Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Menos mortos nas estradas. É o menor número em cinco décadas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Menos mortos nas estradas. É o menor número em cinco décadas

    Pela primeira vez desde 1960, quando começaram a existir estatísticas deste género, o número de vítimas mortais nas estradas portuguesas ficou abaixo das 700, mais concretamente 690. Apesar de alguns períodos mais negativos ao longo do ano, 2011 registou resultados históricos na sinistralidade rodoviária.

    Menos mortos nas estradas. É o menor número em cinco décadas - Renascença

    Boas notícias para variar.

    #2
    Tivémos o privilégio de ter um tempo nada habitual nesta altura do ano, acredito que daí também tenham saído bons resultados.

    Associado ao facto de reparar que, efectivaemnte, vejo cada vez mais a velocidade média dos condutores em AE estar a reduzir-se bastante. Não sei se por consciêncializmos se pelo facto de se pensar na redução do consumo, por motivos óbvios.

    Não obstante, são excelentes notícias claro.

    Comentário


      #3
      Anda tudo qunado pode pelas nacionais
      Mas nao deixa de ser boa notica.

      Mas é acima de tudo no meu entender um reflexo da crise.
      Andei na A1 no dia 25 e no dia 31 e se lá andava policia era disfarçada... Via-se era poucos carros para o periodo do ano...

      Comentário


        #4
        Arranjam-se os números dos acidentes em comparação com igual periodo?
        E dos feridos e feridos graves?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
          Tivémos o privilégio de ter um tempo nada habitual nesta altura do ano, acredito que daí também tenham saído bons resultados.

          Associado ao facto de reparar que, efectivaemnte, vejo cada vez mais a velocidade média dos condutores em AE estar a reduzir-se bastante. Não sei se por consciêncializmos se pelo facto de se pensar na redução do consumo, por motivos óbvios.

          Não obstante, são excelentes notícias claro.
          O número de vítimas em AE representam cerca de 10% do número de vítimas totais.

          Os número de vítimas resultantes de acidentes à chuva representam 25% do total de vítimas.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Luzinhas Ver Post
            Anda tudo qunado pode pelas nacionais
            Mas nao deixa de ser boa notica.

            Mas é acima de tudo no meu entender um reflexo da crise.
            Andei na A1 no dia 25 e no dia 31 e se lá andava policia era disfarçada... Via-se era poucos carros para o periodo do ano...
            Sim, realmente tb é verdade, com a crise deverá ter havido muita gente que terá decidido ficar por casa por não poder gastar o habitual.


            Já isso de andar pelas nacionais, na minha opinião, só irá promover a sinistralidade... temos estradas nacionais muito mal concebidas.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por speedtouched Ver Post
              Arranjam-se os números dos acidentes em comparação com igual periodo?
              E dos feridos e feridos graves?
              ANSR > Home > Dados de Sinistralidade

              De 2011 só ainda existem relatórios mensais.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                Pela primeira vez desde 1960, quando começaram a existir estatísticas deste género, o número de vítimas mortais nas estradas portuguesas ficou abaixo das 700, mais concretamente 690. Apesar de alguns períodos mais negativos ao longo do ano, 2011 registou resultados históricos na sinistralidade rodoviária.

                Menos mortos nas estradas. É o menor número em cinco décadas - Renascença

                Boas notícias para variar.
                A minha leitura desses números:

                Devido à crise, preço dos combustíveis, desemprego, insolvência das famílias,
                penhora de automóveis, há menos carros nas estradas, os que há andam mais
                devagar, logo menos acidentes e/ou de menor gravidade, logo menos mortos.

                Se me convidarem para Primeiro-Ministro eu prometo reduzir o número de mortos
                em acidentes de viação para zero. Perguntem-me como. Não, não vendo comprimidos.

                Comentário


                  #9
                  Facil de ver porque:

                  Preço do combustivel alto, logo nao se puxa tanto para poupar combustivel, o puxar tambem desgasta mais o carro logo manutençao mais cedo e cara algo que tambem faz tirar pressao do pedal da direita, claro nao ha dinheiro para multas logo mais calma.

