Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Como lidam os pequenos motores com mais passageiros e carga?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Como lidam os pequenos motores com mais passageiros e carga?

    No Autohoje nº1157, que saiu hoje para as bancas, temos um comparativo entres estes três automóveis:




    Citroën C3 1.4 HDI | Skoda Fabia 1.2 TDI | Kia Rio 1.1 CRDi


    É sabido que, para muita gente, estes utilitários têm de cumprir todas as funções e mais algumas, como fazer as viagens casa-trabalho-casa, carregar a mobília do IKEA, ou, mais importante ainda, levar toda a família para as férias no Algarve.

    Que se desenrascam por entre o trânsito todos sabemos. O problema é quando vamos para a autoestrada, com o carro carregado, onde surgem as limitações destes motores.

    Por tudo isto, o Autohoje decidiu medir as recuperações destes três carros, em duas situações diferentes: dois passageiros (150kg) e cinco passageiros (400kg).

    Alguma aposta numa conclusão?
    Ficheiros anexados

    #2
    Ganhou o Skoda porque é TDI.

    Comentário


      #3
      Qualquer um desses carregado vai-se arrastar e fazer consumos superiores a um 2.0...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por CletoZaca Ver Post
        Ganhou o Skoda porque é TDI.
        Esse símbolo de poder e da mecânica superior!

        Acredito que o citroen se tenha safado. Tem mais cilindrada...

        Normalmente, carros sub motorizados portam-se muito mal carregados.

        Deve ter-se concluído que é uma barretada andar com estes carros nessas condições.

        Mas nada que chegue a umas viagens que eu fiz, num Clio 1.1 de 92. 5 marmanjos de ginásio, todos na ordem dos 100kg´s...Em algumas subidas em AE o carro não dava mais de 70...e a derreter uma 3º a fundo...

        Comentário


          #5
          Apagar
          Editado pela última vez por Jfire; 12 January 2012, 12:11.

          Comentário


            #6
            Aposto no Citro. A maior cilindrada, logo maior disponibilidade em baixos regimes, é um grande trunfo quando a carga é grande. Obviamente que os consumos vão disparar...

            Comentário


              #7
              Porque é que o Opel Corsa 1.3 CDTi ficou de fora?

              Comentário


                #8
                Ganha o Kia porque é manco, tem mais força.
                Ah poisé o 1.2 TDI também é manco... epa não interessa quem ganha,

                Seja como for acho o comparativo muito interessante, boa ideia.
                Editado pela última vez por FernandoAc; 12 January 2012, 12:11.

                Comentário


                  #9
                  Acredito que o C3 tenha tido um desempenho superior, derivado da maior cilindrada, que em situações de carga faz sempre diferença.
                  Estou curioso por saber como se comportou o 1.1 CRDI.

                  Comentário


                    #10
                    Só se algo mudou muito entretanto, mas deve ganhar (de longe) o 1.4 Hdi!

                    Já andei milhares de Km´s com uma 206 SW com 5 "macacos" mais bagageira Cheia de material de trabalho + Bagagens e nunca me deixou ficar mal e até atingia velocidade de cruzeiro bem acima do permitido por lei (bem acima mesmo).

                    Para mim, o 1.4 Hdi continua a ser o diesel de baixa cilindrada mais underdog e incompreendido do mercado! É mesmo muito bom.

                    Comentário


                      #11
                      O C3 é o mais leve e tem melhores prestações estando vazio... é de esperar que carregado continue a ter vantagem.

                      Comentário


                        #12
                        1. Ultrapassagens difíceis em AE;
                        2. Recuperações penosas;
                        3. Consumos desesperantes;
                        4. Ruidos incomodativos;
                        5. Etc...

                        Comentário


                          #13
                          Estou curioso em saber, porque está aí das possíveis opções, se não a principal (Kia), caso o Saxo dê o berro.

                          Sendo que para mim, a questão da bagageira cheia, e mais do que um passageiro é irrelevante, pois em 90% do tempo ando sozinho no Saxo.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Jfire Ver Post
                            Esse símbolo de poder e da mecânica superior!

                            Acredito que o citroen se tenha safado. Tem mais cilindrada...

                            Normalmente, carros sub motorizados portam-se muito mal carregados.

                            Deve ter-se concluído que é uma barretada andar com estes carros nessas condições.

