Anúncio

Collapse
No announcement yet.

É possivel um carro arder por causa dos leds?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    É possivel um carro arder por causa dos leds?

    Boas,

    eu recentemente criei um tópico de vendas num fórum para vender uns leds, com o objetivo de juntar algum dinheiro para gastar no meu carro, mas a semana passada mais precisamente na 6ta feira recebi uma queixa por parte de um comprador o que me deixou um pouco alarmado.

    Menssagem: " O meu carro esteve a poucas horas de arder todo.
    História: ao fim do 2o dia de uso(pouco mais de uma hora na totalidade) começou a sentir-se um cheiro intenso a queimado dentro e fora da carrinha... analisando ao pormenor pensou-se logo, "são os fdp dos leds", desmontaram-se, aqueles dissipadores estavam já descolados da lampada, o balastro estava derretido, pouco faltou para me derreter a mala toda e consequentemente o carro todo pois um curto circuito pode incendiar um carro completo."

    "mala ficou um bocado lixada não convém mexer muito naquilo porque já há para ali algum plástico derretido e aquela peça nova deve ser caríssima, aliás não sei se aquilo é substituível. Ao lado dos contactos ficou um bocado derretido, se aquilo agravasse pegava fogo á carrinha sem problemas"


    Eu ate acredito que que os leds se possam ter queimado e fragmentado, mas estragar alguma coisa do carro é que é estranho. Eu acho é que ele esta a fazer esta fantochada toda pk eu envie os leds sem qualquer custo por iniciativa minha, numa tentativa de ele os experimentar e ver se a audi acusava erro no quadrante. E ele agora para não os pagar inventou estas mentiras todas! Quando eu pedi fotos dos leds, os leds já estavam no lixo e foto do encaixe dos leds só para o próximo fim de semana é que ele esta em contacto com a carrinha


    Mas vamos ao principal, as minhas duvidas são, ao se colocar uns leds num veiculo:
    1- Em caso de subreaquecimento ou curto circuito os fusível não devia queimar e cortar a corrente?
    2 - O led não se fragmenta antes de danificar alguma parte do carro?
    3 - É mesmo possível um led atingir a uma temperatura suficiente para danificar alguma parte do carro?

    eu queria continuar com as vendas mas sem correr o risco de algum dia me aparecer alguma surpresa indesejável.

    desde já obrigado
    Editado pela última vez por andre89; 03 January 2012, 02:59.

    #2
    Como os led's são frios (não pode existir sobreaquecimento devido a eles), não será por aí, alem disso o consumo deles é insignificante quando comparado com as lampadas.
    O maior "problema" dos led's é que necessitam de um circuito electrónico, e por vezes esses circuitos made in china são um bocadinho mal acabados levando ao curto circuito, aqui sim, pode haver problemas, mas por norma qualquer conjunto destes está protegido por um fusivel, por isso um curto circuito neste caso é impossivel, agora na falta de uma proteção...

    Comentário


      #3
      O unico problema que tive com alguns leds foi terem "queimado" em pouco tempo.
      Quando deviam durar 100x mais que as luzes normais.

      Quando digo queimado é deixar de dar luz e não arder LOL

      Cá para mim isso deve ter sido problema da falta de qualidade dos AUDI'sS LOLOLOLOLOL
      Toda a gente sabe que estão sempre a avariar os vidros electricos LOLOLOL

      FUGI............

      Comentário


        #4
        Se for mercedes é bem provável...

        Comentário


          #5
          Essa dos LED's durarem mais tempo que as lâmpadas normais é-me difícil de engolir...

          Já tive os mínimos do meu Civic em LED e aquilo durou-me 1 ano, se muito, as lâmpadas ditas normais que pus depois disso já duram à 2 anos.

          Quanto à duvida do tópico... Aquelas resistências manhosas que vejo o pessoal por nos carros... NO ME GUSTA!

          Comentário


            #6
            Os LED's de alta potência, acima do 0.5W (o que alguns chamam de super led) aquecem um bom bocado daí o precisar de dissipador.

            Se encostarem aquilo ao plástico, é bem provável que o mesmo possa derreter.

