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As marcas PREMIUM e as GENERALISTAS - Comparativo

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    [Mercado] As marcas PREMIUM e as GENERALISTAS - Comparativo

    Já há muito tempo que analiso preços de várias marcas, dentro de determinados segmentos. Praticamente sempre que comparo marcas Premium vs marcas Generalistas existe um fosso enorme de preços que atingem valores acima de 10/15 mil euros no PVP. Ao acompanhar os vários diários de bordo e análise/notícias na imprensa, observo que em todas elas, quer Premium quer Generalistas existem problemas, sendo que uns são mais graves do que outros. Muitos dos problemas são assumidos pelas marcas (recalls) mas muitas das vezes chutam para canto não assumindo responsabilidades (ou parte dela).

    Já no que se refere ás revisões obrigatórias observa-se também um ligeiro fosso na factura final a pagar pelas mesmas.

    Por tudo isto e mais algumas coisas, custa-me a entender a verdadeira razão do fosso inicial aquando da compra de um veículo novo.

    O que garantem as marcas Premium que as Generalistas não?

    Em que é que as marcas Premium investem mais que as Generalistas não?

    A nível da linha de montagem, que métodos são diferentes entre as marcas Premium e as Generalistas?

    A nível de valores de usados, o porquê de marcas desvalorizarem mais em deterimento de outras, quando na altura da compra os valores são quase idênticos?

    Esse valores de usados são uniformes nos outros países?

    Eu sei que o facto de determinadas marcas estarem na moda, e de gozarem de "alto reconhecimento social" as faz valorizar mais mas se dão tanto ou mais problemas que as outras, porque é que o cliente paga um valor tão elevado em determinadas marcas?

    Este tópico não um ataque a nenhum tipo de marca e muito menos a defesa de outras. É mais numa tentativa, de analisar factores concretos, que faça com que seja justificável, o facto de num determinado segmento o carro de uma marca Premium seja vendido a X e de uma marca Generalista a Y.

    #2
    Como na maior parte das coisas é principalmente uma questão de reputação. Há marcas com historial provado e como é óbvio irão beneficiar disso (da mesma maneira que as que tenham mau historial vão ser prejudicadas). A reputação - seja qual for - demora algum tempo a ser ganha. Se eu fizer dois televisores iguaizinhos em tudo e depois os colocar à tua frente, um a dizer Sony e a custar 500€ e outro a dizer Peekaboo a custar 300€ se calhar ficas com dúvida acerca de qual comprar. A primeira condicionante será o dinheiro que tens para gastar/estás disposto a gastar, a segunda condicionante a ideia que tens da marca e a sua reputação.

    Por exemplo, não é por nada que as pessoas admitem coisas ridiculas, sem sentido e inaceitáveis em supercarros que nunca admitiriam num utilitário. Por um pagam 200000€ e ficam com o puxador na mão, mas é um Ferrari, pelo outro 17000€ mas se o carro não pegar uma vez à primeira, são uns incompetentes que nem um carro sabem fazer. Daí as preferências habituais de um BMW ou Audi com 10 anos ao invés de um Renault, FIAT, Honda, etc, novo.

    No entanto nalguns casos nota-se claramente um cuidado maior a nível de construção/arquitectura e no que ela se vai traduzir ao longo do tempo nas marcas "premium" que não se vê nas "generalistas". Geralmente materiais melhores, mais duráveis e uma montagem melhor. Penso que também são marcas que investem mais em pesquisa e desenvolvimento.

    A desvalorização dos usados, mesmo não sendo igual em todo o mundo, é igual no aspecto em que as marcas melhor cotadas desvalorizam menos. Exemplo, lembro-me do episodio do Top Gear em que o Jeremy Clarkson diz que o Alfa 166(?) foi um carro que usado tem uma desvalorização brutal - mas é difícil de encontrar porque "ninguém" comprou um novo.
    Editado pela última vez por Torres; 21 November 2011, 04:46.

