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E quando a comparação de consumos é feita lado-a-lado no mundo real?

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    [Comparativo] E quando a comparação de consumos é feita lado-a-lado no mundo real?

    Este fim-de-semana proporcionou-se um comparativo informal de consumos que me deixou não só um pouco espantado, mas também a pensar no papel determinante de certos factores nas medições de consumos, explicando certos “milagres” que por vezes se lê por aqui (e não só).


    Como Portugal tem imensas coisas excelentes, de entre as quais a gastronomia, fui com um casal amigo almoçar a 1xx km de casa, aproveitando também para dar um passeio.

    Assim, a minha A4 B6 (1.9 TDI 130) levava o mesmo número de pessoas que o Citroen C5 I 1.8, ou seja, 3, tendo o trajecto consistido em IC19, CREL e A8, totalizando pouco mais de 100 km para cada lado.
    Para quem não conhece a A8 nesta zona, é uma AE feita sem pés nem cabeça, que não só tem um piso mau pelo piso cheio de covas, mas que junta imensas curvas e declives quase constantes.

    Apesar dos ritmos calmos da viagem (130/140 km), a carga no acelerador não é constante, pois existem uma série de coisas que obrigam a oscilações importantes. Embora eu nunca tenha tirado a 6ª, conseguia notar em algumas zonas que se eu não deixasse o motor “morrer” um bocado na subida, o motor atmosférico do C5 não conseguia acompanhar sem reduções importantes de caixa (que foram obviamente evitadas).

    Já com a boa gastronomia na mesa e a primeira metade da viagem feita, falávamos de como meter gasolina hoje no Jumbo custa tanto quanto meter gasóleo numa bomba normal. A aproximação dos preços dos combustíveis é cada vez mais uma realidade.

    Só que houve aqui um “pequeno detalhe” que baralha estas contas, e foi este:

    • Consumo A4 1.9 TDI neste trajecto: 5,6 litros

    • Consumo C5 1.8 16v neste trajecto: 8,6 litros

    Ou seja, falamos aqui de um diferencial de 3 litros em 100 km, o que em números redondos significa 4,5€ a mais em cada 100 km!

    Como relatei no DB da A4, este mesmo comparativo informal já foi feito há mais de um ano (precisamente no mesmo trajecto) com um E220 CDI de 150cv, tendo o MB gasto umas pequenas décimas a mais do que a A4 (mais do que natural, considerando as diferenças de peso e motor).

    Mais ainda, eu sei que numa AE plana como a A2 este diferencial (A4 vs C5 I) seria reduzido em um litro, o que tornaria num diferencial mais próximo do que consideramos “normal”.

    Mas o facto é que este não foi um trajecto “inventado” para mostrar o que quer que seja. É uma das saídas principais de Lisboa, e a única que permite a deslocação a certas zonas do país sem andar metido em estradas cheias de rotundas e semáforos.

    É um cenário real de utilização, com um diferencial de custo também real nessa mesma utilização.

    O motor do C5 I não será o motor a gasolina mais evoluído (nem o 1.9 TDI), o que pesará nos consumos. Ainda assim, é um 1.8 16v de injecção multiponto, onde estes ritmos estarão dentro da zona de conforto.

    Mais ainda, eu já fiz consumos de 7,8 litros com esse mesmo carro, mas conduzindo-o nas calmas pela serra de Sintra (Malveira, etc), e fazendo um pequeno teste até aos 190 km/h numa AE “perto de si”, o que demonstra que o C5 não estará assim tão fora do normal em termos de consumos quanto isso (para um 1.8 com aquelas dimensões em 2001).

    Mas acima de tudo, fico como conclusão destes pequenos comparativos que as variações reais de consumo entre carros (aquelas feitas na mesma estrada, no mesmo dia, à mesma hora) podem mostrar resultados muito díspares de medições de consumos avulso – ajudando a explicar muitos números fantásticos que alguns fazem!


    Se é 'instintivo' que a expressão “consumo de cidade” seja diferente caso estejamos a falar de Lisboa às 9 da manhã, Lisboa às 3 da manhã ou Covilhã a qualquer hora, talvez os diferentes tipos de AE não o sejam – mas a diferença está lá, e muito presente!

