Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fui enganado no abastecimento!!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Fui enganado no abastecimento!!

    A situação que se passou comigo foi a seguinte:

    Tenho uma Megane 1.5Dci 105cv que após vários abastecimentos e verificações manuais que tenho feito neste ultimo ano, tem um computador de bordo que tem um erro de 10% (por exemplo diz que gastei 5l/100 e na medição real manual fiz 5.5l/100) e normalmente anda sempre nessa casa o consumo médio 5.0l/100 (ou seja faço 5.5l/100 reais)

    Estava a conduzir com 5.1l/100 anunciados no CB de MÉDIA, quando acendeu a luz da reserva, mudei para a AUTONOMIA e dizia 111km. Ora como estava perto da REPSOL da segunda circular ao pé do Fonte Nove e precisava de fazer uma viagem sem trânsito pela A2 de aproximadamente 100km decidi abastecer com 6 LITROS de gasoleo nessa Repsol. Pois tinha a certeza que chegaria para a minha viagem. Quando chegasse ao meu destino logo abasteceria ao meu gosto.
    Fiz o abastecimento e paguei cerca de 8,5€.

    Quando entrei no carro coloquei no menu de AUTONOMIA e apareceu 162km !!!!!!

    Ou seja com mais 6 litros o carro deu-me mais 51 Kilometros de autonomia ?!?!

    Achei aquilo estranho e até pensei em sair do carro e ir chamar algum funcionário... Pensei logo que a bomba não me tinha colocado no carro 6 litros... mas o que iria dizer? Que provas iria apresentar?... Era a minha palavra contra a deles... Pensei que fosse algum erro do carro e com o andar o valor de autonomia iria subir.

    Coloquei-me então em viagem... Passei a ponte 25 de Abril e andei pela A2 sempre sem trânsito a cerca de 100km/h em 6ª para baixar ainda mais o consumo... O consumo médio baixou de 5.1l/100 para 4.9l/100 ao fim de 50 km...

    Também ao fim de +- 50km apitou e acendeu a luz de reserva e o carro voltava a dizer na autonomia 116km de autonomia!!!!

    Portanto com uma condução super económica os "supostos 6 litros" REALMENTE só me deram para circular cerca de 50km... Pelo que não podiam ser 6 LITROS!!!! ou então o meu carro tinha feito uma média de 12l/100!!!

    Ora como é que isto é possivel? Obviamente fui enganado... E não devo ser caso único.. Ou será que falhou alguma coisa no meu raciocino?

    Darkvoid

    #2
    Há aí qualquer coisa que não bate bem...

    Comentário


      #3
      Meteste 6 litros ou 6 € ?

      Comentário


        #4
        Ele diz 6 litros mas eu acho que foi mas é 6€...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Agent Ver Post
          Meteste 6 litros ou 6 € ?
          Meteu 6 litros e pagou 8,50€.

          Originalmente Colocado por darkvoid Ver Post
          A situação que se passou comigo foi a seguinte:

          Tenho uma Megane 1.5Dci 105cv que após vários abastecimentos e verificações manuais que tenho feito neste ultimo ano, tem um computador de bordo que tem um erro de 10% (por exemplo diz que gastei 5l/100 e na medição real manual fiz 5.5l/100) e normalmente anda sempre nessa casa o consumo médio 5.0l/100 (ou seja faço 5.5l/100 reais)

          Estava a conduzir com 5.1l/100 anunciados no CB de MÉDIA, quando acendeu a luz da reserva, mudei para a AUTONOMIA e dizia 111km. Ora como estava perto da REPSOL da segunda circular ao pé do Fonte Nove e precisava de fazer uma viagem sem trânsito pela A2 de aproximadamente 100km decidi abastecer com 6 LITROS de gasoleo nessa Repsol. Pois tinha a certeza que chegaria para a minha viagem. Quando chegasse ao meu destino logo abasteceria ao meu gosto.
          Fiz o abastecimento e paguei cerca de 8,5€.

          Quando entrei no carro coloquei no menu de AUTONOMIA e apareceu 162km !!!!!!

          Ou seja com mais 6 litros o carro deu-me mais 51 Kilometros de autonomia ?!?!

          Achei aquilo estranho e até pensei em sair do carro e ir chamar algum funcionário... Pensei logo que a bomba não me tinha colocado no carro 6 litros... mas o que iria dizer? Que provas iria apresentar?... Era a minha palavra contra a deles... Pensei que fosse algum erro do carro e com o andar o valor de autonomia iria subir.

          Coloquei-me então em viagem... Passei a ponte 25 de Abril e andei pela A2 sempre sem trânsito a cerca de 100km/h em 6ª para baixar ainda mais o consumo... O consumo médio baixou de 5.1l/100 para 4.9l/100 ao fim de 50 km...

          Também ao fim de +- 50km apitou e acendeu a luz de reserva e o carro voltava a dizer na autonomia 116km de autonomia!!!!

