Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Visão da Vida, 7 anos depois. (acidente de viação)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Visão da Vida, 7 anos depois. (acidente de viação)

    Muitos certamente ainda se lembrarão do dia 3 de Dezembro de 2004. Fez ontem 7 Anos que o ciclo normal da minha vida foi interrompido por um grave acidente de viação. A esta hora, tinha acabado de dar entrada na enfermaria, na cama 7, para começar um longo processo de recuperação.

    Hoje, felizmente, faço a minha vida perfeitamente normal, praticamente sem qualquer limitação ou preocupação, mas há alguns pontos de gostava de abordar para dar o testemunho de alguém que viu a possibilidade da vida ficar alterada bruscamente até ao final dos seus dias. Já agora, continuo apaixonado pelo mundo automóvel.

    Só para localizar, seguia para Águeda, numa subida com duas faixas, perto da Mourisca, quando um Furgão (Renault Master) sem prioridade, passou para a minha faixa (a da esquerda), no momento em que eu estava a passar, batendo-me de lado. Com o impacto o carro que conduzia, um Opel Astra Sport Van 1.7 TDS, fez pião, e foi 'atirado' para a outra faixa, onde vinha um camião que embateu por trás do Astra.

    O carro ficou neste estado:











    Em consequência do violento impacto, fui para o hospital de Coimbra, com uma fractura e sub-luxação na cervical. Segundo palavras dos médicos, 'na corda bamba para ficar tetraplégico'. Fui operado depois de 15 dias, imóvel, totalmente fixo (excepto os braços), na mesma posição 24 horas por dia a 'fazer tracção'. Colocaram-me uma peça para fixar duas vértebras, e ainda foi retirado osso da bacia para colocar na cervical.

    Após o acidente:



    A fazer tracção:



    Após a cirurgia:



    Depois de uma longa, e gradual recuperação, a vida foi voltando ao normal. Na noite anterior ao acidente tinha estado a treinar (Ténis), pois ia jogar a final do torneio interno do clube onde jogava, na semana seguinte. Tinha inclusivamente combinado o jogo, o qual nunca se realizou, mas ao contrário do que o médico disse, eu hoje, apesar de já não treinar intensivamente, ainda faço um ou outro jogo sem qualquer problema ou dificuldade, só não jogo mais por falta de disponibilidade.

    Eu tive sorte. Tive sorte por me 'safar' desta situação. Infelizmente há tanta gente a morrer nas estradas, a ficar com sequelas irreversíveis, por vezes com acidentes menos aparatosos, e eu... estou aqui, a escrever isto, sem qualquer complicação. No entanto também tive sorte por passar por isto. Descobri um novo mundo. Um mundo onde a união e ligação das pessoas é um ponto fulcral para o nosso estado emocional e psicológico, mesmo pessoas que nós não conhecemos. A verdade é que a nossa mente, alimentada pelas mentes positivas dos que nos rodeiam, consegue 'fazer milagres', em situações delicadas. Descobri ainda um mundo onde, a título de exemplo, algo como andar, fazer a barba sozinho, ou tomar banho sem ajuda, é maravilhoso. Um mundo onde devemos aproveitar cada segundo e cada momento para Viver em pleno, sem nos chatearmos porque o nosso carro anda pouco, porque ganhamos mal, porque a vida é dura, por isto e por aquilo.

    Queria Reflectir um pouco, e também que reflectissem um pouco sobre alguns pontos.No entanto quero, desde já, e após estes 7 anos, deixar aqui um Honesto Agradecimento aos Membros do Fórum que me transmitiram Votos de Melhoras e Rápida Recuperação, que me deram uma palavra de apoio, e até aos que me visitaram. Na altura, o meu pai imprimiu as mais de 20 páginas com palavras de conforto e força, para que eu pudesse ler, enquanto estava hospitalizado – não imaginam a força que as vossas palavras me deram. Não imaginam MESMO o quanto a vossa atitude foi gratificante, o quanto eu valorizo cada palavra lá escrita. O meu Muito Obrigado MESMO, a Todos Vós! Ainda hoje guardo essas folhas, e há não muito tempo, em arrumações, peguei no 'caderno' para as ler... Vocês são fantásticos, e mesmo atrás de um PC, conseguiram ter palavras que, acreditem, fizeram toda a diferença. Mais que um Fórum, Somos uma Família!

    Eu a ler as Vossas Palavras:



    Queria também que reflectissem no facto da vida poder dar uma volta enorme, num só segundo, e disto poder acontecer com mais facilidade e rapidez que aquilo que imaginam! Isto, de facto, não acontece só aos outros! Aconteceu a Mim, pode acontecer a Ti, ao Teu Amigo, eu Teu Colega, ao Teu Familiar, ao Teu Vizinho da frente. Infelizmente, Pode Acontecer. Portanto, vamos aproveitar melhor as pessoas, ouvi-las melhor, aprecia-las melhor, viver melhor cada momento, cada segundo. Deixemo-nos de valorizar coisas sem sentido, de valorizar os problemas, as dificuldades, o barulho, o stress, o vizinho da frente que é esquisito... Isso é secundário, meus Amigos. Há tanto na Vida para apreciar, e vamos agora perder tempo com probleminhas da treta? Não faz sentido! A Beleza está nas coisas simples e básicas, a Beleza da Vida está acessível a todos Nós, basta olhar à nossa volta, e sentir. Basta prestar atenção! Não há maior riqueza que ter Família, Amigos, Saúde, Paz, e Bem-Estar. Isto sim, é um montante incalculável e impagável!

