Anúncio

Collapse
No announcement yet.

compra 2ª mão com reserva de propriedade. como fazer ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    compra 2ª mão com reserva de propriedade. como fazer ?

    gostava de obter a vossa ajuda,
    (e esquecendo os valores envolvidos que são meramente exemplos)
    como se deve proceder neste caso.

    uma pessoa compra uma carro por 10.000€ a crédito/leasing/etc
    e fica com reserva de propriedade.
    já pagou dessa divida, 2.000€, portanto ainda deve ao banco 8.000€
    mas, como precisa de dinheiro, está a vender o carro por 6.000€.

    caso eu queria comprar por 6.000€ este carro com reserva de propriedade como posso fazer.
    quais os documentos e prodecimentos a tomar.
    existe hipotese de ser enganado ?
    como posso ter a viatura em meu nome ?

    apesar de não me interessar, mas os 2.000€ que ainda ficam em divida pelo comprador como serão pagos, uma vez que o banco deixa de ter qualquer garantia do pagamento, pois o bem (carro) vai ser vendido)


    obrigado

    #2
    Penso que o melhor será no momento da compra tu e o vendedor irem à conservatória fazerem a transferência de propriedade, e ele trazer um documento da entidade que tem a reserva de propriedade, que permita levantar essa mesma reserva.

    Para obter esse documento terá de regularizar situação com esse banco antes, isto é, pagar os 8.000 euros que ainda deve ao banco, só depois o banco lhe passa esse documento. E assim passa para teu nome sem reserva.

    Creio que é assim que funciona mas aguarda por mais esclarecimentos.

    Comentário


      #3
      nos termos que dizes não te metas nisso,

      o que deve dar é irem à financeira os dois, tu com 6.000€, ele com 2.000€ e só sais de lá com a declaração de venda assinada pelo vendedor E COM o documento da financeira que confirma a extinção da reserva.

      Trek

      Comentário


        #4
        Conheço 2 casos desses mesmo de perto. 1 correu bem, outro correu mal.

        Além de que, em muitos casos, a financeira não envia logo a declaração de venda, pode chegar a levar + de 1 mês.

        Comentário


          #5
          existe maneira de fazer com que corra tudo bem ?
          o que ? como ?

          eu sou de lisboa, e a venda é no algarve, o que obriga ainda a mais preocupações, para tentar tratar tudo no mesmo dia.

          obrigado desde já a todos

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
            existe maneira de fazer com que corra tudo bem ?
            o que ? como ?

            eu sou de lisboa, e a venda é no algarve, o que obriga ainda a mais preocupações, para tentar tratar tudo no mesmo dia.

            obrigado desde já a todos
            Entra em contacto com a financeira para saberes se, em caso de pagamento total da dívida, emitem na hora a extinção da reserva. Se te garantirem que o fazem não vejo grande problema. Encontras-te com o vendedor, preenchem a declaração de venda, vão ambos à financeira, pagam a dívida, recebes a extinção da reserva, vão à conservatória e transferem o carro na hora.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
              Entra em contacto com a financeira para saberes se, em caso de pagamento total da dívida, emitem na hora a extinção da reserva. Se te garantirem que o fazem não vejo grande problema. Encontras-te com o vendedor, preenchem a declaração de venda, vão ambos à financeira, pagam a dívida, recebes a extinção da reserva, vão à conservatória e transferem o carro na hora.
              O ideal é isto mesmo.

              Já passei por essa situação como vendedor, mas no meu caso o valor de venda era superior ao valor que eu devia à locadora. Fui com o comprador à locadora, o comprador passou o cheque directo à locadora do valor que eu devia, que emitiu logo a declaração de extinção de reserva.

