Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ford Focus TDCI 109cv afinal é... 90cv

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ford Focus TDCI 109cv afinal é... 90cv

    Bom dia,

    Antes de mais peço desculpa se este é o local errado, mas não creio q seja um assunto para as boxes

    Comprei um Ford Focus TDCI 1.6 109cv usado (Dezembro 2005). Uma semana depois de o ter comprado, descobri que é possível saber as caracteristicas do carro aqui FordEtis home page e tive a desagradável surpresa de ter um carro com 90cv

    Contactei o vendedor do stand, que me pareceu genuinamente surpreendido e me voltou a afirmar que pensava que era a versão 110cv. Ao telefone sugeriu-me levar o carro à Ford e fazer o "upgrade" para 109cv. Disse-me que os motores são iguais e na fabrica são apenas programados para 90cv ou 109 cv e que esse programação pode ser feita depois.

    * Isto é possível?
    * É seguro?
    * Vale a pena?
    * É verdade que os consumos da versão 109cv são muito superiores á versão 90cv?
    * Reais vantagens/desvantagens 90cv vs 109cv
    * Estou mais inclinado para exigir uma compensação financeira, ou seja, a devolução da diferença de 110cv para 90cv. Que valor devo exigir que me seja devolvido?


    Esta é a informação do ETIS da Ford:

    Características principais
    Data de fabrico: 22.11.2005
    Linha do veículo: Focus 04-08/Focus C-MAX 03-07
    Tipo de carroçaria: Carrinha
    Versão: Série 15
    Motor: Diesel 1.6 DOHC TCI (90 PS)
    Caixa de velocidades: Caixa manual 5 velocidades-MTX75
    Direcção/Tracção: LHD FWD
    Emissões: Emissões - fase IV
    Ar condicionado: Contr. electr. duplo autom. Temper.
    País: (+)"PT"
    Cor: Sea Grey metalizada
    Forros interiores: Rack

    Agradeço a vossa ajuda neste caso.

    #2
    As diferenças:

    90cv 215nm
    177 km/h de velocidade máxima
    12,6 seg dos 0 aos 100km/h

    Turbo + Intercooler

    VS

    109cv 240nm
    188km/h de velocidade máxima
    10,9 seg 0 aos 100km/h

    TGV + Intercooler


    A diferença está a negrito, a versão de 109cv tem turbo de geometria variável, o que se traduz num melhor desempenho principalmente em baixas. Mas os 90cv não te chegam?
    Pede uma compensação monetária e assim não ficas prejudicado.

    Supostamente a versão de 90cv é mais fiável, pois como o turbo é mais "arcaico" tem tendência a dar menos problemas (geometria presa com carvão, etc).

    Comentário


      #3
      Obrigado pela resposta Maraki.
      Sim os 90cv chegam, estou bastante satisfeito com o comportamento e prestações do carro, mas quando o comprei foi-me vendido como 110cv, logo, esse factor entrou também na minha decisão de compra. Ter mais tarde descoberto que afinal é a versão de 90cv não foi nada agradável...

      A hipotese que para já o stand me ofereceu por telefone foi fazer a reprogramação da centralina, e eu queria saber se devo ou não aceitar essa resolução.
      Eu acho que prefiro uma compensação financeira justa, talvez uns 1000€?

      Comentário


        #4
        Não aceites porque os motores tem hardware diferente e a reprogramação só vai provocar o desgaste prematuro do motor.

        Ele que aceite o carro de volta e compra outro.

        Comentário


          #5
          Qdo comprei o meu Focus testei os 2 e fui directo para o de 109, que era 1000€ mais caro.

          No entanto para o teu caso concreto optava pela compensação financeira, dado que não acredito que o carro fique com iguais caracteristicas nomeadamente a nivel de consumos e fiabilidade.