    Comentário


      #3
      carros premium=carros mais caros=mais dinheiro para gastar em desenvolvimento e produção=produtos melhor desenvolvidos=melhores materiais

      Quanto á desvalorização, esta é defenida por quem compra um carro e por quanto o nome da marca significa.

      Comentário


        #4
        Acho que a questão vai além do objecto puro e entra já em campos mais passiveis de serem explicados pela sociologia/psicologia, porque a questão levantada aplica-se não são a carros, como a casas, roupa, sapatos, relógios, etc etc etc, e está relacionada com a forma de ser das pessoas/sociedade.
        Se poderá ser fácil perceber que determinado produto tem obrigatóriamente de ser mais caro porque é melhor, já não será tão fácil saber quão melhor é o produto para justificar a diferença de preço. Isto porque o preço dos produtos, principalmente os premium, que podem ser eles um carro, uma casa ou um relógio, é também composto por algo muito importante na nossa sociedade, a noção de exclusidade e reconhecimento social que o produto oferece a quem o possui.

        Comentário


          #5
          Porque é que umas calças na Rio Bravo, aqui em Braga, o mesmo modelo sai para a H&M e para a Dolce & Gabanna, ao mesmo preço, e depois vais a uma loja H&M e vês essas mesmas calças a 19,90 € e vais à Dolce & Gabanna e essas calças estão a mais de 100 €?

          Quem souber responder a isto, e não apenas chutar para o ar "paga-se a marca", então sabe porque um Audi A3 custa 30.000 e o equivalente da Škoda pouco passa dos 20.000, com o mesmo equipamento e motor.

          Comentário


            #6
            Existe mais procura, quer seja pela imagem que dão, ou pela sua qualidade...

            ...por isso, é a lei da oferta e da procura a trabalhar.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
              Porque é que umas calças na Rio Bravo, aqui em Braga, o mesmo modelo sai para a H&M e para a Dolce & Gabanna, ao mesmo preço, e depois vais a uma loja H&M e vês essas mesmas calças a 19,90 € e vais à Dolce & Gabanna e essas calças estão a mais de 100 €?

              Quem souber responder a isto, e não apenas chutar para o ar "paga-se a marca", então sabe porque um Audi A3 custa 30.000 e o equivalente da Škoda pouco passa dos 20.000, com o mesmo equipamento e motor.
              Terá tudo a ver com a qualidade. Da mesma forma que gosto de usar roupa cara porque me dura anos(e dura), há quem compre os carros com o mesmo propósito.

              O exemplo que deste do audi vs skoda....eu entro com frequencia em audis,vw(tenho um) e skoda e noto uma clara diferença entre skoda e vw e entre audi e vw.

              Apesar do motor ser o mesmo, os materiais empregues e o rigor na construção é totalmente diferente.

              Alias, conduzir um audi e um vw nota-se diferença (eu noto) e conduzir um skoda e vw nota-se diferença (esta mais reduzida do que conduzir um audi e vw).

              A audi peca só por ser algo acanhada no interior mas é bastante mais acolhedora.

              Mercedes e BMW não entro num há algum tempo e por isso não consigo avaliar.

              Resumindo: Noto grandes diferenças nos materiais e na condução de um audi face à vw e skoda! Agora se isso justifica a diferença de preço, será outra questão!

              Comentário


                #8
                A questão está no prestigio de ter um Audi face a um Škoda, e não se trata de "pagar a marca", o atendimento Audi é premium, é tudo mais personalizado, por outro lado, ao entrar num Audi A3 ou A4, e por consequência entrar num Leon ou num Octávia, vejo alguma falta de rigor na montagem, e o decréscimo de qualidade dos materiais, um generalista transmite uma imagem que mesmo sendo boa, daqui a meia dúzia de anos fica "gasta", enquanto que um premium transmite uma imagem sólida e que perdura ao longo dos anos, e que diz "fica comigo para a vida"

                Vejam-se Mercedes 190, BMW Série 3 e 5 e Audi 80, são carros que se fabricaram à +/- 20 anos, e apesar de acusarem a idade, estão cá para as curvas, e se repararem acusam muito menor desgaste que os generalistas da mesma época.