              Com isso fomos à loja do cidadão e mudámos o carro de nome. Com o comprador a passar-me o 2º cheque do montante remanescente.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
                gostava de obter a vossa ajuda,
                (e esquecendo os valores envolvidos que são meramente exemplos)
                como se deve proceder neste caso.

                uma pessoa compra uma carro por 10.000€ a crédito/leasing/etc
                e fica com reserva de propriedade.
                já pagou dessa divida, 2.000€, portanto ainda deve ao banco 8.000€
                mas, como precisa de dinheiro, está a vender o carro por 6.000€.

                caso eu queria comprar por 6.000€ este carro com reserva de propriedade como posso fazer.
                quais os documentos e prodecimentos a tomar.
                existe hipotese de ser enganado ?
                como posso ter a viatura em meu nome ?

                apesar de não me interessar, mas os 2.000€ que ainda ficam em divida pelo comprador como serão pagos, uma vez que o banco deixa de ter qualquer garantia do pagamento, pois o bem (carro) vai ser vendido)


                obrigado
                Da maneira como explicas em cima, não consegues comprar o carro.
                A financeira só vai aceitar a extinção da reserva de propriedade quando o pagamento for
                feito na totalidade, a financeira cede um papel comprovativo do valor total em divida até certa data.
                Resumindo tens que dizer à pessoa que está a vender o carro, que tem que dar os
                2 mil euros na altura em que tu dás os 6 mil, depois a financeira passa um recibo em como
                a divida está paga na totalidade. Umas semanas depois eles enviam para a morada da pessoa que tinha o credito a declaração de venda assinada por eles,
                que tambem tem de ser assinada pela pessoa que tinha o credito "muito importante".
                Voltas a ir ter com o vendedor para ele te dar a documentação que recebeu da financeira.
                Com essa declaração que a financeira envia, juntas aquela que JÁ tens assinada pelo vendedor no dia do pagamento do credito e mudas o carro para teu nome, pagas 2 registos 120€.
                Não é tão simples quanto parece.


                Atenção ao pagamento da outra parte que convem que seja em dinheiro, cheque ficam à espera da boa cobrança.
                Editado pela última vez por carlosBMW; 16 December 2011, 10:46.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                  O ideal é isto mesmo.

                  Já passei por essa situação como vendedor, mas no meu caso o valor de venda era superior ao valor que eu devia à locadora. Fui com o comprador à locadora, o comprador passou o cheque directo à locadora do valor que eu devia, que emitiu logo a declaração de extinção de reserva.

                  Com isso fomos à loja do cidadão e mudámos o carro de nome. Com o comprador a passar-me o 2º cheque do montante remanescente.
                  Estamos a falar de cheques banais?

                  Diria que tenho tido azar com as locadoras que fui apanhando...

                  Cheques tudo bem, mas papelada só após cobrança do mesmo... e papelada na hora (mesmo com € ou TB) é sempre mentira.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por carlosBMW Ver Post
                    Da maneira como explicas em cima, não consegues comprar o carro.
                    A financeira só vai aceitar a extinção da reserva de propriedade quando o pagamento for
                    feito na totalidade, a financeira cede um papel comprovativo do valor total em divida até certa data.
                    Resumindo tens que dizer à pessoa que está a vender o carro, que tem que dar os
                    2 mil euros na altura em que tu dás os 6 mil, depois a financeira passa um recibo em como
                    a divida está paga na totalidade. Umas semanas depois eles enviam para a morada da pessoa que tinha
                    o credito a declaração de venda assinada por eles, que tambem tem de ser assinada pela pessoa que tinha o credito.
                    Com essa declaração que a financeira envia, juntas a declaração que o proprietario a quem tas a comprar,
                    te passou na data do pagamento total da divida, e mudas o carro para teu nome, e pagas 2 registos 120€.
                    Não é tão simple quanto parece.


                    Atenção ao pagamento da outra parte que convem que seja em dinheiro, cheque ficam à espera da boa cobrança.
                    Ora aqui está a realidade que conheço.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                      Estamos a falar de cheques banais?

                      Diria que tenho tido azar com as locadoras que fui apanhando...

