Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Nissan qashqai

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Nissan qashqai

    Bom, parece que a patroa ja fez a escolha, mas gostaria de saber quais os eventuais defeitos/problemas deste modelo para saber com o que contamos, pelo que este topico vai dirigido sobretudo a quem conhece bem este modelo.

    Neste caso trata-se da ultima versão a diesel com 110 cv equip acenta.

    Uma das duvidas que temos é a cerca do FAP ou DPF ja que li que na 1ª versão, este sistema de filtro não se adaptava bem aos percursos habitualmente curtos ( entre 5 e 15 min.). No stand disseram-nos que os Nissan mais recentes ja vem com um novo sistema de FAP pelo que não será preciso andar a " passear o cão " para aquilo não entupir, mas gostaria de saber se de facto é assim.

    Como tenho um ALFA MiTo 1.6 Mjet desde 2009, ja sei o que a casa ( FAP ) gasta, uma vez por semana la vou eu dar uma voltinha numa via rapida proxima para manter o FAP limpinho de forma a não ter que levar com a luz filtro entupido, ja que os meus percursos diarios são tb curtos e com o motor sempre a frio pelo que, na maioria das vezes, não dá tempo a aquecer e começar a regenerar até ao fim ( 10 min. ).

    Em todo caso, agradecia tb qq outra informação relevante acerca do Qashqai, se possivel da versão mais recente.

    Obrigado
    Editado pela última vez por ARMIC; 28 December 2011, 11:39.

    #2
    Mas a patroa faz assim tantos quilómetros para justificar a compra da versão diesel? É como o teu Mito, se só o usas em percursos curtos, para que compraste a versão diesel?

    Comentário


      #3
      O cá de casa é de 2007 (sem FAP, felizmente), tem 80 e tal mil e tudo ok, por enquanto...

      Há vários casos conhecidos de problemas graves com as capas (ou bronzes) das bielas e não apenas nos kai-kai, mas na generalidade dos motores 1.5 dci. Defeito de fabrico, de uso, escolha de óleo, sorte... não faço a menor ideia! Tive uma megane com esse motor e tudo ok até ser vendida. Tenho um amigo com uma igual (menos de 200.000 km) que entregou a alma ao criador por causa desse mesmo problema e está para montar um motor reconstruido!

      Quanto aos mais recentes, fica já com uma certeza: o "problema" no FAP é geral e transversal a todos os veículos diesel! Não há volta a dar! Para percursos meramente citadinos e curtos não é uma boa opção e há tendência para "entupirem"! Será que não ficas melhor servido com um gasolina?

      Para acabar, eu se estivesse comprador neste momento ia à procura de um kai-kai com o motor 1.6 dci. Ainda não o testei, mas pelo que li é francamente melhor que o 1.5 em tudo! Espero até que na fiabilidade.

      Abaixo deixo o exemplo de um que por já ter um mês deve ficar ao preço de o 1.5 novo!

      Nissan Qashqai 1.6 dci Tekna Premium só

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por RuiTurbo Ver Post
        Mas a patroa faz assim tantos quilómetros para justificar a compra da versão diesel? É como o teu Mito, se só o usas em percursos curtos, para que compraste a versão diesel?
        No caso do QASH, por um lado, a versão gasolina vem com caixa de 5v. que se adapta pior às viagens AE mais longas ( à volta de 6 por ano ) para alem de vir sem turbo, o que sempre lhe resta alguma agilidade e por outro lado como não tem esta versão para Test Drive, não vamos arriscar .

        Por outro lado, não é que faça poucos kms/ano, no caso dela deve fazer à volta dos 30.000, mas que os percursos do dia a dia são habitualmente curtos ( de 5 a 10 kms = 5 a 15 min. ) mas muitos.

        No Caso do MiTo é mais facil. o PVP novo era o mesmo que o versão otto e depois, o valor de retoma na versão diesel sobe bastante ( neste caso, cerca de 2000 € de diferença entre as duas versões )
        Editado pela última vez por ARMIC; 28 December 2011, 10:19.

        Comentário


          #5
          Isto é como tudo na Vida, é uma pura questão de Sorte ou não.
          Eu não iria para carros com motor Renault DCI, sem ser o motor 1.9 DCI, esse sim é algo Fiavel os outros se num CLio não dão grandes Problemas, em carros mais pesados, dão e muitos...!
          Tenho o caso do meu chefe, uma pessoa extremamente cuidadosa a conduzir, revisões feitas a tempo e horas em concessionário oficial Renault, mas com 90.000 km's os mecanicos da Renault começaram por lhe meter oleo mais grosso, aos 120.000 foi motor aberto e reparado, antes disso já tinha levado dois turbos...! Era uma carrinha Megane 1.5DCI

          Um familiar com o mesmo Motor, mas desta feita numa Magane Scenic 1.5DCI, ao ir á revisão se não estou em erro dos 90.000 km's, começaram a dizer-lhe que tinha de começar a pensar em abrir e reparar o motor, que já tinha Segmentos com folgas, bronzes de apoio para levar novos, retificar cambota, etc, etc...!

