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Nissan explica\assume queda de rendimento em baixas nos Qashqai 1.5 DCI- Conselho p\f
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Eu já me cansei de reclamar com as marcas, eles só olham para o umbigo.
Actualmente é avisá-los do problema, e se eles não querem saber nem digo mais nada.
Saio de uma oficina e entro logo no Centro de Arbitragem automóvel.
Isto claro, se tiveres razão.
Problem solved. E podes crer que a partir da primeira, a marca começa a resolver as coisas contigo noutra postura.
Infelizmente tem de ser tudo feito à martelada porque é só bolinhas de sabão e arco-íris para comprares o carro e uma tortura depois no pós-venda. Se os SPV fossem melhores de certeza que teriam mais clientes fieis.
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Esse poço que sente é perderes de repente a potencia do carro ou ele dar um soluço e continuar normalmente?
É que o meu, versao 2.0 dCi, em baixas rotaçoes e aceleraçao bastante moderada, noto que ele por vezes da um genero de soluço/esticao do nada, mas nao tenho quebra de potencia nem queda de regime do motor. Isto foi desde novo, e a Nissan nunca percebeu o que o carro tem apesar de ter assumido como um problema, a causa sempre foi ou DPF ou a EGR (apesar de atirarem areia para os olhos com o tipo de combustivel que usava no carro).
Acho que deves mandar email para a Nissan PT sobre o problema, e se nao for resolvido, Centro de Arbitragem Automóvel.
Comentário
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Se for realmente a válvula EGR, então isso é comum, qualquer que seja a marca.
Exhaust gas recirculation - Wikipedia, the free encyclopedia
Para cumprirem as normas ambientais, muitos carros a gasóleo têm EGR. Como o que a EGR
faz é levar gases de escape de volta à admissão, e o gases dos carros a gasóleo são tudo
menos limpos (partículas é o mais importante neste caso), as válvulas EGR têm a tendência
de acumularem impurezas estrangulando a quantidade de gases que vai reciclar, o que implica
uma combustão menos eficiente, e por isso nota-se perda de potência (principalmente em
baixas, onde a pressão de escape é menor).
Conclusão, se for EGR é feitio, e não avaria. É como o filtro de ar, quando fica sujo e não
permite uma admissão eficiente, o carro também perde potência e gasta mais, mas não vais
dizer que é avaria, pois não? Ora, a EGR é tão "consumível" num carro como o filtro de ar,
óleo, escovas limpa-vidros, etc.
Portanto, ou mandas limpar a EGR, ou mandas trocar.
Reclamar, é apenas no caso de eles dizerem que é X, e depois de mudar X o problema
mantém-se. Ou então quando X não é um "consumível" (peça de desgaste), e avaria dentro
da garantia. Mas não é esse o caso.
Comentário
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Originalmente Colocado por Drifter Ver PostEsse poço que sente é perderes de repente a potencia do carro ou ele dar um soluço e continuar normalmente?
(...)
A curva de potência tem uma forma semelhante a uma parábola. Se sentires o tal poço a uma
dada rotação, e levares o carro para fazer um teste de potência, o gráfico deixa de ter uma
continuidade parabólica a essa faixa de rotação, correspondendo a uma perda de potência.
Comentário
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Originalmente Colocado por Nuno156 Ver PostPortanto, ou mandas limpar a EGR, ou mandas trocar.
Reclamar, é apenas no caso de eles dizerem que é X, e depois de mudar X o problema
mantém-se. Ou então quando X não é um "consumível" (peça de desgaste), e avaria dentro
da garantia. Mas não é esse o caso.
Se tivermos a falar de um carro com 200.000km, ou 150.000km, compreendia que era algo normal (mesmo assim...), agora em carros dentro da garantia, provavelmente com menos de 40.000km, acho uma falha e grave ja que nao tem piada no meio de uma ultrapassagem surgir uma quebra de potencia colocando os passageiros em risco.
Quanto ao meu, eu nao sinto uma quebra de potencia de tal ordem que me obrigue a encostar ou ficar mesmo apiado com o carro, simplesmente sinto um soluço com uma quebra de 200rpm se tanto, coisa de segundos. Isto ja ele tem desde novo, e nunca foi dado com o problema, o carro nao tem qualquer outro sintoma sem ser este soluço o que é algo de facto irritante e preocupante porque começa num soluço e sabe-se la mais o que pode surgir. Da para perceber que o problema do meu nao é igual ao do JPVNG, mas tambem pode estar relacionado, e ter um problema na EGR num carro com 34.000km, nao acho normal
Comentário
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Originalmente Colocado por Drifter Ver PostA EGR é uma peça de desgaste como um Turbo, tanto te faz 10.000km como te faz 1.000.000km. Sabemos que ira dar o pe##do mestre mas quando nao temos a noçao, nao acho que seja comparavel com um Filtro de dar que é uma peça que aguenta 30.000km se tanto em bom estado e sabemos que temos de fazer a revisao de x em x de tempo e essa é uma peça obrigatoria para se mudar.
