Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Jipe para primeiro carro - Discovery, Land Cruiser ou Pajero?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Jipe para primeiro carro - Discovery, Land Cruiser ou Pajero?

    Boas,
    Preciso de opiniões para um primeiro carro para um recém-encartado. Tem que ser um jipe.
    O orçamento será de 10 000, mas pode esticar, no máximo, até aos 12 000. Obrigatoriamente diesel e com caixa manual O carro será para fazer percurso misto, cidade, nacional, auto-estrada e também algum fora de estrada. O conforto deve ser bom, assim como a segurança, e os consumos não devem ser aburdos, quando comparado com outro jipe. A manutenção e o custo das peças também conta.
    As três hipóteses que existem são:

    ->Discovery II (98/99/00): Um carro bastante bom, confortável, espaço para dar e vender (acho que é o que tem a maior mala?). A estética é arrebatadora, principalmente em cinzento, e, claro, a versatilidade dos sete lugares. Tem aquele aspecto de puro-e-duro, de carro que vai até o fim do mundo e volta.
    Por outro lado, ouvi dizer que estes discovery têm algum "amor" à oficina, mas se se comprar um disco em boas condições com historial documentado e manutenção feita a tempo e horas, não será possível contornar um pouco este problema? Para além disso existe a preferência por estofos de pele e, desta geração, encontram-se muito poucos com estofos em pele.


    ->Land Cruiser (98/99/00): (versao curta) Em alta tem a fiabilidade típica dos toyota, mas deduzo que tenha consumos superiores ao disco (por ter mais cilindrada) e também se encontram mais caros; o conforto deve ser semelhante ao do disco; e não possui aquele design trialheiro e de aventura do disco. Como se porta em temos de segurança e dinâmica?

    ->Pajero (99/00):
    (versao curta) De todos, este é o que tem a estética mais desportiva, os 160cv permitem prestações muito boas e ouvi dizer que proporciona uma condução desportiva fora de estrada. Esta condução mantém-se na estrada? Conforto? Consumos? Mala?
    Também ouvi dizer que os pajeros curtos têm reacções mais bruscas. O que é que isso quer dizer exactamente?


    Desde já obrigado pelas respostas.
    Editado pela última vez por jorgeshark; 22 November 2011, 18:16.

    #2
    Os Toyotas são, normalmente, à prova de tudo mas, de todos, o que me agrada mais é o Discovery, este é dos 3 o que à partida poderá ser mais problemático mas, pelo que tenho ouvido, deverá também ser o menos glutão. Dos 3, para andar em cidade, são todos uma má escolha, mas não sou eu quem vai pagar o combustível, não é verdade!

    Comentário


      #3
      Eu ia para o Discovery. Referiste que queres que o jipe faça de tudo um pouco e também algum fora de estrada. Dos 3 não há nenhum tão "redondo" quando o Discovery.

      Comentário


        #4
        O meu preferido dos 3 é o Discovery, mas aconselho (fiabilidade, principalmente) o Land Cruiser.

        Comentário


          #5
          concordo que o mais versátil é capaz de ser o discovery. É o que consegue fazer um pouco de tudo melhor.

          Comentário


            #6
            Ao que parece o maior dilema está entre o discovery e o pajero. O visual de "jipão" puro e duro contra a estética e a desportividade do pajero. O que vai desempatar vão ser o consumos, os custos de manutenção e a possibilidade de encontrar com estofos de pele (encontram-se muito poucos discoverys com estofos em pele). Qual destes dois o "menos amigo" da oficina?

            Comentário


              #7
              Eu sou um fan absoluto da Land Rover, já por cá passaram muitos entre os quais alguns Discovery`s.

              O último foi um Discovery TD5, é um excelente jipe no TT, é confortável, tem uma mala gigante mas um espaço surpreendentemente pequeno no banco traseiro. O único problema é a....hmm....fiabilidade.

              Se por acaso optares pelo Land Rover encontra um bom mecânico que saiba mexer nele e faz-te amigo dele, nem é porque o carro dá muitos problemas graves, é mais porque dia sim dia não acorda mal humurado e umas luzinhas começam a piscar, hà óleo aqui e ali, faz um barulho em determinado sitio. É muito temperamental.