            Comentário


              #7
              Depende do tipo de led, eu tenho uma placa de 24 leds no plafonier que ate queima depois de tar ligada! Mas se o fusível queima depois de um curto circuito fico mais descansado, só não queria era ter problemas futuramente com algum cliente.
              Não o problema não é do audi, a mim parece-me que este senhor não quer é pagar os leds e e inventou isto tudo pk já pedi fotos do acontecimento varias vezes é ele só me limita a dar uma desculpa!
              isso de se queimarem em pouco tempo substituo dentro de um prazo limite.

              Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
              Se for mercedes é bem provável...
              haha tbm vi a reportagem dos Mercedes que se incendiavam do nada

              obrigado a todos

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por andre89 Ver Post
                Depende do tipo de led, eu tenho uma placa de 24 leds no plafonier que ate queima depois de tar ligada!
                tenho uma placa dessas no meu e acontece igual..

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                  Essa dos LED's durarem mais tempo que as lâmpadas normais é-me difícil de engolir...

                  Já tive os mínimos do meu Civic em LED e aquilo durou-me 1 ano, se muito, as lâmpadas ditas normais que pus depois disso já duram à 2 anos.

                  Quanto à duvida do tópico... Aquelas resistências manhosas que vejo o pessoal por nos carros... NO ME GUSTA!
                  O LED é suposto durar mais que uma lâmpada normal e mais que um xénon, há quem diga que é para durar a vida útil do automóvel.

                  Agora se o pessoal se mete em LEDs sem garantias de qualidade (chineses) é óbvio que não vão durar o que deviam durar.

                  Comentário


                    #10
                    Eu, neste caso, diria à pessoa que tinha que pagar os LEDs porque os deitou para o lixo e assim não tinha como ir reclamar o fornecedor.

                    Comentário


                      #11
                      Resposta ao tópico:

                      Sim, é possível.

                      O problema não está nos LED. O problema está no consumo colocado em todo
                      o circuito eléctrico do carro. Pode sobre-aquecer os cabos, derreter o isolamento,
                      e provocar um curto-circuito com o inerente risco de incêndio.

                      Um tipo pode pensar:
                      - são só 12V, em casa são 220V, pelo que os 12V não são perigosos.

                      O problema não é a tensão (V), é a intensidade (A), que é muito elevada.

                      Em casa, tens 10, 15 ou 20A.
                      A bateria do carro pode facilmente chegar aos 300A no arranque do motor.

                      Compara a secção dos cabos ligados à bateria do teu carro, com a secção
                      dos cabos que vêm da rua para tua casa e ligam ao quadro.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                        O LED é suposto durar mais que uma lâmpada normal e mais que um xénon, há quem diga que é para durar a vida útil do automóvel.

                        Agora se o pessoal se mete em LEDs sem garantias de qualidade (chineses) é óbvio que não vão durar o que deviam durar.
                        è verdade um LED de qualidade supostamente deve durar mais que uma lâmpada normal, mas pelo preço de uns leds de qualidade compramos uns 4 dos chineses, agora as vezes o barato sai caro!

                        Originalmente Colocado por thejoedoe Ver Post
                        Eu, neste caso, diria à pessoa que tinha que pagar os LEDs porque os deitou para o lixo e assim não tinha como ir reclamar o fornecedor.
                        Ja pensei nisso mas não vale a pena estar a fazer confusão por tão pouco dinheiro ate pk desconfio que ele inventou este filme todo só para nao os pagar, ja aprendi com o erro de ter enviado os leds sem qualquer custo.
                        Vou esperar pelo próximo fim de semana para ver o que ele diz.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                          Resposta ao tópico:

                          Sim, é possível.

                          O problema não está nos LED. O problema está no consumo colocado em todo
                          o circuito eléctrico do carro. Pode sobre-aquecer os cabos, derreter o isolamento,
                          e provocar um curto-circuito com o inerente risco de incêndio.

                          Um tipo pode pensar:
                          - são só 12V, em casa são 220V, pelo que os 12V não são perigosos.

                          O problema não é a tensão (V), é a intensidade (A), que é muito elevada.

                          Em casa, tens 10, 15 ou 20A.
                          A bateria do carro pode facilmente chegar aos 300A no arranque do motor.