Se tivermos a falar de um carro com 200.000km, ou 150.000km, compreendia que era algo normal (mesmo assim...), agora em carros dentro da garantia, provavelmente com menos de 40.000km, acho uma falha e grave ja que nao tem piada no meio de uma ultrapassagem surgir uma quebra de potencia colocando os passageiros em risco.
Quanto ao meu, eu nao sinto uma quebra de potencia de tal ordem que me obrigue a encostar ou ficar mesmo apiado com o carro, simplesmente sinto um soluço com uma quebra de 200rpm se tanto, coisa de segundos. Isto ja ele tem desde novo, e nunca foi dado com o problema, o carro nao tem qualquer outro sintoma sem ser este soluço o que é algo de facto irritante e preocupante porque começa num soluço e sabe-se la mais o que pode surgir. Da para perceber que o problema do meu nao é igual ao do JPVNG, mas tambem pode estar relacionado, e ter um problema na EGR num carro com 34.000km, nao acho normal
Depende...Depende do tipo de condução, depende da qualidade de combustível, depende da utilização e por fim pode efectivamente ter um defeito de fabrico claro!
Eu noto sempre nos meus carros quando eles andam mais tempo a "pastar" ficam logo a começar a "atrofiar" (e isto é verídico e não "tretas de taberna"). Basta uma boa viagem em AE mesmo a ritmos não muito elevados (140-150 basta) para melhorarem a olhos vistos.
O meu Corolla nunca teve problemas de EGR, até que aos 150 mil começou a entupir e porque? Porque andava a fazer depósitos para os consumos (durante meses claro)! Depois da limpeza de EGR, e umas esticadelas de vez em quando, vendi-o com 165 mil KM´s sem uma única queixaEditado pela última vez por REDLINER; 13 January 2012, 06:16.
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Cá em casa há um kai-kai dos primeiros (meados de 2007 e com cerca de 90.000 km) em que também se sentia um ligeiro poço ali por volta das 1.800 rpm, mais coisa, menos coisa.
A minha patroa é que anda quase sempre com o carro e não valorizava, mas eu aquando da revisão dos 20.000 reportei a questão na revisão e como sabia que havia uma actualização de software para o dito, solicitei que fosse feita (em lx) e o facto é que melhorou bastante, sem modificar o comportamento do motor na restante gama de rotação.
Atenção que isto é no motor 1.5 dci, mas ainda sem fap.
Sugiro ainda que te registes no forum do kai-kai, pois calculo que haja mais casos.
Para acabar, a EGR pode mesmo ter defeito ou "abusares" dos percursos citadinos. A do nosso foi limpa pela primeira vez aos 80.000 e pensei de estar pior
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Originalmente Colocado por REDLINER Ver PostDepende...Depende do tipo de condução, depende da qualidade de combustível, depende da utilização e por fim pode efectivamente ter um defeito de fabrico claro!
Eu noto sempre nos meus carros quando eles andam mais tempo a "pastar" ficam logo a começar a "atrofiar" (e isto é verídico e não "tretas de taberna"). Basta uma boa viagem em AE mesmo a ritmos não muito elevados (140-150 basta) para melhorarem a olhos vistos.
O meu Corolla nunca teve problemas de EGR, até que aos 150 mil começou a entupir e porque? Porque andava a fazer depósitos para os consumos (durante meses claro)! Depois da limpeza de EGR, e umas esticadelas de vez em quando, vendi-o com 165 mil KM´s sem uma única queixa
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Esse problema é comum também, por exemplo, nas Scénic de 2006/2007.
Eu tenho um QQ de 2008 e tem esse poço por volta das 1800 rpm. Nunca solicitei na oficina a tal actualização, pois verifiquei que, em muitos casos que o fizeram, os consumos aumentaram.
Nunca me vi atrapalhado devido ao "poço". Até acho divertido ;)
Cumps.