                            Mas nada que chegue a umas viagens que eu fiz, num Clio 1.1 de 92. 5 marmanjos de ginásio, todos na ordem dos 100kg´s...Em algumas subidas em AE o carro não dava mais de 70...e a derreter uma 3º a fundo...
                            Também aposto no citröen. Quanto á pior viagem que fiz, foi com um MB 190D de 86 ... 6 adultos a contar comigo no carro, e 4 malas pesadíssimas na bagageira. Tudo isto na ilha da madeira inclinações de 13% em alguns sítios, tinha de reduzir a segunda e nem passava dos 60 km\h com o pé no fundo

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                              Estou curioso em saber, porque está aí das possíveis opções, se não a principal (Kia), caso o Saxo dê o berro.

                              Sendo que para mim, a questão da bagageira cheia, e mais do que um passageiro é irrelevante, pois em 90% do tempo ando sozinho no Saxo.
                              Aqui que ninguém nos ouve, o melhor negócio do segmento neste momento esta no Kia mas com o 1.4 de 90 Cv´s!

                              Ficas mesmo muito bem servido, acredita

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                Aqui que ninguém nos ouve, o melhor negócio do segmento neste momento esta no Kia mas com o 1.4 de 90 Cv´s!

                                Ficas mesmo muito bem servido, acredita
                                Para andar aqui às voltas na Grande Lisboa, o 1.1 chega-me perfeitamente.

                                Mas esperemos que o Saxo ainda dure mais algum tempo.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por nyox Ver Post
                                  Também aposto no citröen. Quanto á pior viagem que fiz, foi com um MB 190D de 86 ... 6 adultos a contar comigo no carro, e 4 malas pesadíssimas na bagageira. Tudo isto na ilha da madeira inclinações de 13% em alguns sítios, tinha de reduzir a segunda e nem passava dos 60 km\h com o pé no fundo
                                  Agora fizeste-me uma lembrar uma coisa muito perigosa. A perda de direcção.
                                  Estes carros do segmento B, antigamente quando carregados (pessoas/malas) a frente levantava demais e chegava-se mesmo a perder a direcção. Aconteceu isso ao meu pai num Peugeot 205 junior.

                                  É algo que é raro alguém se lembrar mas se for exagerada a carga para o carro pode acontecer e com consequências desastrosas.

                                  Esses 190d já eram ultra lentos. Com essa carga...devia ser bonito.
                                  Mas lá está, é um carro seguro e estável. Nesse já não se perde a direcção por excesso de peso facilmente.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Nem é preciso fazer um estudo, quem compra um carro destes já sabe que não vai poder fazer uma streetrace com o Veyron, a não ser que estejam num engarrafamento na auto-estrada. Tive um saxo 1.5d com ar condicionado, quando ia para o Algarve de férias (2 pessoas, mas com os bancos deitados e malas de 6 pessoas, 4 seguiam num civic 3 portas) já sabia que tinha que calcular as ultrapassagens e tinha de me controlar na velocidade, cumpridos estes preceitos sempre fiz viagens seguras e agradáveis. Quem compar estes carros a pensar que vai fazer corridas, nesse caso, depois, vai dizer mal da vida.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Parabéns pelo tema, parece-me interessante.

                                      Eu não conheço muito bem os carros em questão, mas diria que ter as mudanças curtas vai ajudar imenso e pode compensar menos 5 ou 10 cv ou até mais.

                                      Depois tenho a ideia que a cilindrada ainda conta alguma coisa nestas questões de lidar com o peso.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                        Só se algo mudou muito entretanto, mas deve ganhar (de longe) o 1.4 Hdi!

                                        Já andei milhares de Km´s com uma 206 SW com 5 "macacos" mais bagageira Cheia de material de trabalho + Bagagens e nunca me deixou ficar mal e até atingia velocidade de cruzeiro bem acima do permitido por lei (bem acima mesmo).

                                        Para mim, o 1.4 Hdi continua a ser o diesel de baixa cilindrada mais underdog e incompreendido do mercado! É mesmo muito bom.
                                        como é que se safava nessas condições a subir aquela "rampa" na crel antes do primeiro túnel?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Do que posso falar :

                                          O meu ex- C3 1.4 HDI 70 cvs.

                                          Em cidade era um must, baixas sempre disponiveis, basta calcar que o motor responde e parece uma mota a celerar.