                  Basicamente com a crise e falta de dinheiro anda-se mais devagar poupando combustivel, revisoes mais espaçadas e tentar sempre o mais barato e tentar ao maximo nao apanhar uma multa.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                    A minha leitura desses números:

                    Devido à crise, preço dos combustíveis, desemprego, insolvência das famílias,
                    penhora de automóveis, há menos carros nas estradas, os que há andam mais
                    devagar, logo menos acidentes e/ou de menor gravidade, logo menos mortos.

                    Se me convidarem para Primeiro-Ministro eu prometo reduzir o número de mortos
                    em acidentes de viação para zero. Perguntem-me como. Não, não vendo comprimidos.
                    Há 10 anos tinhas menos carros, menos condutores encartados e quase o dobro dos mortos (1316 face aos 690).

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                      Facil de ver porque:

                      Preço do combustivel alto, logo nao se puxa tanto para poupar combustivel, o puxar tambem desgasta mais o carro logo manutençao mais cedo e cara algo que tambem faz tirar pressao do pedal da direita, claro nao ha dinheiro para multas logo mais calma.

                      Basicamente com a crise e falta de dinheiro anda-se mais devagar poupando combustivel, revisoes mais espaçadas e tentar sempre o mais barato e tentar ao maximo nao apanhar uma multa.
                      Começas a ver os pontos positivos da caça à multa e dos combustíveis caros.

                      Comentário


                        #12
                        Talvez o facto dos carros serem mais seguros hoje em dia também seja uma boa ajuda !

                        Comentário


                          #13
                          Já a contar menos 1 dia em cada fim de semana ?

                          O Ano passado as festividades foram de 6ª a 2ª.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                            Há 10 anos tinhas menos carros, menos condutores encartados e quase o dobro dos mortos (1316 face aos 690).
                            Só falta saber o número de acidentes e feridos (o link que arranjaste não se consegue abrir).

                            Isto para saber uma grande questão: afinal quem fez mais pela segurança rodoviária, os construtores automóveis ou as políticas de prevenção?

                            Para mim esta devia ser a grande questão a ser debatida!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                              Há 10 anos tinhas menos carros, menos condutores encartados e quase o dobro dos mortos (1316 face aos 690).
                              E piores carros, e piores estradas, e menos radares, e menos polícias nas estradas,
                              e menos informação cívica, e...

                              Should I go on?

                              Comentário


                                #16
                                O ideal é ninguém morrer mas quantos menos melhor.

                                Comentário


                                  #17
                                  Ora aí está o único ponto positivo da liberalização dos combustíveis...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                    A minha leitura desses números:

                                    Devido à crise, preço dos combustíveis, desemprego, insolvência das famílias,
                                    penhora de automóveis, há menos carros nas estradas, os que há andam mais
                                    devagar, logo menos acidentes e/ou de menor gravidade, logo menos mortos.

                                    Se me convidarem para Primeiro-Ministro eu prometo reduzir o número de mortos
                                    em acidentes de viação para zero. Perguntem-me como. Não, não vendo comprimidos.
                                    Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                    Há 10 anos tinhas menos carros, menos condutores encartados e quase o dobro dos mortos (1316 face aos 690).
                                    De certa maneira, concordo com ambos.

                                    Acho que não há grandes dúvidas que, numa comparação com os anos mais próximos que cada vez se pega menos no carro e há um cuidado cada vez maior com o pé (nem sempre devido propriamente a uma maior sensatez).

                                    Por outro lado, há aqui também um importante contributo para esta redução quer da qualidade das estradas e, sobretudo, dos automóveis. Nas duas últimas décadas houve um salto gigantesco na segurança activa e passiva dos automóveis (sobretudo na última) que não pode ser desprezado.

