Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Quando é que uma rotunda é uma rotunda?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Quando é que uma rotunda é uma rotunda?

    Caríssimos,

    Surgiu-me uma dúvida relativamente a uma rotunda e que gostaria de saber a vossa opinião. Numa zona por onde passo todos os dias acabaram de fazer umas obras de recuperação que passou por construir uma rotunda onde antes existia um cruzamento. Ficou da seguinte forma:


    Uploaded with ImageShack.us

    O problema é que não existe qualquer indicação (placa circular azul) que se trata de uma rotunda, apesar de ter a forma de rotunda. As placas que têm apenas indicam o sentido de circulação (pela direita), nada mais (e ainda por cima são temporárias). Aqui surge a dúvida: para que esta construção seja considerada rotunda deverá ter a placa indicativa de rotunda? Esta dúvida surgiu na discussão entre colegas.

    Abraço

    #2
    Se não existe sinalização, funciona a regra da prioridade

    Comentário


      #3
      Hum...

      Ser ou não ser rotunda...

      Neste caso em concreto, o melhor é considerar essa "rotunda" como uma placa no meio da estrada que és obrigado a contornar, se existir sinalização para isso (como dizes, existe, mesmo que temporária). Falo em "placa" porque ao que me lembro o código da estrada fala em placas.

      Para ser oficialmente considerada rotunda penso que terá que ter essa indicação, ou seja, deve existir "por lá" o sinal azul a indicar o sentido rotativo.
      Como eu já vi rotundas feitas com uma manilha de cimento ao alto, com sinalização lá dentro, só posso concluir que, sempre que haja sinalização nesse sentido, a "placa" central, tenha ela o formato que tiver, terá de ser contornada e a lei das prioridades da rotunda deve ser obedecida.

      EDIT: não reparei que não existe indicação de rotunda.
      Editado pela última vez por Drifting; 16 December 2011, 09:07.

      Comentário


        #4
        Tens sempre que dar a esquerda á placa central mas, se não está sinalizada como rotunda (D4), a circulação regula-se pela regra geral da prioridade (prioridade á direita), a não ser que exista sinalização em contrário nas respectivas entradas.

        Comentário


          #5
          Obrigado a todos, era o que pensava. Para ser rotunda tem de estar sinalizada como tal, o que não acontece.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Post
            Obrigado a todos, era o que pensava. Para ser rotunda tem de estar sinalizada como tal, o que não acontece.
            Isso mesmo. Lembro-me duma aula de condução em que parei antes duma suposta rotunda, mesmo em frente à escola, e o instrutor me perguntou o que se passava. Ainda que fosse quase redonda, não tinha sinal de rotunda e eu é que tinha prioridade.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por GustavoAlmeida Ver Post
              Isso mesmo. Lembro-me duma aula de condução em que parei antes duma suposta rotunda, mesmo em frente à escola, e o instrutor me perguntou o que se passava. Ainda que fosse quase redonda, não tinha sinal de rotunda e eu é que tinha prioridade.
              Assim como há rotundas que, de circular, nada têm!

              Comentário


                #8
                FIAT na virgem. Entra na "rotunda" como se não a fosse e depois vem cá dizer que te enfiaram a porta do condutor carro adentro.

                Comentário


                  #9
                  É rotunda se tiver este sinal.



                  Senão é apenas um cruzamento com um círculo no meio, funcionando, como já foi dito,a regra da prioridade.

                  Em Lisboa, ao fundo da Rua Morais Sarmento e o pé da saída do metro dos Anjos existe uma coisa do género. Parece uma rotunda (agora até tem uma pseudo coisa artística com chapéus de chuva), mas não tem a sinalização de rotunda.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Post
                    Obrigado a todos, era o que pensava. Para ser rotunda tem de estar sinalizada como tal, o que não acontece.
                    Não é verdade...basta que as entradas da rotunda possuam cedências de passagem para o ser.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Sereg Ver Post
                      É rotunda se tiver este sinal.



                      Senão é apenas um cruzamento com um círculo no meio, funcionando, como já foi dito,a regra da prioridade.

                      Em Lisboa, ao fundo da Rua Morais Sarmento e o pé da saída do metro dos Anjos existe uma coisa do género. Parece uma rotunda (agora até tem uma pseudo coisa artística com chapéus de chuva), mas não tem a sinalização de rotunda.
                      Se nas entradas da placa giratória houver sinais de cedência de passagem, é rotunda. Não é preciso esse sinal.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                        Se nas entradas da placa giratória houver sinais de cedência de passagem, é rotunda. Não é preciso esse sinal.
                        Sim, sim, confere, esqueci-me desse pormenor.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                          Não é verdade...basta que as entradas da rotunda possuam cedências de passagem para o ser.
                          Sim é verdade, mas julgo que neste caso não há (confesso que não reparei).

                          Comentário


                            #14
                            Depois de haverem muitos acidentes nessa "rotunda" vão acabar por colocar os sinais.
                            Acontece isso com muitas direitas, que depois acabam por passar a ter o triângulozinho invertido devido às queixas de quem não sabe o código e provoca acidentes.

                            Aqui no Porto acabaram com muitas direitas por causa disso.
                            Muita gente pensa que tem prioridade só por ir numa rua de alcatrão. Se a rua que vem da direita for em paralelo já não tem prioridade pois não é a "principal".

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver Post
                              Depois de haverem muitos acidentes nessa "rotunda" vão acabar por colocar os sinais.
                              Acontece isso com muitas direitas, que depois acabam por passar a ter o triângulozinho invertido devido às queixas de quem não sabe o código e provoca acidentes.