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Originalmente Colocado por Drifter Ver PostA EGR é uma peça de desgaste como um Turbo, tanto te faz 10.000km como te faz 1.000.000km. Sabemos que ira dar o pe##do mestre mas quando nao temos a noçao, nao acho que seja comparavel com um Filtro de dar que é uma peça que aguenta 30.000km se tanto em bom estado e sabemos que temos de fazer a revisao de x em x de tempo e essa é uma peça obrigatoria para se mudar.
Se tivermos a falar de um carro com 200.000km, ou 150.000km, compreendia que era algo normal (mesmo assim...), agora em carros dentro da garantia, provavelmente com menos de 40.000km, acho uma falha e grave ja que nao tem piada no meio de uma ultrapassagem surgir uma quebra de potencia colocando os passageiros em risco.
Quanto ao meu, eu nao sinto uma quebra de potencia de tal ordem que me obrigue a encostar ou ficar mesmo apiado com o carro, simplesmente sinto um soluço com uma quebra de 200rpm se tanto, coisa de segundos. Isto ja ele tem desde novo, e nunca foi dado com o problema, o carro nao tem qualquer outro sintoma sem ser este soluço o que é algo de facto irritante e preocupante porque começa num soluço e sabe-se la mais o que pode surgir. Da para perceber que o problema do meu nao é igual ao do JPVNG, mas tambem pode estar relacionado, e ter um problema na EGR num carro com 34.000km, nao acho normal
E 100.000Km podem ser mais agressivos para uma EGR que 1.000.000Km. Depende da
utilização.
É como a panela de escape. Quem anda a pastar e faz percursos curtos, rapidamente fica
com a panela rota, ao passo que quem anda a abrir (altas RPM) em percursos longos, tem
panela de escape para 20 anos ou mais. Isto em carros a gasolina.
Portanto, se o tipo de condução e percursos produzirem muitos gases com muitas partículas
durante 34.000Km, pode muito bem entupir a EGR e causar perda de potência.
Um antigo membro desde fórum (e de outros), que ainda deve andar por aí, dizia:
- Vou limpar o carvão do motor.
Que é como quem diz, vai andar a abrir (altas RPM).
E a realidade é que as altas rotações ajudam a manter os motores (e não só) mais limpos.
Já quem anda a pastar... É claro que isto é válido para carros a gasolina, que não mandam
fumo negro quando se aperta com eles, ao contrário dos a gasóleo.
Portanto, como eu não sei em que condições as EGR se mantêm limpas ou se sujam mais,
e neste caso nos a gasóleo, só posso dizer que o tipo de condução e percursos têm influência.
Mas já não posso afirmar, apesar de já ter ouvido, que há quem também vá para a AE andar
mais rápido para limpar um pouco a EGR. Se resulta ou não, já não sei.
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Originalmente Colocado por JoelM Ver PostPor acaso no GP não noto diferenças por andar a "pastelar", ou não notei até hoje. A unica coisa que noto é que quando puxo mais deita mais fumo.
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Originalmente Colocado por JPVNG Ver PostA resposta que transcrevi é da NISSAN PORTUGAL. O sintoma existe desde os 0 Km`s e a sensação é exactamente igual a quando metes uma velocidade errada (superior) simplesmente o carro não puxa com o acelerador a fundo ate que reage e da um esticão.
Foi o que nos fez afastar da Renault quando vendemos a Scenic (1.5dci sem fap). A nova arrastava-se ao lado da antiga e os consumos da antiga raramente passavam dos 6.2/6.3 em percurso misto enquanto que na nova não baixavam dos 7.5/8 em nenhuma circunstância!
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Originalmente Colocado por Nuno156 Ver PostUm filtro de ar aguenta 1.000.000Km também.
E 100.000Km podem ser mais agressivos para uma EGR que 1.000.000Km. Depende da
utilização.
É como a panela de escape. Quem anda a pastar e faz percursos curtos, rapidamente fica
com a panela rota, ao passo que quem anda a abrir (altas RPM) em percursos longos, tem
panela de escape para 20 anos ou mais. Isto em carros a gasolina.
Portanto, se o tipo de condução e percursos produzirem muitos gases com muitas partículas
durante 34.000Km, pode muito bem entupir a EGR e causar perda de potência.
Um antigo membro desde fórum (e de outros), que ainda deve andar por aí, dizia:
- Vou limpar o carvão do motor.
Que é como quem diz, vai andar a abrir (altas RPM).
E a realidade é que as altas rotações ajudam a manter os motores (e não só) mais limpos.
Já quem anda a pastar... É claro que isto é válido para carros a gasolina, que não mandam
fumo negro quando se aperta com eles, ao contrário dos a gasóleo.
