Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Isuzu 4E (começou nos 50cv e ja vai nos 130cv)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Isuzu 4E (começou nos 50cv e ja vai nos 130cv)

    Certamente é o motor mais antigo em evolução ao longo dos anos, contando com as mais recentes tecnologias Diesel de hoje e é curioso que onde se "encaixou" culminou sucessos comerciais nomeadamente na Opel (GM), desde o mitico 1.5 TD de 67cv passando ao 1.7 TDintercooler de 82cv e actualmente com 130cv.

    O motor em si apareceu em Novembro de 1985 com 1.5 litros (1588cc 76.0 x 82.0 mm) evoluindo mais tarde para 1.7 litros (1686cc 79.0 x 86.0 mm)

    Ingressou no Opel Corsa A em Maio de 1987 com o 1.5D e em Janeiro de 1988 veio o mais apaixonante 1.5TD e o Kadett recebeu o 1.5TDintercooler

    Em 1992 apareceu no Astra com 82cv na variante 1.7TDintercooler e no ano 2000 surge uma versao reduzida em 75cv a 1.7 DTI produzida em conjunto pela GM (carece de fontes).

    As mais recentes variações do 1.7 dominadas de CDTI usam tecnologia common-rail, cabeça de 16 valvulas evoluindo até hoje aos 130cv.

    A fabrica na Polonia onde foi e é produzido




    Quem souber mais informações sao bem vindas!

    #2
    ainda falei num outro tópico do famoso motor 1124cc de 60cv. não sei se a cavalagem ao princípio era a mesma, mas em princípio sim. é o motor 1.1 da citro, que já vrm desde o AX, logo, pouco tempo depois de esse ter saído cá pra fora. pelo menos mais de 20 anos já tem. e sempre foi 1100cc, nunca aumentou a cilindrada, ao contrário desse, que, não percebendo nada de motores, diria que o bloco é o mesmo, mas com incrementos de alguma coisa, tipo pistões mais largos ou assim para conseguirem subir 200cc.

    Comentário


      #3
      cá está a info, é mais novo que esse motor... 1 anito!

      It was introduced in 1986 with the Citroën AX, replacing the X family,

      Comentário


        #4
        De facto caditonuno, esse motor da PSA terá sofrido menos evoluções/alterações de componentes, de que este motor da Isuzu ou outro.

        Só a título de exemplo, recordo-me o que a Ford anunciou aquando do surgimento do Focus mk1, que o seu motor a diesel, tinha 80% de componentes novos, relativamente ao antecessor que lhe dava base.

        Assim sendo e para os motores que já tem muito tempo de praça, com as constantes evoluções sofridas, fruto da aplicação de novas tecnologias e afins, poderemos referir que na maioria dos casos, esses motores pouco mais tem do que a designação base e a dita cubicagem.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por nto Ver Post
          De facto caditonuno, esse motor da PSA terá sofrido menos evoluções/alterações de componentes, de que este motor da Isuzu ou outro.

          Só a título de exemplo, recordo-me o que a Ford anunciou aquando do surgimento do Focus mk1, que o seu motor a diesel, tinha 80% de componentes novos, relativamente ao antecessor que lhe dava base.

          Assim sendo e para os motores que já tem muito tempo de praça, com as constantes evoluções sofridas, fruto da aplicação de novas tecnologias e afins, poderemos referir que na maioria dos casos, esses motores pouco mais tem do que a designação base e a dita cubicagem.
          nto qual o ano do 1.8 D da Ford?! A S-Max usou-o com os seus 125cv. Este Isuzu apesar das enormes evoluçoes tem o seu la o seu ADN antigo

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
            cá está a info, é mais novo que esse motor... 1 anito!

            It was introduced in 1986 with the Citroën AX, replacing the X family,
            Sabia que esse 1.1 PSA era antigo, mas nem tanto! Esta portanto no Top dos "cotas"! Foi pena evoluir pouquissimo, limitando-se as normas anti-poluentes

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Ribsan Ver Post
              nto qual o ano do 1.8 D da Ford?! A S-Max usou-o com os seus 125cv. Este Isuzu apesar das enormes evoluçoes tem o seu la o seu ADN antigo
              Surgiu no decorrer de 1988.

              O Mondeo e o Galaxy, também o usaram.

              O motor da Ford, foi um mero exemplo. Há mais casos desses.

              Mas como referi, a Ford aquando do Focus, referiu que 80% do motor era diferente ao que o Escort e Mondeo tinham. Motor esse, que já de si, também tinha sofrido já algumas modificações em momentos anteriores, tal como em 1995, ou ainda, em 1991.

              Repara que não estou a tirar valor ao motor da Isuzu, porque o mesmo tem sofrido alterações para respeitar as normas ambientais. Coisa que outros motores não tem sofrido e por isso, foram colocados de lado (deixados de ser comercializados).

              Comentário


                #8
                ...existe um motor que já roda por ai desde 1978 mais ou menos e hoje em dia ainda move muita máquina, o 2.4d da toyota que já equipou de tudo e hoje em dia ainda existe na variante D4-D

                Comentário


                  #9
                  Se os alteraram então são motores novos.
                  Os prédios também usam todos fundações, mais ou menos parecidas e por essa ordem de ideias vê lá há quantos anos usamos o mesmo "prédio".
                  Nada se perde, tudo se transforma.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por maven Ver Post
                    ...existe um motor que já roda por ai desde 1978 mais ou menos e hoje em dia ainda move muita máquina, o 2.4d da toyota que já equipou de tudo e hoje em dia ainda existe na variante D4-D
                    Não fazia ideia que o 2.4d ainda existia, muito bom motor, bastante mais performante e económico que a concorrência do seu tempo, sendo igualmente fiável.

                    Comentário


                      #11
                      Eu percebo muito pouco de mecânica mas quer-me parecer que um motor diesel da década de 80 sem electrónica e com um desfazamento tecnológico gigante para o que se faz hoje em dia, terá pouco mais que o nome em comum com o motor actual. Gostaria de esclarecer essa dúvida mas nem o bloco deve ser igual, todo o resto de certeza absoluta que não é.

                      Portanto este motor deve ser igual ao original no nome, diesel isuzu e a cubicagem (posso estar a mandar aqui um grande pontapé na barra).

                      Por outro lado temos o motor V8 da Rover que se manteve em producção desde a década de 60 até à decada passada, e este sim, sem grandes evoluções que fizessem dele um motor novo. Ou seja uma vida de mais de 40 anos.

                      Comentário


                        #12
                        Temos tambem o endura-D 1.8 da ford que ainda hoje é utilizado !

                        Endura-D 1.8 atmosferico
                        Endura-D 1.8 turbo ( alteraçoes a nivel de internos para suportar a pressao do turbo)
                        Endura-Di ou Tddi alteraçao na injeçao
                        Endura-di ou tdci , injeçao comon rail e mais umas pequenas alteraçoes , uma delas o volante bi-massa

                        Tambem tem muita idade este motor , e ainda houve uma variante endura-D 1.6 diesel

                        Comentário

                        AD fim dos posts Desktop

                        Collapse

                        Ad Fim dos Posts Mobile

                        Collapse
                        Working...
                        X