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Reacção de Aceleração

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    Reacção de Aceleração

    Boas.
    Este é mais um comparativo que para alguns pode ser considerado estúpido, mas que para mim acho interessante desfazer esta curiosidade.
    Uma vez mais, tal como no outro tópico que criei, vou me basear numa Renault Express 1.9 D de 1994 e numa Ford Focus C-Max 1.6 TDci 109 cvs de 2004.
    Quanto vario a pressão no acelerador na Renault, a resposta é instantânea, mal carrego ela dá tudo o que tem, e mal tiro, corta logo a ordem de aceleração.
    Já na C-Max se fizer o mesmo, a ordem parece muito mais demorada, existe menos brutalidade na resposta do acelerador, a que se deve isto?
    Cumps.

    #2
    Originalmente Colocado por dfacd93 Ver Post
    Boas.
    Este é mais um comparativo que para alguns pode ser considerado estúpido, mas que para mim acho interessante desfazer esta curiosidade.
    Uma vez mais, tal como no outro tópico que criei, vou me basear numa Renault Express 1.9 D de 1994 e numa Ford Focus C-Max 1.6 TDci 109 cvs de 2004.
    Quanto vario a pressão no acelerador na Renault, a resposta é instantânea, mal carrego ela dá tudo o que tem, e mal tiro, corta logo a ordem de aceleração.
    Já na C-Max se fizer o mesmo, a ordem parece muito mais demorada, existe menos brutalidade na resposta do acelerador, a que se deve isto?
    Cumps.
    Deve-se a muita coisa.
    1º porque a express é atmosférica e dá logo tudo, a c-max é turbinada e há sempre um pequeno turbo-lag.
    2º diferenças a nível de injecção, que na express é mecânica e a c-max é electrónica.
    3º sentes mais na express devido a fraca insonorização e também devido ao baixo peso, parecendo-te mais brusca.

    Mas a andar lado a lado nem vale a pena comparar, apesar de poder parecer que a express "dispara" melhor, a c-max passa-lhe por cima.

    Comentário


      #3
      O meu fiesta novo sofre desse mal também e não é apenas por ser novo. Nota-se uma resposta ao acelerador muito mais demorada que em qualquer carro que tenha andado até hoje.Mesmo ao tirar o pé do acelerador parece que tem um pequeno lag.

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        #4
        Drive-by-Wire?

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          #5
          - Turbo lag
          - volante bi-massa
          - drive by wire

          O turbo lag é ossos do ofício, sem tem turbo tem lag e quanto mais o motor depender do turbo (quanto maior a pressão) maior o lag. O volante bi-massa foi introduzido precisamente porque as pessoas não gostam da resposta bruta e mecânica. O drive by wire adiciona o lag relativo ao processamento de todos os sinais do acelerador, dos sensores de oxigénio/pressão, do controlo de tracção, do controlo de estabilidade, etc etc que são levados a cabo antes de ser feita a injecção do combustível. Consegue-se menos lag com unidades de controlo mais rápidas...e mais caras.

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            #6
            Essa da resposta instantânea tem muito que se lhe diga. Tenho um Focus com um 1.6 tdci montado e a resposta às 2000rpm é instantânea (ou quase).

            Comentário


              #7
              TMC Motorsport - Power Pedal greatly improves the response of the engine when the accelerator/gas pedal is pressed

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                #8
                Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                Essa da resposta instantânea tem muito que se lhe diga. Tenho um Focus com um 1.6 tdci montado e a resposta às 2000rpm é instantânea (ou quase).
                E até lá?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                  E até lá?
                  Até lá é o normal de qualquer carro actual com 90cv e a puxar quase 1400Kg.

                  Comentário


                    #10
                    Chama-se lag boost

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                      #11
                      Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                      Até lá é o normal de qualquer carro actual com 90cv e a puxar quase 1400Kg.
                      Até la não tem nada que se pareça com 90cv.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                        Até la não tem nada que se pareça com 90cv.
                        Já conduziste quantos carros com 90cv e 1400Kg e por quantos Kms?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                          Já conduziste quantos carros com 90cv e 1400Kg e por quantos Kms?
                          Isso é relevante porquê?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                            Isso é relevante porquê?
                            Porque estavas a dizer que até às 2000rpm o motor não parecia ter 90cv, logo é uma coisa que sabes na prática ou será apenas uma suposição tua sem qualquer fundamento?

