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Sobre o alinhamento direcção - carro foge dtª

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    Sobre o alinhamento direcção - carro foge dtª

    Montei uns pneus novos no meu carro, calibrei as rodas (os pesos foram colocados por dentro em vez de continuarem por fora) e alinhei a direcção.
    Acontece que em AE notei que o carro me fugia para a direita. Aliás, tenho a sensação que colocando o volante direito com a "caixa" que está por trás do mesmo, ele não está direito.
    Será possivel? será que quando fixaram o volante para alinhar a direcção este ficou ligeiramente virado? já agora, sendo o carro de direcção assistida, o alinhamento deveria ter sido feito com o carro ligado? (não me lembro se assim foi).
    Se tivesse um problema no chassis que levasse a que o carro fugisse para a direita, a maquina no alinhamento não permitia o mesmo por ser impossivel, correcto?
    Agradecia as vossas ajudas.
    Outra questão, o carro é um 406 (2001) e acho que tem alinhamento às 4 rodas, e onde eu fiz, realmente colocaram em cada um dos 4 pneus um aparelho (a máquina ainda é algo antiga, mas acho que isto não quer dizer nada).

    #2
    Isso é quase de certeza... direcção desalinhada, quer dizer, mal alinhada. Não será o 1º caso e infelizmente não é o último.
    Um conselho, volta lá e eles que rectifiquem.

    Comentário


      #3
      Deve ter ficado mal alinhado, acontece. Já me aconteceu alinhá-lo e depois levá-lo à inspecção e ver lá "direcção desalinhada em -6m/km". Defici~encia Tipo 1. Reclamei e alinharam-no como deve ser, desta vez.

      Comentário


        #4
        Causas provaveis:

        - Defeito da maquina ou software

        - Sensores mal colocados

        - Volante mal acertado

        Quanto ao facto de ter direcção assistida, tens razão, deve ser alinhado com o motor em funcionamento.

        Agora, ja notavas este desvio antes de montares os pneus novos?

        Quanto ao facto de terem colocado os 4 sensores, não significa que seja feito um alinhamento ás 4 rodas.

        Comentário


          #5
          Falta uma causa:
          - Culpa do funcionário.
          Pode ter sido um igual ao que eu vi. Não percebo muito mas calculo que o computador, com a direcção alinhada deva apontar 0 dos dois lados. O que eu vi foi:
          No inicio marcava 1.80 (+/-) da esquerda e 0.5 (+/-) da direita. Percebi que o bronco não conseguiu desapertar um parafuso do lado direito.
          No final marcava:
          1.80 (+/-) da esquerda e 1.8 (+/-) da direita.
          Tratava-se de uma Nissan Navara que andou 5000km e tem os pneus da frente com menos de metade do piso.
          Mas como quem a conduz não se preocupa e eu apenas assisti e lhe disse para reclamar, não me preocupo muito com isso. Mas se fosse um carro meu, ai ai, a coisa não ficava assim.

          Comentário


            #6
            Intencionalmente não quis colocar essa opção.

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              #7
              Agora digam-me uma coisa, mas o meu carro sem que tem afinação tb na traseira. Só não percebo é como é que se alinham as rodas traseiras e quem o faça (ali dizem que fazem o alinhamento às 4 rodas, tendo-me sido dito que as de trás estavam bem).
              Relativamente à questão sobre se já anteriormente sentia o carro a fugir para esquerda, eu achava que sim (não tanto como agora), mas um amigo meu conduziu o carro e não achou.
              Em velocidades mais elevadas agora é notória a viragem.

              Comentário


                #8
                Uma coisa é o carro fugir para a direita outra coisa é tu pores o volante direito e o carro fugir. Se poes o volante direito e o carro foge... pode ser o volante que nao esta certo. Agora se ele esta a fugir sem tentares por o volante direito, pode mesmo ser a direcçao ma alinhada.

                Comentário


                  #9
                  Se o volante está direito e sem se mexer, e o carro anda para a direita... então é a direcção desalinhada.... já aconteceu isso no meu antigo Xsara;)

                  Comentário


                    #10
                    se for do volante acham que no sitio onde coloquei os pneus eles reparam isto, ou só na marca ou outra oficina? contudo vou lá confirmar se está efectivamente alinhada a direcção (o meu receio é que no momento em que centraram o volante para alinhar a direcçõa não o tenham feito de forma conveniente.

                    Comentário


                      #11
                      Alguns carros permitem afinações nas rodas traseiras.
                      Para isso existem parafusos excentricos que permitem essa afinação.

                      A maioria dos carros e muitos alinhadores só alinham as rodas dianteiras. Independentemente de se colocar um sensor em cada roda.

