Anúncio

Collapse
No announcement yet.

fenomeno AX????

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    fenomeno AX????

    Então é assim, tenho um ax 14d aqui parado a porta, já foi o meu carro durante 185 mil bons quilometros, sem nunca queimar a junta. Nao passava nunca dos 100km/h com ele. Entretanto chegou a altura de trocar e como nao me davam nd plo carro e cm gostava dele comprei outro e deixei-o ficar aqui servindo para dar umas voltas e nao gastar muito dinheiro.
    Aconteçe que apos um mes parado o carro apesar de pegar a primeira e nem se engasgar às primeiras mudanças, quando abro o capot e vejo o vaso de expansao estava completamente xeio de oleo e agua td misturado, algo que antes nunca tinha acontecido.
    fui a oficina, disseram-m que era junta...Estando parado???
    e que nao devia andar mais com ele enquanto nao arranja-se...Já fiz mais mil km e nada, nem aqueçe mt e ja estave assim 3h no ic 19 num dia em k o outro foi pra revisao.
    disseram tb que o arranjo era 100 cts...por isso é que ainda anda assim.
    e que partia o bloco se nao arranja-se...ate hoje nada e puxa mm bem, que eu agr sou mais descuidado.
    não será que foi de estar parado os materiais cederam e fizeram passagem?que basta aquece-lo tds os dias e dilatar os materias e fika justo, bastando fazer uma purga do circuito de refrigeração e nao deixa-lo mais tanto tempo parado?
    Cmo posso fazer essa purga?
    Agredeço as vossas respostas.

    #2
    ninguem me da umas dicas sobre se é facil ou nao fazer uma purga ao circuito de refrigeraçao,que cuidados a ter.

    Comentário


      #3
      100 cts por uma junta da cabeça queimada [?]

      Foge desse gajo...


      Antes do mais verifica o circuito de refrigeração, bem como o estado do óleo.

      Comentário


        #4
        o circuito nao tem fugas mas está todo impregnado de oleo, o oleo nao tem agua misturada.
        Dai achar que devia fazer uma purga.
        então qt custa oarranjo de uma junta?

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por DêCêIi

          100 cts por uma junta da cabeça queimada [?]

          Foge desse gajo...


          Antes do mais verifica o circuito de refrigeração, bem como o estado do óleo.
          Não é a junta da colaça?

          Comentário


            #6
            Esse é ainda o que tem o 1.4 D antigo? Acho que os ultimos AX já tinham o motor diesel que tinha o Saxo.

            Isso era um problema crónico do 1.4 D antigo.

            Comentário


              #7
              sim da cabeça.agr sera preciso mexer nisso o carro puxa bem e nuca se vai abaixo.,para mim foi de estar parado.cedeu um pouco.

              Comentário


                #8
                Boas. Bem quanto ao problema em si não te posso ajudar porque não sei mesmo o que será...
                Mas posso-te dizer que se meteres uma ventoinha maior nesse motor resolves grande parte dos problemas dele....;)

                Comentário


                  #9
                  nao o motor é dos ultimos 1.4d ,pois o carro é de 1994, em 95 saiu o 1.5d, mas dizem k estes de depois de 92 já eram melhorzitos, tipo vaso de expansao diferente e radiador maior.

                  Comentário


                    #10
                    depois tem uma cena meio estranha o carro,é k qd a ventoinha dispara é so por uns escassos momentos, noutros carros que tenho aquilo num engarrafamento ainda demora a trabalhar,fika ali e ve-se o ponteiro baixar,aquilo tem ponteiro daqueles postos depois e nem mexe.pareçe que devia ter um interruptor e eu é que ligava a ventoinha e deixava o tempo que fosse preciso

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                      100 cts por uma junta da cabeça queimada [?]

                      Foge desse gajo...


                      Antes do mais verifica o circuito de refrigeração, bem como o estado do óleo.
                      vai á sucata buscar uma...o que não faltam lá são AX:D

                      Comentário


                        #12
                        Se for mudar apenas a junta, penso que 100 cts é puxado. Se for para reconstruir alguma parte mais do motor é diferente

                        Comentário


                          #13
                          100 contos deve ser a junta, mais recificação da cabeça e mais qualquer coisita

                          Comentário


                            #14
                            Desculpa lá, mas a junta ceder porque esteve parado???? Até parece que estamos a falar de algum fenomeno... a junta queimou, o carro por enquanto ainda anda... não tou a ver qual é a tua dúvida... se não o mandares arranjar vai parar concerteza... essa de pensares que aquecendo todos os dias a junta fica boa... bem... :D

                            Comentário


                              #15
                              Isso será mesmo oleo, nao será de o liquido refrigerante ser manhoso e deixar a agua gordurosa???