    Queria também, e agora que se aproxima o Natal, deixar um alerta para que todos Nós tenhamos mais juízo e mais cuidado na Estrada. Não só por Nós, mas também pelos outros. O Camionista que me bateu por trás, não teve culpa, no entanto diz que não conseguiu dormir durante vários dias. É um peso muito grande. Mudar a vida de alguém neste sentido, é uma cruz demasiado pesada! Há tanta gente inocente a circular na estrada que por uma distracção de outros, por um descuidado, por um ‘será que passa?’ fica com a vida brutalmente alterada, ou até mesmo ceifada! E isto é irreversível! Vamos ter mais atenção e cuidado com as manobras, com as ultrapassagens, com as prioridades, com os semáforos. Não é só o excesso de velocidade, são as manobras perigosas! A Velocidade limita-se a agravar as consequências, mas se houver cuidado, a velocidade quase que pode deixar de ser um problema.

    Outra coisa que gostava aqui de abordar era – a segurança dos automóveis. Nos novos, é unânime, a segurança global dos nossos automóveis é muito elevada. Mas quem procura usados – meus amigos, esqueçam 'cuore sportivos', fumarentos, turbos, velocidades loucas, e coisas do género – pensem em primeiro na Segurança. E até nos equipamentos de segurança! Um ESP pode salvar-vos a vida num dado instante, tal como um Airbag, um Pré Tensor, ou uma carroçaria mais rígida e mais sólida. Deixem-se de tretas, o que vocês querem é um carro seguro que vos proteja no dia em que algo correr mal! Pode correr mal, não só por vós, mas pelos outros também! E se há acidentes com um nível de gravidade que nem o mais seguro iria ajudar, também há aqueles em que o bloco de ferro que conduzimos fará TODA a diferença. E isso, meus amigos, nós podemos escolher! Faz-me confusão ver pelo fórum a malta aconselhar um carro em detrimento de outro, conhecendo eu a prestação nos crash tests. Nunca se esqueçam, acontece a TODOS Nós! A TODOS!

    Valorizem-se mais uns aos outros, valorizem MAIS o Ser Pessoa, somos todos colegas aqui no fórum, estamos todos no Mesmo Barco, circulamos nas mesmas estradas, temos uma paixão em comum – O Automóvel. Vamos tentar amenizar ainda mais todo o ambiente geral, porque afinal, um dia, a palavra de cada um de vós poderá fazer toda a diferença. E todos Precisamos uns dos Outros! Sem excepção! Nem que seja apenas para um 'As Melhoras'.

    Um Forte Abraço a Todos, um Feliz Natal, e Cuidado na Estrada.

    E à Velha Guarda, Muitíssimo Obrigado por Tudo! Não vos esqueço, meus amigos,
    Paulo Bandeira.

    PS: Se este não for o local indicado, dado que acabam por ser abordados vários temas, estejam à-vontade para mudar.
    Editado pela última vez por TubularBells; 04 December 2011, 03:28.

    #2
    Sabes o que é pena? Que a maioria se esqueça dos acidentes de viação com vitimas mortais que todos os dias nos entram pela casa adentro através dos telejornais imediatamente a seguir a sentarem-se ao volante e cometam atrocidades na estrada, colocando não só a sua própria vida, mas a vida dos outros em perigo. Ainda bem que, no teu caso, tudo acabou em bem. Até me arrepio ao ver as fotos do carro.

    Comentário


      #3
      Sabes o que disseste marcou-me e realmente doute toda a rzao porque tu foste realmente um exemplo para tods nos em nunca desistir, eu sou membro a pouco tempo e nao pertenci ao grupo de pessoas que te deu apoio mas pertenco ao grupo de pessoas que ouve a tua historia e sente porque enquanto a estava a ler n pensei muito em mim mas pensei na pessoa que mais amo, a minha namorada, se algo desse genero lhe acotecesse por eu lhe ter posto nas maos um carro sem a devida seguranca eu nunca me iria perdoar, e tambem nos nao pudemos estar sempre a preocupar-nos com os nossos factores negativos porque os acidentes muitas vezes sao causadospor outras pessoas e nos somos apenas umas das vitimas da loucura de alguem, tenho um exemplo nao tao grave mas no ano 2007 fui atropelado por um fiat punto a 80km/h por um condutor embriagado, tive tempo de empurrar 2 amigos meus mas n tive tempo de sair, e digovos que depois de estar bem amassadinho no chao o homem ainda me vinha dar pontapes por ter sido atropelado, (atencao esquecime de salientar estavamos num passeio), a verdade eque veio o inem e a psp e sabem o que aconteceu? nada porque este senhor era amigo do encarregado da psp. E sao situacoes como esta que azem com que nao haja responsabilidade nas estradas de portugal.