                          Compara a secção dos cabos ligados à bateria do teu carro, com a secção
                          dos cabos que vêm da rua para tua casa e ligam ao quadro.
                          mas esta a falar no caso de uma ligação deficiente/defeituosa? os fusíveis estão la para cortar a corrente antes de danificar o circuito e prevenir casos desses certo?
                          Editado pela última vez por andre89; 03 January 2012, 18:16.

                          Comentário


                            #14
                            tou-me a lembrar de um caso a um tempo atraz que aconteceu com o meu primo, ele estava a colocar uns leds na carrinha dele que já é um pouco antiga e aquilo deu uma faisca e deixou de dar luz então pensamos"menos um led" mas não foi o fusivel que queimou

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por andre89 Ver Post
                              mas esta a falar no caso de uma ligação deficiente/defeituosa? os fusíveis estão la para cortar a corrente antes de danificar o circuito e prevenir casos desses certo?
                              Não.

                              Estou a falar de um componente (LEDS) que estão no lugar de um outro
                              componente (lâmpada), ou adicionalmente no circuito. Ou seja, estou a
                              falar de ligar equipamentos para os quais os circuitos não estão dimensionados.

                              Um fusível deverá queimar para uma intensidade superior a xA, mas isso é
                              para eventuais curto-circuitos ou similares, e não para uma intensidade
                              constante abaixo da intensidade de fusão do fusível, mas acima do que o
                              circuito está preparado em termos de carga constante por longos períodos.

                              Exemplo:

                              Um determinado equipamento funciona a 2,5A, o fusível é de 10A (porque
                              faz a protecção também de outros equipamentos), e o cabo desse equipamento
                              suporta 5A. Ao substituir o equipamento de 2,5A por um de 6A, não queima
                              o fusível, mas derrete o cabo.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por andre89 Ver Post
                                Ja pensei nisso mas não vale a pena estar a fazer confusão por tão pouco dinheiro ate pk desconfio que ele inventou este filme todo só para nao os pagar, ja aprendi com o erro de ter enviado os leds sem qualquer custo.
                                Vou esperar pelo próximo fim de semana para ver o que ele diz.
                                É certo e sabido.

                                Comentário


                                  #17
                                  ok Nuno156 agora percebi a tua explicaçao mt obrigardo e ao resto o pessoal tbm

                                  Comentário


                                    #18
                                    Um LED pode aquecer, e muito. Mas tem que ser um LED de alta potência para que isso aconteça. Acima de 1W, já convém ter dissipador, mas a luz que um LED de 1W dá já é relativamente intensa.
                                    O facto de um LED fundir facilmente, deve-se muitas vezes a variações na corrente/tensão em instalações que não estão preparadas para o efeito. A corrente consumida por um LED é bastante baixa.
                                    Normalmente um LED de alta intensidade é regulado na entrada de amperagem, e debita uma luminosidade proporcional à corrente que o alimenta.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                      Um determinado equipamento funciona a 2,5A, o fusível é de 10A (porque
                                      faz a protecção também de outros equipamentos), e o cabo desse equipamento
                                      suporta 5A. Ao substituir o equipamento de 2,5A por um de 6A, não queima
                                      o fusível, mas derrete o cabo.
                                      Desculpa, mas o exemplo é absurdo. Se o fusível é de 10A, toda a cablagem a jusante do fusível/disjuntor tem que estar dimensionada para suportar nominalmente esses 10A.
                                      Mais ainda, o fusível/disjuntor não protege o equipamento, protege a cablagem. Se se quer colocar um fusível para proteger o equipamento, é colocado no próprio equipamento.

                                      Quanto aos LEDs de elevada intensidade, confesso não ter prática. Mas os LEDs vulgares consomem meros miliamperes (qualquer coisa como 0.02A).

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                        Desculpa, mas o exemplo é absurdo. Se o fusível é de 10A, toda a cablagem a jusante do fusível/disjuntor tem que estar dimensionada para suportar nominalmente esses 10A.
                                        Mais ainda, o fusível/disjuntor não protege o equipamento, protege a cablagem. Se se quer colocar um fusível para proteger o equipamento, é colocado no próprio equipamento.