          Portanto com uma condução super económica os "supostos 6 litros" REALMENTE só me deram para circular cerca de 50km... Pelo que não podiam ser 6 LITROS!!!! ou então o meu carro tinha feito uma média de 12l/100!!!

          Ora como é que isto é possivel? Obviamente fui enganado... E não devo ser caso único.. Ou será que falhou alguma coisa no meu raciocino?

          Darkvoid
          É estranho, mas para tirar a duvida, eu voltava à bomba com um jerrican e enchia 6 litros para ver se dava mesmo 6 litros.

          Comentário


            #6
            As bóias dos depositos nem sempre reagem a abastecimentos pequenos de forma exacta.

            Comentário


              #7
              Normalmente a autonomia do CB não é correcta, e para o final da mesma ela esvai-se mais rápido. Se continuasses sem abastecer, DE CERTEZA , que não fazias os tais cento e tal kms com o que tinhas de gasóleo.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por seitlich Ver Post
                As bóias dos depositos nem sempre reagem a abastecimentos pequenos de forma exacta.
                8 Litros nesse deposito é muito pouco. A bóia provavelmente mal se mexeu, e deu um valor ''aproximado'' por defeito para não ficares a pe.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por seitlich Ver Post
                  As bóias dos depositos nem sempre reagem a abastecimentos pequenos de forma exacta.
                  É verdade, provavelmente tinhas mais gasóleo no depósito do que pensas!

                  No meu corsa de meter menos que 10€ o ponteiro nem se mexe...tipo, se estiver na reserva o ponteiro fica no mesmo sitio e a luz acesa na mesma!

                  Comentário


                    #10
                    Estás a pôr macaquinhos na cabeça. Como já disseram, a bóia não é nem de perto nem de longe precisa o suficiente para acusares a bomba de te estar a enganar. Nem sequer devia ser o suficiente para ficares com suspeitas.

                    Para te dar um exemplo, no mês passo o carro entrou-me na reserva a 1km da bomba. Meti 5 litros que era o sufuciente para chegar ao 3º Domingo para aproveitar os decontos da Galp. Saí da bomba com mais 5 litros e a luz da reserva acesa na mesma. Terei sido roubado? Se tivesse sido roubado tinha ficado apeado no dia seguinte. Esquece isso. Mas se não estás convencido, faz como já te sugeriram, leva um jerrican e enche-o.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
                      É verdade, provavelmente tinhas mais gasóleo no depósito do que pensas!

                      No meu corsa de meter menos que 10€ o ponteiro nem se mexe...tipo, se estiver na reserva o ponteiro fica no mesmo sitio e a luz acesa na mesma!
                      No meu também mas passados alguns km ele "lembra-se" e o ponteiro sobe...

                      Comentário


                        #12
                        Percebo a questão da boia de combustivel poder não mexer muito num abastecimento pequeno...

                        No entanto o valor de autonomia subiu e o ponteiro subiu... e no caso de não ter subido o "suficiente" por ter sido um abastecimento pequeno acho que ao fim de conduzir 50km ele tinha estabilizado e não podia ter entrado de novo na reserva... e a autonomia dizer 116km...

                        Já agora foi na bomba nº5 da Repsol ao pé do Fonte Nova se alguem quiser experimentar

                        Comentário


                          #13
                          Esquece isso, com um abastecimento tão pequeno não podes querer valores muito correctos dos computadores de bordo

                          Comentário


                            #14
                            Visto as opniões serem unânimes acho q vou esqueçer o assunto... apesar de ficar com uma pequena dúvida...

                            Comentário


                              #15
                              As bombas são sujeitas a muita fiscalização.

                              Conheço alguem no ramo, perguntei-lhe, e ele afirmou ser virtualmente impossivel de isso acontecer sem ser detectado. Nomeadamente numa bomba grande como essa.


                              É como te disseram, se em ultima analise nao estiveres convencido, vai la à bomba com um garrafao e tiras as duvidas todas.

                              Comentário


                                #16
                                Olha que há alguns anos atrás houve situações de fraude de gasóleo e gasolina!!!!!



                                Originalmente Colocado por WM Ver Post
                                As bombas são sujeitas a muita fiscalização.

                                Conheço alguem no ramo, perguntei-lhe, e ele afirmou ser virtualmente impossivel de isso acontecer sem ser detectado. Nomeadamente numa bomba grande como essa.


                                É como te disseram, se em ultima analise nao estiveres convencido, vai la à bomba com um garrafao e tiras as duvidas todas.

                                Comentário


                                  #17
                                  Leva um garrafão e vê

                                  Comentário


                                    #18
                                    Reclama mas é à ranhô.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Não sei se terá havido erro na medição ou não mas custa-me a crer que fosse assim tao notório num abastecimento tão pequeno.

                                      O "erro" nas bombas normalmente andará por poucos pontos percentuais justamente para não dar nas vistas. Numa bomba que venda milhares de litros por dia (ha bombas que podem vender 30 mil litros ou mais) um erro de 2% representa 600 litros por dia ou seja 18000 litros por mes. Se multiplicarmos pelo preço do combustivel daria um valor considerável.

