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Ensaio Longa Duração Autohoje - Dacia Sandero 1.5 dci

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    Ensaio Longa Duração Autohoje - Dacia Sandero 1.5 dci



    Durante dois anos e meio, os jornalistas do Autohoje utilizaram um Dacia Sandero 1.5 dCi para inúmeras deslocações. A utilização foi sempre normal mas muito intensiva, de tal modo que atingimos os 100 000 Km, o equivalente a duas voltas e meia ao globo. No final deste Ensaio de Longa Duração fazemos o balanço ao desgaste mecânico e aos custos de utilização.

    Podem consultar as páginas publicadas, na íntegra, aqui.


    Foram 100000 km em pouco mais de dois anos, nas mãos de dezenas de pessoas, e com condução bastante agressiva, por vezes.

    O interior acusou o uso, mas a mecânica manteve-se sempre à altura. Não houve nenhuma avaria de monta e muito menos alguém ficou apeado.

    #2
    Bom ensaio e bem detalhado

    A ver vamos se o publico começa a olhar com outros olhos para este genero de propostas

    Comentário


      #3
      Boa iniciativa ! Parabéns !

      Já agora 2 sugestões dificeis de por em prática, mas que considero bastante interessantes:

      - Medir os consumos dos carros a várias velocidades estabilizadas, tipo a 70, 80, 90, 100, 110, 120, 130, 140, 150, 160, 170, 180, 190, 200, Máximo

      - Medir travagens a velocidade moderada 90, velocidade tipica de AE 130 e velocidade de AE ritmos acelerado 170

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
        Boa iniciativa ! Parabéns !

        Já agora 2 sugestões dificeis de por em prática, mas que considero bastante interessantes:

        - Medir os consumos dos carros a várias velocidades estabilizadas, tipo a 70, 80, 90, 100, 110, 120, 130, 140, 150, 160, 170, 180, 190, 200, Máximo

        - Medir travagens a velocidade moderada 90, velocidade tipica de AE 130 e velocidade de AE ritmos acelerado 170
        Em Portugal, não se podem fazer essas medições que estejam do limite legal, para não teres problemas com as autoridades. O "circuito" não permite medir consumos a essas velocidades altas.

        As travagens a 90 são sempre feitas. Tens de ler o Autohoje com mais atenção.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por joann Ver Post
          Bom ensaio e bem detalhado

          A ver vamos se o publico começa a olhar com outros olhos para este genero de propostas
          A eventual receptividade do público português precisa de muito mais que hipotética fiabilidade.

          Comentário


            #6
            Muito interessante!

            E, com um uso mais cuidado, a factura ainda poderia ter descido mais...

            Comentário


              #7
              E só conseguiram espetar o carro 3 vezes...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por AF147 Ver Post
                A eventual receptividade do público português precisa de muito mais que hipotética fiabilidade.

                Aonde consegues ver que a fiabilidade é hipotética neste caso presente?

                Mas tens razao, a verdade é que o publico portugues se deixa mais convencer por siglas do que por factos

                Comentário


                  #9
                  100.000kms num Dácia?! Não acredito!





                  Epá 7.233 € pelos arranjos do carro?! "Quase" que dava para comprar um novo.

                  Comentário


                    #10
                    Parabéns pela iniciativa, este é o tipo de testes que gosto de consultar.

                    Tinha uma ideia de que o Dacia era melhor construído, agora o banco com problemas crónicos e a ficar coçado, amortecedores nas lonas aos 100 mil e barulhos "estranhos" na caixa. Isto não será só o ter andando em muitas mãos, é também um pouco de falta de qualidade

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
                      100.000kms num Dácia?! Não acredito!





                      Epá 7.233 € pelos arranjos do carro?! "Quase" que dava para comprar um novo.

                      Pelo menos para metado do bicho e o resto com um crédibom

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por joann Ver Post
                        Aonde consegues ver que a fiabilidade é hipotética neste caso presente?
                        Estava a generalizar.
                        Mas tens razao, a verdade é que o publico portugues se deixa mais convencer por siglas do que por factos
                        Continua e continuará a ser sempre um factor que determina escolhas, independentemente da relação preço/qualidade.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                          Parabéns pela iniciativa, este é o tipo de testes que gosto de consultar.

                          Tinha uma ideia de que o Dacia era melhor construído, agora o banco com problemas crónicos e a ficar coçado, amortecedores nas lonas aos 100 mil e barulhos "estranhos" na caixa. Isto não será só o ter andando em muitas mãos, é também um pouco de falta de qualidade
                          Imagina tipo de trato que esse dacia deve ter levado...

                          So nao o conseguiram capotar

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
                            100.000kms num Dácia?! Não acredito!