                      Cheques tudo bem, mas papelada só após cobrança do mesmo... e papelada na hora (mesmo com € ou TB) é sempre mentira.
                      Claro! Convém que o pagamento seja feito em dinheiro vivo ou outra alternativa aceite pela financeira, para que não se tenha que ficar à espera da boa cobrança do cheque.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                        Ora aqui está a realidade que conheço.
                        Essa realidade pode correr mal caso o vendedor não seja muito sério.

                        O que eu já fiz foi exactamente o que descrevi. Fomos ambos à financeira, com dinheiro vivo, a financeira passou logo a extinção da reserva e fomos de seguida à Loja do Cidadão. Tudo sem espinhas e no mesmo dia.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                          Estamos a falar de cheques banais?

                          Diria que tenho tido azar com as locadoras que fui apanhando...

                          Cheques tudo bem, mas papelada só após cobrança do mesmo... e papelada na hora (mesmo com € ou TB) é sempre mentira.
                          Já foi há alguns anos. Provavelmente não...deveriam ser cheques visados ou cheques bancários.

                          Também sempre o quis, não custa assim tanto e é um descanso em negócios de elevados montantes em que não conhecemos as pessoas e queremos que tudo corra bem.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                            Essa realidade pode correr mal caso o vendedor não seja muito sério.

                            O que eu já fiz foi exactamente o que descrevi. Fomos ambos à financeira, com dinheiro vivo, a financeira passou logo a extinção da reserva e fomos de seguida à Loja do Cidadão. Tudo sem espinhas e no mesmo dia.
                            Esta é a realidade de como normalmente se processam estes casos.

                            Creio que tives-te muita sorte no teu caso, ou então a financeira era muito pequena.
                            Não é assim tão simples a financeira passar uma declaração de venda no mesmo dia,
                            quando isso obriga a reconhecimento de assinatura.
                            Editado pela última vez por carlosBMW; 16 December 2011, 10:56.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                              Essa realidade pode correr mal caso o vendedor não seja muito sério.

                              O que eu já fiz foi exactamente o que descrevi. Fomos ambos à financeira, com dinheiro vivo, a financeira passou logo a extinção da reserva e fomos de seguida à Loja do Cidadão. Tudo sem espinhas e no mesmo dia.
                              Pois, e tenho ideia que seja ainda o método mais usado pelas financeiras por cá. Por isso é que convém saber qual o método de trabalho da financeira antes de entrar em aventuras.

                              Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                              Já foi há alguns anos. Provavelmente não...deveriam ser cheques visados ou cheques bancários.

                              Também sempre o quis, não custa assim tanto e é um descanso em negócios de elevados montantes em que não conhecemos as pessoas e queremos que tudo corra bem.
                              Pois, um cheque bancário ou visado é a melhor solução.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por carlosBMW Ver Post
                                Esta é a realidade de como normalmente se processam estes casos.

                                Creio que tives-te muita sorte no teu caso, ou então a financeira era muito pequena.
                                Não é assim tão simples a financeira passar uma declaração de venda no mesmo dia,
                                quando isso obriga a reconhecimento de assinatura.
                                Uma coisa é a realidade das retomas efectuadas por stands, que é um pouco mais semelhante com a que relataste. Outra é a realidade das compras entre particulares, que pode perfeitamente processar-se como relatei. Há n casos assim, e alguns até bem recentes.

                                Se a financeira for informada antecipadamente da vontade dos intervenientes, pode perfeitamente agilizar a situação, até porque, às vezes é em financeiras pequenas que o reconhecimento de uma assinatura pode ser mais complicado. Daí eu ter dito para entrar primeiro em contacto com a financeira para saber até que ponto é viável fazer como descrevi.

                                No meu caso tratou-se da Sofinloc, que como provavelmente saberás, não é assim tão pequena.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por carlosBMW Ver Post
                                  Esta é a realidade de como normalmente se processam estes casos.

                                  Creio que tives-te muita sorte no teu caso, ou então a financeira era muito pequena.
                                  Não é assim tão simples a financeira passar uma declaração de venda no mesmo dia,
                                  quando isso obriga a reconhecimento de assinatura.
                                  Como já aqui contei, comigo passou-se precisamente o mesmo. Claro que antes falei com a financeira para saber o que levar no dia e como proceder - troquei ainda alguns emails e não me lembro ao certo o que eles teriam preparado...provavelmente algumas coisas.