          Qto à compensação, não faço grande ideia, mas sp mto menos que 1000 dado que, pelo menos no meu caso, essa era a diferença deles em novos.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por mpsoares Ver Post
            Obrigado pela resposta Maraki.
            Sim os 90cv chegam, estou bastante satisfeito com o comportamento e prestações do carro, mas quando o comprei foi-me vendido como 110cv, logo, esse factor entrou também na minha decisão de compra. Ter mais tarde descoberto que afinal é a versão de 90cv não foi nada agradável...

            A hipotese que para já o stand me ofereceu por telefone foi fazer a reprogramação da centralina, e eu queria saber se devo ou não aceitar essa resolução.
            Eu acho que prefiro uma compensação financeira justa, talvez uns 1000€?
            Se estás satisfeito com o carro, com as prestações e ele não tem dado problemas, deixa-te estar quieto. A versão de 90cv é teoricamente mais fiável pois a mecânica não é tão puxada, e os consumos são menores (apenas cerca de 0,5L/100km mas isto em muitos km faz diferença).

            Claro que a versão de 109cv é mais disponível, principalmente em baixas rotações, onde o turbo de geometria variável ajuda, mas no fundo são só 20cv e 35nm de diferença, portanto se não és daqueles que anda sempre a fundo, a versão 90cv é bem equilibrada, e esses cavalos chegam e sobram para uma condução despachada. Além disso, não é como o vendedor diz, não é só a programação da centralina que muda, o turbo muda, assim como o intercooler que na versão de 109cv é de maiores dimensões (pouco mas é).

            Resumindo, eu ficava com dinheiro no bolso e gozava o carro, que por sinal é bem jeitoso. E sim, 1000€ parece-me justo tendo em atenção o diferencial de preços que aparece no stand virtual.

            Comentário


              #7
              Desculpem lá a pergunta... mas o que está no livrete?!? tem lá a potência em kW.

              Comentário


                #8
                Eu tambem tentava chegar a acordo com o vendedor.
                Até porque, acreditando que ele não sabia disto, tambem irá buscar aquilo que te dará.
                Portanto tenta esticar ao maximo o valor que tens a receber de volta.
                Claro que se a tua ideia era o de 109cv desfaz o negocio e procura outro, se tas satisfeito só tens que negociar o valor a receber.

                Comentário


                  #9
                  Se estás satisfeito fica com ele.


                  Tenta negociar com o vendedor uma compensação. A diferença em novo eram cerca de 1000 euros, 6 anos depois acho que algo a rondar os 500 euros será justo...

                  Comentário


                    #10
                    Mantém o de 90.

                    Ainda não falaram aqui mas o de 90 não tem FAP e o de 109 tem.

                    A cada 60k tens uma despesa extra na manutenção de 200€ para o Eolys e aos 120k tens que mudar o FAP e na marca pagas bem mais de 1000€. Na concorrência pagas uns 6/700€.

                    E FAP's é sempre mais uma geringonça para dar chatices (e neste caso não são poucos os relatos de problemas com filtros de partículas, transversal a todas as marcas)

                    Comentário


                      #11
                      Sim. Eu também ficaria com o carro mas proporia um acordo ao stand. Ou te dava tipo 500 euros ou , se o stand tivesse oficina, te oferecia 3 revisões anuais. Esta opção pode ser mais simples para o stand uma vez que não há uma despesa monetária direta na contabilidade. Da próxima verifica bem o Livrete/DUA, tem lá discriminada a potencia em KW.

                      Comentário


                        #12
                        Era só ver a potência no LIVRETE...

                        E é mais que óbvio que o vendedor sabe disso. Enganou-te e bem.

                        Tens várias hipóteses. Ou te compensa monetariamente, faz ele o upgrade, ou em ultimo caso...exiges a troca do carro. O que acho desnecessário.

                        Comentário


                          #13
                          O que tem no livrete?

                          Comentário


                            #14
                            Engraçado que os vendedores nunca vendem ao contrário. Nunca vendem com mais potência como tendo menos. Enganam-se sempre ao contrário. Como se eles não soubessem.....

                            Comentário


                              #15
                              tem a potência do carro...e se ele tivesse visto o livrete do carro sabia que o carro que estava a ver tinha os 90cv e não os 109

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Jfire Ver Post
                                Era só ver a potência no LIVRETE...