                                        Quanto aos LEDs de elevada intensidade, confesso não ter prática. Mas os LEDs vulgares consomem meros miliamperes (qualquer coisa como 0.02A).
                                        Queres cabos dimensionados para 20A em fusíveis de 10A?
                                        Ok. Vai dar ao mesmo.

                                        O problema é que um fusível não protege apenas um equipamento (e quando me refiro à
                                        protecção de um ou vários equipamentos refiro-me aos circuitos), e mesmo 10A num cabo
                                        de 20A provoca aquecimento. Existe sempre aquecimento nos condutores, seja qual for a
                                        intensidade da corrente, e a dimensão dos condutores. Portanto, é uma questão de quantidade
                                        de calor, tempo e capacidade de dissipação do calor.

                                        Ou seja, um fusível de 10A para 5 equipamentos, pressupõe que existe uma expectativa que
                                        cada equipamento consuma menos de 2A (exemplo), para que o fusível não queime. Portanto,
                                        os circuitos desses equipamentos não estão planeados para terem quase 10A num único
                                        condutor (mesmo que o condutor esteja dimensionado para suportar 20A). Isto significa que
                                        pode não ter uma dissipação de calor suficiente, por exemplo, ou um isolamento adequado
                                        para a temperatura que é suposto atingir. Basta isto para que o condutor possa derreter o
                                        isolamento e causar um incêndio.

                                        American wire gauge - Wikipedia, the free encyclopedia

                                        Traços gerais:
                                        Se um circuito está planeado para um equipamento de 1A, não podes colocar um equipamento
                                        de 2A. Ponto final. Não interessa se o condutor suporta 200A, e tem um fusível de 200A. Não
                                        podes. Ponto. Isto é, a menos que tenhas informação de quem desenhou o circuito de que
                                        esse troço está certificado para 2A ainda que só use um equipamento de 1A.

                                        Quanto aos LEDs, o problema não é o consumo dos LEDs. O problema é o que eles têm a
                                        mais. Normalmente estes equipamentos têm circuitos que impedem que o computador de
                                        bordo dê a indicação de lâmpada fundida. E normalmente é aí que as coisas se complicam.
                                        Existem vários tipos de LOAD RESISTOR KIT, e é necessário ter a certeza que se usa o
                                        correcto para os LEDs correctos, e ambos apropriados para substituir o equipamento
                                        pretendido. Podes procurar por LED LOAD RESISTOR KIT, que eu não posso colocar aqui
                                        links, senão pode ser considerado publicidade.

                                        É claro que, a tudo isto acrescenta ter a garantia de que se instalou e montou tudo como deve
                                        ser. Porque na montagem também se podem originar problemas.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                          O LED é suposto durar mais que uma lâmpada normal e mais que um xénon, há quem diga que é para durar a vida útil do automóvel.

                                          Agora se o pessoal se mete em LEDs sem garantias de qualidade (chineses) é óbvio que não vão durar o que deviam durar.
                                          Lá está, supostamente.

                                          Os meus vieram dos UK.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                            Traços gerais:
                                            Se um circuito está planeado para um equipamento de 1A, não podes colocar um equipamento
                                            de 2A. Ponto final. Não interessa se o condutor suporta 200A, e tem um fusível de 200A. Não
                                            podes. Ponto. Isto é, a menos que tenhas informação de quem desenhou o circuito de que
                                            esse troço está certificado para 2A ainda que só use um equipamento de 1A.
                                            Nuno, estás a ensinar o Padre Nosso ao vigário e a meter os pés pelas mãos de forma assombrosa.

                                            Se os condutores suportam 200A e o fusível é de 200A, é absurdo dizer que o circuito está planeado para um equipamento de 1A. É _evidente_ que o circuito está planeado para quaisquer equipamentos que nele ligues em paralelo até um máximo de 200A...

                                            Dou-te um exemplo simples:

                                            Em tua casa, essencialmente, deves ter disjuntores de duas intensidades diferentes no quadro: 10A e 16A.

                                            Tomemos como exemplo os segundos. Os disjuntores de 16A são para circuitos de tomadas, os condutores são de 2.5mm2 de secção (para suportar nominalmente os 16A em tubagens embebidas em alvenaria) e todos os aparelhos que façam parte da instalação (tomadas, derivações, etc...) têm de suportar esses 16A nominalmente.