                            Comentário


                              #15
                              Basicamento é um filtro passa baixo que o sinal do acelerador tem.

                              Normalmente fazes-lhe um by-pass se pressionares levemente a embraiagem, e nessa situação a resposta é muito mais rápida.

                              Em carros de pouca potencia so serve para que quando passas por uma lomba em primeira, e o teu pe anda para a frente e para tras no pedal, esse sinal é ignorado e so passa um valor medio para o motor.

                              Mas tenta pressionar so um bocadinho o pedal de embraiagem e abanar o pe no do acelarador.. vais ver a resposta instantanea

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                Porque estavas a dizer que até às 2000rpm o motor não parecia ter 90cv, logo é uma coisa que sabes na prática ou será apenas uma suposição tua sem qualquer fundamento?
                                Eu nunca disse que parecia. Digo simplesmente que não tem. E não o preciso de conduzir para saber.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                  Eu nunca disse que parecia. Digo simplesmente que não tem. E não o preciso de conduzir para saber.
                                  E qual é o carro naquelas condições que tem?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                    E qual é o carro naquelas condições que tem?
                                    Vários. Não são é T.D. 1.6L.
                                    Seja como for, a questão não é essa. Foste tu quem falou nos 90cv

                                    Comentário


                                      #19
                                      O turbo lag da C-Max é uma das razões, mas é algo que se iniciou com a introdução de acelaradores electrónicos, ou drive-by-wire.
                                      O carro que me deu a conhecer o lag de acelaradores drive-by-wire foi um Punto II. Carregar a fundo no pedal, esperar meio segundo antes de ter alguma resposta foi estranhissimo a primeira vez. Um tipo depois habitua-se, mas lá se foi a sensibilidade de mais um comando.
                                      E agora, que tudo é varrido a sobrealimentação, com o lag natural dos pequenos diesel turbinados a baixas rpm (mais grave nos diesel que nos otto) e electrónica afinada para a poupança, quando pego em carros novos ou recentes, por vezes torna-se um pequeno martirio conduzir. Sobretudo em áreas urbanas. Obriga um tipo a mudar a abordagem à entrada das rotundas ou cruzamentos. A força/pressão exercida no pedal pouco ou nada tem a ver com a resposta providenciada pelo motor. Tira grande parte do gozo da condução. A máquina deixa de ser uma extensão do corpo, agindo aos nossos inputs, e temos uma noção que é uma entidade distinta, cada vez mais com vontade própria.

                                      É certo que a tecnologia evolui, mas nos carrinhos mais mundanos, não tenho apanhado boas surpresas.
                                      Os magros 45cv que o meu antigo uno debitava, respondiam sempre "presente" ao minimo toque no acelarador.
                                      Os 90cv do Grand Punto Mjet que passou cá por casa, entre acelarador e turbo-lag, sofriam claramente de depressão tal era a lentidão, ou melhor, a apatia de resposta em baixas. Em médias e altas, a "fé no binário" quase que eliminava o tempo entre acção/reacção, mas nunca era uma resposta verdadeiramente natural e instantânea. Pequenos toques no acelarador, muitas vezes nem davam resposta nenhuma. É como se o pedal tivesse folga. Nada desejável.

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                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                        Vários. Não são é T.D. 1.6L.
                                        Seja como for, a questão não é essa. Foste tu quem falou nos 90cv
                                        Podes concretizar, força.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                          Deve-se a muita coisa.
                                          1º porque a express é atmosférica e dá logo tudo, a c-max é turbinada e há sempre um pequeno turbo-lag.
                                          2º diferenças a nível de injecção, que na express é mecânica e a c-max é electrónica.
                                          3º sentes mais na express devido a fraca insonorização e também devido ao baixo peso, parecendo-te mais brusca.

                                          Mas a andar lado a lado nem vale a pena comparar, apesar de poder parecer que a express "dispara" melhor, a c-max passa-lhe por cima.
                                          Exactamente por isto tudo aqui evidenciado!!