                              Já me aconteceu isso.

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por Filipe Braga

                                citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                                100 cts por uma junta da cabeça queimada [?]

                                Foge desse gajo...


                                Antes do mais verifica o circuito de refrigeração, bem como o estado do óleo.
                                Não é a junta da colassa?
                                Esse é o termo correcto, mas do qual muita gente desconhece...

                                Comentário


                                  #17
                                  Cmax o carro já fez mais de mil km assim, trablha impecavel e puxa bem,junta???

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por andrefalcao

                                    Cmax o carro já fez mais de mil km assim, trablha impecavel e puxa bem,junta???
                                    Se o mecanico te disse que é a junta qual é a duvida... se tens duvidas vai a outro mecanico... o Passat TDI da minha namorada queimou a junta em direcção ao algarve, foi para lá, voltou, e passados 15 dias é que ela me perguntou que luzinha (sobreaquecimento) era aquela que estava a acender desde que o carro chegou a meio caminho desde que foi para o algarve. Tinha "pasta" no deposito de expansão... e não se notava nada no andamento... depois de reparado ficou a andar um pouco melhor... mas pouco...

                                    Comentário


                                      #19
                                      ah e nunca aqueceu assim, tanto, pk tenho ponteiro e controlo e nem sequer ficou sem agua que sempre ia vendo.junta queimada,será??não falar de fenomeno, mas nao sera outra ***** a fazer passagem, os materiais dilatam com o calor ya,e andando todos os dias com garagem aquilo mantem-se tudo justo, parando pus a hipotese de terem cedido uma beca por causa de alguma junta resequita,mas nao a da colassa.

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por andrefalcao

                                        ah e nunca aqueceu assim, tanto, pk tenho ponteiro e controlo e nem sequer ficou sem agua que sempre ia vendo.junta queimada,será??não falar de fenomeno, mas nao sera outra ***** a fazer passagem, os materiais dilatam com o calor ya,e andando todos os dias com garagem aquilo mantem-se tudo justo, parando pus a hipotese de terem cedido uma beca por causa de alguma junta resequita,mas nao a da colassa.
                                        Se tem óleo na agua nao sei o que te diga... será do espelho retrovisor? :D;)

                                        Comentário


                                          #21
                                          para responderes assim mais nao haver topico,pk acho que isto serve é para por duvidas. sem ter que ir ja a outro mecanico e poder ser enganado novamente,desculpa vir aqui tirar duvidas.

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por andrefalcao

                                            para responderes assim mais nao haver topico,pk acho que isto serve é para por duvidas. sem ter que ir ja a outro mecanico e poder ser enganado novamente,desculpa vir aqui tirar duvidas.
                                            :D tem calma... meeeen... tou a falar assim como? Estou a dizer-te o que acho... se ha oleo na agua acho que é obvio que é da junta... tu é que tas aí a dizer que nao... então se sabes o que é nao perguntes ;)

                                            Até te contei um caso que se passou comigo... aquilo andou tanto que a agua do radiador ficou em pasta e provocou o motor a aquecer... experimenta continuar a andar no teu e ver se isso acontece, se tu mesmo dizes que ele está bom... se nao for da junta nao tou mesmo a ver o que é....

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu acho que faz mais mal estar um carro parado do que a andar normalmente...

                                              Caso disso é o meu primo que tem a mania dos clássicos de museu, quando anda com o seu R5 GTT raramente passa dos 90 km/h e o carro está muito muito tempo parado... Como é que a junta da cabeça se queimou?

                                              Comentário


                                                #24
                                                No meu R5 1.9D a junta cedeu ligeiramente entre o 2.º e 3.º cilindro e isso foi o suficiente para a compressão passar para o circuito da água e rebentar com o radiador. Fiz cerca de 6000 Kms com aquilo assim e só ia controlando ao nível do líquido no vaso de expansão que foi ficando de cheio de pasta. E tenho o botãozinho para ligar e desligar a ventoinha quando quiser ;)

                                                Veio agora da reparação e foi necessário aplainar a cabeça ou colaça e paguei 470 €. Incluido está também alguns tubos e o radiador novo. Será que o 1.4D PSA é mais caro de reparar que o 1.9D da renault?