      Desde ja Tubularbells, fico satisfeito pla tua recuperacao e um muito obrigado por partilhares a tua experiencia de vida.

      Comentário


        #4
        Um grande abraço pela partilha dessa terrivel fase que certamente faz motivar pensamentos mais civicos de quem lê o teu testemunho!

        Felizmente tudo correu pelo melhor e e não ha nada que pague o bem estar, a felicidade de viver e usufruir de cada bocadinho de nos.

        Este topico deveria ser lido e refletido diariamente e/ou semanalmente por todas as pessoas. Um valor de Vida!

        Comentário


          #5
          Obrigado por este relato. É um abre olhos para todos que andamos meio " a dormir", pensando que estamos incólumes a estas fatalidades.


          Isto fez-me lembrar que se fosse comigo, quase de certeza tinha ido desta pra melhor: o meu Corsa A 1.2 de 1989 tem a mesma segurança que um carrinho de compras do Continente.


          Mas a verdade é que não tenho capital para ter melhor...


          Espero ter sempre sorte como tive até hoje.


          Um abraço ;-)
          Editado pela última vez por Jarmer; 04 December 2011, 11:01.

          Comentário


            #6
            Vou fazer-te uma pergunta "estúpida" para a qual penso que não há uma resposta certa ou errada, mas que gostava de te fazer e gostava de saber o que pensas sobre isso. Se a possibilidade existisse de retirar esse acontecimento da tua vida, querias que fosse assim (retirado - nunca ter acontecido), ou mantinhas o que aconteceu, aquilo pelo que passaste e o que retiraste da (má) experiência?

            Comentário


              #7
              nem me lembres dos 7 anos, tubes! faz-me lembrar que o meu carro está a ficar velho. tinha acabado de comprar carro uns dias antes e ainda deu pra te ir visitar já no meu bólide novo. na altura estavas todo "partido e aparafusado", menos na língua. criticaste logo o meu seat! e nesse mesmíssimo dia fui mandado parar pela polícia, quando ia a caminho daí e já me queriam lixar por ter um papel inválido que garantia o seguro por um mês ou algo assim, mas deixaram passar, na esperança de que eu fosse resolver a situação.

              fiquei um pouco abalado quando te vi, foste das primeiras pessoas quem eu conheci na altura, eras (e acho que ainda és) um rapaz 5 *, sempre com as tuas manias e defesas, mas sempre muito justo também e coerente quando se trata de assuntos da vida. o tópico na altura deu umas 20 e tal páginas, no mínimo. muitos conteúdos curtos, esperançosos e cheios de força, outros com longas histórias de episódios de vida, mas no geral todos deram força e apoiaram-te mentalmente. aqueles 2cm foram 2cm de sorte, pois não ficaste paraplégico. ainda tens a marca no pescoço ou já nem se nota? faltou foi ganhares o torneio na semana sguinte, mas é melhor perderes um jogo da final de um torneio e ganhares a final que te possibilitou poderes viver a vida com alegria e completamente independente.

              agora espero que tudo continue a correr bem na tua vida. só falta é saber quando te casas!!!

              P.S: manda um abraço meu ao luís, ao nuno e ao emanuel, malta que já não anda pelo fórum (penso eu que não andam por aqui como clones) mas que na altura nos dávamos todos muito bem. e ao toninho, claro, não me esqueci dele! abraço forte.

              Comentário


                #8
                Fónix, já passaram 7 anos ?????

                Como o tempo passa ...

                Comentário


                  #9
                  Bem ... não imaginava que tinhas tido um acidente desta magnitude. As fotos arrepiaram-me todo, especialmente aquele raio-x ... caramba é preciso ter azar. Folgo em saber que tudo correu bem, e que hoje estás bem e feliz, com o teu astrazinho nos trinques pois apesar da minha curta estadia aqui no forum, vejo que és das pessoas mais sensatas e simpáticas por aqui, sempre a ajudar o próximo (eu inclusive xD) Continuação de bons KMs o resto da tua vida

                  Comentário


                    #10
                    Tal como disse o MGomes, fónix, já passaram 7 anos???

                    Lembro-me perfeitamente de toda a situação e acompanhei-a, como todos, de perto através do fórum.

                    Ainda bem que tudo acabou em bem e que hoje, não obstante o sofrimento que tiveste, consegues estar (bem) entre nós .

                    Um Abraço

                    Comentário


                      #11
                      a serio.. estou sem palavras!

                      parabens pela recuperaçao e pela maneira como lidaste com tudo... pela força de vontade e pela partilha!... sem duvidas deu me que pensar!

                      parabens tambem a todos os que apoiaram e ainda o fazem!

                      ... è por estas e outras razoes que eu gosto tanto de ser parte deste forum!

                      parabens a todos mesmo!!

                      Comentário


                        #12
                        Grande post! Apesar de não andar por aqui na altura acho q o teu post é uma grande inspiração para todas as pessoas q passaram pelo q tu passaste e para quem passa pela vida sem nunca a ter vivido dando mais importância a nulidades do q ao mais interessa: a Vida.