          Pegou na carrinha e foi á Citroen, passado 3 dias já tinha um C3 Picasso, semi-novo...!

          Espero ter ajudado.
          Abraço
          José Paulo

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por petrus Ver Post
            O cá de casa é de 2007 (sem FAP, felizmente), tem 80 e tal mil e tudo ok, por enquanto...

            Há vários casos conhecidos de problemas graves com as capas (ou bronzes) das bielas e não apenas nos kai-kai, mas na generalidade dos motores 1.5 dci. Defeito de fabrico, de uso, escolha de óleo, sorte... não faço a menor ideia! Tive uma megane com esse motor e tudo ok até ser vendida. Tenho um amigo com uma igual (menos de 200.000 km) que entregou a alma ao criador por causa desse mesmo problema e está para montar um motor reconstruido!

            Quanto aos mais recentes, fica já com uma certeza: o "problema" no FAP é geral e transversal a todos os veículos diesel! Não há volta a dar! Para percursos meramente citadinos e curtos não é uma boa opção e há tendência para "entupirem"! Será que não ficas melhor servido com um gasolina?

            Para acabar, eu se estivesse comprador neste momento ia à procura de um kai-kai com o motor 1.6 dci. Ainda não o testei, mas pelo que li é francamente melhor que o 1.5 em tudo! Espero até que na fiabilidade.

            Abaixo deixo o exemplo de um que por já ter um mês deve ficar ao preço de o 1.5 novo!

            Nissan Qashqai 1.6 dci Tekna Premium só
            Obrigado pela info.

            O que acontece é que há agora uma campanha para o 1.5 D por 25.000 € com retoma.

            Se a versão 1.6 gasolina tivésse turbo e caixa de 6 v. era seguro que a escolha sería esta.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por jpaulorodrigues Ver Post
              Isto é como tudo na Vida, é uma pura questão de Sorte ou não.
              Eu não iria para carros com motor Renault DCI, sem ser o motor 1.9 DCI, esse sim é algo Fiavel os outros se num CLio não dão grandes Problemas, em carros mais pesados, dão e muitos...!
              Tenho o caso do meu chefe, uma pessoa extremamente cuidadosa a conduzir, revisões feitas a tempo e horas em concessionário oficial Renault, mas com 90.000 km's os mecanicos da Renault começaram por lhe meter oleo mais grosso, aos 120.000 foi motor aberto e reparado, antes disso já tinha levado dois turbos...! Era uma carrinha Megane 1.5DCI

              Um familiar com o mesmo Motor, mas desta feita numa Magane Scenic 1.5DCI, ao ir á revisão se não estou em erro dos 90.000 km's, começaram a dizer-lhe que tinha de começar a pensar em abrir e reparar o motor, que já tinha Segmentos com folgas, bronzes de apoio para levar novos, retificar cambota, etc, etc...!

              Pegou na carrinha e foi á Citroen, passado 3 dias já tinha um C3 Picasso, semi-novo...!

              Espero ter ajudado.
              Abraço
              José Paulo
              Espero que desde então ja tenham resolvido esses pontos negros visto que essa mecanica ja anda por aí há un bons anos, e aí só alguem que tenha a ultima versão do Qash. e ja com alguns kms dê o seu veredicto.

              Obrigado, abraço tb
              Editado pela última vez por ARMIC; 28 December 2011, 11:46.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ARMIC Ver Post
                Obrigado pela info.

                O que acontece é que há agora uma campanha para o 1.5 D por 25.000 € com retoma.

                Se a versão 1.6 gasolina tivésse turbo e caixa de 6 v. era seguro que a escolha sería esta.

                A versão a gasolina têm 116cv, portanto mais uns cavalinhos que o diesel, e é muito mais fiavel uma vez que não têm nem turbo, nem FAP e outros acessorios electronicos que quando avariam são uma carga de trabalhos e despendiosos.