                E os 3 continuam com uma imagem distinta.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                  A questão está no prestigio de ter um Audi face a um Škoda, e não se trata de "pagar a marca", o atendimento Audi é premium, é tudo mais personalizado, por outro lado, ao entrar num Audi A3 ou A4, e por consequência entrar num Leon ou num Octávia, vejo alguma falta de rigor na montagem, e o decréscimo de qualidade dos materiais, um generalista transmite uma imagem que mesmo sendo boa, daqui a meia dúzia de anos fica "gasta", enquanto que um premium transmite uma imagem sólida e que perdura ao longo dos anos, e que diz "fica comigo para a vida"

                  Vejam-se Mercedes 190, BMW Série 3 e 5 e Audi 80, são carros que se fabricaram à +/- 20 anos, e apesar de acusarem a idade, estão cá para as curvas, e se repararem acusam muito menor desgaste que os generalistas da mesma época.

                  E os 3 continuam com uma imagem distinta.
                  Isso é que não é verdade. Vês marcas de custo mais baixo com carros dessa época em bem melhor estado e a suportarem melhor a sua utilização. Principalmente modelos a gasolina. Nos diesel já não é tao facil a comparação pois intependente de ser premium ou não premium o desgaste é muito grande.

                  Aliás se fores ao mercado dos clássicos, as marcas premium estão muito mal representadas.

                  Comentário


                    #10
                    Uma das diferenças que mais facilmente se nota entre um premium e uma generalista é que regra geral os premium ao fim de um dado número de anos e kms têm menos ruídos parasitas, menos vibrações e uma sensação geral de robustez mais elevada que os carros generalistas.
                    Diga-se de passagem que hoje em dia, qualquer carro novo à saída do stand, independentemente da marca, apresenta níveis aparentes de robustez muito idênticos, mas ao fim de 100 ou 200 mil kms e uns valentes anos começa a notar-se que tipicamente um Mercedes Classe C ou um Audi A3 aguentou melhor o uso e o desgaste que um Laguna II ou um Citroen Xsara.
                    Regra geral as marcas mais caras mantêm o bater de porta abafado durante mais tempo, fazem uso de suspensões multilink em alumínio xpto enquanto outras marcas poupam nisso recorrendo a eixos semi-rígidos, usam componentes próprios (motores / chassis / etc.) em vez de recorrerem à partilha de componentes com outras marcas, recorrem a soluções técnicas mais dispendiosas (como a tracção traseira), etc.
                    As marcas premium apresentam também uma gama de motores maiores que as generalistas que geralmente se focam apenas em motores de baixa e média cilindrada.
                    Concordo que hoje em dia algumas marcas generalistas têm feito um esforço notável e apresentado produtos muito razoáveis mas se pesquisarem, por exemplo, o nível de personalização de um carro premium é sempre superior ao leque de níveis ou packs de equipamento pré-determinados que as marcas generalistas têm.

                    Comentário


                      #11
                      Globalmente um carro premium é melhor que um generalista. Quanto a isso não tenho duvidas.

                      Se a diferença de preço que é pedida corresponde à real diferença de qualidade é que já desconfio. E claro, a imagem de marca também vende e tem o seu preço.

                      Comentário


                        #12
                        Antes de mais, alguém que defina o conceito de "premium" e "generalista" sff.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
                          Antes de mais, alguém que defina o conceito de "premium" e "generalista" sff.
                          Generalista - Carros de gente Pobre
                          Premium - Pobre na mesma, mas ilude toda a gente.