                        Um abraço!

                        Comentário


                          #13
                          Uma história com um fim feliz, e com conclusões pessoais mais felizes ainda!

                          Comentário


                            #14
                            E eu de Coimbra, disse na altura que te ia visitar, mas já nem recordo o porquê de não ir...dassss
                            Lembro-me como se fosse ontem...

                            Bom texto man. Abraço

                            Comentário


                              #15
                              E o tempo passa...

                              Comentário


                                #16
                                Muito Obrigado a Todos pelas simpáticas, e gratificantes palavras! A ideia é mesmo fazer pensar um pouco em torno deste tipo de problemas, e fazer perceber que eles estão mesmo ao Nosso lado. Acho que, pela minha experiência, posso dar um certo 'contributo' para criar nova visão, algo mais sensato e racional em torno desta problemática - que são os acidentes de viação, e por outro lado, a visão da própria vida, que é tantas vezes desvalorizada e 'esquecida'. Ao mesmo tempo tudo isto acaba por levar a pensar ainda melhor nas pessoas que nos rodeiam e na importância de cada um de Nós, e principalmente da Nossa Mente! A Mentalidade e o estado de espírito, ajudado por todos os que nos rodeiam, é crucial na ajuda à boa recuperação!

                                Recordo-me que quando andava no liceu, e se falava sobre a deficiência, e outras questões do género, eu comentava sempre 'preferia morrer, a ficar numa cadeira de rodas'. Curiosamente, quando recebi a noticia do meu estado clínico, a reacção que tive foi 'para já estou vivo, e por isso, hei-de me safar disto', e se não safasse, senti que ainda tinha muito para viver, e acabei por nunca me sentir ir abaixo ou abater pela situação. Tentei estar sempre mentalmente são, bem-disposto, e com energia, na medida do possível, para levar um dia de cada vez, mas determinado e decidido. Infelizmente isto só não chega, é preciso sorte, e médicos competentes, no entanto - ajuda.

                                Originalmente Colocado por RuiTurbo Ver Post
                                Sabes o que é pena? Que a maioria se esqueça dos acidentes de viação com vitimas mortais que todos os dias nos entram pela casa adentro através dos telejornais imediatamente a seguir a sentarem-se ao volante e cometam atrocidades na estrada, colocando não só a sua própria vida, mas a vida dos outros em perigo. Ainda bem que, no teu caso, tudo acabou em bem. Até me arrepio ao ver as fotos do carro.
                                É verdade, as pessoas esquecem rápido. É normal fazermos asneiras, todos nós as fazemos, todos nós abusamos, ninguém é santo, mas... temos que pensar globalmente neste tipo de assuntos, e começar a ver os acidentes de viação para além do 'excesso de velocidade'. Eu só vejo falar nisso, e não vejo, por exemplo, falarem em distracções! O homem que me bateu, simplesmente não olhou para o espelho! Era preferível que fosse em excesso de velocidade, mas atento e concentrado, com responsabilidade sobre o que anda a fazer na estrada, que ir abaixo do limite máximo, 'a dormir'.


                                Originalmente Colocado por fcaldeira Ver Post
                                Sabes o que disseste marcou-me e realmente doute toda a rzao porque tu foste realmente um exemplo para tods nos em nunca desistir, eu sou membro a pouco tempo e nao pertenci ao grupo de pessoas que te deu apoio mas pertenco ao grupo de pessoas que ouve a tua historia e sente porque enquanto a estava a ler n pensei muito em mim mas pensei na pessoa que mais amo, a minha namorada, se algo desse genero lhe acotecesse por eu lhe ter posto nas maos um carro sem a devida seguranca eu nunca me iria perdoar, e tambem nos nao pudemos estar sempre a preocupar-nos com os nossos factores negativos porque os acidentes muitas vezes sao causadospor outras pessoas e nos somos apenas umas das vitimas da loucura de alguem, tenho um exemplo nao tao grave mas no ano 2007 fui atropelado por um fiat punto a 80km/h por um condutor embriagado, tive tempo de empurrar 2 amigos meus mas n tive tempo de sair, e digovos que depois de estar bem amassadinho no chao o homem ainda me vinha dar pontapes por ter sido atropelado, (atencao esquecime de salientar estavamos num passeio), a verdade eque veio o inem e a psp e sabem o que aconteceu? nada porque este senhor era amigo do encarregado da psp. E sao situacoes como esta que azem com que nao haja responsabilidade nas estradas de portugal.

                                Desde ja Tubularbells, fico satisfeito pla tua recuperacao e um muito obrigado por partilhares a tua experiencia de vida.
                                De nada fcaldeira, por acaso, fizeste-me lembrar uma situação engraçada. Estava à dias a falar com a minha namorada sobre comprar carro para ela, e ela adora o MiTo. A primeira coisa que fiz, enquanto falávamos disso, foi ir ao site do EuroNCap ver o resultado, e aí sim, fiquei mais descansado. No entanto, ficaria ainda mais se fosse possível subir o segmento, e consequentemente a segurança. Não parece, mas isto é Muito Importante!

