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Tópico da mecânica para totós!

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    Tópico da mecânica para totós!

    Já reparei que por aqui há muitos entendidos em mecânica, outros muito verdinhos, e outros que estão no meio termo.
    Assim decidi abrir este tópico em que eu ou outro user postará um tema por semana e em que os que souberem mais do assunto tentarão elucidar os restantes.

    Semana 52/2011

    Tema: FAP
    O que é o Fap?
    Como funciona?
    Que tipos de FAP existem?
    Quais as necessidades de manutenção/substituição do FAP.


    A quem souber agradece-se a contribuição.

    #2
    Boa iniciativa, a ver vamos se alguém vai ter disponibilidade para explicar.

    Comentário


      #3

      Comentário


        #4
        Isto acaba por se enquadrar num tópico já existente:

        http://forum.autohoje.com/boxes/3904...topico-47.html

        Mas não deixa de ser uma boa ideia.

        Comentário


          #5
          E possivelmente será tópico das Boxes, lá é a zona da mecânica... Começas logo com um tema que dá para uns trocadilhos, se isto andasse pelo OT já tinha descambado (mais).

          Comentário


            #6
            Também gostava de saber um pouco mais sobre este componente

            Comentário


              #7
              FAP = Federação Académica do Porto

              ... just kidding

              Bom tópico!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por xsaraman Ver Post

                Semana 52/2011

                Tema: FAP
                O que é o Fap?
                Como funciona?
                Que tipos de FAP existem?
                Quais as necessidades de manutenção/substituição do FAP.


                A quem souber agradece-se a contribuição.
                http://forum.autohoje.com/boxes/8313...anutencao.html


                Os motores a diesel emitem partículas de fuligem e resíduos sólidos nos gases de escape.
                O filtro de partículas, situado sobre a linha de escape, vai reter essas partículas, armazená-las e queimá-las em cerca de 95%, de forma a produzir substâncias não nocivas. Este sistema, para além de inúmeros aperfeiçoamentos introduzidos na combustão do motor, permite respeitar as normas de poluição e contribui para a protecção do ambiente.
                Actualmente, já são produzidos filtros de partículas que estão isentos de manutenção reduzindo drasticamente as emissões gasosas o que consequentemente diminui a poluição de partículas na atmosfera.

                As várias fases do processo:

                1- Os gases de escape circulam através do filtro de partículas.
                2- As partículas permanecem no filtro e os gases purificados são libertados pelo tubo de escape.
                3- Os sensores de pressão e de temperatura detectam quando demasiadas partículas foram aglomeradas e dá-se início ao processo de regeneração.
                4- Se a diferença de pressão entre o motor e o filtro de partículas for demasiada, inicia-se o fenómeno de pós-injecção, aumentando a temperatura no filtro do escape e as partículas acumuladas são queimadas. A limpeza do filtro é automática e periódica. As partículas diesel são retidas pelo filtro e somente o ar limpo circula para a atmosfera.


                Fonte: Buzina - o seu mecânico de família
                Editado pela última vez por MonteiroRibas; 07 January 2012, 21:36.

                Comentário

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