              Vou-te pôr a coisa desta forma, se fosse para mim, dos três comprava o Land Rover sem dúvidas. Para aconselhar a alguém, sem dúvida que aconselho o Land Cruiser.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por jorgeshark Ver Post
                Ao que parece o maior dilema está entre o discovery e o pajero. O visual de "jipão" puro e duro contra a estética e a desportividade do pajero. O que vai desempatar vão ser o consumos, os custos de manutenção e a possibilidade de encontrar com estofos de pele (encontram-se muito poucos discoverys com estofos em pele). Qual destes dois o "menos amigo" da oficina?
                Não reparei nesta tua pergunta. O Discovery é muito muito amigo da oficina, não são coisas de remonte nem graves mas pelo menos mensalmente ele gosta de ir lá dizer um olá ao pessoal.

                Consumos do Pajero não sei, o Disco TD5 anda pelos 12/14 em cidade, 9/10 de média geral com um pouco de cuidado.

                Comentário


                  #9
                  Eu nunca iria para o Land Rover.
                  Não me acredito que em estrada seja melhor do que o Pajero. E que no monte seja muito melhor do que o Land Cruiser. Na fiabilidade não é o melhor de certeza. Nem na montagem.
                  Se fôr para andar muito no monte, escolheria o Land Cruiser, caso contrário iria para o Pajero.

                  Mas isto sou eu que não gosto de nada que seja Land Rover...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                    Eu nunca iria para o Land Rover.
                    Não me acredito que em estrada seja melhor do que o Pajero.
                    Se o Discovery em causa tiver o sistema ACE na suspensão, mais concretamente nas barras estabilizadoras, que muitos deles tinham na altura, então não encontras jipe que curve melhor que o DiscoveryII.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Visitante Ver Post
                      Eu sou um fan absoluto da Land Rover, já por cá passaram muitos entre os quais alguns Discovery`s.

                      O último foi um Discovery TD5, é um excelente jipe no TT, é confortável, tem uma mala gigante mas um espaço surpreendentemente pequeno no banco traseiro. O único problema é a....hmm....fiabilidade.

                      Se por acaso optares pelo Land Rover encontra um bom mecânico que saiba mexer nele e faz-te amigo dele, nem é porque o carro dá muitos problemas graves, é mais porque dia sim dia não acorda mal humurado e umas luzinhas começam a piscar, hà óleo aqui e ali, faz um barulho em determinado sitio. É muito temperamental.

                      Vou-te pôr a coisa desta forma, se fosse para mim, dos três comprava o Land Rover sem dúvidas. Para aconselhar a alguém, sem dúvida que aconselho o Land Cruiser.
                      Aqui está a resposta mais acertada.

                      Quanto à escolha, eu também optava pelo DiscoveryII. Tem um comportamento em estrada, sobretudo em curva que surpreende, o espaço não falta, e o motor td5 é "delicioso", e caso se queira mete-se com 160-170cvs com facilidade e sem comprometer a fiabilidade. Isto claro, desde que seja feito por quem sabe e conhece o dito cujo. Mudado apenas o intercooler de origem por um da Allisport ganha-se logo uma outra alma ...

                      Quanto ao Land Cruiser há que ter em atenção ao motor, que costuma dar raia por volta dos 200.000kms, mais coisa menos coisa.
                      Note-se que no que respeita ao preço das peças dos nipónicos (Land Cruiser e Pajero) estes são bem mais caros que o material para o Discovery.
                      Editado pela última vez por MGomes; 22 November 2011, 22:23.

                      Comentário


                        #12
                        Land Cruiser

                        Fiavel, bom em TT e de uma qualidade de construçao de fazer inveja ao Pajero e do Discovery nem se fala

                        Comentário


                          #13
                          Há respostas neste tópico que me levam a crer que vêm de pessoas que ou nunca andaram em nenhum destes modelos ou nunca viram andar (falo em mato claro) ou então foram bem enganadas.

                          Mas o Discovery é mais versátil porquê??

                          E depois leio:

                          " Eu ia para o Discovery. Referiste que queres que o jipe faça de tudo um pouco e também algum fora de estrada. Dos 3 não há nenhum tão "redondo" quando o Discovery. "

                          Nunca viram um KZJ 90 (Land Cruiser) fora de estrada, só pode.

                          Se conseguires arranjar um Discovery com o TD5 a preços decentes, eu acho que é a melhor opção. Se não conseguires, sem dúvida alguma um Land Cruiser. São jipes que estão muito equilibrados mas o TD5 "pesa" muito (na decisão).