                                A tua situação é gravíssima! Espero, honestamente, que estejas totalmente bem e totalmente recuperado! No entanto isso é outro exemplo do que se passa muitas vezes - os conhecimentos e os contactos, conseguem sobrepor-se ao 'Ser Pessoa', e acabam por andar por aí impunes, muitos condutores que simplesmente não deviam poder tocar em qualquer tipo de veículo motorizado.

                                Originalmente Colocado por Ribsan Ver Post
                                Um grande abraço pela partilha dessa terrivel fase que certamente faz motivar pensamentos mais civicos de quem lê o teu testemunho!

                                Felizmente tudo correu pelo melhor e e não ha nada que pague o bem estar, a felicidade de viver e usufruir de cada bocadinho de nos.

                                Este topico deveria ser lido e refletido diariamente e/ou semanalmente por todas as pessoas. Um valor de Vida!
                                Obrigado, Ribsan! É mesmo isso, não há nada que pague esta 'qualidade de vida'. Sim, porque ao contrário do que muitos convencionam - qualidade de vida é Isto, estar Bem, em Paz, Usufruir de Nós, como tu tão bem referes.


                                Originalmente Colocado por Jarmer Ver Post
                                Obrigado por este relato. É um abre olhos para todos que andamos meio " a dormir", pensando que estamos incólumes a estas fatalidades.


                                Isto fez-me lembrar que se fosse comigo, quase de certeza tinha ido desta pra melhor: o meu Corsa A 1.2 de 1989 tem a mesma segurança que um carrinho de compras do Continente.


                                Mas a verdade é que não tenho capital para ter melhor...


                                Espero ter sempre sorte como tive até hoje.


                                Um abraço ;-)
                                De nada, Jarmer! O Corsa A, dentro da época dele, era razoável, mas claro, é incomparável e modelos mais recentes. Há que ter cuidados redobrados, no entanto não conseguimos controlar os outros, e por isso, por vezes, também é preciso sorte. Espero que a tenhas sempre!

                                Grande abraço!

                                Comentário


                                  #17
                                  Excelente relato! Não fazia ideia que já tivesses passado por uma situação deste género De facto, dá que pensar (e bem) no facto de por vezes valorizarmos algo que no fundo é completamente inútil quando comparado com a vida humana e respectiva sanidade, quer física, quer psicológica.

                                  Uma pergunta, que não sei se te recordarás, visto ter sucedido tudo muito rápido, além de já terem passado 7 anos: Quando o indivíduo da Renault Master passou para a tua faixa e te bateu no carro, porque será que este fez pião? Deverá ter dependido da zona onde ele te bateu, que deve ter afectado o equilíbrio do carro, pois assim fazendo uma rápida reconstituição do que sucedeu, parece-me que numa circunstância dessas (pela qual, felizmente nunca passei) o mais normal seria o carro onde tu seguias embater paralelamente no rail, tal como este esquema:


                                  Uploaded with ImageShack.us

                                  Sendo que o teu carro é o A, e as linhas a cinza são o separador central.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                                    Vou fazer-te uma pergunta "estúpida" para a qual penso que não há uma resposta certa ou errada, mas que gostava de te fazer e gostava de saber o que pensas sobre isso. Se a possibilidade existisse de retirar esse acontecimento da tua vida, querias que fosse assim (retirado - nunca ter acontecido), ou mantinhas o que aconteceu, aquilo pelo que passaste e o que retiraste da (má) experiência?
                                    A tua pergunta não é 'estúpida', Torres, antes pelo contrário! É bem interessante.

                                    É como dizes, não há uma resposta certa ou errada, mas atendendo ao facto de estar recuperado e estar bem, e da lição de vida que tive, não retirava este episódio da minha vida. Isto, claro, pelo facto de estar agora recuperado! E digo isto com total honestidade e analisando com sensatez a situação. A verdade é que este acontecimento deu-me uma abertura mental incrível, deu-me uma visão de vida bastante diferente, fez-me aprender a valorizar cada pessoa, cada momento. Fez-me crescer, enquanto ser humano, fez-me até perceber a quantidade incrível de amigos que tenho!

                                    Não deprimi, não me fechei, não me lamentei, simplesmente consegui adquirir uma forma extremamente positiva e optimista de lidar com tudo o que de menos bom possa acontecer na minha vida. Porque, afinal de contas, a única coisa que não tem solução, é a morte, tirando isso, há sempre um caminho a seguir, uma opção a tomar, temos que ser decididos, e olhar para a frente, seja qual for a dificuldade, porque será 'sempre', pequena, e insignificante.

                                    Claro que se me propusessem passar por uma situação destas, mesmo ficando recuperado, antes de tal acontecer, diria prontamente que não - óbvio. Mas assim, desta forma, acho que me fez bem, psicologicamente fez-me muito bem. Parece estranho, mas é uma forma de encarar as coisas, e de tirar um lado positivo de tudo o que ocorreu. Sinceramente, quase não me lembro dos 'maus momentos' durante todo o processo, e apesar de os ter tido, consigo colocar isso com um nível tal de pequenez, que se torna desprezível.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Não sabia do sucedido. Nessa altura não andava pelo forum. Em todo o caso, obrigado pela partilha. Fico feliz que estejas bem, e espero que te mantenhas sempre impék!