                                          Outro exemplo disso , o 1.4 tdi . Até as 2000 rpm nao há motor , depois de entrar o turbo ai sente se a puxar , mas por pouco tempo

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                            - Turbo lag
                                            - volante bi-massa
                                            - drive by wire

                                            O turbo lag é ossos do ofício, sem tem turbo tem lag e quanto mais o motor depender do turbo (quanto maior a pressão) maior o lag. O volante bi-massa foi introduzido precisamente porque as pessoas não gostam da resposta bruta e mecânica. O drive by wire adiciona o lag relativo ao processamento de todos os sinais do acelerador, dos sensores de oxigénio/pressão, do controlo de tracção, do controlo de estabilidade, etc etc que são levados a cabo antes de ser feita a injecção do combustível. Consegue-se menos lag com unidades de controlo mais rápidas...e mais caras.
                                            O lag não tem relação directa com a pressão utilizada.

                                            O spool é influênciado pelo tamanho da compressora e até mais pelo trim,nunca pelo boost utilizado.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por evoluzione Ver Post
                                              O lag não tem relação directa com a pressão utilizada.

                                              O spool é influênciado pelo tamanho da compressora e até mais pelo trim,nunca pelo boost utilizado.
                                              É claro que é influenciado pela pressão. Se a uma dada rotação do motor queres 1.5 bar o turbo tem que acelerar até às 100000rpm (por ex.), se queres 2 bar ele tem que acelerar até às 150000rpm. A aceleração do turbo é igual nos dois casos (porque depende das características físicas do turbo e do caudal de ar do motor) mas no segundo demora mais tempo até a pressão estabilizar porque tem que atingir uma velocidade superior.

                                              O tamanho do turbo define sobretudo o boost threshold (mas também interfere com o lag uma vez que quanto maior geralmente maior o momento de inércia), que é basicamente a que rotação do motor há caudal suficiente para o turbo gerar uma pressão superior à atmosférica, o que é diferente de lag.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                                O turbo lag da C-Max é uma das razões, mas é algo que se iniciou com a introdução de acelaradores electrónicos, ou drive-by-wire.
                                                O carro que me deu a conhecer o lag de acelaradores drive-by-wire foi um Punto II. Carregar a fundo no pedal, esperar meio segundo antes de ter alguma resposta foi estranhissimo a primeira vez. Um tipo depois habitua-se, mas lá se foi a sensibilidade de mais um comando.
                                                E agora, que tudo é varrido a sobrealimentação, com o lag natural dos pequenos diesel turbinados a baixas rpm (mais grave nos diesel que nos otto) e electrónica afinada para a poupança, quando pego em carros novos ou recentes, por vezes torna-se um pequeno martirio conduzir. Sobretudo em áreas urbanas. Obriga um tipo a mudar a abordagem à entrada das rotundas ou cruzamentos. A força/pressão exercida no pedal pouco ou nada tem a ver com a resposta providenciada pelo motor. Tira grande parte do gozo da condução. A máquina deixa de ser uma extensão do corpo, agindo aos nossos inputs, e temos uma noção que é uma entidade distinta, cada vez mais com vontade própria.

                                                É certo que a tecnologia evolui, mas nos carrinhos mais mundanos, não tenho apanhado boas surpresas.
                                                Os magros 45cv que o meu antigo uno debitava, respondiam sempre "presente" ao minimo toque no acelarador.
                                                Os 90cv do Grand Punto Mjet que passou cá por casa, entre acelarador e turbo-lag, sofriam claramente de depressão tal era a lentidão, ou melhor, a apatia de resposta em baixas. Em médias e altas, a "fé no binário" quase que eliminava o tempo entre acção/reacção, mas nunca era uma resposta verdadeiramente natural e instantânea. Pequenos toques no acelarador, muitas vezes nem davam resposta nenhuma. É como se o pedal tivesse folga. Nada desejável.
                                                Os 1.3 90cv no GP são o extremo do tempo de resposta. Às 2.000rpm porta-se bem para os actuais diesel de 90cv, mas antes é uma falta da força incrivel..

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                                  Os 1.3 90cv no GP são o extremo do tempo de resposta. Às 2.000rpm porta-se bem para os actuais diesel de 90cv, mas antes é uma falta da força incrivel..
                                                  Agora temos em casa um Punto Evo com a variante de 95cv e é como da água para o vinho.
                                                  Mesmo assim, o lag ainda está lá, mas sem chegar aos dramas do anterior.
                                                  A rua onde moro, desemboca numa outra a subir.
                                                  Um pequeno entroncamento onde tenho de virar à direita.
                                                  Chego a ele em 2ª, e no geral, não é necessário parar totalmente antes de entrar na rua a subir.
                                                  Mas os 95cv não aguentam manter a 2ª. É necessário colocar a primeira para vencer o gradiente.
                                                  Algo que os gasolina lá de casa fazem sem dificuldade.
                                                  Mesmo o jurássico Mx5 de 90 póneis que tinha, permitia manter a 2ª sem esforço, assim como o meu actual Mr2, e o HGT nem se fala. Quase que permite dispensar de todo a 1ª velocidade da caixa
                                                  A turbo-dependência destes pequenos motores nota-se nestas situações.
                                                  Mas como disse, o 95cv até se porta bem. O de 90cv, mesmo em primeira, era um pequeno drama até a agulha do conta-rotações chegar às 2000.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Essa sensação, quanto a mim, é mesmo das tretas by wire