    Fiquei com a noção reforçada de que os consumos relatados por situações individuais valem o que valem. Se não existirem termos de comparação idênticos (o mesmo carro a fazer os mesmos trajectos à mesma velocidade e em condições iguais ou muito similares), acabam por ter um valor próximo de zero.

    #2
    Esse comparativo seria ainda mais interessante se fosse com um A4 1.8 igual ao teu.
    Eu tive um A4 1.8 e era raro fazer menos de 9 lts. Para fazer menos tinha de andar mesmo a molengar e fazer fila atras de mim.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Gabry Ver Post
      Esse comparativo seria ainda mais interessante se fosse com um A4 1.8 igual ao teu.
      Eu tive um A4 1.8 e era raro fazer menos de 9 lts. Para fazer menos tinha de andar mesmo a molengar e fazer fila atras de mim.
      Pois, seria interessante esse e outros, mas este foi o possível.

      Esses teus consumos nunca abaixo de 9 litros exemplificam precisamente o que eu dizia:

      - não me dizem muito sobre os consumos do carro em si, porque não tenho referências de comparação.

      Mesmo que conhecesse os teus trajectos e a tua forma de conduzir (que nunca conseguirás explicar aqui), continuaria a não ter o factor de comparação directa, e entra o tal "avulso" que mencionei atrás.

      Comentário


        #4
        Mesmo os modernos 1.4 turbo a gasolina é difícil fazer baixos consumos. Um scirocco de um amigo meu 1.4 160cv a conduzir nas calmas faz sempre em torno de 8lts.
        Eu adoro motores a gasolina, mas para uso diário é pouco realista para os dias que correm.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Gabry Ver Post
          Mesmo os modernos 1.4 turbo a gasolina é difícil fazer baixos consumos. Um scirocco de um amigo meu 1.4 160cv a conduzir nas calmas faz sempre em torno de 8lts.
          Eu adoro motores a gasolina, mas para uso diário é pouco realista para os dias que correm.
          Curiosamente, a ideia passada por aqui em torno dos motores de injecção directa + turbo é de uma facilidade grande em fazer consumos baixos.

          8 litros num carro a gasolina com 160cv até é um bom valor, mas resta saber como é que ele se compara no mundo real, ou seja:

          - Quando ele faz 8 litros, qual é o consumo de 2 ou 3 modelos mais "usuais" nas nossas estradas se o for a acompanhar?

          Comentário


            #6
            O 1.9TDI ainda faz consumos muito baixos, mesmo comparado com muitos carros recentes.
            Por vezes conduzo um Verso (última versão, motor mais fraco - diesel - que deverá ter 120 e tal cavalos). O consumo é bem superior ao de um A4 de 130cv...

            Comentário


              #7
              Esse motor 1.9 TDI é muito bom.

              Comentário


                #8
                Tópico do gabanço?

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                  #9
                  Parecem-me valores perfeitamente normais para o tipo de carros em questão.

                  Originalmente Colocado por Gabry Ver Post
                  Mesmo os modernos 1.4 turbo a gasolina é difícil fazer baixos consumos. Um scirocco de um amigo meu 1.4 160cv a conduzir nas calmas faz sempre em torno de 8lts.
                  Eu adoro motores a gasolina, mas para uso diário é pouco realista para os dias que correm.
                  Esqueces-te é que esse 1.4 em performances está muito mais próximo de um 3.0 que de um 1.4 convencional.

                  Não é novidade nenhuma que os motores Diesel consomem menos, é precisamente para isso que eles existem. Mas isso não quer dizer que fiquem logo assim de cara mais baratos porque também são mais caros na compra e, com a complexidade dos actuais, de maior manutenção (e não me venham com tretas que ainda esta semana tive que entregar um relatório do estudo da manutenção de certos modelos, e a versão Diesel fica 30~40% mais cara só em manutenção planeada, se falarmos na substituição de certas peças que avariam com alguma frequência então não há comparação possível, um injector de um TD custa tanto como os 4 de um Otto). Numas situações a redução nos consumos poderá compensar, noutras não, há que fazer as contas.