                          Comentário


                            #14
                            Outra coisa que as distingue são as formas complementares de marketing e comunicação com o cliente.
                            Não é comum entre marcas generalistas haver uma revista periódica enviada gratuitamente aos clientes sobre a marca, viagens, lifestyle, etc. (por exemplo "BMW Magazine"). Tal como também não é comum a organização de eventos de pista ou de TT como acontece nos "BMW Experience".
                            Este tipo de tratamento diferenciado que vai para além do momento da venda implica custos que as marcas generalistas tipicamente não querem assumir (e algumas premium também não).

                            Comentário


                              #15
                              E depois temos marcas que actualmente tem a mesma qualidade das ditas premium e que devido as "mesquinhices" do comprador se tornam generalistas.... As Premium sempre tiveram e vao ter problemas, alguns desses bem mais serios e graves que nas generalistas, mas como tem reputacao premium o comprador so diz : Ahhhh e tal por vezes tambem acontece.... Enquanto se for uma marca generalistas a tentar entrar no segmento premium, ou que esteja no patamar premium mas que nao seja daquelas 3 que todos nos sabemos, a ter um problema, mesmo que minimo que seja, todo o mundo vai dizer : Querem tentar ser bons mas so fazem e porcaria....

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                                E depois temos marcas que actualmente tem a mesma qualidade das ditas premium e que devido as "mesquinhices" do comprador se tornam generalistas.... As Premium sempre tiveram e vao ter problemas, alguns desses bem mais serios e graves que nas generalistas, mas como tem reputacao premium o comprador so diz : Ahhhh e tal por vezes tambem acontece.... Enquanto se for uma marca generalistas a tentar entrar no segmento premium, ou que esteja no patamar premium mas que nao seja daquelas 3 que todos nos sabemos, a ter um problema, mesmo que minimo que seja, todo o mundo vai dizer : Querem tentar ser bons mas so fazem e porcaria....
                                A diferenciação das Premium para as outras está longe de ser o factor fiabilidade... sobretudo numa era em que grande parte dos componentes dos automóveis são partilhados por diversas marcas e grupos.

                                Como já foi dito... qualidade dos interiores, atenção aos detalhes, atendimento e marketing diferenciados, gama de motores alargada, capacidade de personalização do veiculo, etc são os grandes factores que as distinguem.

                                Comentário


                                  #17
                                  Status e marketing.

                                  Já viram o James Bond a andar de Dacia ?

                                  ( Usou um Renault 11 mas era fraco e partiu ao meio )

                                  Comentário


                                    #18
                                    Tecnicamente as marcas a que vulgarmente chamamos "premium" (BMW, Mercedes, Audi) são, também, generalistas. Isto porque fazem modelos para os mais diversos segmentos, para os mais diversos públicos, sem se especializarem em nada.

                                    Um exemplo de uma marca não-generalista seria a Lotus, ou a Ferrari. E em tempos a Porsche também teria esse estatuto, mas agora já o perdeu. Tornou-se generalista.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Ou seja, hoje em dia compra se uma marca Premium apenas pelo estatuto de ter a marca X,Y,ou Z quando por uma boa maquia a menos temos uma marca generalista com a mesma fiabilidade e qualidade de construcao....

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                        e por consequência entrar num Leon ou num Octávia, vejo alguma falta de rigor na montagem...
                                        Tu até podes dizer q o Octavia tem maus materiais, q é feio, q é 50 000 coisas mais, mas falta de rigor na montagem?... Eu não gosto de frases feitas, mas com esta tua frase feita também eu mando uma ao ar: fico com imensas dúvidas q tivesses andado nalgum Octavia... se até o Fabia q tem uns interiores fracos tem uma montagem aceitável, então o Octavia/Yeti/Superb destacam-se pela excelente montagem dos materiais. É q esse até é um dos pontos fortes da marca.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                                          Ou seja, hoje em dia compra se uma marca Premium apenas pelo estatuto de ter a marca X,Y,ou Z quando por uma boa maquia a menos temos uma marca generalista com a mesma fiabilidade e qualidade de construcao....
                                          Ai tens?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                            Porque é que umas calças na Rio Bravo, aqui em Braga, o mesmo modelo sai para a H&M e para a Dolce & Gabanna, ao mesmo preço, e depois vais a uma loja H&M e vês essas mesmas calças a 19,90 € e vais à Dolce & Gabanna e essas calças estão a mais de 100 €?