                O não ter a 6ª velocidade talvez não seja problema, pois o eslonamento da caixa é que é importante. Há carros que têm a6ª vel:, e são bem mais molengões do que outros com a mesma potencia e só têm a 5ª, e que necessitam constatemente quando se pede um pouca mais de alma ao motor, se reduzir para 5ª, para o motor responder melhor.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                  A versão a gasolina têm 116cv, portanto mais uns cavalinhos que o diesel, e é muito mais fiavel uma vez que não têm nem turbo, nem FAP e outros acessorios electronicos que quando avariam são uma carga de trabalhos e despendiosos.

                  O não ter a 6ª velocidade talvez não seja problema, pois o eslonamento da caixa é que é importante. Há carros que têm a6ª vel:, e são bem mais molengões do que outros com a mesma potencia e só têm a 5ª, e que necessitam constatemente quando se pede um pouca mais de alma ao motor, se reduzir para 5ª, para o motor responder melhor.

                  Mais do que a potencia final, o que mais interessa numa condução normal é o binario, ou seja o poder de recuperação a rotações baixas e médias.

                  Uma caixa de 6v. e sempre mais versatil e tem mais potencial que uma de 5v. visto que pode ter as primeiras 5v mais curtas aproveitando melhor o motor em cidade estrada secundaria e guardar uma sexta para cruisar a velocidade constante em AE baixando as rotações com as conseguintes vantagens em termos de poupança do motor, consumos e conforto acustico em longas viagens AE, mas não queria aqui iniciar uma discução em relação a isto ja que tenho as ideias bastante claras neste ponto.

                  De facto e como referi, se houvesse a versão 1.6 otto para test drive ainda podia experimentar, sempre se podia dar o caso da cx de 5 estivésse melhor escalonada que a de 6v. e a diferença fosse minima.

                  Por outro lado, é claro que mais peças ( turbo ) , mais probabilidades de problemas, mas a funcionalidade em termos de resposta/agilidade acaba por compensar esse risco.
                  Editado pela última vez por ARMIC; 28 December 2011, 11:44.

                  Comentário


                    #10
                    Das poucas vezes que conduzi o 1.5dci no cascais cheguei à conclusão que quando era a versão antiga do motor (105cv) sentia-se mais a força do motor e consumia menos. O novo de 110cv parece que se arrasta e consumos abaixo dos 7/7.5l para condução combinada é mentira.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                      A versão a gasolina têm 116cv, portanto mais uns cavalinhos que o diesel, e é muito mais fiavel uma vez que não têm nem turbo, nem FAP e outros acessorios electronicos que quando avariam são uma carga de trabalhos e despendiosos.

                      O não ter a 6ª velocidade talvez não seja problema, pois o eslonamento da caixa é que é importante. Há carros que têm a6ª vel:, e são bem mais molengões do que outros com a mesma potencia e só têm a 5ª, e que necessitam constatemente quando se pede um pouca mais de alma ao motor, se reduzir para 5ª, para o motor responder melhor.
                      Esquece isso no caso do kai-kai, Akagi (nome glorioso, mas só até Midway)! Tenho uma amiga (tão boa, por sinal) que tem um a gasolina e o facto é que o motor em baixas é bastante amorfo. Bem pior que o diesel! Ela própria já testou o nosso e nota bem a diferença. Claro que o motor é mais suave e todas as outras vantagens do gasolina, mas tirando em altas o diesel é francamente mais agradável de conduzir, em especial na cidade!

                      Ela própria só comprou a gasosa por fazer poucos kms/anos e praticamente todos em circuito urbano! Até a diferença de preço face ao diesel não foi nada por aí além!

                      Comentário


                        #12
                        Assim já tens companhia para ir "passear o cão". Tu vais passear o mito e ela o qashqai

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ARMIC Ver Post
                          Bom, parece que a patroa ja fez a escolha, mas gostaria de saber quais os eventuais defeitos/problemas deste modelo para saber com o que contamos, pelo que este topico vai dirigido sobretudo a quem conhece bem este modelo.

                          Neste caso trata-se da ultima versão a diesel com 110 cv equip acenta.

                          Uma das duvidas que temos é a cerca do FAP ou DPF ja que li que na 1ª versão, este sistema de filtro não se adaptava bem aos percursos habitualmente curtos ( entre 5 e 15 min.). No stand disseram-nos que os Nissan mais recentes ja vem com um novo sistema de FAP pelo que não será preciso andar a " passear o cão " para aquilo não entupir, mas gostaria de saber se de facto é assim.

                          Como tenho um ALFA MiTo 1.6 Mjet desde 2009, ja sei o que a casa ( FAP ) gasta, uma vez por semana la vou eu dar uma voltinha numa via rapida proxima para manter o FAP limpinho de forma a não ter que levar com a luz filtro entupido, ja que os meus percursos diarios são tb curtos e com o motor sempre a frio pelo que, na maioria das vezes, não dá tempo a aquecer e começar a regenerar até ao fim ( 10 min. ).