                                            É óbvio que numa tomada tu podes ligar um aparelho de 1A, de 2A, de 10A ou de qualquer intensidade que tu quiseres desde q não exceda os 16A. E até podes nem ligar nenhum...

                                            Depois vais ao IKEA e compras um candeeiro, candeeiro esse que está cablado com condutores de 0.5mm2 de secção. O candeeiro está protegido pelo fusível? Não, se passassem 16A continuamente no candeeiro evidentemente que ele derreteria por dissipação excessiva de calor. Este é um problema real em algumas extensões "made in china" onde se "esqueceram" de meter cobre dentro dos cabos: ligas lá um aquecedor de 2000W e a extensão derrete. O disjuntor, como a corrente é inferior aos 16A nominais, nem suspira...

                                            Era suposto a extensão estar protegida pelo disjuntor da instalação? NÃO!
                                            O disjuntor _da_instalação_ tem por função proteger _a_própria_instalação_ e NUNCA os equipamentos a ela ligados. Volto a frisar, o disjuntor da instalação protege a própria instalação e NADA mais.

                                            Se é necessário proteger o equipamento, então é necessário colocar um disjuntor/fusível _no_próprio_equipamento_. É o que acontece, por exemplo, com uma TV (estes fusíveis normalmente não estão acessíveis ao utilizador comum, são internos ao aparelho).

                                            No UK, por exemplo, as fichas usadas para inserir nas tomadas têm tipicamente lugar para um fusível para proteger o aparelho (friso que o disjuntor da instalação não o faz nem é suposto fazer).

                                            Nos carros (ou onde quer que queiras) a situação é a mesma. Alguns rádios ou amplificadores têm um fusível neles mesmos para os proteger (já deves ter visto) uma vez que o fusível na caixa de fusíveis do carro está dimensionado para proteger a cablagem, não os equipamentos ligados a ela.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                              Lá está, supostamente.

                                              Os meus vieram dos UK.
                                              Se os limites de temperatura/ventilação e os requisitos da alimentação da lâmpada forem cumpridos o LED é a lâmpada com melhor durabilidade.

                                              O pessoal ao enfiar LEDs de elevada potencia tem de considerar a temperatura de funcionamento e a alimentação da lâmpada...senão "ardeu"

                                              Comentário


                                                #24
                                                Ao autor do tópico, peço perdão pelo off-topic que se criou...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Eu acredito que podem causar incendio, existem led´s e led´s.
                                                  Podem consumir pouco e até emitir pouca temperatura quando em funcionamento normal, mas ninguem garante que o carro não possa ter ou criar uma sobrecarga e derreter incendiando os plasticos á volta dos led´s.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                    Nuno, estás a ensinar o Padre Nosso ao vigário e a meter os pés pelas mãos de forma assombrosa.

                                                    Se os condutores suportam 200A e o fusível é de 200A, é absurdo dizer que o circuito está planeado para um equipamento de 1A. É _evidente_ que o circuito está planeado para quaisquer equipamentos que nele ligues em paralelo até um máximo de 200A...

                                                    Dou-te um exemplo simples:

                                                    Em tua casa, essencialmente, deves ter disjuntores de duas intensidades diferentes no quadro: 10A e 16A.

                                                    Tomemos como exemplo os segundos. Os disjuntores de 16A são para circuitos de tomadas, os condutores são de 2.5mm2 de secção (para suportar nominalmente os 16A em tubagens embebidas em alvenaria) e todos os aparelhos que façam parte da instalação (tomadas, derivações, etc...) têm de suportar esses 16A nominalmente.

                                                    É óbvio que numa tomada tu podes ligar um aparelho de 1A, de 2A, de 10A ou de qualquer intensidade que tu quiseres desde q não exceda os 16A. E até podes nem ligar nenhum...

                                                    Depois vais ao IKEA e compras um candeeiro, candeeiro esse que está cablado com condutores de 0.5mm2 de secção. O candeeiro está protegido pelo fusível? Não, se passassem 16A continuamente no candeeiro evidentemente que ele derreteria por dissipação excessiva de calor. Este é um problema real em algumas extensões "made in china" onde se "esqueceram" de meter cobre dentro dos cabos: ligas lá um aquecedor de 2000W e a extensão derrete. O disjuntor, como a corrente é inferior aos 16A nominais, nem suspira...