                            Epá 7.233 € pelos arranjos do carro?! "Quase" que dava para comprar um novo.
                            Mais um bocado e ainda o consideravam perda total por exceder o valor comercial.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por AF147 Ver Post
                              Continua e continuará a ser sempre um factor que determina escolhas, independentemente da relação preço/qualidade.
                              Infelizmente é pena que assim seja...passa-se ao lado de carros que conseguem completar os anos e os quilometros calmamente.

                              Comentário


                                #16
                                A única coisa a retirar do ensaio é que a partir dos 70.000 começam a ter acidentes, portanto o melhor é mesmo vender!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por joann Ver Post
                                  Imagina tipo de trato que esse dacia deve ter levado...

                                  So nao o conseguiram capotar
                                  Não é desculpa para o que está relatado .

                                  Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
                                  A única coisa a retirar do ensaio é que a partir dos 70.000 começam a ter acidentes, portanto o melhor é mesmo vender!

                                  Estava embruxado, provavelmente pela bruxa Motrio

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
                                    A única coisa a retirar do ensaio é que a partir dos 70.000 começam a ter acidentes, portanto o melhor é mesmo vender!



                                    Sim o melhor é vender e ir a correr comprar um Audi importado, que esse de certeza que ja passou dos fatidicos 70000 km !

                                    Comentário


                                      #19
                                      Continuem assim, têm aqui um leitor satisfeito.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                        Não é desculpa para o que está relatado .
                                        A mim nao me choca nada...sobretudo se tiveres em conta o valor inicial do carro e o facto de por exemplo os interiores de um Audi com o dobro do valor se descascarem ao fim de 2 ou 3 anos, nomeadamente nos comandos das luzes e interruptores do vidros

                                        Acredito que tenham bem massacrado este Sandero

                                        Comentário


                                          #21
                                          Hello,

                                          peço desculpa pela ignorância, mas porque é que aos 100.000 km os consumos estão diminuídos? É normal em todos os carros?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Que países é que visitaram? E quais visitaram duas vezes?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por SRL Ver Post
                                              Hello,

                                              peço desculpa pela ignorância, mas porque é que aos 100.000 km os consumos estão diminuídos? É normal em todos os carros?

                                              O atrito das peças do motor é menor, logo o consumo tambem desce

                                              Isso acontece em todos os motores.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Não sei qual o espanto de ter os amortecedores, discos e travões todos afanados. Se tivesse um único dono que o estimasse acredito que durasse mais, como em todos os carros.

                                                Achei engraçada a forma como... anunciam os 100.000 km´s....

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  até parece que carros de marcas mais conceituadas, não tem o mesmo tipo de problemas com 100000km....

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Por acaso gostava de fazer umas perguntas ao AH.

                                                    Na fosse check list têm itens com o V, outros com o V cortado, e por fim com X, mas depois não desenvolvem quais o problemas que estes componentes tinham.

                                                    A caixa de velocidades, qual era o problema? O A/C? O auto-rádio?

                                                    O resto acho que tudo foi respondido.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Se há coisa que eu nunca percebi nestes ensaios de longa duração da AH é o que contabilizam como custos.

                                                      Quer dizer um utilizador espatifa o carro num pilar de estacionamento e depois contabilizam o arranjo nos custos de utilização?

                                                      Mas que relevância tem isso para realmente ter uma noção dos custos de manutenção do modelo em teste?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Aplaudo a iniciativa.


                                                        Venham mais destes.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          É incrível como numa redação de uma revista de automóvbeis ainda haja alguém que não se apercebeu que a embraiagem dos Renault, por norma, pega sempre em cima. E desde quando isso é um problema ?

                                                          E porque raio não há uma foto do desgaste do banco ? Bem como do volante...

                                                          E, desde logo, assumir que os acidentes apenas se deveram aos pneus e à falta de ESP... Só dá para rir...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Iniciativa interessante.. Só achei um pouco estranho, na primeira página, na caixa relativa aos travões, dizem que desde a troca, os discos ainda não apresentam calo, e na segunda página, no teste da Bosch, dizem que os discos já têm muito calo.

                                                            Outra coisa que estranhei foi que, após estes 100.000Km, a aceleração de 0-400m tenha aumentado 10s, mesmo com o aumento de 3cv.. Não me parece que faça sentido.

                                                            Concluindo, 1800€ de manutenção para 100.000Km é até um custo comportável, ou seja, se o veículo apresentar uma média total de uso de 6,5L/100Km, temos um custo total máximo por Km de 0,12€ (custo por litro de gasóleo tomado como 1,50€, para worst case scenario). Isto é, custo de 11,55€/100Km.

                                                            Foi pena os percalços que pautaram este teste.

                                                            Comentário

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