                          Em todo caso, agradecia tb qq outra informação relevante acerca do Qashqai, se possivel da versão mais recente.

                          Obrigado
                          Amigo o carro é muito bom, apenas tem um defeito (1.5 110 cv) que passo a descrever na passagem da 1 velocidade para 2 ou na redução de 3 para 2 vel surge por vezes um "poço" na aceleração em que o carro não desenvolve dando depois um esticão..isto surge em particular em situações de estradas íngremes e curtas onde não podes esticar a 1 velocidade (notei isso a ultima vez que estive em castelo branco onde tive que andar muitas vezes em 1 vel) também por vezes ao reduzires de 3 para 2 notas a mesma coisa..o carro não reage e depois da um esticão (talvez o turbo a entrar) de resto só tenho coisas boas a dizer...conforto espectacular aceleração potencia em AE magnifica vais a 160 com um conforto e segurança muito bons, equipamento magnifico.
                          De notar que ja indaguei a Nissan atraves de carta (em outubro passado)acerca do problema anterior mas não me responderam sequer. Quando tiver mais tempo insisto novamente.

                          AcercA do filtro de particulas ate agora é como se não existisse (tenho 9100 km feitos), faz consumos de 6.4 em condução normal, consegues fazer consumos de 5,0 ate 5,5 em condução muito moderada
                          Editado pela última vez por JPVNG; 28 December 2011, 13:07.

                          Comentário


                            #14
                            Boas,

                            Sou feliz proprietario de um Qashqai 1.5 dci de Abril de 2011, versão de 110cv e DFP.

                            Os consumos não podiam ser melhores. Faço habitualmente VCI e auto-estrada e andam entre os 5.4 e 5.7l. Mas à que ter noção que é um veiculo alto pelo que velocidades acima dos 140km/h os consumos começam a disparar. Não é defeito mas sim uma caracteristica dos SUV em geral.

                            Quanto ao DFP é só preciso ter algum cuidado antes de desligar o carro, isto porque sente-se quando o mesmo está a fazer uma regeneração ao filtro. O relanti sobe até às 950rpm e o barulho do motor fica mais metalico. Se isto acontecer basta esperar um pouco (máximo 5 minutos) até terminar a mesma. E no caso do filtro da renault nem é preciso acelerar como os dos grupo VW e Opel (estes só realização regeneração acima das 2000rpm).

                            O carro não é rápido em aceleração pura (12,2s até aos 100km/h) mas como possui uma caixa muito curta tem umas recuperações muito boas. Facilmente se conduz a 60km/h em 6ª velocidade, ao contrário por exemplo da Opel Insignia que a 60km/h passar de 4ª velocidade é impossivel.

                            Em relação ao 1.6 dci de facto é bastante mais rápido que o 1.5dci mas pessoalmente não optaria por este motor, pois é muito jovem e sofre (como todos) de problemas de juventude. Talvez daqui a 4 anos opte por pensar no assunto.

                            Resta dizer que já percorri cerca de 20.000km e estou 99% satisfeito, pois o 1% em falta fica para alguns detalhes interiores menos bem conseguidos. Refiro-me a apenas possuir um vidro automático, por possuir botões sem iluminação (vidros, tecto) e por alguns ruidos parasitas.

                            Comentário


                              #15
                              Ja consegui fazer consumos de 4.9\ 5.0\ 5.2 em passeios que fiz por ex de Gaia ate unhais da serra (serra da estrela). Aquele consumo de 6.4 foi na ultima viagem que fiz de 1200 km onde pela 1ª vez puxei um pouco mais cheguei (só por alguns momentos pois gosto de conduzir descontraído)a ir aos 160km por hora.
                              Em relação ao problema do poço e como estou de ferias consegui falar com a secretaria do presidente da Nissan(!!!) pelo apoio de cliente e já enviei email conforme me pediram para saber qual o motivo de não ter tido resposta e para a finalmente a ter.
                              Parece que desta vez vou ter uma resposta oficial vamos la ver. Depois posso colocar aqui se acharem útil

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
                                Assim já tens companhia para ir "passear o cão". Tu vais passear o mito e ela o qashqai
                                Muito romantico

                                ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

                                Em fim, obrigado tb aos propietarios do QQ pela info.

                                Em relação ao FAP, se calhar nos mais recentes a regener. ja é feita em menos tempo ( os tais 5 min. ) o que é mais exequivel para percursos repetidamente curtos.

