abaixo por ter mais binário ou vidros eléctricos, a larga maioria dos a gasóleo vendidos "arranca sozinho" e a larga maioria dos a gasolina vendidos não.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post
                                        O pior são certas pessoas que após concluir o exame de condução recebem um Smart dos pais. Estas sim, acredito que 'desaprendem' a condução, se é que alguma vez aprenderam nas aulas.

                                        É só acelerar e travar, a direcção é leve, se for preciso o veículo tem sensores de estacionamento e de luz/chuva. Isto leva a que o condutor nem sequer aprenda realmente a utilizar uma caixa de velocidades para ultrapassar, a saber interpretar a rotação do motor, a travar numa descida colocando uma segunda, entre muitos outros aspectos da condução. Pode-se dizer que a pessoa tem a carta mas não sabe conduzir.

                                        Um dia mais tarde quando pegarem num carro normal, até mesmo para trabalho, terão certamente algumas dificuldades.


                                        Quem já tem uns anos disto lembrasse perfeitamente dos espetanços dos recém encartados nos primeiros fins de semana com carta, sextas e sábados à noite eram certinhos, o pessoal esticava e apanhava os primeiros cagaços, hoje é ver o pessoal entrar a abrir numa curva, a chover e meter pata à fundo no travão a meio da curta, acelerar a fundo e sair dela como se nada fosse, 30 mil sistemas disparam, n é preciso dosear nenhum dos pedais e o carro pensa e faz por nós, é uma alegria.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Pugas Ver Post
                                          Pouco me interessa se o carro n vai abaixo por ter mais binário ou vidros eléctricos, a larga maioria dos a gasóleo vendidos "arranca sozinho" e a larga maioria dos a gasolina vendidos não.
                                          Posso saber de onde vêm esses "dados"?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Não, mas podes apresentar os teus que provem o contrário.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Pugas Ver Post
                                              Não, mas podes apresentar os teus que provem o contrário.
                                              Não preciso. Não sou quem anda a inventar coisas!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                Não preciso. Não sou quem anda a inventar coisas!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Pugas Ver Post
                                                  Isso. Coça!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Pugas Ver Post
                                                    Pouco me interessa se o carro n vai abaixo por ter mais binário ou vidros eléctricos, a larga maioria dos a gasóleo vendidos "arranca sozinho" e a larga maioria dos a gasolina vendidos não.
                                                    Isso é verdade nos veiculos a diesel de grande cilindrada, nos pequenos diesel já não é assim.

                                                    Assim como num diesel num dia de Inverno, com temperatura baixa arrancas normalmente, num Otto notas que o sistema de injecção tem de fazer a compensação por o veiculo estar frio e vai durante algum tempo a gastar mais.

                                                    São caracteristicas de funcionamento distintas, por norma o diesel por ter mais binario facilita mais um pouco quem tem dificuldades de sensibilidade com o pedal de embraiagem por ser mais tolerante a brusquidões, mas se formos por ai também existem caixas automaticas.

                                                    No entanto em qualquer um é preciso saber conduzir, respeitar os outros e principalmente haver civismo na condução.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      bah !! estes putos de agora, complicam tudo, quando tinha 12 anos eu tirava da garagem o carro do meu pai, uma peugeot 504 carrinha, sem direção assitida,nem embraiagem hidráulica, mudanças no volante, ( carro a homem ) caixa aberta , e depois tinha que por la outra vez marcha traz, a subir, caminho de terra batida, e com curvas, as vezes com frio e chuva, ao 18 tirei a carta, praticamente com 1 perna as costas.
                                                      Editado pela última vez por offpring; 10 November 2011, 16:16.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                                        São caracteristicas de funcionamento distintas, por norma o diesel por ter mais binario facilita mais um pouco quem tem dificuldades de sensibilidade com o pedal de embraiagem por ser mais tolerante a brusquidões
                                                        O Diesel não tem mais binário!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Em carros equivalentes por norma os a diesel não têm mais binário?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Gonzas Ver Post
                                                            Em carros equivalentes por norma os a diesel não têm mais binário?
                                                            Turbinado, sim, atmosférico não.

                                                            Tenho o exemplo do meu XAD com um 1.8d que tem ligeiramente mais binário que o 205 XR 1.1.

                                                            Mas a entrega é outra, logo disponível em baixas, o que torna mais agradável de utilizar no dia-a-dia, sobretudo em circuitos citadinos.
                                                            Editado pela última vez por DIG; 10 November 2011, 16:43.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X