                                      Abraços!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Ainda não andava por cá na altura mas já tinha apanhado num comentário ou outro por aí referências a um acidente teu, não fazia ideia que a coisa tinha sido tão séria. Se me mostrassem só as imagens do carro eu dizia "este gajo não se safou", ficou num estado lastimável.

                                        Gostei do relato, parabéns pela recuperação (é preciso muita força de vontade também...).

                                        Um abraço!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Ainda bem que ficastes bem , nestes casos é preciso muita força

                                          No meu caso faz dia 6 de Dezembro , 16 anos em que eu sofri um traumatismo craniano em que tive à beira da morte tanto eu como a minha mãe , fui operado com sucesso passados 8 dias de vida felizmente só ficou uma cicatriz de 36 pontos .

                                          Fiquei bem é verdade mas também sei (como no caso do tubes) podia ter ficado tetraplegico ou mesmo ter morrido mas ainda bem que correu tudo bem e ao fim dos 16 anos que já passaram sinto me bem e não tive secuélas aparentes até agora e espero não ter as únicas que tenho é onde foi feita a cicatriz

                                          Ah e esquecime de referir , existiu o traumatismo devido ao uso de ferros no momento do parto , em que para me tirarem me apertaram muito o cranio e fraturou-se

                                          Para as pessoas que estão a passar por um caso semelhante so espero que tenham muita força

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                            nem me lembres dos 7 anos, tubes! faz-me lembrar que o meu carro está a ficar velho. tinha acabado de comprar carro uns dias antes e ainda deu pra te ir visitar já no meu bólide novo. na altura estavas todo "partido e aparafusado", menos na língua. criticaste logo o meu seat! e nesse mesmíssimo dia fui mandado parar pela polícia, quando ia a caminho daí e já me queriam lixar por ter um papel inválido que garantia o seguro por um mês ou algo assim, mas deixaram passar, na esperança de que eu fosse resolver a situação.

                                            fiquei um pouco abalado quando te vi, foste das primeiras pessoas quem eu conheci na altura, eras (e acho que ainda és) um rapaz 5 *, sempre com as tuas manias e defesas, mas sempre muito justo também e coerente quando se trata de assuntos da vida. o tópico na altura deu umas 20 e tal páginas, no mínimo. muitos conteúdos curtos, esperançosos e cheios de força, outros com longas histórias de episódios de vida, mas no geral todos deram força e apoiaram-te mentalmente. aqueles 2cm foram 2cm de sorte, pois não ficaste paraplégico. ainda tens a marca no pescoço ou já nem se nota? faltou foi ganhares o torneio na semana sguinte, mas é melhor perderes um jogo da final de um torneio e ganhares a final que te possibilitou poderes viver a vida com alegria e completamente independente.

                                            agora espero que tudo continue a correr bem na tua vida. só falta é saber quando te casas!!!

                                            P.S: manda um abraço meu ao luís, ao nuno e ao emanuel, malta que já não anda pelo fórum (penso eu que não andam por aqui como clones) mas que na altura nos dávamos todos muito bem. e ao toninho, claro, não me esqueci dele! abraço forte.
                                            Obrigado pelas palavras e pela simpatia, Caditonuno,

                                            Recordo-me perfeitamente disso, aliás, nós tivemos um encontro do Fórum em Espinho, onde apareceu também o Safety, e eu andava ainda com o colar cervical, lembras-te? Tenho ainda fotos desse encontro! Grandes tempos!

                                            Claro que critiquei o Seat, eu estava aleijado, mas não estava cego pah

                                            Agora a sério, Obrigado pela tua visita, e pelas tuas palavras. Entretanto, ainda tenho a cicatriz, apesar de ter feito tratamento a Laser. Tenho a do pescoço, e a da zona da bacia, de onde retiraram osso - sinceramente não me preocupa. Costumava dizer que elas gostam porque dá um ar de gajo mau! ahaha

                                            É mesmo isso, perdi um jogo, mas ganhei 'uma vida', não foi 'Game Over', felizmente!

                                            Bom, quanto a casar, já esteve mais longe, a ver vamos... Enviarei um abraço sim, com todo o prazer! O Toninho ainda anda por cá (o ciber007), um Grande e velho Amigo também, que se não foi todos, foi praticamente todos os Domingos, fazer-me uma visita a Coimbra, no seu Corsa 1.2! Aliás, tinha saído com ele no dia antes do acidente, para testar uns 'walkie talkies', que era para comunicarmos enquanto conduzíamos. Era a loucura dos 20 anos!

                                            Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                                            Fónix, já passaram 7 anos ?????

                                            Como o tempo passa ...
                                            É verdade MGomes, como o tempo passa! Eu próprio nem dou conta de que já passou tanto tempo, é incrível!

                                            Originalmente Colocado por nyox Ver Post
                                            Bem ... não imaginava que tinhas tido um acidente desta magnitude. As fotos arrepiaram-me todo, especialmente aquele raio-x ... caramba é preciso ter azar. Folgo em saber que tudo correu bem, e que hoje estás bem e feliz, com o teu astrazinho nos trinques pois apesar da minha curta estadia aqui no forum, vejo que és das pessoas mais sensatas e simpáticas por aqui, sempre a ajudar o próximo (eu inclusive xD) Continuação de bons KMs o resto da tua vida
                                            Obrigado pelas tuas tão simpáticas palavras, nyox! Sim, felizmente correu tudo bem, e agora estou aqui 'como o aço', e com tudo bem fixo, pelo menos tem 4 parafusos! ahaha

                                            Na altura, o médico ficou com todos os raio-x, porque este caso foi bastante particular, dada a gravidade da situação. E ele ficou com o material para utilizar como exemplo em congressos. Pelo que percebi a medula resistiu imensamente bem! Ao inicio, durante a recuperação, mesmo assim, tinha que ter cuidado, porque, pelo que percebi, na vértebra C6, havia ainda possibilidade de lascas de osso se espetarem na medula, e eu podia ter que ser operado de novo, se aquilo não solidificasse. Já a C4 e a C5 estavam fixas. O ideal, segundo o médico era fixar todas, no entanto isso tirar-me-ia a mobilidade do pescoço.

                                            É, agora tenho um Astrazinho na mesma, um pouco diferente, mas que considero seguro, e totalmente a meu gosto. Obrigado, tento ajudar, por vezes se não consigo ajudar mais, é a falta de tempo e disponibilidade, mas sempre que possível, tento dar uma mãozinha.


                                            Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                            Tal como disse o MGomes, fónix, já passaram 7 anos???

                                            Lembro-me perfeitamente de toda a situação e acompanhei-a, como todos, de perto através do fórum.

                                            Ainda bem que tudo acabou em bem e que hoje, não obstante o sofrimento que tiveste, consegues estar (bem) entre nós .

                                            Um Abraço
                                            Certo! Estamos todos velhos, meus amigos! É tramado!

                                            Obrigado! Um Forte Abraço para ti.

                                            Originalmente Colocado por RK7 Ver Post
                                            a serio.. estou sem palavras!

                                            parabens pela recuperaçao e pela maneira como lidaste com tudo... pela força de vontade e pela partilha!... sem duvidas deu me que pensar!

                                            parabens tambem a todos os que apoiaram e ainda o fazem!

                                            ... è por estas e outras razoes que eu gosto tanto de ser parte deste forum!

                                            parabens a todos mesmo!!

                                            Obrigado RK7, fico imensamente contente por fazer pensar um pouco neste tipo de situações, todos os dias está alguém a passar pelo mesmo! É incrível...

                                            Este fórum é um espectáculo!

                                            Originalmente Colocado por cjr Ver Post
                                            Grande post! Apesar de não andar por aqui na altura acho q o teu post é uma grande inspiração para todas as pessoas q passaram pelo q tu passaste e para quem passa pela vida sem nunca a ter vivido dando mais importância a nulidades do q ao mais interessa: a Vida.

                                            Um abraço!
                                            Obrigado! Um Abraço, cjr!

                                            Comentário


                                              #23
                                              São palavras inspiradoras estas. Este testemunho do teu acidente deve servir para todos nós, mas especialmente os mais jovens (aonde estou incluido) verem que o azar acontece. Mas apesar de tudo temos de continuar em frente. Eu tenho 22 anos e um testemunho destes mostra-me como a estrada pode ser muito perigosa, e que as coisas acontecem tambem a nós, não apenas aos outros.
                                              Os meus parabéns por este testemunho e um grande abraço

                                              Comentário


                                                #24
                                                Não andava por cá nessa altura, mas gostei muito de ler o relato de vida e recuperação que nos fazem pensar nas prioridades da vida e a segurança automóvel dev ser sempre tida em conta quando se escolhe um carro.
                                                Parabéns a ti!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Lembro-me perfeitamente deste episódio, aqui tão perto, já há 7 anos. Tudo correu bem, felizmente, e fica a lição de vida para todos.

                                                  Pessoalmente tento valorizar a vida, as pessoas, o bem-estar e menos o material, só assim se pode ser feliz.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                    Uma história com um fim feliz, e com conclusões pessoais mais felizes ainda!
                                                    Amigo ClioII, Obrigado! Já agora, sinto-me em dívida Contigo! Temos que marcar um café, ou algo do género!

                                                    Um Abraço!

                                                    Originalmente Colocado por TSport Ver Post
                                                    E eu de Coimbra, disse na altura que te ia visitar, mas já nem recordo o porquê de não ir...dassss
                                                    Lembro-me como se fosse ontem...

                                                    Bom texto man. Abraço
                                                    Oh TSport, sem qualquer problema! As palavras foram, na mesma, ouvidas! Obrigado, e espero que esteja tudo a correr sobre rodas!

                                                    Um Abraço!