                                          Em AE, carregado com 4 pessoas, malas, malões aos pés, coisas ba chapeleira, ia a 120 a gastar 9/100. ( em cidade fazia 4.4 ), mais de 120 e o bicho desfazia-se ou caso fosse necessario não travaria.
                                          É certo que em 18 meses fez 30.000Km e correu o pais do Gerês até Faro e foi a Sevilha .... mas viagens longas não são o seu territorio.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Creio que já vi este tipo de comparativo num Guia do Automóvel ou outra revista há mais de 10 anos.

                                            Como alguém disse, a pessoa atrás no volante é que tem que adaptar a condução, especialmente a travagem.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Ganha o Kia com 138 pontos, mais 10 que o segundo, ou seja, uma abada.

                                              O VW Polo não foi comparado pois podia ser envergonhado, aliás, á semelhança do seu irmão mais novo o UP.

                                              Nada de novo portanto, mais um segmento para arrumar, próximo...
                                              Editado pela última vez por Scutar; 12 January 2012, 14:33.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                                                como é que se safava nessas condições a subir aquela "rampa" na crel antes do primeiro túnel?
                                                Não me recordo particularmente (específico) mas sou-te sincero que nunca senti naquele carro a sensação de "está a morrer" ou "não vai dar" entendes?

                                                Lembro-me claramente de uma vez que estava CHEIO de pressa para chegar a um trabalho de Aerogeradores na Zona de Torres/ Sobral (sentido LX- Torres A8) , de ir com 5 pessoas, mais GPS-RTK , estacas (madeira), marretas, material diverso e de conseguir manter sempre os 150-160 com a carrinha!

                                                Naquela altura, já contava ela com 1XX XXX mil quilómetros de dura utilização...Soube á uns tempo que com uns cerca de 400 mil quilómetros foi trocado o motor, não por ter "morrido", mas já estar demasiado cansado e a necessitar de alguns arranjos avultados.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Por acaso sei quem é o vencedor tenho aqui a revista , mas ainda vo ler para melhor opinar!

                                                  No entanto o vencedor será uma supressa para muitos dos que opinaram e ainda ninguém acertou no vencedor!!!!

                                                  EDIT; ups o Scutar adiantou-se....

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Ganhou o com menor cilindrada, BRAVO :

                                                    Eu o Skoda sabia que nunca ganhava...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por MrCeedSW Ver Post
                                                      Por acaso sei quem é o vencedor tenho aqui a revista , mas ainda vo ler para melhor opinar!

                                                      No entanto o vencedor será uma supressa para muitos dos que opinaram e ainda ninguém acertou no vencedor!!!!

                                                      EDIT; ups o Scutar adiantou-se....
                                                      Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                                      Só se algo mudou muito entretanto, mas deve ganhar (de longe) o 1.4 Hdi!

                                                      Já andei milhares de Km´s com uma 206 SW com 5 "macacos" mais bagageira Cheia de material de trabalho + Bagagens e nunca me deixou ficar mal e até atingia velocidade de cruzeiro bem acima do permitido por lei (bem acima mesmo).

                                                      Para mim, o 1.4 Hdi continua a ser o diesel de baixa cilindrada mais underdog e incompreendido do mercado! É mesmo muito bom.

                                                      Pelos visto parece que sim!Se assim for parabéns (novamente) para a Hyunday/Kia

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                                        Ganhou o com menor cilindrada, BRAVO :

                                                        Eu o Skoda sabia que nunca ganhava...
                                                        O 1.1crdi é o mais rápido nas acelerações e recuperções em vazio ,já com 5 ocupantes a bordo chega a ser 70% mais lento contra os 54% do skoda e 47% do C3, mas o 1.1crdi depois dos 80km/h graças a caixa de 6v ganha uma nova alma!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por CletoZaca Ver Post
                                                          Ganhou o Skoda porque é TDI.
                                                          Para mim, este post é apenas um desperdicio de espaço.

                                                          Intressante era ver como o peso a bordo afecta as distancias de travagem, e dinamica do carro.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por vso Ver Post
                                                            Para mim, este post é apenas um desperdicio de espaço.

                                                            Intressante era ver como o peso a bordo afecta as distancias de travagem, e dinamica do carro.
                                                            Exacto. Gostava de estar por dentro destas decisões dos testes. Sem conhecer este teste em especifico, há muitas coisas que, sendo interessantes, são negligenciadas.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X