                                No caso do MiTo, como é das primeiras séries, vem com FAP dos antigos e pego nele sempre a frio, são aí uns 5 min. para aquecer ao ponto de poder regener. + 10 min. para queimar carvão e nem sempre começa logo que aquece pelo que fica curto ja que o percurso diario mais longo que faço é de uns 15 kms em cerca de 10 min. de aí ter que dar a tal voltinha extra para dar tempo e ja agora faze-lo nas melhores condições, ou seja em via rapida a + de 2000 rm. constantes durante todo o processo, tal como é recomendado pelos técnicos.
                                Editado pela última vez por ARMIC; 28 December 2011, 15:13.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                  Esquece isso no caso do kai-kai, Akagi (nome glorioso, mas só até Midway)! Tenho uma amiga (tão boa, por sinal) que tem um a gasolina e o facto é que o motor em baixas é bastante amorfo. Bem pior que o diesel! Ela própria já testou o nosso e nota bem a diferença. Claro que o motor é mais suave e todas as outras vantagens do gasolina, mas tirando em altas o diesel é francamente mais agradável de conduzir, em especial na cidade!

                                  Ela própria só comprou a gasosa por fazer poucos kms/anos e praticamente todos em circuito urbano! Até a diferença de preço face ao diesel não foi nada por aí além!

                                  O "Akagi" não foi culpado do desastre de Midway, mas sim o almirante Nagumo que com as suas hesitações do meio da batalha, levou que quando chegaram os aviões americanos a frota aerea japonesa tivesse ainda nos tombadilhos dos "portas" aguardando as ordem finais para saber que tipo de armamento montavam.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                                    O "Akagi" não foi culpado do desastre de Midway, mas sim o almirante Nagumo que com as suas hesitações do meio da batalha, levou que quando chegaram os aviões americanos a frota aerea japonesa tivesse ainda nos tombadilhos dos "portas" aguardando as ordem finais para saber que tipo de armamento montavam.
                                    Isto sim é um verdadeiro off topic.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por corsadti16v Ver Post
                                      Boas,


                                      ......

                                      Quanto ao DFP é só preciso ter algum cuidado antes de desligar o carro, isto porque sente-se quando o mesmo está a fazer uma regeneração ao filtro. O relanti sobe até às 950rpm e o barulho do motor fica mais metalico. Se isto acontecer basta esperar um pouco (máximo 5 minutos) até terminar a mesma. E no caso do filtro da renault nem é preciso acelerar como os dos grupo VW e Opel (estes só realização regeneração acima das 2000rpm).
                                      .....
                                      Possuo um Nissan Juke com o motor 1.5 dCi 110cv FAP.
                                      Desde os 4000km, que sinto que por vezes, faz um barulho ciclico metálico, tipo TAC TAC TAC, apenas audível no interior do carro, e em relantim (mas mais elevado que o normal, cerca de 900rpm).
                                      Este barulho, tanto faz a frio como a quente, e não se altera com a aceleração. Passado algum tempo a conduzir, acaba por desaparecer.
                                      Já fui a duas concessões, que desconhecem o que é tal barulho... Mas questionados como funciona a FAP, também não me souberam responder...

                                      Pergunto, o tal barulho será então a FAP a funcionar??

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ANdiesel Ver Post
                                        Possuo um Nissan Juke com o motor 1.5 dCi 110cv FAP.
                                        Desde os 4000km, que sinto que por vezes, faz um barulho ciclico metálico, tipo TAC TAC TAC, apenas audível no interior do carro, e em relantim (mas mais elevado que o normal, cerca de 900rpm).
                                        Este barulho, tanto faz a frio como a quente, e não se altera com a aceleração. Passado algum tempo a conduzir, acaba por desaparecer.
                                        Já fui a duas concessões, que desconhecem o que é tal barulho... Mas questionados como funciona a FAP, também não me souberam responder...

                                        Pergunto, o tal barulho será então a FAP a funcionar??
                                        Se é um martelar deste genero Alfa Mito jtdm 1.6 120 rumore spegnimento - YouTube , noutro forum alguem me disse que tirou o FAP e nunca mais o ouviu, isto no 1.6 JTDm.
                                        Editado pela última vez por ARMIC; 16 February 2012, 11:49.

                                        Comentário


                                          #21
                                          .......................
                                          Editado pela última vez por JPVNG; 30 August 2012, 16:49.

                                          Comentário

                                          AD fim dos posts Desktop

                                          Collapse

                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                          Collapse
                                          Working...
                                          X