                  Por exemplo para conduzir maioritariamente em cidade acho que hoje em dia é de doidos comprar um carro a gasóleo, não só porque a poupança com os consumos nunca mais amortiza o investimento inicial mas também pelos problemas que existem agora com os filtros de partículas. Assim como comprar um Otto (e sustentá-lo a gasolina) para fazer Porto-Lisboa todos os dias é para ir à falência em pouco tempo.
                  Editado pela última vez por SRLA; 13 November 2011, 13:47.

                  Comentário


                    #10
                    Neste caso, aponto para o factor "relevo" como o mais importante na disparidade dos consumos entre a A4 e o C5... Como referes, se fosse na A2, esta diferença de 3 litros seria muito atenuada, talvez até para metade! O que acontece é que nas subidas da A8, quanto muito, ias com a A4 a gastar, sei lá, 10litros para manter 120km/h e o C5 para acompanhar essa velocidade, já iria a indicar valores de 15litros de consumo instantâneo no CB.

                    Se o terreno fosse sempre plano, a tua (excelente) média com a A4 iria baixar umas décimas, enquanto que a do C5, iria baixar mais de um litro

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                      #11
                      Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                      Por exemplo para conduzir maioritariamente em cidade acho que hoje em dia é de doidos comprar um carro a gasóleo, não só porque a poupança com os consumos nunca mais amortiza o investimento inicial mas também pelos problemas que existem agora com os filtros de partículas. Assim como comprar um Otto (e sustentá-lo a gasolina) para fazer Porto-Lisboa todos os dias é para ir à falência em pouco tempo.
                      Penso que por exemplo um Prius 1.8 será um dos melhores compromissos nesses cenários.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                        Penso que por exemplo um Prius 1.8 será um dos melhores compromissos nesses cenários.
                        Eu diria que a única vantagem evidente de um híbrido relativamente a um diesel de média cilindrada é na utilização maioritariamente citadina, porque em estrada aberta os consumos tendem a aproximar-se, ou mesmo, serem favoráveis ao diesel

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                          Tópico do gabanço?
                          Podes achar que sim, mas acredita que eu faço muitos kms numa carrinha muito semelhante à do rca33 (A4 B6 Avant PD130 + jante 16' Sport) e fico parvo com os consumos que aquilo faz.

                          Não, não fico parvo porque faz 4l em EN , nem porque faz 6l em cidade a sério como alguns carros fazem (também não faz) mas em termos de consumo de AE a 140/150 ainda não encontrei um carro que faço o mesmo consumo. Ok, nunca andei num 320d actual, acredito que esse faço o mesmo, talvez até melhor mas, ainda assim, teria de confirmar o consumo real, e não apenas com o CB.


                          E a melhor é que falamos de um motor com concepção antiga, falamos de um carro com uma aerodinâmica nada de especial (carrinha), falamos de um carro de 1500kg (mais fluídos, pessoas e malas) e, como se não bastasse, tem uma caixa curta como já não se vê hoje em carros desta potência. Se bem que, nomeadamente no caso deste tópico, a caixa curta até é capaz de ser uma mais valia pois a subir dá-me impressão que as longas fazem gastar mais mais, repito dá-me impressão.


                          Posso desde já adiantar que faço quase sempre entre 6 a 6.5l reais com uma carrinha destas, e isto sem andar a pastar (AE a menos de 140/150 é raro e a acontecer é durante poucos kms), costuma ter alguma mas pouca EN pelo meio, e a que tem não é a pastar (120km/h) e é a ultrapassar sem problemas de reduções. Depois tem ainda alguma cidade, ainda que seja verdade que não tem trânsito intenso, mas tem muitos percurso curtos de 3/4km o que também não permite bons consumos. Agora claro que uns 100km em cidade num depósito 1000km totais não faz assim tanto mossa, mesmo que sejam 7.5/8l reais.


                          Já fiz um depósito de 6.8l mas teve muita AE a andar bem sendo que algumas dezenas de kms foram a fundo, mas também já fiz uma vez 5l reais a pastar imenso é verdade, mas foi sempre com chuva e nevoeiro pelo que tive de andar devagar, e também já fiz duas vezes 5.5l.