                                                    Era suposto a extensão estar protegida pelo disjuntor da instalação? NÃO!
                                                    O disjuntor _da_instalação_ tem por função proteger _a_própria_instalação_ e NUNCA os equipamentos a ela ligados. Volto a frisar, o disjuntor da instalação protege a própria instalação e NADA mais.

                                                    Se é necessário proteger o equipamento, então é necessário colocar um disjuntor/fusível _no_próprio_equipamento_. É o que acontece, por exemplo, com uma TV (estes fusíveis normalmente não estão acessíveis ao utilizador comum, são internos ao aparelho).

                                                    No UK, por exemplo, as fichas usadas para inserir nas tomadas têm tipicamente lugar para um fusível para proteger o aparelho (friso que o disjuntor da instalação não o faz nem é suposto fazer).

                                                    Nos carros (ou onde quer que queiras) a situação é a mesma. Alguns rádios ou amplificadores têm um fusível neles mesmos para os proteger (já deves ter visto) uma vez que o fusível na caixa de fusíveis do carro está dimensionado para proteger a cablagem, não os equipamentos ligados a ela.
                                                    Eu sei isso. Tenho uma arrecadação que tinha apenas iluminação, o que fiz foi substituir os
                                                    condutores por 2,5mm e ligar a um disjuntor apropriado.

                                                    Mas também sei mais que isso.

                                                    Os exemplos que eu dei de intensidades foram meramente para simplificar, e até exagerar, de
                                                    modo a mostrar que as coisas não são assim tão simples quanto as queres pintar.

                                                    Uma vez que sabes isso tudo que referes, acho estranho não saberes que a certificação de
                                                    um circuito para uma dada intensidade não se baseia APENAS na secção dos condutores.

                                                    Eu coloquei aquele link, mas pelos vistos não leste.
                                                    E falei no aquecimento dos condutores, mas pelos vistos também não chegaste lá por aí.

                                                    O isolamento dos condutores tem também influência nessa certificação, porque apenas
                                                    suportam determinadas temperaturas (depende do material usado para o isolamento).

                                                    A secção do condutor (se fores ver o link) é o que menos importa para a intensidade, porque
                                                    o isolamento derrete ainda antes do condutor fundir (como é óbvio).

                                                    Mas nem isto chega.

                                                    A certificação de um circuito, para além dos condutores usados (secção e isolamento), depende
                                                    também da INSTALAÇÃO!

                                                    Imagina os condutores que passam debaixo da alcatifa de um carro. Agora imagina que o
                                                    isolamento acústico que existe entre a alcatifa e o chão do carro aguenta uma temperatura
                                                    INFERIOR ao do isolamento do condutor. Baixa ou não baixa a certificação para a intensidade
                                                    do circuito? Agora imagina que não é apenas um condutor, mas são vários juntos. Qual é a
                                                    capacidade para dissipar todo esse calor gerado? E baixa ou não ainda mais a capacidade
                                                    para aguentar elevadas intensidades?

                                                    Portanto, repito, não podes substituir um equipamento de 1A por um de 2A mesmo que uses
                                                    condutores certificados para 200A com fusíveis de 200A. Ponto. Todo o circuito tem de estar
                                                    planeado para aceitar essa intensidade. E o circuito inclui, para além da secção do condutor,
                                                    o isolamento, e a instalação.

                                                    Na arrecadação que referi, também instalei cabos de rede. Já viste como são os cabos de rede
                                                    twisted-pair? São condutores enrolados. Se os colocares esticados, sem estarem enrolados,
                                                    ficam sujeitos a ruído, e não funcionam tão bem. Ou seja, cada condutor tem influência nos
                                                    condutores que estão próximos.

                                                    Já viste as extensões de enrolar que se usam em casa, por exemplo?
                                                    Têm DUAS certificações, por exemplo:
                                                    - Cabo enrolado: 920W máx.
                                                    - Cabo esticado: 3600W máx.

                                                    Ora, o cabo é o mesmo, tem a mesma secção, e o mesmo isolamento... mas tem duas
                                                    certificações DIFERENTES dependendo de COMO ESTÁ esse cabo.

