Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Quilometragem dos automóveis

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Quilometragem dos automóveis

    boas abro este tópico porque queria saber o quanto importante é a quilometragem de um automóvel. sendo relativo e dependente de varios factores vou tomar como exemplo o motor 1.2 de um punto por exemplo. acham que para este tipo de motor 180 mil é de mais para ser comprar? ou ainda vale a pena comprar um carro com tantos quilometros? e quanto tempo ainda duraria? agradeço todas as resposta. cumps

    #2
    Pensa no motor como num saco de boxe, ou seja tu das um murro e ele continua novo, das 1000 murros e ele apesar de ser novo comecas a notar alguma deformacao e uma perda de cores, agora das 1000 murros por dia durante 3 anos e este mesmo saco esta quase a rasgar(imaginemos um saco fraquinho), o mesmo acontece no motor so que os murros sao o desgaste, explosoes, friccao das peças umas nas outras.
    Um motor a gasolina sofre mais explosoes mas menos pressao o que com 200mil km ja é um motor cansado, ja um motor a diesel embora nao sofra as ditas explosoes, sofre uma pressao muito maior o quefaz com que este motor em vez dos 200mil chegue aos 300/350mil km.
    Acerca da cilindrada/cavalagem isso contribui para a forca do carro ou seja mais forca menos esforco menos forca mais esforco, mais esforco significa mais rotacao, mais friccao, mais explosoes, mais desgaste.

    Comentário


      #3
      Para mim não tem muito a ver. Claro que é sempre indicativo de algo, mas o factor "martelanço" está sempre em jogo.

      Além disso, é sempre mais importante a forma como esses km foram feitos. Entre um carro com 150 mil km conduzido por um condutor calmo, sem grandes acelerações, que estime a mecânica e um carro com 50 mil km conduzido por alguém que anda sempre a fundo, que nem quer saber se o carro tem água ou óleo, eu preferia o que tem 150 mil km.

      Tem que se fazer uma análise casuística, porque cada caso é um caso, o ideal é afastar à priori unidades com problemas crónicos. Do resto é estar atento aos pormenores, ver se o proprietário é ou não cuidadoso com o carro, ver estado do motor, os interiores também são indicativos de muita coisa, etc. Quanto aos km, e admitindo que são reais, esse fiat se bem tratado chega com algum a vontade aos 300 mil km.

      Comentário


        #4
        Cada caso é um caso mesmo em carros a gasolina. Conheço motores com 580000 a gasolina sem serem abertos, tal como conheço diesels com 15000 que entregaram a alma ao criador.. Tambem depende muito de como foram feitos. Caso do carro do meu pai ja passa dos 260000KMs, compramos com 240000 e o motor ta 5* mesmo, tal como a nivel de interiores.. E nota-se que foi um motor sempre bem estimado.. Enquanto que ja vi motores da mesma marca com 120000KMs em muito pior estado

        Comentário


          #5
          Pois ainda bem que se coloca essa dúvida. Há uma certa dúvida na questão kms! Por exemplo, tenho um amigo que considera impensável comprar um carro com mais de 100 mil kms. Dou-vos o exemplo de um carro que me interessou, um Civic 2.2 I-ctdi de 2006 com 122 mil kms. Quando lhe falei do carro, ele começou logo a chamar-me maluco e mais não sei o quê, vais passar de uma carrinha com 55 mil para um carro com mais do dobro dos kms. Na minha óptica acho normal o Civic ter essa quilometragem tendo em conta certamente a idade do mesmo. Se tivesse 50 mil em 5 anos é que eu estranhava. E até lhe dei o exemplo da minha M6 de 04/2008 que nem 57000 tem. Se fosse comprador desconfiava mais na minha carrinha do que no caso do Civic.

          Mas questiono se o facto de um carro ter certos quilometros, o torna um mau negócio ou se é sinónimo de problemas...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por fcaldeira Ver Post
            Pensa no motor como num saco de boxe, ou seja tu das um murro e ele continua novo, das 1000 murros e ele apesar de ser novo comecas a notar alguma deformacao e uma perda de cores, agora das 1000 murros por dia durante 3 anos e este mesmo saco esta quase a rasgar(imaginemos um saco fraquinho), o mesmo acontece no motor so que os murros sao o desgaste, explosoes, friccao das peças umas nas outras.
            Um motor a gasolina sofre mais explosoes mas menos pressao o que com 200mil km ja é um motor cansado, ja um motor a diesel embora nao sofra as ditas explosoes, sofre umcao, mais explosoes, mais desgaste.
            Está provado que um carro a gasolina sofre um maior desgaste do que o diesel? Se sim, podem explicar porquê? Se não, podem também explicar??

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por warmthboy Ver Post
              Está provado que um carro a gasolina sofre um maior desgaste do que o diesel? Se sim, podem explicar porquê? Se não, podem também explicar??
              teoricamente nao ha provas mas praticamente tens idades medias dos motores que eu referi em que um carro a gasolina 200 mil km sao muitos km enquanto 200mil km num carro a gasoleo ainda esta "bom" comparado com o anterior, agora se me disseres ha e tal aconteceu um carro a gasolina com 500 mil km que nunca foi aberto, epa milagres acontecem a pessoas de fe.

