O que se deve ter em atenção na compra de um carro usado???
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Compra de carro usado!!
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
boa pergunta.
1º - Ver até quando vai a inspecção do carro (se for até ao mês que vem é um pouco suspeito) Se não tiver inspecção é bom quem comprar que saiba no que se está a meter.
2º - Verificar se o carro tem IUC pago
3º - Verificar todos os componentes interiores e exteriores (um simples recolher de espelhos, verificar riscos e ferrugem na carroçaria. Se o carro tiver tecto de abrir ver se este não tem ferrugem nem obstruções e se funciona correctamente. Testar os extras todos.)
4º - Verificar chassis. (Se está torto ou se tem ferrugem)
5º - Pesquisar sobre o modelo para ver se tem alguns "cancros" conhecidos.
6º - Verificar suspensão (em andamento, se o carro parecer flutuar tipo barco, é que está nas ultimas)
7º - Verificar direcção (Estalidos quando se vira o volante.)
8º - Verificar caixa de velocidades (quando se mete as velocidades elas devem ser feitas intuitivamente e não com dificuldade)
9º - Embraiagem (o carro não deve patinar ao arrancar)
10º - Ter cuidado com barulhos em andamento.
Testes práticos:
-Pôr o carro numa subida a puxar um pouco mais do que o normal. Depois parar o carro. Dar à chave de novo. Se começar a deitar fumo é muito mau sinal.
-Ver a côr do fumo que sai do escape. (Se o carro tiver frio, fazer fumo branco é normal. Depois de quente o carro NÃO deve fazer fumo. Se fizer fumo preto ou azul é de fugir.)
-Analisar desde o início a temperatura do motor.
-Ligar o carro e ver abrir o capô. Não pode sair fumo do motor. E o trabalhar deve ser certo como um relógio e não matracadas.
-Cheiro a gasolina se é carro com injecção pode ser problema grave.
Depois é o básico, se o vendedor tiver mais interessado em vender do que o comprador a comprar, é de ter cuidado.
Façam lhe perguntas como:
Revisões na marca?
Correia de distribuição mudada quando? (Se o carro tiver mais de 100mil km e não tiver mudado eu fugia)
Se o carro tem muitos donos
Depois há uma coisa que é bastante importante: levar o carro à maquina de leitura de erros. E sendo um carro recente verificar se a km marcada conjuga com a real.
Depois ter conections em seguradoras não fica nada mal.
-
Obrigado pela atenção!!
A minha namorada anda a ver um ford focus de 2000, 1.8 diesel comercial.
Na proxima semana em principio vou ver o carro, e precisava de algumas dicas.
Quando comprei o meu primeiro carro (peugeot 206 1.9D) fui um pouco "embarrilado", pois o AC tinha o compressor estragado, o tecto de abrir veio a estragar-se porque deixava entrar agua e estragou o motor (foi arranjado na garantia). Não sei o que lhe fizeram à pintura que quando o comprei estava impec, mas passado um ano ou nem isso começaram a aparecer as manchas (e lavava o carro na garagem, não nesses postos de lavagem com aquelas agulhetas de pressão).
O vidro do retrovisor do passageiro soltavasse (foi depois colado quando o levei à garantia), o forro da porta estava um pouco solto (meteram-lhe depois umas molas novas)...Isto foi tudo na altura que o comprei, agora passados 4 anos começou a levar bielas novas, foles da direcção, escape, amortecedor do acelerador, velas...essas coisinhas (tem 200.000).
Ainda este ano comprei um Auris 1.4 D4D (de 2010) pack sport, e até agora nada a apontar.
PS: Quando mudei a correia do peugeot, não acredito que esta tivesse sido mudada aos 90000, pois estava em péssimo estado! A embriagem também chia um bocadinho...só não digo é quanto dei por ele, que até tenho vergonha!!!
Comentário
-
sendo a diesel certifica te se não andaram a aumentar o débito através da bomba de gasóleo.
Aconselho a levares um mecânico ao lado para se certificar que está bom de motor.
Não caias em contos nem te iludas. Vais para ver o carro e caga para a conversa fiada. Quando a tua namorada estiver a experimentar o carro fica de olhos e ouvidos bem abertos.
E depois claro se não vires problemas de maior (analisa bem) a ultima opinião é dela.
Boa sorte
Acerca do peugeot: eu também tive uma situação parecida mas isso é uma lição que basta uma vez para se aprender.
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário