Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carro electrico quero a opniao de todos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Carro electrico quero a opniao de todos

    Boa noite, hoje recebi uma noticia, eu estou a estudar engenharia mecanica no ramo de energias renovaveis e hoje fui convidado a participar no projecto do carro electrico.

    Quero todas as vossas opnioes sobre o que acham de carros electricos, se acham que sao bons, maus, os pros e contras. Tudo isto pensando nos aspectos ambientais que podem ser causados.

    #2
    Isto é assunto muito polémico, mas na minha opinião não é uma alternativa viável para o futuro. A quantidade de metais raros necessários para as baterias e para existir produção mesmo massificada, vai dificultar muito o processo. Para mim esse será o principal factor limitante.
    E quando ligares uma quantidade brutal de carros ao grid eléctrico, como vais garantir power para as necessidades brutais que alocar ao grid?

    Comentário


      #3
      O carro eléctrico enquanto não tiver uma autonomia superior a 200km penso que só é viável para citadinos. Por exemplo o programa do Renault Twizy é bastante próximo daquilo que eu considero o carro eléctrico ideal para já. Que lhe metam uns vidros e fica um excelente eléctrico para a cidade. Penso que é por aí que se deve começar.

      Comentário


        #4
        Outra coisa que acho que deveriam começar mais a fazer era competições exclusivas a carros eléctricos. Como se sabe é na competição que se desenvolvem grande parte das tecnologias dos automóveis, e uma competição séria e oficial aprovada pela FIA iria fazer crescer o interesse pelos eléctricos.

        Em França já existe.

        É pena é ser monomarca. Parecem carros telecomandados gigantes

        Comentário


          #5
          Têm que colocar uns sintetizadores a imitar os grupo B e umas chamazitas e aí a coisa era outra

          Comentário


            #6
            Os carros eléctricos são estupidamente caros e este é um grande exemplo:
            Compra C-Zero : automóvel eléctrico, carro eléctrico

            Se o comprasse aínda tinha o problema de não o conseguir carregar nos postes apropriados pois esses lugares são sempre ocupados por "fósseis".

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por DMA Ver Post
              Isto é assunto muito polémico, mas na minha opinião não é uma alternativa viável para o futuro. A quantidade de metais raros necessários para as baterias e para existir produção mesmo massificada, vai dificultar muito o processo. Para mim esse será o principal factor limitante.
              E quando ligares uma quantidade brutal de carros ao grid eléctrico, como vais garantir power para as necessidades brutais que alocar ao grid?
              Quanto às baterias tem toda a razão, quanto à ligação è rede electrica, esta pode até ser benéfica, se os carros ligados servirem como fonte de armazenamento para a energia que agora, não sendo consumida, é desperdiçada, é só uma questão de planeamento e organização, por este pormenor já sabemos que cá vai ser COMPLICADO.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                Quanto às baterias tem toda a razão, quanto à ligação è rede electrica, esta pode até ser benéfica, se os carros ligados servirem como fonte de armazenamento para a energia que agora, não sendo consumida, é desperdiçada, é só uma questão de planeamento e organização, por este pormenor já sabemos que cá vai ser COMPLICADO.
                A questão para mim é a seguinte; uma coisa é termos "meia dúzia" de carros ligados ao grid. Agora imagina milhares de carros ligados, agora dezenas e centenas de milhares.
                Vamos imaginar que tirando todas as outras dificuldades (preços ao público, dificuldades em arranjar os minerais, rede de abastecimento, autonomia) e que elas ficavam resolvidas "por magia". E que daqui a dois anos 10% da frota dos USA passava a ser eléctrica (para facilitar EV). Se eles já estão a ter dificuldades em suportar o consumo nos padrões actuais, X, o que dizer quando tivessem X+Y . É que na costa este eles já tiveram apagões, porque o sistema está perto do limite. Isto a queimar carvão e gás natural num ritmo muito pouco saudável e sustentável. No Brasil os apagões também acontecem e na China a demanda em termos de energia eléctrica é brutal, mesmo brutal. As centrais a carvão aparecem como cogumelos e pelo que sei estão planeadas ou em construção algo como vinte e tal centrais nucleares!! (se estiver enganado corrijam-me).... com vários países a aumentarem a utilização de urânio e com o material derivado do desmantelamento de ogivas a diminuir, a sustentabilidade do nuclear é bastante questionável. Bem como todo o processo de construção e aprovamento ser algo "lento".
                Logo a pressão do consumo não está apenas do lado dos transportes (baseado em hidrocarbonetos maioritariamente), mas também do lado do grid, em que estão a ser feitas pequenas loucuras para suportar os níveis de consumos actuais..... imagine-se num cenário de consumo marcadamente superior.... não vai ser fácil.

                Agora fcaldeira, isto são meramente as minhas opiniões. Eu sou apenas um interessado pelo assunto, não tenho formação na área. Se calhar ainda aparece-te pessoal com mais bagagem na área, que possa dar outros pontos de vista.
                Boa sorte com o projecto
                Editado pela última vez por DMA; 10 December 2011, 00:12.

                Comentário


                  #9
                  Para mim os carros eléctricos podem ser uma solução interessante para quem anda sobretudo em cidade mas acho que vão continuar a ser um gadget por muito tempo, um complemento a quem tem um carro "a sério" na garagem.

                  Como já disseram em cima, a necessidade de metais raros e caros condiciona a massificação assim como a questão do abastecimento de milhares de carros em simultâneo. Abastecê-los de noite quando há excesso de produção seria uma hipótese mas leva-nos de volta ao ponto inicial pois limita muito a sua disponibilidade.

                  O eléctrico pode vir a ser uma solução complementar interessante mas o motor de combustão interna ainda vai reinar durante mais umas décadas.

                  Comentário


                    #10
                    Eu acho que os carros eléctricos são uma grande tanga.
                    Enquanto não perceber bem a equivalência entre as emissões de um um normal motor de combustão interna e as emissões necessárias para produzir a electricidade para o alegado carro "limpo", os carros eléctricos não são alternativa. E que não se esqueçam de adicionar o custo ambiental do disposal das baterias em fim de vida.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por fcaldeira Ver Post
                      Boa noite, hoje recebi uma noticia, eu estou a estudar engenharia mecanica no ramo de energias renovaveis e hoje fui convidado a participar no projecto do carro electrico.

                      Quero todas as vossas opnioes sobre o que acham de carros electricos, se acham que sao bons, maus, os pros e contras. Tudo isto pensando nos aspectos ambientais que podem ser causados.
                      Eu opniao não tenho ...

                      Comentário


                        #12
                        ora bem eu estou a estudar engenharia electrotecnica e sou um apaixonado por carros e motas.
                        Portanto a minha opiniao sobre os carros electricos é que eles sao o futuro mas nao da maneira que estao a nossa disposição, mas por pesquisas e tal sei perfeitamente da existencia de projectos viaveis que nao saiem para o mercado porque quem as financia directa ou indirectamente ainda tem muito a lucrar com os combustiveis fosseis.
                        1º os carros electricos tem que ter autonomias muito maiores, semelhantes a autonomias de 600km e mais, e as baterias tinham que ser reaproveitadas e de carregamento rapido ou troca como a renault queria por.
                        2º os carros electricos tem que ser acessiveis, pois ao preço a que os poem é impensavel.
                        3º ainda existe muito desenvolvimento a ser feito, como por exemplo com carros que carreguem as baterias atravez de energia solar e outras coisas com mais rentabilidade.
                        E para ja como esta o mercado, tem é que desenvolver motores eficientes, hibridos ainda mais viaveis, carros que cheguem a consumos reais de 2 a 3l aos 100km.
                        é um tema que da pano para mangas.
                        o que é certo que como as coisas estao se tem que arranjar alternativas, pois os preços do gasoleo e gasolina estao a ficar insustentaveis.
                        Editado pela última vez por miggfigg; 10 December 2011, 01:28.

                        Comentário


                          #13
                          Também acho que os eléctricos ainda são uma excentricidade por ora. Extremamente limitados, caros, sem grandes garantias a médio prazo de ver a autonomia melhorada e até uma incógnita no que diz respeito à durabilidade das baterias (tirando a Renault, que aluga as baterias).

                          Comentário


                            #14
                            Desde ja agradeco todas as opinioes e posso dizervos que a autonomia e verdade que nao chega aos "600km" como haviam dito mas esta a ser desenvolvido uma bateria que chga aos 300 e 40/60km , agora voces salientaram 3 aspectos que me fizeram pensar, metais raros na constrcao dos carros nomeadamente baterias, realmente nunca tinha pensado nisso mas vai ser um assunto a ser posto em causa, acerca do carregamento da bateria de muitos carros ao mesmo tempo nao vai ser problema pois sao baterias com uma voltagem muito baixa, ate vos posso dizer que as alternativas de carregamento das baterias sao tao basicas que qualquer pesssoa o podera fazer em casa de varias maneiras, e o terceiro ponto é carros electricos nao poluem, ou seja nao emitem co2 nem a energia electrica que vai ser armazenada na bateria vai ser proveniente de meios nao renovaveis, ou seja esta a haver um grande desenvolvimento acerca de paineis solares e moinhos eolicos para a producao de energia ja a pensar nessas situacoes.
                            Acerca do preco dos carros e verdade sao precos demasiado altos mas voces tem que ter uma visao mais futurista, hoje em dia quem compra um carro novo pensa nele nos proximos 5 anos, ja o electrico nao pode ser visto desta maneira, o carro electrico tem uma duracao em termos de manutencao/desgaste muito mas muito superior, logo se vai durar mais, se a manutencao vai ser mais barata o "artigo2 tem de ser mais caro, nao tanto como esta agora mas vai ser sempre carito, mas depois podem pensar numa troca de 1,60 ou 1,40€/litro para 0,18€/KW o que é muito significante.

                            Comentário


                              #15
                              Houvesse carros eléctricos a 10000€ (preços de Portugal), 100~150Kms de autonomia, a coisa ficava viável.

                              Comentário


                                #16
                                estas a pedir um carro que faz menos 30km que os actuais por um quinto do valor nao achas que e muito lol

                                Comentário


                                  #17
                                  Para já vejo o mundo automóvel como Gasolina, depois como 1ª alternativa: Diesel, depois Híbridos (porque estão na moda) e por final GPL.

                                  E assim vai ficar por muito tempo (pelo menos + 2/3 décadas), onde o Diesel é uma alternativa nos carros de pequeno motor e os Híbridos uma alternativa para os carros com grande motor.

                                  O GPL está a aparecer em algumas marcas em carros de segmento médio e médio-baixo.

                                  Os eléctricos são caros, fraca autonomia e ainda muito limitados.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Two Ver Post
                                    Eu acho que os carros eléctricos são uma grande tanga.
                                    Enquanto não perceber bem a equivalência entre as emissões de um um normal motor de combustão interna e as emissões necessárias para produzir a electricidade para o alegado carro "limpo", os carros eléctricos não são alternativa. E que não se esqueçam de adicionar o custo ambiental do disposal das baterias em fim de vida.
                                    Isso é problema exclusivamente teu.

                                    Emissões? Não é preciso haver emissões para que se produza energia elétrica. Parte do problema é mesmo a actual dependência de combustíveis fosseis. Dependência que terá que ser resolvida a breve trecho.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Os elétricos, apesar de fazerem todo o sentido face aos motores térmicos, ainda são o eterno carro do futuro. Isto, porque o problema fundamental ainda não foi resolvido. As baterias terão que ter uma densidade energética assinalavelmente maior que a que têm de momento, e baixar consideravelmente de preço. É certo que têm aparecido soluções experimentais, mas ainda nenhuma se superiorizou às baterias de lítio, pelo menos no que toca à relação custo/beneficio. Mesmo o avanço assinalável que houve a nivel das baterias, deveu-se não ao investimento por parte dos fabricantes de automóveis, mas dos fabricantes de electrónica de consumo (particularmente telemóveis e computadores portáteis).

                                      Por outro lado, a generalidade dos fabricantes, continua a insistir em lançar carros desprovidos de interesse (potência e velocidade máxima ridículas; estética altamente discutível). Talvez o Tesla S Model S | Tesla Motors venha a mudar a percepção e o paradigma (como a Apple fez em relação aos smartphones, por exemplo). Até lá, o panorama não parece particularmente promissor.

                                      Comentário


                                        #20
                                        na minha opinião, os cerca de 130km de autonomia, já são suficientes para o dia a dia... por exemplo de Lisboa, os 65 + 65km já dão para muita gente que trabalha nas redondezas de Lisboa... O grande problema é no investimento inicial do comprador, onde os carros são CAROS, pequenos, feios, etc etc... e custa dar 30.000€ por um carro "equivalente" a um peugeot 107...

                                        Caso seja necessário fazer voltas maiores, "obriga" que tenhamos um segundo carro...

                                        Creio que a longo prazo, se tenha que investir em novas baterias, e o seu custo costuma ser elevado... é preciso não esquecer esse custo...

                                        gostava de saber mais em relação à manutenção dos carros electricos? não têm que trocar oleos nem nada?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                          Os elétricos, apesar de fazerem todo o sentido face aos motores térmicos, ainda são o eterno carro do futuro. Isto, porque o problema fundamental ainda não foi resolvido. As baterias terão que ter uma densidade energética assinalavelmente maior que a que têm de momento, e baixar consideravelmente de preço. É certo que têm aparecido soluções experimentais, mas ainda nenhuma se superiorizou às baterias de lítio, pelo menos no que toca à relação custo/beneficio. Mesmo o avanço assinalável que houve a nivel das baterias, deveu-se não ao investimento por parte dos fabricantes de automóveis, mas dos fabricantes de electrónica de consumo (particularmente telemóveis e computadores portáteis).

                                          Por outro lado, a generalidade dos fabricantes, continua a insistir em lançar carros desprovidos de interesse (potência e velocidade máxima ridículas; estética altamente discutível). Talvez o Tesla S Model S | Tesla Motors venha a mudar a percepção e o paradigma (como a Apple fez em relação aos smartphones, por exemplo). Até lá, o panorama não parece particularmente promissor.
                                          esses Tesla~, são bem apelativos. não conhecia... cá não há disso?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu acho que o que se devia mesmo era apostar no desenvolvimento dos veículos a hidrogénio. Para mim, vai ser o futuro sem duvida.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por DMA Ver Post
                                              A questão para mim é a seguinte; uma coisa é termos "meia dúzia" de carros ligados ao grid. Agora imagina milhares de carros ligados, agora dezenas e centenas de milhares.
                                              Vamos imaginar que tirando todas as outras dificuldades (preços ao público, dificuldades em arranjar os minerais, rede de abastecimento, autonomia) e que elas ficavam resolvidas "por magia". E que daqui a dois anos 10% da frota dos USA passava a ser eléctrica (para facilitar EV). Se eles já estão a ter dificuldades em suportar o consumo nos padrões actuais, X, o que dizer quando tivessem X+Y . É que na costa este eles já tiveram apagões, porque o sistema está perto do limite. Isto a queimar carvão e gás natural num ritmo muito pouco saudável e sustentável. No Brasil os apagões também acontecem e na China a demanda em termos de energia eléctrica é brutal, mesmo brutal. As centrais a carvão aparecem como cogumelos e pelo que sei estão planeadas ou em construção algo como vinte e tal centrais nucleares!! (se estiver enganado corrijam-me).... com vários países a aumentarem a utilização de urânio e com o material derivado do desmantelamento de ogivas a diminuir, a sustentabilidade do nuclear é bastante questionável. Bem como todo o processo de construção e aprovamento ser algo "lento".
                                              Logo a pressão do consumo não está apenas do lado dos transportes (baseado em hidrocarbonetos maioritariamente), mas também do lado do grid, em que estão a ser feitas pequenas loucuras para suportar os níveis de consumos actuais..... imagine-se num cenário de consumo marcadamente superior.... não vai ser fácil.

                                              Agora fcaldeira, isto são meramente as minhas opiniões. Eu sou apenas um interessado pelo assunto, não tenho formação na área. Se calhar ainda aparece-te pessoal com mais bagagem na área, que possa dar outros pontos de vista.
                                              Boa sorte com o projecto
                                              Não há esse problema porque a produção de produtos petrolíferos exige um grande consumo de electricidade. Se movermos essa potência das refinarias para as cidades está o suposto problema resolviod.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Toda a gente quer autonomias de 800km mas ninguém faz mais de 50km por dia 95% das vezes

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por LH Ver Post
                                                  esses Tesla~, são bem apelativos. não conhecia... cá não há disso?
                                                  Nem sei se já foram lançados oficialmente. Por cá, é pouco provavel que cheguem, mas basta que cheguem aos nossos vizinhos para que se torne uma opção viável.

                                                  Ainda na fase da "promessa": BMW i. Born Electric.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                    Toda a gente quer autonomias de 800km mas ninguém faz mais de 50km por dia 95% das vezes
                                                    Nem mais.

                                                    Podiam perfeitamente ter perfis adaptativos. Um para maximizar a autonomia, reduzindo a potência e velocidade máxima como acontece agora com a generalidade das propostas, e outro em que a autonomia seria irrelevante, sem limitar a potência e velocidade máxima. Em termos de custo acrescido, seria ridículo. Em termos de versatilidade, era um mundo de diferença.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      o problema das pessoas e mesmo o facto de serem caros e de terem muita falta de informacao sobre os carros electricos.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                        Nem sei se já foram lançados oficialmente. Por cá, é pouco provavel que cheguem, mas basta que cheguem aos nossos vizinhos para que se torne uma opção viável.

                                                        Ainda na fase da "promessa": BMW i. Born Electric.

                                                        esse i3 também parecem os peugeot 107 lol... só que sendo BMW o estatuto é logo outro... e pode ser que pegue, mas isso deve ser carro para uns 40.000€

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ABS Ver Post
                                                          Os carros eléctricos são estupidamente caros e este é um grande exemplo:
                                                          Compra C-Zero : automóvel eléctrico, carro eléctrico

                                                          Se o comprasse aínda tinha o problema de não o conseguir carregar nos postes apropriados pois esses lugares são sempre ocupados por "fósseis".
                                                          Também foste buscar o pior exemplo. O Leaf só custa mais 5000€ que a versão Diesel do equivalente do segmento C da Nissan.

                                                          O programa da Renault também é excelente, o carro fica a um preço fantástico e depois a mensalidade é +- aquilo que se gasta em combustível por mês. Neste momento a modalidade da Renault é a mais viável.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                            Nem mais.

                                                            Podiam perfeitamente ter perfis adaptativos. Um para maximizar a autonomia, reduzindo a potência e velocidade máxima como acontece agora com a generalidade das propostas, e outro em que a autonomia seria irrelevante, sem limitar a potência e velocidade máxima. Em termos de custo acrescido, seria ridículo. Em termos de versatilidade, era um mundo de diferença.
                                                            Eu penso que a velocidade máxima declarada não interfere coma autonomia. O Renault Twizy terá versões limitadas a 45 km/h para as pessoas sem carta e tem a mesma autonomia que a versão normal que penso que atinge os 100 km/h.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X