                                    Deixei para o fim a questão do civismo e das mentalidades porque acho que é onde ainda há maior margem de evolução. Ainda se vê muita barbaridade nas estradas mas gestos que hoje nos parecem quase automáticos como pôr o cinto de segurança, há 20 anos eram ainda uma raridade. Cintos atrás começavam a ser comuns e cadeirinhas era onde as crianças se sentavam para comer a sopa. Controlo de álcool e velocidade eram muito menores. Já começava a haver mudanças nesse sentido mas era uma altura em que ainda valia muita coisa que hoje se vê muito menos (ok, quem ler isto pensa que estou a falar do faroeste mas dá para ter uma ideia).

                                    Mas seja qual for o motivo, são boas notícias.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                      Ora aí está o único ponto positivo da liberalização dos combustíveis...
                                      Já vi que não és accionista da GALP... senão seria "ora aí está um dos 2 pontos positivos...".

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu não percebo estas críticas acerca da qualidade das estradas, acho que melhorou muito nos últimos 10 anos :P

                                        Comentário


                                          #21
                                          Mais segurança por parte dos automóveis, maior consciencialização por parte dos média, maior fiscalização o que faz com que as pessoas andem mais devagar logo menor risco de acidentes, etc...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Também noto uma redução geral das velocidades praticadas em AE. Agora, se fizer uma viagem a 120-130, já não sou ultrapassado por muitos. Antigamente, para isso acontecer tinha que se ir a 140-150.

                                            Comentário


                                              #23
                                              É a chamada condução para os consumos.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por speedtouched Ver Post
                                                Só falta saber o número de acidentes e feridos (o link que arranjaste não se consegue abrir).

                                                Isto para saber uma grande questão: afinal quem fez mais pela segurança rodoviária, os construtores automóveis ou as políticas de prevenção?

                                                Para mim esta devia ser a grande questão a ser debatida!
                                                Nem uns nem outros. Para mim a grande diferença está mesmo na segurança dos carros. É aqui e em toda a Europa.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Continuam a ser números demasiados elevados.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Enquanto houver 1 morto serão sempre mortos a mais.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Também acho. Isto de tratar as pessoas que morrem como uma simples estatística às vezes faz-nos esquecer um bocado a dureza da realidade.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Pouco ou nada relacionado com a melhoria de condução dos portugueses ou prevenção rodoviária, antes pelo menor numero de kms feitos e menor velocidade relacionado com um menor consumo.

                                                        Aposto que 2012 ainda será melhor devido a menos 4 feriados logo menos fins de semana alargados e respectivas peregrinações em massa para o Algarve e terras natais.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Também sou mais um defensor da relação deste factor com a crise. Fui de passagem de ano para fora e nomeadamente tive em especial atenção 2 aspectos sendo um deles a economia de combustível, e outro o cuidado com as brigadas de trânsito que andam a barrote nesta altura do ano e o dinheiro para pagar multas é pouco sendo esta uma parvoíce desnecessária.
                                                          Fiz então o meu percurso, a maioria por auto-estrada e não tendo eu passado dos 100/120 km/h, notei muito pouca gente a ultrapassar a ritmos mais excessivos como via anteriormente, assim como em estrada nacional o que fiz também verifiquei que para esta altura do ano ia tudo bastante tranquilo.

                                                          Creio que a redução da velocidade em vertentes viradas para a poupança de combustível e etc tenha ajudado, mas acima de tudo outro facto que também pese é o povo começar a ver o dinheiro escassear para sustentar as viaturas e recorrerem cada vez mais ao uso de transportes públicos, que vai por sua vez reduzir muito o tráfego nas estradas, e os que não poupam a ir de transportes públicos ficam em casa com o carro parado à porta. É um sinal de que a vida não está nada fácil !! Apenas esta a minha ideia.

                                                          Se essa notícia vem com o objectivo de realçar o bom trabalho das autoridades, para mim não tem qualquer relevo pois estas continuam a trabalhar de forma igual e pouco ou nada fazem para reduzir a sinistralidade, mas sim para passar multas e encher os cofres do estado. O mérito está no povo, que pobre tem de deixar as viaturas em casa ou recorrer a meios alternativos de transporte.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Sejam quais forem os números, uma grande parte é sempre dada à falta de civismo, e de muitos em vez de estarem atentos e cuidadosos na estrada, andarem a comer gelados com a testa.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X