Portanto, como eu não sei em que condições as EGR se mantêm limpas ou se sujam mais,
e neste caso nos a gasóleo, só posso dizer que o tipo de condução e percursos têm influência.
Mas já não posso afirmar, apesar de já ter ouvido, que há quem também vá para a AE andar
mais rápido para limpar um pouco a EGR. Se resulta ou não, já não sei.
O carro faz literalmente um percurso misto, diariamente faz cidade, nacional e 2 ou 3 vezes por mes faz viagens de AE entre os 300 e 400km.
A Nissan diz que nao é EGR e continua a dizer que o meu problema é combustivel (sempre levou ou Repsol ou BP e sempre teve isto), pedi actualizaçao do software e disseram que foi feita na revisao anterior. Vou ver se vai a uma garagem de um conhecido ja que o carro nao esta na garantia e gosto sempre de segundas opinioes.
Originalmente Colocado por JPVNG Ver PostA resposta que transcrevi é da NISSAN PORTUGAL. O sintoma existe desde os 0 Km`s e a sensação é exactamente igual a quando metes uma velocidade errada (superior) simplesmente o carro não puxa com o acelerador a fundo ate que reage e da um esticão.
Bem no teu caso, nao diria que é feitio, so se é problema somente do 1.5 montado no QQ MY2011. Eu se fosse a ti continuava com a queixa, e ia vendo em outros foruns tipo o Forum Qashqai se ha algum caso idêntico.
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Originalmente Colocado por JPVNG Ver PostEra importante para mim saber mais algumas opiniões em especial daqueles que percebam um pouco mais de mecanica, este é o meu 1 carro a diesel e no fundo as opiniões que eu desejo consultar (face ao que ja descrevi aqui sobre o meu carro) é se:
Devo de considerar isto uma característica do carro e "calar-me" perante a Nissan Portugal ou devo de tentar continuar a reclamar e considerar isto um defeito?
Deves considerar que a maioria dos carros em série diesel, com mecânica sobre-alimentada têm o chamado turbo lag. É o chamado "now you see me, now you don't".Se estiveres com o motor normalmente abaixo das 1800/2000RPM eles não disparam logo. Agora isto nuns carros é mais visível que outros, mesmo que tenham o mesmo bloco. O meu ibiza 1.9tdi de 105cv, apesar de ter força em baixas se encostasse o pedal em baixo ele demorava uns 2 ou 3 segundos até disparar como deve ser portanto nas ultrapassagens ou tinha o carro ali logo nas 1800rpm ou metia-lhe uma abaixo. Num golf com o mesmo bloco mas caixa de 6 não notava tanto este lag. Com a scenic era a mesma coisa, antes das 2k rpm era muito morta, mas depois disparava. No 307 1.4Hdi não notava lag, aliás tinha baixas convincentes e despachadas. No A1 com o 1.6TDI se estiver abaixo das 1500rpm e acima de 2a ele também demora ali qualquer coisinha, embora em 2a dispare logo nas 1200. No fundo acaba por ser um bocado habituação, esse carro não é para grandes correrias. Ainda assim tu não consegues quantificar quanto lag tens até ele disparar portanto só te posso aconselhar que experimentes outro 1.5dci noutro Kaikai e tires as tuas conclusões. Se depois disso achares que o teu não responde como o outro então avança para reclamação.
Comentário
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jpvng, não sei se reparaste mas é um fórum não oficial nissan. A marca não paga aos moderadores para a favorecer.
Não considero o "poço" como sendo um problema. Volto a dizer que o meu QQ de 2008 sempre teve esse poço, mas nunca pretendi fazer a tal actualização. Consigo lidar bem com o "turbo lag".
Podes esperar sentado que não te irão avisar se existe uma actualização. Se sentes que há algo de errado com o teu carro, dirige-te a uma oficina e fala sobre o assunto. Decerto que te farão a actualização de boa vontade.
Com o meu Qashqai posso contar-te 3 problemas que foram solucionados durante o prazo da garantia e que apenas eu relatei no fórum, pois parece que em Portugal não houve mais casos idênticos (mas em Inglaterra e França também sucedeu):
1. a suspensão traseira foi substituída ao fim de +/- 50.000 km devido ao desgaste prematuro dos cinoblocos (vulcanizados) dos amortecedores;
2. depósito do gás do ar condicionado substituído (ao fim de quase 3 anos), devido a fuga;
3. tubo do intercooler do turbo substituído ao fim de quase 3 anos (tinha um buraco do tamanho de uma bola de golfe).
Sentes-te com sorte?..
Cumps.
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