                          E mais... Se o objectivo é mesmo fazer bastantes Kms fora de estrada então o Toyota é que o menos vezes te vai deixar ficar mal e o que menos dinheiro te vai fazer gastar. E já falaram aí dos motores que duram 200 000 Km... Devo ter uma sorte muito grande porque conheço 3 jipes destes todos com mais de 300 000 Km (um já vai para os 500k) e nunca tiveram problemas.

                          Agora claro... São jipes que vão aos 180 Km/h na boa, se a ideia é fazer Porto - Lisboa frequentemente a velocidades dessa ordem se calhar o Toyota nem 100 000 Km dura mas será o que Disco dura mais?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por joann Ver Post
                            Land Cruiser

                            Fiavel, bom em TT e de uma qualidade de construçao de fazer inveja ao Pajero e do Discovery nem se fala
                            Aqui está outro ponto muito importante... Os interiores.

                            Os do Toyota são rudes e secos (ou não fosse Toyota) mas os do Disco e Pajero desses anos não são melhores mas há uma diferença:

                            Os interiores do Disco vão ganhando todas as marcas da idade já os do Toyota.... Esse jipe que referi que já vai para 500k Km é jipe que já foi a muitos Rally de Portugal, a muitas Bajas em Fronteira e Portalegre, já foi ao Dakar (Marrocos), etc, etc (jipe de um apaixonado por ralis que é raro o fim-de-semana que não vá a um) e sempre cheio de gente. Os bancos são de pele e estão impecáveis, os botões sem desgaste, incrível.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                              ... E já falaram aí dos motores que duram 200 000 Km... Devo ter uma sorte muito grande porque conheço 3 jipes destes todos com mais de 300 000 Km (um já vai para os 500k) e nunca tiveram problemas.
                              Meu caro, basta fazer uma pesquisa, para veres que infelizmente é normal acontecer o que eu disse. Aliás, até aqui no fórum há exemplos concretos do que eu disse.
                              Eu não disse que o Land Cruiser era uma má escolha, nem pouco mais ou menos, mas que existe esse facto, existe. Mas claro, só acredita quem quer.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                                Meu caro, basta fazer uma pesquisa, para veres que infelizmente é normal acontecer o que eu disse. Aliás, até aqui no fórum há exemplos concretos do que eu disse.
                                Eu não disse que o Land Cruiser era uma má escolha, nem pouco mais ou menos, mas que existe esse facto, existe. Mas claro, só acredita quem quer.
                                Eu sei que "é" normal.

                                Mas também sei que é normal esses tais andarem frequentemente em regimes de motor que não é muito normal...

                                Tudo bem que era melhor que não acontecesse em situação nenhuma mas com algum cuidado...

                                A questão é:

                                Se me mandassem para uma viagem de 300 000 Km por caminhos de monte e me dessem a escolher entre um Patrol Y61, um KZJ 90 e um Disco (isto para nivelar as escolhas por "idade") eu atirava a moeda ao ar para decidir entre o Nissan e o Toyota.

                                E quem disser que escolhia o Disco anda um bocadinho enganado mas há que respeitas as outras opiniões.

                                Ahh e o Pajero é um excelente jipe na minha opinião apenas acho que em comparação com os outros dois, fica sempre um "bocadinho assim abaixo". Mas não ficas mal servido com um.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                  E quem disser que escolhia o Disco anda um bocadinho enganado mas há que respeitas as outras opiniões.
                                  Enganado porquê?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                                    Enganado porquê?
                                    Eu expressei-me mal.

                                    Anda enganado se escolher o Discovery com a ideia de que é o melhor veículo para essa "missão". Agora se souber ao que vai e o escolher na mesma, pronto, são gostos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      O jipe não será para fazer muitos kms em fora de estrada. Fará mais nela do que fora dela e também não será para praticar TT. É para não deixar um gajo envergonhado numa situaçãozinha mais manhosa. Por uma questão de gosto pessoal, o pajero e o disco estão à frente por terem uma estética mais jovial e desportiva (o pajero está um pouco à frente neste ponto - lembrem-se que no pajero se trata da versão curta ). A fiabilidade do pajero é muito melhor que a do discovery? E o equipamento? Com são os consumos do pajero?
                                      Editado pela última vez por jorgeshark; 22 November 2011, 23:16.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                                        Aqui está a resposta mais acertada.