                                  Mas o que é facto é que no dia em que lá fui, e o único dia em que chateei o comprador, foi só levar cheques com os montantes (claro que para já irem preenchidos, o que é caso dos visados ou bancários) teriamos de saber os montantes ao centimo o que implica falar com a financeira antes e trazer o documento de extinção da reserva de propriedade e passagem para um novo dono.

                                  No meu caso até foi com uma locadora gigante multinacional

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                    Uma coisa é a realidade das retomas efectuadas por stands, que é um pouco mais semelhante com a que relataste. Outra é a realidade das compras entre particulares, que pode perfeitamente processar-se como relatei. Há n casos assim, e alguns até bem recentes.

                                    Se a financeira for informada antecipadamente da vontade dos intervenientes, pode perfeitamente agilizar a situação, até porque, às vezes é em financeiras pequenas que o reconhecimento de uma assinatura pode ser mais complicado. Daí eu ter dito para entrar primeiro em contacto com a financeira para saber até que ponto é viável fazer como descrevi.

                                    No meu caso tratou-se da Sofinloc, que como provavelmente saberás, não é assim tão pequena.
                                    Ainda bem que foi assim tão rapido pois não tinha conhecimento que a Sofinloc era assim tão rapida
                                    e essa empresa é bem grande.

                                    O caso que conheço e descrevo foi no Millennium.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                      Uma coisa é a realidade das retomas efectuadas por stands, que é um pouco mais semelhante com a que relataste. Outra é a realidade das compras entre particulares, que pode perfeitamente processar-se como relatei. Há n casos assim, e alguns até bem recentes.

                                      Se a financeira for informada antecipadamente da vontade dos intervenientes, pode perfeitamente agilizar a situação, até porque, às vezes é em financeiras pequenas que o reconhecimento de uma assinatura pode ser mais complicado. Daí eu ter dito para entrar primeiro em contacto com a financeira para saber até que ponto é viável fazer como descrevi.

                                      No meu caso tratou-se da Sofinloc, que como provavelmente saberás, não é assim tão pequena.
                                      Entre particulares o método é o mesmo, a diferença é mesmo a financeira. O mais usual é ter de esperar algumas semanas para ter a declaração na mão.

                                      A Sofinloc, embora não seja pequena, está mais direcionada para o pequeno comércio, e agiliza mais os processos que outros grandes.

                                      Basicamente, deve-se ligar para a locadora para saber estes "pormenores", para evitar dissabores.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                        Entre particulares o método é o mesmo, a diferença é mesmo a financeira. O mais usual é ter de esperar algumas semanas para ter a declaração na mão.

                                        A Sofinloc, embora não seja pequena, está mais direcionada para o pequeno comércio, e agiliza mais os processos que outros grandes.

                                        Basicamente, deve-se ligar para a locadora para saber estes "pormenores", para evitar dissabores.
                                        Eu sei que tudo se processa da mesma forma, a diferença é que quando é o stand a fazer a antecipação acaba por poder esperar pela emissão da extinção de reserva, ao passo que entre particulares a coisa quer-se feita na hora para evitar dissabores.

                                        Comentário


                                          #21
                                          acho que vou abortar o negócio,
                                          pois ainda por cima o dono da viatura está no estrangeiro, e quem está a tratar do processo é um familiar directo

                                          cheira-me a muita confusão ....

                                          ... para não dizer pior
                                          Editado pela última vez por Ccorreia; 16 December 2011, 12:42.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Saiu isto da certidão automóvel. É a mesma coisa que falam aqui? Ou seja, o dono do carro tem que pagar o resto do credito ao BPN e só depois posso comprar o carro? Ainda se processa tudo da mesma maneira?



                                            Comentário

                                            AD fim dos posts Desktop

                                            Collapse

                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                            Collapse
                                            Working...
                                            X