                                      Um erro desta ordem dificilmente seria notado num abastecimento tão pequeno a menos que o erro seja de facto enorme. Atenção que ha um valor minimo de abastecimento justamente para reduzir erros que todos os instrumentos têm.

                                      As bombas estão sujeitas a verificaçoes periodicas para avaliar se o erro esta dentro do admissivel (inferior a 0.5%).

                                      Se tiverem duvidas de uma determinada bomba podem usar uma medida calibrada e verificar. Tambem podem apresentar uma queixa as autoridades nomeadamente à ASAE.
                                      Editado pela última vez por JCF; 19 December 2011, 19:45.

                                      Comentário


                                        #20
                                        É Impossivel que essa bomba meta menos do que o que marca.
                                        Estás a dar demasiada importâcia ao CB.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por WM Ver Post
                                          As bombas são sujeitas a muita fiscalização.

                                          Conheço alguem no ramo, perguntei-lhe, e ele afirmou ser virtualmente impossivel de isso acontecer sem ser detectado. Nomeadamente numa bomba grande como essa.


                                          É como te disseram, se em ultima analise nao estiveres convencido, vai la à bomba com um garrafao e tiras as duvidas todas.
                                          Ias tão bem até à parte do garrafão.
                                          Mas o garrafão ou um jerrican alguma vez são recipientes aferidos para alguma coisa?

                                          Originalmente Colocado por DMartins Ver Post
                                          Olha que há alguns anos atrás houve situações de fraude de gasóleo e gasolina!!!!!
                                          Então diz lá uma?
                                          As únicas fraudes que existiram, e que continuam, é gasóleo e gasolina vendido atrás da "moita" vindo não sei de onde, acontece normalmente junto à fronteira.




                                          Querer fazer contas com 6 litros não possibilita grande precisão. Mas se acreditas que tens razão nada como reclamar. Provavelmente depois de te apresentarem o certificado de aferição e explicarem as margens de erro admitidas se não ficares convencido, convidam-te a assinar uma proposta em que é efectuada uma aferição extraordinária e se tu tiveres razão és indemnizado se acontecer o contrário pagas o valor da aferição.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Estes renaults...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Isso funciona assim, a medição não é feita pela boia mas sim electronicamente, ou seja o ponteiro do combustivel que tu vês, é medido electronicamente, baseando-se no consumo do carro, se esse consumo tem erro (e provavelmente tem) e ainda por cima diz que consome menos do que aquilo que na realidade consome, quer dizer que na altura de meteres gasoleo tinhas menos no depósito que pensavas que tinhas (confuso?).

                                              Quando ligas o carro a boia faz a medição do gasóleo que tens e a partir daí passa a contar electronicamente outra vez, por esse motivo é que as subidas/descidas não influenciam o ponteiro, e tens de meter no minimo uns 6 ou 7 litros para a boia notar a diferença e informar que abasteceram o depósito.

                                              Por exemplo quando comprei o meu carro, puseram 5L de gasóleo, eu não sabia e vi o ponteiro no fundo e pensei "bolas podiam ter posto um bocadinho de combustivel", fui à bomba meter 5€ (que na altura davam 5L) e o ponteiro ficou a meio do depósito, e estamos a falar de um depósito de 66L, foi aí que percebi que afinal tinham posto combustivel, mas não suficiente para contabilizar.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Se a memoria não me falha o meu manual de instruções do carro diz que em pequenos abastecimentos(tipo 5l ) o CB pode não assumir o devido valor ou até não acusar nada. eu nunca me fio muito no CB, dá para ter uma ideia mas aquilo é uma media e todas as medias tem erros.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Quase nenhum carro actual o ponteiro acusa 6 litros....


                                                  Já andei em um 206 1.6i 16v, meti 6 litros ponteiro não mexeu... voltei a meter 6 litros ponteiro não mexeu.... meti mais 10 ficou quase a meio lol

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Confias demasiado no CB, principalmente quando está no final.
                                                    Aquilo é uma coisa mais ou menos, não é para levar a sério.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Posso garantir-te que não foste roubado. Sei perfeitamente como funcionam as bombas e as ficalizações rigorosas de que são alvo os postos de combustível. Fica descansado.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        É normal o ponteiro não subir quando se abastece pouco combustível.
                                                        Já verifiquei isso em carros recentes de várias marcas ( Renault incluída).
                                                        Estranho foi o ponteiro e autonomia terem aumentado, pois o que aconteceu comigo (em todas as situações) foi o ponteiro e autonomia não alterarem a informação.
                                                        Eu não dava importância a isso.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Fizeste reset ao CB?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Tanto factor a depender ...

                                                            Se levar o acelerador a 75% de pressão tenho gasoleo para 150 kms , basta aliviar para 50% e passados 100 mts a autonomia passa para 200Kms.

                                                            São demasiados factores para tão pouco combustivel.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X