                                                    Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                                                    E o tempo passa...
                                                    Ainda à dias, falei em Ti, homem! É verdade, o tempo passa! Espero que estejas óptimo!


                                                    Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                                                    Excelente relato! Não fazia ideia que já tivesses passado por uma situação deste género De facto, dá que pensar (e bem) no facto de por vezes valorizarmos algo que no fundo é completamente inútil quando comparado com a vida humana e respectiva sanidade, quer física, quer psicológica.

                                                    Uma pergunta, que não sei se te recordarás, visto ter sucedido tudo muito rápido, além de já terem passado 7 anos: Quando o indivíduo da Renault Master passou para a tua faixa e te bateu no carro, porque será que este fez pião? Deverá ter dependido da zona onde ele te bateu, que deve ter afectado o equilíbrio do carro, pois assim fazendo uma rápida reconstituição do que sucedeu, parece-me que numa circunstância dessas (pela qual, felizmente nunca passei) o mais normal seria o carro onde tu seguias embater paralelamente no rail, tal como este esquema:

                                                    http://img705.imageshack.us/img705/5091/semttulocdb.jpg

                                                    Sendo que o teu carro é o A, e as linhas a cinza são o separador central.
                                                    Obrigado, Homer!

                                                    Recordo perfeitamente, Homer. O Acidente não foi numa auto-estrada, havia duas faixas, apenas no meu sentido, a separação para o outro lado era com um duplo contínuo, e havia apenas uma faixa no sentido contrário. A faixa da direita seria suprimida mais à frente, e tinha até sinal de perda de prioridade.

                                                    Foi aqui:



                                                    O que está indicado pela seta, é onde ficou o vidro da frente do meu carro, foi naquela zona que ele levou com o camião 'em cima'. Segundo se apurou, a Renault Master ia virar à esquerda, num caminho que ali existe, até se vê o tracejado no duplo contínuo. O que já de si, é uma anormalidade! Por outro lado, existe sinal de cedência de passagem para os carros da direita. A carrinha não me deve ter visto, e passou bruscamente para esta faixa - lembro-me perfeitamente! pareceu um 'guinão', e quando me bate, acerca quase em cheio na roda dianteira do lado direito, e isso fez com que partisse a jante e a transmissão, eu ia a uns 80/90 Km\h, e ao partir a transmissão, o carro 'pousou' daquele lado no chão, e, no fundo, despistou-se, rodando em torno da parte que pousou, e foi de traseira para o outro lado, onde vinha o camião. Estava no local errado, à hora errada.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por TubularBells Ver Post
                                                      Obrigado, Homer!

                                                      Recordo perfeitamente, Homer. O Acidente não foi numa auto-estrada, havia duas faixas, apenas no meu sentido, a separação para o outro lado era com um duplo contínuo, e havia apenas uma faixa no sentido contrário. A faixa da direita seria suprimida mais à frente, e tinha até sinal de perda de prioridade.

                                                      Foi aqui:



                                                      O que está indicado pela seta, é onde ficou o vidro da frente do meu carro, foi naquela zona que ele levou com o camião 'em cima'. Segundo se apurou, a Renault Master ia virar à esquerda, num caminho que ali existe, até se vê o tracejado no duplo contínuo. O que já de si, é uma anormalidade! Por outro lado, existe sinal de cedência de passagem para os carros da direita. A carrinha não me deve ter visto, e passou bruscamente para esta faixa - lembro-me perfeitamente! pareceu um 'guinão', e quando me bate, acerca quase em cheio na roda dianteira do lado direito, e isso fez com que partisse a jante e a transmissão, eu ia a uns 80/90 Km\h, e ao partir a transmissão, o carro 'pousou' daquele lado no chão, e, no fundo, despistou-se, rodando em torno da parte que pousou, e foi de traseira para o outro lado, onde vinha o camião. Estava no local errado, à hora errada.
                                                      Tiveste azar, mesmo... Pensei que tivesse sido numa AE. Se fosse, não sei se teria sido melhor ou pior para ti, pois se por um lado existem os rails que sempre atenuam um pouco a pancada, por outro as velocidades são bastante superiores...

                                                      Ainda bem que tudo correu bem, uma vez mais!

                                                      Já agora, se o camião, em vez de te ter batido na traseira, tivesse sido um embate frontal, acho que as consequências para ti seriam bastante piores Portanto, no meio de tanto azar, creio que tiveste alguma sorte, ainda.

                                                      Cumps

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Excelente relato e excelente história de vida. Há acontecimentos que pela sua gravidade alteram todo o nosso Pensar, toda a Nossa Vida. As tuas palavras são sábias e sentidas e só mostram que és uma excelente pessoa. Confesso que não me recordo do acontecimento apesar de estar registado desde 2003, mas o que interessa é que apesar do brutal acidente, estás aqui 7 anos depois a dar o teu testemunho. Obrigado pela mensagem.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          És uma grande inspiração!! O meu muito obrigado

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Tal como há 7 anos, cá estou para ter dar os parabéns pelas melhoras e pelas palavras que nos dedicaste!

                                                            Abraço

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X