                          PS: Todos os valores que apresento são de depósitos inteiros pelo que nunca são referentes a menos de 800/900km.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                            Eu diria que a única vantagem evidente de um híbrido relativamente a um diesel de média cilindrada é na utilização maioritariamente citadina, porque em estrada aberta os consumos tendem a aproximar-se, ou mesmo, serem favoráveis ao diesel
                            A eficiência de um híbrido está apenas limitada pela carga que consegue armazenar. Com baterias suficientes não há Diesel ou veículo convencional nenhum que chegue perto.

                            O Prius, e concorrentes semelhantes, tem dois problemas:
                            - Armazena pouca carga o que obriga a recorrer com muita frequência ao motor de combustão, sobretudo se não se quiser andar a pastar
                            - É um autêntico mono que a única coisa que tem de bom é o consumo

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                              Eu diria que a única vantagem evidente de um híbrido relativamente a um diesel de média cilindrada é na utilização maioritariamente citadina, porque em estrada aberta os consumos tendem a aproximar-se, ou mesmo, serem favoráveis ao diesel
                              Um diesel de 136 cv em puro urbano gasta 7,5L e um Prius gasta 5L. E não tem FAP.
                              Em estrada se forem nacionais de baixa velocidade o prius também deve igualar ou sair vitorioso.
                              Só em andamentos de AE ou nacionais muito rápidas acima dos 120 km/h os diesel gastam menos.

                              Comentário


                                #16
                                Desde já parabéns pelo tópico, gosto muito mais destes casos práticos do que os comparativos dos valores homologados pelas marcas, conseguidos pelas revistas ou constatados por pessoas com realidades completamente distintas.

                                Há uns tempos fiz um tópico parecido

                                http://forum.autohoje.com/forum-gera...kingatico.html

                                Mas se bem me lembro há uma certa tendência para as pessoas se porem a questionar as pequenas diferenças na condução, se tem turbo, etc. em vez de se focarem no esencial:

                                Em termos de consumos os diesel esmagam os gasolina equivalentes

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                  Tópico do gabanço?
                                  you FAIL.

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                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                    Ok, nunca andei num 320d actual, acredito que esse faço o mesmo, talvez até melhor mas, ainda assim, teria de confirmar o consumo real, e não apenas com o CB.
                                    Melhor tenho dúvidas !

                                    Além disso se incorporares as frequentes idas à Oficina que estes BMWs 4 cilindros exigem (com os variados problemas que têm) acabam por ter muito mais consumo

                                    Comentário


                                      #19
                                      Desculpa lá mas isso não é verdade. Já andei com um ibiza fr dos novos em puro urbano e o consumo pautou-se por 5.8l. Claro que com AC este valor aumenta bastante... Para torno dos valores que apontaste.

                                      Quanto ao 1.9tdi, a ir de lisboa para albufeira no pico do verão com 2 pessoas+muitas malas+ac ao máximo e com o CC ligado nos 155km/h chegou lá com média de 5.2. E este carro só tinha 105cv. A 120 o consumo pauta-se por uns poupados 4.2l. A voltar para cima pelas nacionais a 70/80 cheguei a lx com média de 3.8 (aqui sem ac e vidros abertos).
                                      Já na A8 a 140 era facilimo fazer 5.7/5.8 com o CC ligado.

                                      É tudo uma questão de tipologia de estrada. No entanto uma coisa é certa, se um gasolinas gastar pouco num determinado percurso é certo que um diesel fará melhor.

                                      Sent from my GT-S5660

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                        Desde já parabéns pelo tópico, gosto muito mais destes casos práticos do que os comparativos dos valores homologados pelas marcas, conseguidos pelas revistas ou constatados por pessoas com realidades completamente distintas.

                                        Há uns tempos fiz um tópico parecido

                                        http://forum.autohoje.com/forum-gera...kingatico.html

                                        Mas se bem me lembro há uma certa tendência para as pessoas se porem a questionar as pequenas diferenças na condução, se tem turbo, etc. em vez de se focarem no esencial:

                                        Em termos de consumos os diesel esmagam os gasolina equivalentes
                                        Na comparação com os híbridos, actualmente em estrada os Diesel conseguem fazer consumos tão bons ou melhores, mas com o tempo a tendência será para isto se inverter.