                                        Quanto à escolha, eu também optava pelo DiscoveryII. Tem um comportamento em estrada, sobretudo em curva que surpreende, o espaço não falta, e o motor td5 é "delicioso", e caso se queira mete-se com 160-170cvs com facilidade e sem comprometer a fiabilidade. Isto claro, desde que seja feito por quem sabe e conhece o dito cujo. Mudado apenas o intercooler de origem por um da Allisport ganha-se logo uma outra alma ...

                                        Quanto ao Land Cruiser há que ter em atenção ao motor, que costuma dar raia por volta dos 200.000kms, mais coisa menos coisa.
                                        Note-se que no que respeita ao preço das peças dos nipónicos (Land Cruiser e Pajero) estes são bem mais caros que o material para o Discovery.
                                        Eu conheço 3 land cruiser, um com 500.000km que só levou escovas do motor de arranque, de resto está novo, depois conheço 2 da versão seguinte (um de 2003 e outro de 2005) que levam muita coça na auto-estrada ( o de 2003 agora já não tanto) Portugal -França e zero chatices. Agora é só fazer contas.

                                        Por mim escolheria Discovery por paixão e não por razão.

                                        P.S.- O meu cunhado tem um Discovery 3 que em acabamentos não chega aos calcanhares dos Land Cruiser e mesmo assim gosto mais, mas como disse é paixão e não razão.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por jorgeshark Ver Post
                                          O jipe não será para fazer muitos kms em fora de estrada. Fará mais nela do que fora dela e também não será para praticar TT. É para não deixar um gajo envergonhado numa situaçãozinha mais manhosa. Por uma questão de gosto pessoal, o pajero e o disco estão à frente por terem uma estética mais jovial e desportiva (o pajero está um pouco à frente neste ponto - lembrem-se que no pajero se trata da versão curta ). A fiabilidade do pajero é muito melhor que a do discovery? E o equipamento? Com são os consumos do pajero? E a fiabilidade?
                                          Digamos que é a noite e o dia entre ambos

                                          Para te situares, um discovery é um pouco como um carro italiano dos anos 80 mas de origem inglesa...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Não consigo perceber onde vês a jovialidade e desportividade num discovery, mas pronto...
                                            Nesse caso, o Pajero é excelente, com um sistema de transmissão com mais opções do que todos os outros (podes andar em full time com tracção às 4 como no discovery ou com tracção às 2 traseiras, como no Land Cruiser). Se bem me recordo, também tem bloqueio mecânico do diferencial traseiro a 100%.
                                            Também não vejo onde é que um Land Cruiser tem melhores acabamentos do que Pajero.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                              Não consigo perceber onde vês a jovialidade e desportividade num discovery, mas pronto...
                                              Nesse caso, o Pajero é excelente, com um sistema de transmissão com mais opções do que todos os outros (podes andar em full time com tracção às 4 como no discovery ou com tracção às 2 traseiras, como no Land Cruiser). Se bem me recordo, também tem bloqueio mecânico do diferencial traseiro a 100%.
                                              Também não vejo onde é que um Land Cruiser tem melhores acabamentos do que Pajero.
                                              E que tal considerares o primo do Pajero? Não me vem a marca à cabeça mas era um muito semelhante...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                                                E que tal considerares o primo do Pajero? Não me vem a marca à cabeça mas era um muito semelhante...
                                                Deves estar a falar do Galloper.

                                                O Galloper que cá se vendeu não era mais que o Pajero Mk I, motor 2,5 TD Intercooler, com um restyling em cima e uns acabamentos melhorados. É uma opção interessante para quem quer um jipe que seja confortável no dia-a-dia mas que também de dar umas escapadelas ao monte ao fim-de-semana mas é mais limitado que o Pajero III (presumo que seja deste que se fala) em TT, sobretudo pela ausência de bloqueios e há que ter em conta que são jipes separados por duas gerações.

                                                Em Espanha, chegou-se a vender outra versão do Galloper que era o Pajero II sem tirar nem por (nem os faróis mudavam) mas penso que cá não se vendeu.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Land Cruiser sem pensar 2 vezes... O KZJ 90 está num patamar superior aos outros 2 em fiabilidade, solidez, qualidade dos componentes, etc etc etc.