                                                    Compreendes agora que não podes substituir equipamentos de uma intensidade por
                                                    intensidades superiores sem ter garantias que o circuito está planeado e certificado para as
                                                    suportar?

                                                    Ora, a menos que tenhas um carro com o esquema dos circuitos, e com a respectiva
                                                    certificação máxima para cada um deles, NÃO PODES substituir equipamentos que não
                                                    estejam certificados de acordo com o especificado pelo fabricante do carro.

                                                    Ou achas que uma legislação que "proíbe o tuning" é apenas para serem chatos?
                                                    As coisas têm razão de ser. Não podes alterar as características dos equipamentos dos
                                                    veículos "à vontade".

                                                    E isto não é OFF-TOPIC.

                                                    A questão é "pode pegar fogo" (e não "é provável que pegue fogo")?
                                                    Só existe uma resposta: sim.

                                                    E isto não é OFF-TOPIC porque explica porque é que é possível um carro pegar fogo ao
                                                    instalar luzes do tipo LED.

                                                    Eu não estou aqui apenas para dizer que é possível. Gosto de justificar porque é que assim é.

                                                    Só ainda não consegui perceber se aquilo que estás a tentar dizer é:
                                                    - Não é possível pegar fogo porque os cabos aguentam
                                                    ou
                                                    - É possível pegar fogo, mas muito improvável

                                                    Para mim só interessa a parte do "é possível", porque a questão era essa.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                                      Essa dos LED's durarem mais tempo que as lâmpadas normais é-me difícil de engolir...

                                                      Já tive os mínimos do meu Civic em LED e aquilo durou-me 1 ano, se muito, as lâmpadas ditas normais que pus depois disso já duram à 2 anos.

                                                      Quanto à duvida do tópico... Aquelas resistências manhosas que vejo o pessoal por nos carros... NO ME GUSTA!
                                                      O problema é que a grande maioria compra leds made in china de qualidade duvidosa, e que são feitos para voltagens de 12v. Acontece que um carro com o motor a trabalhar fica com voltagens de 14,5 +- e aos poucos acaba por danificar o led.

                                                      Eu também cometi esse erro, entretanto comprei uns melhores com regulador que dá para funcionar com voltagens entre os 8v e os 16v e já faz 3 anos que os tenho e ainda duram.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                        Eu sei isso. [...]
                                                        Nuno, tudo o que dizes está tudo certo e não discordo em nada tirando um ponto que foi aquele que eu frisei com veemência:

                                                        Os fusíveis de uma dada instalação devidamente dimensionada (não me interessa se os condutores estão numa parede, num carro ou numa piscina, desde que esteja bem dimensionada para as condições de serviço) fornece protecção apenas à instalação, não equipamentos consumidores de energia a ela ligados.

                                                        Insistir que o fusível da instalação fornece protecção para o equipamento terminal é errado.

                                                        O disjuntor da casa protege a instalação até à tomada, não protege o que ligares na tomada, seja uma TV ou uma lâmpada ou a tal extensão que derrete.
                                                        O fusível do circuito onde está a luz de presença traseira do carro protege a instalação do carro, não protege a lâmpada ou os LEDs que lá se ligam.

                                                        Uma barra de LEDs que "arde" porque é material fraco e mal construído é uma coisa e é perfeitamente possível de acontecer.
                                                        A instalação do carro "arder" por sobre-intensidade porque em vez de uma lâmpada estarem lá uns LEDs é outra completamente diferente, porque nesse caso o fusível que protege a instalação está lá.

                                                        Mais claro do que isto não consigo explicar.




                                                        (Só uma coisa: não vale a pena complicar o assunto indo buscar coisas descorrelacionadas como um twisted-pair de cabos Ethernet. Tecnologias para evitar EMI estão completamente fora da discussão do tópico.)

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Eu acho uma piada danada ao pessoal que critica os LED's dos chineses, depois vai comprar LED's piores ao continente ou à norauto que custa prai 4x mais e também não duram nada.

                                                          Metam na cabeça que os LED's comprados no ebay não têm grande qualidade e muito menos electrónica, têm apenas uma resistência para limitar a tensão e a corrente, quando idealmente deveriam também ter um díodo.