                                        Isto porque os motores de combustão não têm muito mais por onde evoluir (à excepção da substituição do metal utilizado nos componentes do bloco por materiais isolantes térmicos como cerâmica, mas não sei se isto alguma vez será viável para produção em massa), enquanto a tecnologia de baterias está em crescimento e daqui por alguns anos poderemos ter híbridos que armazenam carga suficiente para fazer 100Km só a electricidade e obtêm um muito maior aproveitamento da energia de travagem.

                                        O futuro a médio prazo passará pelos híbridos (ou os eléctricos "extended range" em que o motor de combustão só serve como gerador, e aí não deixa de ser viável a utilização do Diesel), e isto só porque as baterias provavelmente nunca conseguirão substituir por completo a energia química pela relação energia/massa e logo terão sempre limitações quanto à autonomia.
                                        Editado pela última vez por SRLA; 13 November 2011, 14:33.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                          O futuro a médio prazo passará pelos híbridos (ou os eléctricos "extended range" em que o motor de combustão só serve como gerador, e aí não deixa de ser viável a utilização do Diesel), e isto só porque as baterias provavelmente nunca conseguirão substituir por completo a energia química pela relação energia/massa e logo terão sempre limitações quanto à autonomia.
                                          Em teoria sim ! é como os limites de velocidade serem 120 km/h e outras coisas, vamos ver na prática

                                          O que é certo é que o diesel continua a evoluir, apesar do que tu dizes e mesmo em carros mais pesados, altos e com pneus largos continuam a bater com facilidade os seus homologos a gasolina.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                            O que é certo é que o diesel continua a evoluir
                                            Continuam mesmo? Qual é a diferença de consumos real entre, digamos, um TD de 4 cilindros e ~150cv com 10 anos e um actual? 5%? Em alguns modelos os consumos reais até aumentaram (ao contrário do que os fabricantes anunciam), fruto dos esforços para reduzir emissões poluentes.

                                            E isto não é específico dos Diesel. Nos Otto agora houve a revolução da injecção directa e do turbo mas para além disso não há muito a fazer. Há o ciclo Miller, que a meu ver já deveria ser utilizado em praticamente todos os motores a gasolina, mas mesmo aí a diferença não será abismal. Há os combustíveis alternativos mas esses estão muito condicionados pela capacidade de os produzir e pela aceitação do mercado.

                                            Os motores de combustão mais eficientes no mundo têm um rendimento de ~50%. Mais de 40% em veículos rodoviários é irrealista. Já um motor eléctrico qualquer tem uma eficiência mínima acima de 80%, um trifásico de alta tensão consegue ir aos 90, 95%. É que não há comparação possível com motores de combustão neste aspecto.

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                                              #23
                                              Malta, tudo evolui. Diesels, ottos e elétricos. Só não se consegue passar dos limites teóricos e nisso o elétrico leva vantagem.

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                                Podes achar que sim, mas acredita que eu faço muitos kms numa carrinha muito semelhante à do rca33 (A4 B6 Avant PD130 + jante 16' Sport) e fico parvo com os consumos que aquilo faz.

                                                Não, não fico parvo porque faz 4l em EN , nem porque faz 6l em cidade a sério como alguns carros fazem (também não faz) mas em termos de consumo de AE a 140/150 ainda não encontrei um carro que faço o mesmo consumo. Ok, nunca andei num 320d actual, acredito que esse faço o mesmo, talvez até melhor mas, ainda assim, teria de confirmar o consumo real, e não apenas com o CB.


                                                E a melhor é que falamos de um motor com concepção antiga, falamos de um carro com uma aerodinâmica nada de especial (carrinha), falamos de um carro de 1500kg (mais fluídos, pessoas e malas) e, como se não bastasse, tem uma caixa curta como já não se vê hoje em carros desta potência. Se bem que, nomeadamente no caso deste tópico, a caixa curta até é capaz de ser uma mais valia pois a subir dá-me impressão que as longas fazem gastar mais mais, repito dá-me impressão.