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por Alpiger

                        Alguns carros permitem afinações nas rodas traseiras.
                        Para isso existem parafusos excentricos que permitem essa afinação.

                        A maioria dos carros e muitos alinhadores só alinham as rodas dianteiras. Independentemente de se colocar um sensor em cada roda.
                        Obrigado explicação, e já agora vale a pena fazer este alinhamento?
                        Outra questão é a do volante, se for o volante que não esteja "centrado" no sitio consegue ajustar ou o melhor é na marca?

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por pedrom

                          citação:Originalmente colocada por Alpiger

                          Alguns carros permitem afinações nas rodas traseiras.
                          Para isso existem parafusos excentricos que permitem essa afinação.

                          A maioria dos carros e muitos alinhadores só alinham as rodas dianteiras. Independentemente de se colocar um sensor em cada roda.
                          Obrigado explicação, e já agora vale a pena fazer este alinhamento?
                          Outra questão é a do volante, se for o volante que não esteja "centrado" no sitio consegue ajustar ou o melhor é na marca?
                          O alinhamento das 4 rodas só é feito se o carro permitir e se a maquina pedir.
                          Quanto ao volante, tem de centrar novamente, o que significa um novo alinhamento. Vai lá e reclama que o volante não está direito.
                          Vê se quando fazem a medição de alinhamento, o motor está a trabalhar, para acertar a bomba de direcção e eliminar folgas.
                          Quando á marca, muitas delas fazem este serviço fora, em casas de pneus.

                          Comentário


                            #14
                            Fui ao local onde montei os pneus, e disseram-me (os rapazes são simpaticos e atenciosos) que é normal, e se já tinha feito cerca de 1000km. Eu como fiz até agora cerca de 600km e disse que parece que com o voltante direito o carro foge/vira para a dtª, mas disseram-me que é normal, pois os pneus costumam muitas vezes estar empilhados e que portanto até fazerem x km é possivel que isto aconteça. (para a semana como já vou fazer mais 400 e fazer o tais mil volto lá)
                            Alguma vez ouviram isto?

                            Um abraço

                            Comentário


                              #15
                              nunca

                              Comentário


                                #16
                                será que é algo de grave? estilo chassi empenado? (o carro comprei usado?) - até tremo só de pensar nisto...mas se fosse isto era possivel alinharem a direcção sem a máquina acusar?
                                Se for do volante eles acertam no sitio ondem montei os pneus? (como é que o voltante fica desalinhado?) ou ainda assim pode ser a direcção desalinhada?
                                Obrigado

                                Comentário


                                  #17
                                  essa tambem nunca tinha ouvido

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por pedrom

                                    Fui ao local onde montei os pneus, e disseram-me (os rapazes são simpaticos e atenciosos) que é normal, e se já tinha feito cerca de 1000km. Eu como fiz até agora cerca de 600km e disse que parece que com o voltante direito o carro foge/vira para a dtª, mas disseram-me que é normal, pois os pneus costumam muitas vezes estar empilhados e que portanto até fazerem x km é possivel que isto aconteça. (para a semana como já vou fazer mais 400 e fazer o tais mil volto lá)
                                    Alguma vez ouviram isto?

                                    Um abraço
                                    Que grande tanga...

                                    Comentário


                                      #19
                                      epá eu tb não fiquei convencido, e para a semana volto lá ...e digo que fiz mais 2.000km e eles que vejam.
                                      Portanto, ter o volante direito (agarrado com as maos) e o carro fugir para a dtº e mal alinhamento? Insisto apenas neste ponto, chassis empenado ou outro problema relacionado com batida poderá ser? (carro é usado).
                                      Obrigado

                                      Comentário


                                        #20
                                        antes de trocar de pneus e alinhar a direcçao o carro fugia?

                                        Comentário


                                          #21
                                          basicamente: se largas o volante e o carro segue +- a direito, a direcção está alinhada. Desde que a estrada seja +- plana as rodas mantêm o alinhamento. Se a seguir centras o volante e o carro vira para um dos lados, a direcção está alinhada, mas o volante está torto; acontece quanto alinham a direcção com o volante sem estar perfeitamente centrado. Antes era muito fácil, bastava tirar o centro do volante, desapertar uma porca e dar um jeitinho, agora com airbags, so realinhando a direcção com o volante centrado.

                                          Se antes de trocares os pneus o carro não fugia, das duas uma: ou foi na troca de pneus e alinhamento que não ficou bem feito, ou de facto podia haver marosca e o carro ter a direcção propositadamente desalinhada para compensar um chassis empenado. Se o desgaste dos pneus foi uniforme, esta última hipótese é muito improvável.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Com algum cuidado é fácil descobrir um chassis desalinhado: mede cuidadosamente a distância entre eixos dos dois lados e a distância do topo do pneu à cava das rodas; devem ser exactamente iguais dum lado e doutro.