                                                          No entanto pelo preço funcionam muito bem. Normalmente compro LED's aos apares por menos de 2€ e quando avariam é porque invento. Quando tratados com cuidado nunca dão problemas.
                                                          O aquecer é perfeitamente normal, tenho placas com 24 LED's 5050 dentro do habitáculo e são um espectáculo. Conheço uma página onde dão uma ajuda a escolher o tipo de LED's, só não posto porque neste fórum não gostam de link's externos.
                                                          Pior, a malta gosta de comprar nas lojas dos xunner's e os LED's são sempre azulados. Eu gosto deles branquinhos

                                                          Agora tenho uns com 13 SMD 5050 iguais a estes (para quem não sabe 5050 equivale a 3 SMD normais):



                                                          Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                                                          O problema é que a grande maioria compra leds made in china de qualidade duvidosa, e que são feitos para voltagens de 12v. Acontece que um carro com o motor a trabalhar fica com voltagens de 14,5 +- e aos poucos acaba por danificar o led.

                                                          Eu também cometi esse erro, entretanto comprei uns melhores com regulador que dá para funcionar com voltagens entre os 8v e os 16v e já faz 3 anos que os tenho e ainda duram.
                                                          O problema não é de todo esse. Primeiro eles produzem aos milhões e há sempre muitos com defeito, é testar e mandar uma mensagem ao vendedor que ele envia logo nova remessa.
                                                          Depois, o facto de meter os LED's com polaridade contrária durante muito tempo pode estragar os LED's.
                                                          Eu tive os mesmos LED's na minha mota durante quase 2 anos e funcionaram sempre sem problemas, e custaram apenas 2€ o par no ebay.
                                                          Ficheiros anexados
                                                          Editado pela última vez por ednw; 04 January 2012, 17:38.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                            Nuno, tudo o que dizes está tudo certo e não discordo em nada tirando um ponto que foi aquele que eu frisei com veemência:

                                                            Os fusíveis de uma dada instalação devidamente dimensionada (não me interessa se os condutores estão numa parede, num carro ou numa piscina, desde que esteja bem dimensionada para as condições de serviço) fornece protecção apenas à instalação, não equipamentos consumidores de energia a ela ligados.

                                                            Insistir que o fusível da instalação fornece protecção para o equipamento terminal é errado.

                                                            O disjuntor da casa protege a instalação até à tomada, não protege o que ligares na tomada, seja uma TV ou uma lâmpada ou a tal extensão que derrete.
                                                            O fusível do circuito onde está a luz de presença traseira do carro protege a instalação do carro, não protege a lâmpada ou os LEDs que lá se ligam.

                                                            Uma barra de LEDs que "arde" porque é material fraco e mal construído é uma coisa e é perfeitamente possível de acontecer.
                                                            A instalação do carro "arder" por sobre-intensidade porque em vez de uma lâmpada estarem lá uns LEDs é outra completamente diferente, porque nesse caso o fusível que protege a instalação está lá.

                                                            Mais claro do que isto não consigo explicar.




                                                            (Só uma coisa: não vale a pena complicar o assunto indo buscar coisas descorrelacionadas como um twisted-pair de cabos Ethernet. Tecnologias para evitar EMI estão completamente fora da discussão do tópico.)
                                                            Tudo bem.
                                                            Mas eu já tinha referido que a protecção de equipamento é do circuito desse equipamento.
                                                            É apenas mais fácil dizer "protecção do equipamento" do que dizer "protecção do circuito do
                                                            equipamento", porque não existe circuito sem equipamento (ou seja, só há fluxo de corrente
                                                            quando o circuito está fechado, o que pressupõe a existência de um equipamento, nem que
                                                            seja uma lâmpada).
                                                            E tu mesmo usaste essa forma abreviada, por exemplo:
                                                            «(...) Alguns rádios ou amplificadores têm um fusível neles mesmos para os proteger (...)»
                                                            mas eu sei que queres dizer:
                                                            «(...) Alguns rádios ou amplificadores têm um fusível neles mesmos para proteger o seu
                                                            circuito [inclui componentes] interno (...)
                                                            »
                                                            São apenas formas coloquiais de falar. Não estamos aqui a escrever nenhum livro técnico.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X