              Comentário


                #8
                E a durabilidade também deve ter a ver com a qualidade dos componentes. Se um motor tem 4 cilindros e o outro 6, qual dura mais? Estou a partir do pressuposto que são ambos bem tratados.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por fcaldeira Ver Post
                  teoricamente nao ha provas mas praticamente tens idades medias dos motores que eu referi em que um carro a gasolina 200 mil km sao muitos km enquanto 200mil km num carro a gasoleo ainda esta "bom" comparado com o anterior, agora se me disseres ha e tal aconteceu um carro a gasolina com 500 mil km que nunca foi aberto, epa milagres acontecem a pessoas de fe.
                  Não é assim tão linear. Depende dos motores. Há motores a gasolina com muitos km, mas tendencialmente são motores grandes, exemplo dos V6 ou V8 sempre com mais de 2500 cc. Mas há excepções, havendo pequenos motores que também fazem muitos km, exemplo dos toyotas, hondas, nissans, etc.

                  Claro que um pequeno 1.0 ou 1.2 tem tendência a fazer menos km do que um 2.0 ou 3.0, pois toda a sua vida vai andar a ser puxado ao máximo para andar alguma coisa. É este o meu ponto de vista, não quer dizer que não hajam excepções.

                  Comentário


                    #10
                    Entendo o teu post Maraki. Ou seja numa utilização normal um 3.0 ''esforça-se'' menos dos que um 1.0/1.2,etc. Certo?

                    Comentário


                      #11
                      eu coloquei esta duvida porque estou indeciso entre comprar um fiat punto de meados de 01 com 170 mil e um clio da mesma altura com 118 mil.. no entanto o punto ja mudou a correia de distribuiçao quanto ao clio ainda nao sei, mas irei levar mecanico para ver como o carro esta mas qual deles devo comprar? aqui ficam os anuncios.
                      Renault Clio 1.2RN Urgente - Maia - Carros - vende se carro em bom preço

                      Fiat Punto 1.2 ELX. Alarme. Muito Bom - Porto - Carros - Areosa

                      Comentário


                        #12
                        adoro o design do clio mas o fiat é muito mais carro em termos de "inovacoes"

                        Comentário


                          #13
                          Mais importante do que o número de KM marcados no quadrante, é a forma como esses KM foram feitos, sendo impossível de saber ao certo.

                          Num carro bem tratado, o motor/bloco é talvez dos últimos componentes a dar problemas. Isto porque até lá há muito material de desgaste para trocar.

                          Um exemplo prático. Existem dois carros aqui em casa, um Clio 1.2 com 200 mil KM, e um Punto 1.1 com 150 mil KM. Provavelmente o Punto é ligeiramente valorizado por ter menos 50 mil, no entanto está em muito pior estado a nível de motor. O Clio gasta meio litro de óleo a cada 10 mil KM, o Punto 1 litro a cada 1.000 KM: já aqueceu demasiadas vezes, a junta da cabeça foi trocada, no entanto os segmentos já eram.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por fcaldeira Ver Post
                            adoro o design do clio mas o fiat é muito mais carro em termos de "inovacoes"
                            mais carro como assim? o que tem a mais que o clio?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por warmthboy Ver Post
                              Entendo o teu post Maraki. Ou seja numa utilização normal um 3.0 ''esforça-se'' menos dos que um 1.0/1.2,etc. Certo?
                              Teoricamente falando deveria ser assim. Mas sabemos que há excepções. Tendencialmente um motor grande esforça-se menos que um motor pequeno, logo tende a durar mais.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por marinho4 Ver Post
                                mais carro como assim? o que tem a mais que o clio?
                                motor mais recente em termos de tecnologia,ja tem chave codificada, abs, direccao assistida e modo city entre muitos outros que nao me estou a lembrar neste momento

                                Comentário


                                  #17
                                  Tenho um conhecido que teve um uno 60sx, fez 260.000km e decidiu medir a compressão no motor, estava impecável, passados 15 dias capoto-o e foi enviado para a sucata para grande desgosto dele.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Os Km é relativo, se um carro tiver 200 mil e se tiver feito sempre as revisões a tempo e levado oleo de qualidade, tiver trocado o liquido de radiador de x em x anos é meio caminho andado para evitar corrosão no radiador e tubagens e as suas consequencias para o motor (aquecimentos e queima de juntas). tenho um uno que foi comprado novo e tem agora 305 mil, não gasta quase nenhum oleo em 10 mil, o punto de 2001 que comprei no ano passado tem agora 150 mil e em 10 mil kms gasta meio litro de oleo. comprei-o com 9 anos e 115 mil, não sei o historico dele mas pela logica dos kms deveria gastar menos oleo que o uno, mas isso não acontece...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Pedro303 Ver Post
                                      tiver trocado o liquido de radiador de x em x anos é meio caminho andado para evitar corrosão no radiador e tubagens e as suas consequencias para o motor (aquecimentos e queima de juntas)
                                      Pormenor importante. Muitos carros dos anos 90 ainda devem andar com água da torneira no circuito de refrigeração, fruto da ignorância dos proprietários.

                                      O problema é que a água no circuito causa problemas mais cedo ou mais tarde, devido ao calcário. Ao colocar líquido de refrigeração decente ainda acelera o processo.

                                      O meu motor, já por si propício a problemas de refrigeração, já levou vários componentes (de certa forma) por ter andado vários anos com água. Bomba de água, vários tubos de refrigeração, várias relas e sensor de temperatura (estava desfeito).

                                      Comentário

                                      AD fim dos posts Desktop

                                      Collapse

                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                      Collapse
                                      Working...
                                      X