                                            Quem souber responder a isto, e não apenas chutar para o ar "paga-se a marca", então sabe porque um Audi A3 custa 30.000 e o equivalente da Škoda pouco passa dos 20.000, com o mesmo equipamento e motor.
                                            Na roupa há normalmente 3 características que podem fazer diferença:

                                            - Desenho/corte
                                            - Materiais utilizados/tecidos
                                            - Acabamentos/costuras, etc.

                                            Será que essas calças são iguais ? nestes 3 paramêtros ?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Outra coisa interessante que distinguem as marcas é a quantidade de opções.
                                              Por exemplo, no caso das ajudas ao estacionamento temos marcas que:
                                              - Só têm como opção sensores de parqueamento atrás
                                              - Aos sensores de parqueamento de trás permitem adicionar sensores na frente
                                              - Aos sensores de parqueamento acrescentam a possibilidade de câmara traseira
                                              - Aos sistemas anteriores acrescentam um sistema de parqueamento automático que gira o volante sozinho e coloca o carro no lugar de estacionamento
                                              Em suma, as marcas não são todas iguais, e a quantidade de opções, luxos, personalização, etc. varia em função do cliente-alvo. Um Dacia não vai ter a mesma capacidade de personalização de um Mercedes.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Pegando no exemplo anterior da roupa e comparando um Skoda com um Audi as diferenças são:

                                                - Design
                                                - Tecnologia, a Audi incorpora muito mais inovações que a Skoda (é mesmo uma estratégia do grupo)
                                                - Materiais

                                                Se nós valorizamos as diferenças é que já é outra questão.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O preço varia sobretudo, minha opinião, pelo status que a marca ganhou no mercado, pelo status que a marca incute a quem o compra...

                                                  Relativamente a qualidade, cada vez andam mais próximas, generalistas vs premium, umas porque obrigatoriamente tem de se esforçar mais para subirem a qualidade, outras porque já tem fama e querem dosear custos.

                                                  Em Portugal as marcas premium são diferentes das marcas premium noutros países/continentes...

                                                  Poderia dar exemplos, mas o tópico não deverá ir por aí, isso acontece com todos os bens de consumo, posso relatar uma situação passada comigo relativamente a um gravador de cd´s.

                                                  Desloquei-me a uma loja de computadores, na altura que ter um gravador de cd´s custava algum dinheiro, e pedi um gravador de cd´s, deram-me o nome e preços de alguma marcas, algumas delas bem cotadas, e eu optei pela mais barata do mercado um Lite On, pois não é que para meu espanto, o meu irmão, que vive em Itália, quando soube disse que em Itália essa marca era a mais cara do mercado?

                                                  Acho que este exemplo retrata bem os mercados...

                                                  Saudações

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por cjr Ver Post
                                                    Tu até podes dizer q o Octavia tem maus materiais, q é feio, q é 50 000 coisas mais, mas falta de rigor na montagem?... Eu não gosto de frases feitas, mas com esta tua frase feita também eu mando uma ao ar: fico com imensas dúvidas q tivesses andado nalgum Octavia... se até o Fabia q tem uns interiores fracos tem uma montagem aceitável, então o Octavia/Yeti/Superb destacam-se pela excelente montagem dos materiais. É q esse até é um dos pontos fortes da marca.
                                                    O Octavia tem excelentes acabamentos para o preço que custa. Agora não se pode é querer lagosta ao preço do carapau

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                                                      #27
                                                      Ora vou tentar explicar a minha maneira de ver as coisas. "Premium" para mim é sinónimo de Marketing.