                                                Cumps
                                                Mário

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Limpeza do circuito de refrigeração e sangrar o circuito (retirar o ar) são coisas diferentes.
                                                  A 1.ª pode ser feita desapertando as abraçadeiras dos tubos do radiador e metendo uma mangueira no vaso de expansão fazendo sair o líq refrig pelo radiador, até sair água limpa. Isto com o motor frio, claro.
                                                  Se tem óleo no circuito torna-se difícil a limpeza, pode-se usar um líquido de limpeza de radiadores para desengordurar.
                                                  O vaso de expansão pode ser desmontado e lavado com areia para obter melhores resultados.
                                                  Se o óleo estiver presente em pouca quantidade (umas "pintas" pretas na água) não justifica reparar.
                                                  O que aconselho fazer primeiro é com o motor a trabalhar e já quente verificar se o tubo superior do radiador tem meuita pressão, se estiver mole (não houver passagem de compressão para o circuito) e o óleo presente na água não for muito, não vale a pena reparar pois meter junta de colaça nesse motor é um serviço que nem a própria marca dá garantia. Esses blocos são em alumínio e as camisas tem problemas de vedação na parte inferior pois o alumínio começa a ficar "picado" na parte inferior onde gasta umas juntas de vedação.
                                                  Só a reparação do bloco fica por 500 eur, apenas feito por casas especializadas, e só desse modo e testando a colaça se pode garantir que fica bom, pelo que são 500+500, mais a rectificação (facejamento) da colaça, e pode precisar de radiador, rad. de chauffage, termostato, válvula do motoventilador, bomba de água...
                                                  Um motor usado bom seria a opção mais económica, mas é encontrar uma agulha num palheiro, e pode estar bom e logo depois dar problema pois sofrem todos do mesmo...
                                                  Daí que há muitos a circular com o motor 1.5d, esse sim é de confiança e justifica o que custa (usado), embora já não se possa dizer o mesmo em relação ao valor do carro.
                                                  Para sangrar o circuito é nesessário um dispositivo de sangramento por gravidade, que pode ser improvisado por um recipiente plástico que encaixe bem no vaso de expansão, tapando o pequeno furo existente junto à parte superior, por ex. com fita isoladora. Depois de atestados, abre-se o sangrador em plásico num dos tubos da chauffage, o parafuso de chave 5 de um buraco na caixa do termostato voltado para a parte de trás e o sangrador no topo do radiador do lado dos tubos (se existir), deixando sair todas as bolhas de ar até sair só água (sem deixar esvaziar completamente o dispositivo de sangramento). Apertam-se todos os sangradores (sem forçar pois são frágeis) e retira-se o dispositivo e o excesso de água do vaso de expansão, que deve ser verificado em frio depois de o motor ter funcionado, por ex. no dia seguinte, completando se necassário. Convém também verificar os tubos estreitos (retorno) que encaixam no vaso de expansão pois estão entupidos por vezes.
                                                  Só depois de sangrado se pode verificar se o circuito ganha pressão ou não, depois de trabalhar e estar na temp. de funcionamento.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    telmauto das tuas palavras concluo que para ja devo tentar limpar o circuito e ver o que dá, ao fazer a limpeza quando voltar a encher o circuito devo sangra-lo, e que quantidade de agua leva. por acaso não sabes?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      o tubo dá para apertar mas nao tudo,mas tb nao tenho termo d comparaçao,eu achei que estava mais ou menos mole.nao sei.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação: 100 contos deve ser a junta, mais recificação da cabeça e mais qualquer coisita
                                                        e desmontar, montar, comandar, sangrar...

                                                        parece facil, se fosse qualquer um fazia.

                                                        já reparas-te que a junta pode ter apodrecido e ter começado a dar passagem ao oleo?
                                                        pode não ter queimado.

                                                        por regra, quando são abertos nunca mais ficam bons. esses 1.4 eram levados da breca, avariavam a 1ª vez e pronto.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                                                          100 cts por uma junta da cabeça queimada [?]

                                                          Foge desse gajo...


                                                          Antes do mais verifica o circuito de refrigeração, bem como o estado do óleo.
                                                          :D

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Se o tubo em quente não está como pedra e não há fugas de água visíveis enquanto andar é "lucro". E esses motores chegam a andar anos com a junta queimada... desde que não fiquem sem água...
                                                            Algumas "borras" de óleo e "papa" de óleo com água ao tirar a tampa do frasco não significam que a coisa esteja assim tão má, é comum nesses motores e não vai partir por isso. O que não pode é faltar a água nem o nível de óleo, tem pelo menos de acusar algum na vareta.
                                                            Uma lavagem ao circuito e sangramento no final convinha para ter uma ideia mais exacta do que se passa. Só então se pode ver se ganha ou não pressão na tubagem e se passa compressão para a água.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X