                                                    E em conjunto com os outros factores mencionados, em especial o turbo lag faz com que motores como o 1.3 da fiat/opel sejam mais dificeis de levar em baixas...

                                                    Depois há marcas que têm menos delay que outras


                                                    Cump.

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                                      Agora temos em casa um Punto Evo com a variante de 95cv e é como da água para o vinho.
                                                      Mesmo assim, o lag ainda está lá, mas sem chegar aos dramas do anterior.
                                                      A rua onde moro, desemboca numa outra a subir.
                                                      Um pequeno entroncamento onde tenho de virar à direita.
                                                      Chego a ele em 2ª, e no geral, não é necessário parar totalmente antes de entrar na rua a subir.
                                                      Mas os 95cv não aguentam manter a 2ª. É necessário colocar a primeira para vencer o gradiente.
                                                      Algo que os gasolina lá de casa fazem sem dificuldade.
                                                      Mesmo o jurássico Mx5 de 90 póneis que tinha, permitia manter a 2ª sem esforço, assim como o meu actual Mr2, e o HGT nem se fala. Quase que permite dispensar de todo a 1ª velocidade da caixa
                                                      A turbo-dependência destes pequenos motores nota-se nestas situações.
                                                      Mas como disse, o 95cv até se porta bem. O de 90cv, mesmo em primeira, era um pequeno drama até a agulha do conta-rotações chegar às 2000.
                                                      O Hyundai Accent 1.3 que tinha conseguia aguentar a 2ª assim que saia da minha garagem e começava a subir, o 1.3 vai abaixo..
                                                      E é melhor nem falar de outros momentos que já passei com este motor, no minimo caricatos..
                                                      O 1.6HDi 90cv não é um poço de força, mas em relação ao 1.3 antes das 2.000 é muito melhor.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Esses problemas resolvem-se com o suave pisar do acelerador.

                                                        Foi um problema enorme trocar do 1.4 hdi para 1.3 Mjet, mas depois de apanhar o jeito do pisar ninguem me apanha na Dobló.

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                                          Exactamente por isto tudo aqui evidenciado!!


                                                          Outro exemplo disso , o 1.4 tdi . Até as 2000 rpm nao há motor , depois de entrar o turbo ai sente se a puxar , mas por pouco tempo

                                                          Isso é por causa da caixa, já o 1.4 D-4D é igual.

                                                          Tenho um Auris que entre as 1800 e as 3500 não fica nada atrás de qualquer outro Diesel de 100cvs a acelerar e recuperar, mas antes dessa rotação e depois é pura mentira... a caixa curta dá pica mas depois esgota muito depressa, às 3000 RPM em 5ª vais a cerca de 130Km/h de ponteiro.

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Huckleberry Ver Post
                                                            Esses problemas resolvem-se com o suave pisar do acelerador.

                                                            Foi um problema enorme trocar do 1.4 hdi para 1.3 Mjet, mas depois de apanhar o jeito do pisar ninguem me apanha na Dobló.
                                                            O 1.3 não anda mal, só que é fraco a baixas...muito fraco.
                                                            Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                                                            Isso é por causa da caixa, já o 1.4 D-4D é igual.

                                                            Tenho um Auris que entre as 1800 e as 3500 não fica nada atrás de qualquer outro Diesel de 100cvs a acelerar e recuperar, mas antes dessa rotação e depois é pura mentira... a caixa curta dá pica mas depois esgota muito depressa, às 3000 RPM em 5ª vais a cerca de 130Km/h de ponteiro.
                                                            O 1.3 90 às 3.000 vai a 160 se não estou em erro.

                                                            Posso estar errado mas essa 5ª ainda me parece mais curta que a 5ª do GP.
                                                            Editado pela última vez por JoelM; 29 November 2011, 10:52.

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