                                E é mais que óbvio que o vendedor sabe disso. Enganou-te e bem.

                                Tens várias hipóteses. Ou te compensa monetariamente, faz ele o upgrade, ou em ultimo caso...exiges a troca do carro. O que acho desnecessário.
                                Vai trocar o turbo por um de geometria variavel, colocar FAP e reprogramar a centralina?

                                Parece-me bem mais vantajoso e simples a compensação monetária....

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por chicolaranja Ver Post
                                  Mantém o de 90.

                                  Ainda não falaram aqui mas o de 90 não tem FAP e o de 109 tem.

                                  A cada 60k tens uma despesa extra na manutenção de 200€ para o Eolys e aos 120k tens que mudar o FAP e na marca pagas bem mais de 1000€. Na concorrência pagas uns 6/700€.

                                  E FAP's é sempre mais uma geringonça para dar chatices (e neste caso não são poucos os relatos de problemas com filtros de partículas, transversal a todas as marcas)
                                  Mas eu conheço a 90cv e tem FAP.

                                  A diferença é mais que uma repro, de qualquer forma pedia era o dinheiro em vez da potencia.
                                  Acho que são 1.000€ pelo na altura que em que andei a ver Focus era assim.

                                  PS: Li melhor e vi que não era novo.

                                  Uma repro é diferente, não te metas nisso pede é o dinheiro, até porque se calhar é como disseram e se o 90cv não tiver FAP preferia o de 90 ao 110cv.
                                  Editado pela última vez por JoelM; 13 December 2011, 13:59.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Conforme referido, basta ver o DUA para confirmar isso.

                                    Mesmo fazendo a dita repro, não é a mesma coisa.

                                    Portanto e atendendo que estás satisfeito, mais vale ires para a compensação financeira.

                                    Como referido, é de estranhar muito que o vendedor se tenha enganado... mas infelizmente não será só nesse caso, mais casos desses e em outras motorizações de outras marcas, que tal acontece.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                      Conforme referido, basta ver o DUA para confirmar isso.

                                      Mesmo fazendo a dita repro, não é a mesma coisa.

                                      Portanto e atendendo que estás satisfeito, mais vale ires para a compensação financeira.

                                      Como referido, é de estranhar muito que o vendedor se tenha enganado... mas infelizmente não será só nesse caso, mais casos desses e em outras motorizações de outras marcas, que tal acontece.
                                      Sei de um caso com oum GP 1.9 que era comercial e afinal veio com 5 lugares. Neste caso ainda bem para ele.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                        Sei de um caso com oum GP 1.9 que era comercial e afinal veio com 5 lugares. Neste caso ainda bem para ele.
                                        Sim, neste caso é verdade.

                                        Mas já agora, os documentos do carro, estavam como 2 lugares ou 5 lugares?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Nos hdi de 90 vs 110, os stands de usados tendem sempre e enganar-se. Já não é o 1º caso que vejo a comprarem de 110cv e depois descobrem que afinal é de 90cv. Apesar do de 90cv normalmente dar menos despesa na manutenção, o de 110cv é mais caro, logo é aldrabice. O contracto de venda refere que é de 110cv?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                            Sim, neste caso é verdade.

                                            Mas já agora, os documentos do carro, estavam como 2 lugares ou 5 lugares?
                                            Boa pergunta

                                            Curiosamente no mesmo sitio, o meu veio com um extra a mais de borla lol.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                              Engraçado que os vendedores nunca vendem ao contrário. Nunca vendem com mais potência como tendo menos. Enganam-se sempre ao contrário. Como se eles não soubessem.....
                                              se fosse comigo tava bem fodi** !!!
                                              Se a potencia esta no livrete é obvio que ele sabia, mas estes vendedores achavam que a pessoa nunca iria pegar no raio do livrete?!Nem sei como o colega não viu logo no dito que a versão era de 90cvs...