                                                Posso desde já adiantar que faço quase sempre entre 6 a 6.5l reais com uma carrinha destas, e isto sem andar a pastar (AE a menos de 140/150 é raro e a acontecer é durante poucos kms), costuma ter alguma mas pouca EN pelo meio, e a que tem não é a pastar (120km/h) e é a ultrapassar sem problemas de reduções. Depois tem ainda alguma cidade, ainda que seja verdade que não tem trânsito intenso, mas tem muitos percurso curtos de 3/4km o que também não permite bons consumos. Agora claro que uns 100km em cidade num depósito 1000km totais não faz assim tanto mossa, mesmo que sejam 7.5/8l reais.


                                                Já fiz um depósito de 6.8l mas teve muita AE a andar bem sendo que algumas dezenas de kms foram a fundo, mas também já fiz uma vez 5l reais a pastar imenso é verdade, mas foi sempre com chuva e nevoeiro pelo que tive de andar devagar, e também já fiz duas vezes 5.5l.

                                                PS: Todos os valores que apresento são de depósitos inteiros pelo que nunca são referentes a menos de 800/900km.


                                                Essas médias não são nada de extraordinárias. Isso faço eu com a Superb break 170CR 4x4. Mais pesada, mais cavalos e tracção integral.

                                                Consumos muito bons era o que fazia com o megII 80CV. Rondava sempre os 5,3l com AE e cidade pelo meio. E só tinha caixa de 5V

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                                                  #25
                                                  Podias esforçar-te para arranjar um otto pior que o 1.8 PSA, mas seria sempre difícil!!! :D

                                                  Num Golf com o 1.4 TSI 122 e mesmo o 140 conseguem-se consumos em torno dos 6.5/7 no dia a dia, então em viagens em AE no relax nem se fala!

                                                  Mas nesta comparação o resultado era mais que previsível...
                                                  Por esmagamento como alguns dizem!!!

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                                                    Um diesel de 136 cv em puro urbano gasta 7,5L e um Prius gasta 5L. E não tem FAP.
                                                    Em estrada se forem nacionais de baixa velocidade o prius também deve igualar ou sair vitorioso.
                                                    Só em andamentos de AE ou nacionais muito rápidas acima dos 120 km/h os diesel gastam menos.

                                                    Para quando um diesel - híbrido?
                                                    Para quando um Prius diesel?
                                                    Custa assim tanto?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Fiz a mesma experiência o mês passado numa viagem Lisboa-Porto-Barcelos-Lisboa (sendo eu o condutor das duas vezes);

                                                      Da primeira vez fui com o Mercedes C220 a gpl de 1994 (150cv) automático com apenas 4 velocidades a uma velocidade a rondar os 120km/h, 3pessoas a bordo mais duas malas (e alguns km's dentro das referidas cidades): 9,4L/100km.
                                                      Da segunda vez com a BMW 320D de 2008 "kit M" (177cv) com o cruise control a 120km/h com as mesmas pessoas (e bagagem) e o mesmo tour: 5,9L/100km.

                                                      A BMW mesmo gastando menos que o E220cdi auto não consegue o custo por km do velhote e arcaico C220 a gás.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                                        Essas médias não são nada de extraordinárias. Isso faço eu com a Superb break 170CR 4x4. Mais pesada, mais cavalos e tracção integral.

                                                        Consumos muito bons era o que fazia com o megII 80CV. Rondava sempre os 5,3l com AE e cidade pelo meio. E só tinha caixa de 5V
                                                        Contudo, sem comparação directa, um motor mais recente e quiçá melhor aerodinâmica (alguém que confirme este ponto sff).

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por speedtouched Ver Post
                                                          Para quando um diesel - híbrido?
                                                          Para quando um Prius diesel?
                                                          Custa assim tanto?
                                                          Já está à venda o Peugeot 3008 Hybrid 4, que junta a tecnologia híbrida a um motor diesel

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por filipeGtturbo Ver Post
                                                            Já está à venda o Peugeot 3008 Hybrid 4, que junta a tecnologia híbrida a um motor diesel
                                                            Sim eu sei, embora acho que cá em pt ainda não, mas também não é por isso...
                                                            De qualquer forma o objetivo desse não é o mesmo do Prius.
                                                            O Prius procura mesmo ser o mais económico possível.

                                                            Comentário

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