                                            Comentário


                                              #23
                                              ====================""========================

                                              Estou com problemas em arranjar quem me alinhe a direcção ou descubra qual o problema. Há recomendações para a zona do Porto?

                                              Sintomas:
                                              - carro foge para a direita: se largar o volante ele foge
                                              - o volante está "torto" - depois de o levar a um representante da marca ainda ficou pior
                                              - a 120/140 o volante treme ligeiramente, mas se na AE for uma curva ligeira e longa para a direita já não treme
                                              - o carro com 5 pessoas já não foge ... estranho mas verdade!
                                              - tive que trocar os pneus da frente por estarem a ficar comidos por fora

                                              .... tudo aponta para problemas de direcção mas na "marca" para eles está tudo bem. Fui com o responsável da oficina dar uma volta depois de reclamar e ele diz que é normal ir para a direita... é da estrada!

                                              Recomendações de um gajo bom que não se limita a meter pesos nas rodas e alinhar o volante?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu tenho quase sempre esse problema do volante torto e quase nunca fica inteiramente resolvido. Chego a voltar ao local do alinhamento mais do que 1 vez. Da última vez o rapaz disse-me para eu ir à marca ligar ao computador e recentrar o ponto zero. Não fui, fiz em casa de um amigo a medo, melhorou por uns tempos até desalinhar outra vez. Eu cá que não percebo nada do assunto acho que estas direções eléctricas deveriam ser alinhadas com o carro a trabalhar. Vou pedir-lhes da próxima vez que for alinhar.

                                                Mas para a prova dos nove, obviamente sem colocar ninguém em perigo, coloca o carro ao meio do eixo da estrada, metade para um lado e metade para o outro. Se ele não fugir logo, está alinhado.

                                                Tens de tentar assim tipo avião numa pista porque geralmente as estradas tem sempre uma inclinação ligeira por motivos de escoamentos de águas, a partir do centro da via para fora.

                                                O alinhamento de direção e o volante a direito são o meu calcanhar de Aquiles.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  .... ontem fiz isso na A1 ... várias vezes em zonas de 4 faixas, seja à esquerda ou direita.
                                                  Com o carro da minha mulher no mesmo percurso não acontece nada disso. Nem preciso de segurar o volante em recta.

                                                  Ontem foi a gota de água. É que conduzir sempre a segurar o volante para a esquerda não está com nada. Anda-me a comer os pneus desnecessariamente...

                                                  Preciso de um "especialista"...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Indicaram-me uma empresa em Ermesinde, "Bom Piso" ... parece-me que resolveram o problema ou pelo menos acertaram com o diagnóstico.

                                                    Tirando algum problema de suspensão ou mecânico que não seja detectável facilmente, aparentemente está tudo bem, realmente estava com o volante torto que ficou a 100%.
                                                    Tinha uma das rodas traseiras desalinhadas e os pneus da frente ganharam cama. Trocou-se os da frente entre eles esquerda para direita e vice-versa e a coisa parece-me que está muito melhor.
                                                    Fui aconselhado a mudar de pneus da frente.
                                                    Não tive oportunidade de fazer muitos quilómetros na AE, mas os que fiz nota-se bastante a diferença no que toca a fugir para a direita... que basicamente ficou bem.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Quem não sabe é como quem não vê....
                                                      Alinhar direções tem muito mais saber do que aquilo que se imagina, stationmarché, norautos, feuverts e etc, comigo, como dizia o outro jamé...
                                                      O sitio onde vou ainda é de fita métrica, literalmente, para confirmar aquilo que a máquina dá e até hoje, 100%.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        A questão não é ser em Stationmarches ou Norautos ou sejam quem forem eles.

                                                        A chave do bom alinhamento está nas mãos, cabeça e tacto do operador que está a fazer isso.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          está porque para perceber do assunto é preciso "assar muitos frangos" e nessas casas nem pintos quanto mais frangos, é um ver se te avias de empregados a entrar e sair....
                                                          é mecânica descartável.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            É como tudo... há uns que fazem de tudo razoavelmente outros fazem só uma coisa mas muito bem.
                                                            Queres meter pneus? .... qualquer um dá
                                                            Queres resolver problemas... vai a um especialista

                                                            É como ir à "marca". Para resolver qualquer problema dizem que é necessário substituir meio carro. Está sempre tudo avariado.

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                                                            AD fim dos posts Desktop

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