                              Aqui no Porto acabaram com muitas direitas por causa disso.
                              Muita gente pensa que tem prioridade só por ir numa rua de alcatrão. Se a rua que vem da direita for em paralelo já não tem prioridade pois não é a "principal".
                              Pois, esta é no Porto, mais precisamente no cruzamento da rua Conde de Avranches com a rua António bernardino Almeida (ou seja, junto ao ISEP). Este cruzamento era complicado, mas nada do outro mundo principalmente depois de lá terem metido uns stops. Agora, a manter-se desta forma, acho que vai dar asneira pois as pessoas podem achar que é uma rotunda e estão a levar com um carro em cima. no entanto, tendo em conta a forma como a fizeram (descentrada na rua António bernardino Almeida), julgo que não estará projectado ser considerado rotunda...

                              Comentário


                                #16
                                Já que falam do Porto e vias com prioridade digo uma que toda a gente conhece e os taxistas aproveitam-se a passar lá à leões, que é na descida dos clérigos ao fundo há uma rua de paralelos que vem da ribeira que é a direita e não tem qualquer sinal de cedência, uma vez ia lá a de taxi e o taxista atravessou dessa rua para aquela rua estreita que passa atrás do banco de portugal quase sem olhar eu fiquei com uma cara ao que ele me diz "opa eu vinha pela direita, e ando ali com o para-choques fod*** e a suspensão já não anda grande coisa... "

                                Comentário


                                  #17
                                  Mas tendo/não sinalização o respeito é o mesmo, há rotundas que bem sinalizadas continuam a ser um desafio circular nelas por causa de "artistas".

                                  Comentário


                                    #18
                                    O que mais gosto nesta febre recente das rotundas é que as fazem como descreves no desenho, ou seja, sem a rotunda estar realmente em frente a todas as entradas. há quase sempre uma entrada que quem passa nela não vê a rotunda directamente á sua frente e o que acontece é que se borrifa para a sinalização e toca de entrar á bruta.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Ainda me lembro do que me ensinaram para projectar uma rotunda, a máxima era:

                                      - Dificultar as entradas e facilitar as saídas!

                                      Tantas rotundas por este país onde se esqueceram desta regra básica...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Rotunda que se preze tem de ter o belo repuxo ou a bela da escultura, com o respectivo arranjo paisagístico.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Drifting Ver Post
                                          Ainda me lembro do que me ensinaram para projectar uma rotunda, a máxima era:

                                          - Dificultar as entradas e facilitar as saídas!

                                          Tantas rotundas por este país onde se esqueceram desta regra básica...
                                          Essa condição foi pela janela.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                            Não é verdade...basta que as entradas da rotunda possuam cedências de passagem para o ser.
                                            Não é por isso que se considera rotunda. Isso é uma mera coincidência. Segundo o Código da Estrada, uma rotunda tem que estar sinalizada com o sinal de sentido giratório obrigatório que obedece a determinadas regras. Não tendo esse sinal, não é considerado rotunda. É apenas um cruzamento comum com uma placa redonda no meio.

                                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                            Se nas entradas da placa giratória houver sinais de cedência de passagem, é rotunda. Não é preciso esse sinal.
                                            Se nessas entradas houver sinais de cedência de passagem, tal como podem existir em qualquer cruzamento/entroncamento, não quer dizer que é rotunda... mais ainda, se não for acompanhado pelo sinal de sentido obrigatório giratório, 100% de certeza que não é uma rotunda!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Post
                                              Obrigado a todos, era o que pensava. Para ser rotunda tem de estar sinalizada como tal, o que não acontece.
                                              Sim, mas pode conseguir tornar-se uma "rotunda" sem placa. Se por exemplo todas as entradas tiverem um aproximação de estrada com prioridade ela transforma-se numa rotunda sem precisar de estar sinalizada como sendo.

                                              Não sei se me expliquei bem.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                                O que mais gosto nesta febre recente das rotundas é que as fazem como descreves no desenho, ou seja, sem a rotunda estar realmente em frente a todas as entradas. há quase sempre uma entrada que quem passa nela não vê a rotunda directamente á sua frente e o que acontece é que se borrifa para a sinalização e toca de entrar á bruta.
                                                Isso é propositado. É para tirar a prioridade a quem a tinha. No caso do desenho provavelmente que vinha da rua "vertical" não tinha prioridade. Com esta "plantação" obriga os condutores que vêm na rua "horizontal" a reduzir bastante a velocidade para que os da rua "vertical" possam entrar "à cavalo". É isto e os arbustos no separador central antes da rotunda, mas só na via que deve perder a prioridade. Estes autarcas são uns espertalhões.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                  Não é verdade...basta que as entradas da rotunda possuam cedências de passagem para o ser.
                                                  Não tinha visto o comentário do Movyk.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    E para complementar, a rotunda deve estar sinalizada entre 150 a 300 m da intersecção de vias, pelo sinal B7 do R.S.T., ou caso esta distância não seja possível, colocado o referido sinal com placa adicional da distância.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Uma rotunda é sempre uma rotunda, qd n o é é um cruzamento.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Tjqueiroz Ver Post
                                                        Já que falam do Porto e vias com prioridade digo uma que toda a gente conhece e os taxistas aproveitam-se a passar lá à leões, que é na descida dos clérigos ao fundo há uma rua de paralelos que vem da ribeira que é a direita e não tem qualquer sinal de cedência, uma vez ia lá a de taxi e o taxista atravessou dessa rua para aquela rua estreita que passa atrás do banco de portugal quase sem olhar eu fiquei com uma cara ao que ele me diz "opa eu vinha pela direita, e ando ali com o para-choques fod*** e a suspensão já não anda grande coisa... "
                                                        Eu nessa não entro à campeão, mas não facilito. Direitas são para se cumprir por isso quem vem de cima à que parar

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X