                                                      Existem carros que são melhores que outros e por isso valem o valor acrescido que pedem por eles, outros nem por isso. Cabe a cada um decidir sobre isso.

                                                      O "premium" é um produto do marketing das marcas, procurando desta forma criar uma mais valia para a marca.

                                                      Eu não sou fã da Mercedes, no entanto sei reconhecer a qualidade dos carros Mercedes, e compreendo o porquê destes serem mais caros. No entanto, a na minha cabeça, não idealizo uma marca "premium" como sendo uma marca que vende camiões, taxis, carrinhas para o INEM e carrinhas funerárias. Neste caso, a Mercedes até é mais generalista que uma Fiat.

                                                      Tal como um Bmw serie 1 tem fraca qualidade de interiores. E ainda a semana passada andei umas 5 horas num X5 que deve ter custado para cima de 100.000€, coisa que para mim não fazia sentido nenhum pagar pelo carro em questão.

                                                      O "premium" não é nada mais que marketing. Há produtos com mais qualidade, e outros com menos qualidade. Quando alguém me diz que comprou um "premium", isso para mim é igual a 0, não significa absolutamente nada.

                                                      Esboço sempre um sorriso quando vejo o pessoal no forum a discutir se a Alfa Romeo é premium, ou não é premium. A sério. Ou quando vejo pessoal a comparar as várias marcas do grupo VAG, se um Leon é um Golf, ou se um Skoda é igual a um Audi.

                                                      Enfim.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Mas querem com isso dizer que é justificável a diferença em novo na ordem dos 10/15 mil euros, muitas vezes mais despidos de equipamento. Os materiais serão feitos de quê? E o suposto desenvolvimento extra vê-se em quê? Nas performances? Aliás até dentro das marcas ditas Premium há diferenças consideráveis no PVP.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por warmthboy Ver Post
                                                          Mas querem com isso dizer que é justificável a diferença em novo na ordem dos 10/15 mil euros
                                                          A diferença é justificável para aqueles a quem a diferença não faz diferença ;)
                                                          Porque é que alguém compra um televisor Bang & Olufsen em vez de um Hannspree quando ambos servem para ver televisão?
                                                          A resposta é simples: quem compra B&O compra porque gosta do produto e o pode comprar!
                                                          Se alguém tem possibilidades para ter um Mercedes e gosta deles porque é que tem de se ficar por um Dacia?
                                                          A vida são dois dias, e é para ser vivida! As pessoas devem poder e querer comprar aquilo que as satisfaz, se sentem prazer em gastar mais 10/15 mil € e trazerem o produto que realmente querem, porque raio têm de trazer um produto mais barato e viver insatisfeitos com ele?
                                                          Se as pessoas só fizessem decisões puramente racionais certamente que seriam mais infelizes, a emoção muitas vezes está no diâmetro oposto à razão, e sem emoção a vida muitas vezes torna-se sem sal.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                            Na roupa há normalmente 3 características que podem fazer diferença:

                                                            - Desenho/corte
                                                            - Materiais utilizados/tecidos
                                                            - Acabamentos/costuras, etc.

                                                            Será que essas calças são iguais ? nestes 3 paramêtros ?
                                                            São feitas no mesmo sitio, pelas mesmas pessoas, pergunta à minha mãe que trabalha lá e compra para ela roupa da Dolce & Gabanna ao mesmo preço das "generalistas"

                                                            Portanto sim, esses três itens são semelhantes em ambas, apenas a marca difere...

                                                            Agora tu vais pagar na Dolce & Gabanna o tratamento e atendimento personalizado que não tens na H&M (disse esta marca como exemplo)

                                                            Aliás basta entrar numa Loja Levi's Strauss para perceberes, o atendimento é um nível completamente diferente.

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