                                                  E é confortável fora do alcatrão, a facilidade com que digere buracos em estradões manhosos a 70 ou 80 km/h é notável, aí é que notas a solidez do bicho!
                                                  Editado pela última vez por UserAHO; 23 November 2011, 02:08.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Eu aconselharia, sempre, um Toyota 3.0 Diesel, com 125cv.

                                                    Comparativamente ao motor do Disco (o 2.5 TDI de 100 e poucos cv), tem uma disponibilidade infinitamente superior e umas baixas fantásticas. Um rendimento muito superior. Quanto ao TD5, confesso que não conheço.

                                                    Eu tenho 1, de 1994 (modelo VX) e conta já com uns saudáveis 340.000 kms, tendo mais de 50.000 kms sido feitos em raides de TT em ritmo de passeio.

                                                    É fantástico em termos de fiabilidade, apesar de não ter o nível de conforto de qualquer Discovery.

                                                    Se avançares para o Toyota e em relação ao Discovery, terás sempre de optar por um modelo mais antigo e, provavelmente, com mais kms, pois são dos Jipes mais valorizados no mercado de usados.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Para TT o melhor é o disco, mas também o é nas idas à oficina, principalmente semi-eixos.

                                                      O toyota penso que é fiavel e em TT desenrasca, mas não é como o disco ou um patrol.

                                                      O pajero não acho nada de especial.


                                                      O ideal é um patrol que na zona mais sensível, (eixos) aguenta muito mau trato e pancada, mas com o motor do toy.

                                                      Se não queres fazer TT puro e duro, na minha opinião e tendo em conta os preços, fiabilidade e desenrascar-se bastante bem fora de estrada, um bom jipe é o Terrano 2.7 tdi

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Bom vou dar aqui a minha posta de pescada da ordem.

                                                        Se é para fazer maioritariamente estrada ia para o Pajero. É o que tem a condução mais parecida com um ligeiro normal, também da para andar com 4x4 no alcatrão devido a ter a óptima caixa de transferências super select. Como tem suspensão independente nas 4 rodas, curva bem e permite ritmos rápidos com conforto. O motor não e nenhum canhão mas dá para fazer viagens a 140/150 sem queimar. Para alem isso tem um aspecto desportivo que ainda hoje e actual.

                                                        O Land Cruiser escolhia um D4-D. Eu sou um dos que aos 200k kms tive de reparar o motor do meu KZJ90 devido à cabeça estalada. Mas também sei que há muitos fartos de levar tareia com mais de 300k sem problemas. O motor 1kz-te tem características únicas e parece que tem sempre mais de 125 cv, tem um "feeling" mecânico que aprecio a caixa de velocidades e qualidade de construção são de topo. O D4-D e mais fácil e agradável de usar, mas económico e mais potente. Um D4-D seria uma boa opção para ti também.

                                                        O Disco II eu não aprecio muitos e já conduzi muitos TD5 e até V8... Mas não deixa de ter características interessantes. E muito confortável, o ACE enquanto funciona bem faz o carro curvar bem sem adornar, é espaçoso e é o mais económico dos 3, mas também o que tem mais condução de camião e será sempre o mais lento estando todos de origem. Para alme disso é o que tens manutenção mais barata apesar de ser mais frequente. Em TT será talvez o mais apetrechado para fazer as coisas bem e devagar mas como TT não parece ser opção esta característica fica de fora. Seja como for no fim do dia chegam todos ao mesmo sitio.

                                                        Se não é para fazer TT porque não um SUV?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Obrigado pelas opinões. realmente também me parece que o pajero será a melhor e mais equilibrada aposta, quer pelo design mais jovial e actual quer pela caixa de transferencias. O discovery requer muitas idas a oficina e o design do land cruiser é o que menos agrada dos tres. Quanto aos consumos e aos custos de manutenção, como está o pajero? No que diz respeito a comprar um pajero destes usado, que cuidados a ter e que modelos procurar?
                                                          Editado pela última vez por jorgeshark; 23 November 2011, 19:30.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Por acaso a única pessoa que conheço que teve um pajero dos que se fala (3200 com 163 cv se nãome engano) teve imensos problemas com ele.

                                                            Ou seja apesar da proverbial fiabilidade japonesa, há sempre excepções.

                                                            Eu concordo com a análise do Sr. VX e apesar de conhecer (uns melhor que outros) os três, não os conheço suficientemente bem para me pronunciar muito.

                                                            O Pajero até já conduzi e anda muito bem e é relativamente ágil, para um carro de 2 toneladas.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X