                                              Mas agora para alem da reprogramação da centralina diz-lhe que o turbo do de 110cv´s é diferente,logo tambem o queres substituir e na ford, e se o de 110 cv tambem tem fap diz-lhe que tambem queres uma. LOL.
                                              Pode ser que te apresente uns numeros engraçados para te compensar, ou então se queres mesmo o de 110cv anula o negocio.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Se estás satisfeito com o carro ... pede uma compensação monetária ... 1000 a 1500€

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por pmfp Ver Post
                                                  Nos hdi de 90 vs 110, os stands de usados tendem sempre e enganar-se. Já não é o 1º caso que vejo a comprarem de 110cv e depois descobrem que afinal é de 90cv. Apesar do de 90cv normalmente dar menos despesa na manutenção, o de 110cv é mais caro, logo é aldrabice. O contracto de venda refere que é de 110cv?

                                                  Olha que não é somente nestes motores...

                                                  Tens casos de 1.9 TDI de 90cv a serem vendidos como de 110cv, ou, os de 115cv a serem vendidos como 130cv.

                                                  Como caso dos Mercedes com o 200CDi de 102cv, a serem vendidos como 125cv...

                                                  Ou ainda, MG ZT com o 2.0 diesel de 115cv a serem vendidos como sendo de 131cv...

                                                  E mais, BMW 2.0 d (por exemplo, no caso o E46) de 115cv a serem vendidos como o de 136cv, ou também, o de 115cv a ser vendido como o de 150cv...

                                                  E podia ficar aqui um bom bocado a referir ainda mais motorizações.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Os motores não são iguais por isso ao reprogramar esse vais perder fiabilidade, desgastar prematuramente a embraiagem e fazer mais fumo negro. Para mim não é solução!

                                                    Negoceia com ele a diferença e amigos à mesma, pelo menos era o que eu fazia até porque prefiro a versão de 90cv pois tem mais força a baixas rotações e acaba por se tornar mais agradável de conduzir.

                                                    Cumprimentos.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Como já disseram, o DUA tem a informação em KW, com isso sabes a potência em CV.

                                                      66Kw -> 90cv
                                                      80Kw -> 109cv

                                                      O vendedor sabia isso, faz parte das suas funções, pois é um elemento essencial para a avaliação de um carro.

                                                      Quanto ao motor em si, a versão de 90cv tem um turbo fiável (ainda mecânico, sem geometria) as versões de 110cv têm problemas frequentes de geometria (avaria da parte elétrica do atuador, empeno, etc) partem com frequência, ou empenam o veio com facilidade, gerando o característico assobio a baixa rotação. Além da menor fiabilidade, custam quase o dobro do turbo da versão de 90cv.

                                                      Como também já disseram, deves pedir uma compensação de 1000€ (será o valor justo para os 2 lados).

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        ele que te dê 500 eur e faz uma reprogramação se a potência não for suficiente..

                                                        Já tive um de 90 cavalos e nota-se bem a diferença para o de 110, sendo que o de 110 é muito mais agradável de conduzir. Também só o tive durante 2 meses.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Se estás satisfeito com o carro negoceia uma compensação financeira para ajustar o preço à versão que efectivamente compraste.

                                                          Se o vendedor começar a levantar ondas, fazes queixa dele na ANECRA, fazes queixa no livro de reclamações e exiges a devolução do dinheiro.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Tá no DUA que o carro tem 90cvs?

                                                            ele dificultou de alguma forma o teu acesso ao DUA?

                                                            Só to deu depois do negócio e inventou uma treta qq para atrasar a entrega dos docs?

                                                            Tiveste acesso a todos os documentos, pudeste os consultar, sem pressões nem situações "estranhas""?
                                                            Tiveste-os na mão, ou não os pediste em nenhum momento, qd foste ver o carro?

                                                            E mais, além da tua palavra contra a dele, mais o DUA, a dizer que o carro tem 90cvs, há testemunhas dalguma das situações, irregulares, que falei em cima?



                                                            Prá próxima ja sabes.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X