Eu juro que não bati com a cabeça numa parede e nem sequer tenho restos de embriaguez, embora possa parecer dado o absurdo da comparação, mas vamos a factos:
Ainda que destinados a públicos muito distintos têm imenso em comum, sobretudo na versão base do Q3 e da melhor equipada no Duster.
Dimensões:
Estão muitíssimo próximos. O espaço interior não difere muito, a bagageira é praticamente do mesmo tamanho e a altura ao solo difere pouco, a favor do Duster.
Motor:
É quase como comparar água com vinho, mas o facto é que o Q3 tem mais 30 cv e 80 nm de binário. Porém, pesa mais cerca de 200kg e a relação cv/kg aproxima-os muito. Por outro lado, as emissões de Co2 são praticamente iguais (139 vs 137). Escusado será dizer que o Q3 é muito mais performante, silencioso, requintado…
Comportamento:
Naturalmente que o Q3 está muitos furos acima, excepto no fora-de-estrada soft em que se devem equiparar. Agora é óbvio que o Q3 tem melhor comportamento, menos sujeito a ruídos parasitas, melhor capacidade de travagem, mas usam pneus de medida igual (215/65/16)…
Segurança e equipamento:
A versão mais despida do Q3 tem mais que o Duster mais “apetrechado”, nomeadamente mais 2 airbags, discos nas rodas traseiras, ac digital… Se nos pusermos então a rechear o Q3 o Duster ainda fica mais miserável, mas o preço do A3 sobe em flecha!
Preço:
Nenhum dos dois é barato! Aliás, não há carros baratos no nosso país! De qualquer modo, o fosso que os separa (base do Q3, topo do Duster) é de cerca de 20.000€ o que é mesmo muito dinheiro. Ambos têm revisões a cada 30.000 e o Q3 paga mais de IUC por causa da cilindrada. Claro que o Duster desvaloriza percentualmente mais, mas se ao fim de 5 anos o Duster desvalorizar 60% (de 22.000 passa a 8.800) e o Q3 50% (de 42.00 passa a 21.00) é em ambos os casos um rombo medonho!
Razão para este comparativo estapafúrdio:
Tenho um amigo que acaba de encomendar um Q3. Numa base de discussão amigável estive a mostrar-lhe que o Duster talvez chegasse e que sempre se evitava ter que “empenhar” em cerca de 20.000€ (uma vez que o restante dinheiro ele tem disponível, ou seja, dava para o Duster a pronto), mas ele simpatiza com o Audi e só quer um carro da mesma marca que o A3 dele! Nem sequer pondera outros como o ASX ou o Sportage e experimentou o meu Duster apenas pelo preço e pela estética!
Conclusão:
Dois carros com muito em comum e ainda mais de diferente! Pessoalmente, que apenas dei uma mini-volta no Q3 admito que bate sem apelo nem agravo o Duster, mas não era capaz de pagar mais 20.000, seja por os não ter (pobretanas), seja por considerar que não justifica! Tentaria se fosse eu ir para uma proposta intermédia!
Gostava ainda de ver um embate do Duster, mas com o motor 1.6 dci que equilibrava mais a contenda em termos de motor.
Bom ano.
Ainda que destinados a públicos muito distintos têm imenso em comum, sobretudo na versão base do Q3 e da melhor equipada no Duster.
Dimensões:
Estão muitíssimo próximos. O espaço interior não difere muito, a bagageira é praticamente do mesmo tamanho e a altura ao solo difere pouco, a favor do Duster.
Motor:
É quase como comparar água com vinho, mas o facto é que o Q3 tem mais 30 cv e 80 nm de binário. Porém, pesa mais cerca de 200kg e a relação cv/kg aproxima-os muito. Por outro lado, as emissões de Co2 são praticamente iguais (139 vs 137). Escusado será dizer que o Q3 é muito mais performante, silencioso, requintado…
Comportamento:
Naturalmente que o Q3 está muitos furos acima, excepto no fora-de-estrada soft em que se devem equiparar. Agora é óbvio que o Q3 tem melhor comportamento, menos sujeito a ruídos parasitas, melhor capacidade de travagem, mas usam pneus de medida igual (215/65/16)…
Segurança e equipamento:
A versão mais despida do Q3 tem mais que o Duster mais “apetrechado”, nomeadamente mais 2 airbags, discos nas rodas traseiras, ac digital… Se nos pusermos então a rechear o Q3 o Duster ainda fica mais miserável, mas o preço do A3 sobe em flecha!
Preço:
Nenhum dos dois é barato! Aliás, não há carros baratos no nosso país! De qualquer modo, o fosso que os separa (base do Q3, topo do Duster) é de cerca de 20.000€ o que é mesmo muito dinheiro. Ambos têm revisões a cada 30.000 e o Q3 paga mais de IUC por causa da cilindrada. Claro que o Duster desvaloriza percentualmente mais, mas se ao fim de 5 anos o Duster desvalorizar 60% (de 22.000 passa a 8.800) e o Q3 50% (de 42.00 passa a 21.00) é em ambos os casos um rombo medonho!
Razão para este comparativo estapafúrdio:
Tenho um amigo que acaba de encomendar um Q3. Numa base de discussão amigável estive a mostrar-lhe que o Duster talvez chegasse e que sempre se evitava ter que “empenhar” em cerca de 20.000€ (uma vez que o restante dinheiro ele tem disponível, ou seja, dava para o Duster a pronto), mas ele simpatiza com o Audi e só quer um carro da mesma marca que o A3 dele! Nem sequer pondera outros como o ASX ou o Sportage e experimentou o meu Duster apenas pelo preço e pela estética!
Conclusão:
Dois carros com muito em comum e ainda mais de diferente! Pessoalmente, que apenas dei uma mini-volta no Q3 admito que bate sem apelo nem agravo o Duster, mas não era capaz de pagar mais 20.000, seja por os não ter (pobretanas), seja por considerar que não justifica! Tentaria se fosse eu ir para uma proposta intermédia!
Gostava ainda de ver um embate do Duster, mas com o motor 1.6 dci que equilibrava mais a contenda em termos de motor.
Bom ano.
Comentário