Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O Motor morreu

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O Motor morreu

    Olá

    O clio 1.5 dCi da minha mulher começou por fazer uma grande barulheira no lado do alternador.

    Ela não ligou e, um dia depois, o motor para em plena rua.

    Foi chamado o reboque e o carro foi para a Renault. Mas antes o condutor do reboque levantou o capot e, junto do alternador havia uma espécie de limalha de ferro espalhada naquele lado do motor. Eu estava lá e vi. Também me disse qie a polie do alternador se tinha ido à viola, ficando destruída.

    Uma vez na oficina, disseram que o pó da limalha entrou no motor e estragou-o, partindo a correia de distribuição (??). A de transmissão, vi eu estava esgaçada, mas ainda não partida.

    Disseram que o motor tinha que ser todo aberto, pois o veio de excêntricos poderia estar empanado ou partido. Puseram inclusive a hipótese do motor ter que ir para a sucata!!

    Agora pergunto eu, onde é que a danificação da polie do alternador vai interferir com a parte de dentro do motor de modo a o danificar ao nível das válvulas e dos pistões? A mim parece-me estranho, muito estranho...

    Gostaria de saber a vossa opinião. Obrigado pela vossa atenção.

    #2
    Parece-me que a historia está mal contada.

    Comentário


      #3
      Tambem me parece estranho como é que a correia do alternador provoca esses danos todos ...

      Comentário


        #4
        de facto a polie do alternador desse motor é problematica. a do meu esta a chiar um nadinha e vou ver se a troco, que custa tipo 30 euros.
        nao estou a ver como é que isso entrava para dentro do motor. no teu lugar tirava isso da marca e levava primeiro ao teu mecanico do bairro para ver o que ele dizia

        Comentário


          #5
          alias, a correia do alternador compreendo que estivesse estragada, mas essa mesmo que rebente nao estraga nada, o carro passa é a nao carregar a bateria, e talvez te va abaixo na hora. a correia de distribuiçao está dentro dos plasticos todos do motor, e pelo que sei do posicionamento do alternador nos clio, muito dificilemnte seria atingida pela limalha

          Comentário


            #6
            É preciso esclarecer, antes de mais, para que serve a correia de distribuição. Basicamente, esta sincroniza os dois movimentos do motor: o movimento inferior (cambota, pistões) e o superior (válvulas, árvore de cames, etc). Se esta partir o motor descomanda-se, geralmente as válvulas que deveriam abrir quando o pistão está "em baixo" são o primeiro componente a ser danificado.

            Desta forma, o que danificou o motor não foi propriamente a polie do alternador, mas sim o dano causado à correia de distribuição. Isto é possível, tendo em conta que a correia não se encontra isolada dentro do motor, mas sim tapada.

            O que viste danificado foi a correia de acessórios que passa no alternador, correia de transmissão não existe.

            Resumindo: se te disseram que o veio de excêntricos (o mesmo que árvore de cames) está danificado faz todo o sentido.

            Comentário


              #7
              certo, mas de facto nao entendo como é que limalha vinda do alternador pode causar o rebentar da correia de distribuiçao

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por BlueJimny Ver Post
                certo, mas de facto nao entendo como é que limalha vinda do alternador pode causar o rebentar da correia de distribuiçao
                A limalha deve ser resultante da quebra do motor, duvido que seja limalha do alternador.

                Bem, mas o melhor mesmo é falar como deve de ser com o Stand, e ver quem assume responsabilidades. O carro estava na garantia?

                Comentário


                  #9
                  Um motor Novo num concessionario Renault, desejo-te Boa Sorte e muita saude para quando receberes a fatura.

                  Comentário


                    #10
                    Obrigado pelas vossas respostas.

                    O carro já não está na garantia (tem 7 anos e meio) e agora vim a saber que a minha mulher não lhe fazia as revisões. Fui eu quem fiz a rodagem do carro, andei com ele ainda uns bons milhares de quilómeros antes de adquirir este que tenho. O carro era impecável. Custa-me vê-lo assim... Foi ainda comigo que ele levou um alternador novo (já com 4 anos), mas não lhe colocaram uma polie nova (vim a saber agora) - erro da oficina - . Eu sempre pensei que lhe tinham colocado tudo de novo...

                    Até 4ª feira eles dizem alguma coisa. Depois direi aqui o que se passou. A propósito, sabem quanto custa um motor novo (ou reconstruído) 1.5 dCi 80 cv? Obrigado.
                    Editado pela última vez por AntonioRibeiro; 16 January 2012, 10:11.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por AntonioRibeiro Ver Post
                      Obrigado pelas vossas respostas.

                      O carro já não está na garantia (tem 7 anos e meio) e agora vim a saber que a minha mulher não lhe fazia as revisões. Fui eu quem fiz a rodagem do carro, andei com ele ainda uns bons milhares de quilómeros antes de adquirir este que tenho. O carro era impecável. Custa-me vê-lo assim... Foi ainda comigo que ele levou um alternador novo (já com 4 anos), mas não lhe colocaram uma polie nova (vim a saber agora) - erro da oficina - . Eu sempre pensei que lhe tinham colocado tudo de novo...

                      Até 4ª feira eles dizem alguma coisa. Depois direi aqui o que se passou. A propósito, sabem quanto custa um motor novo (ou reconstruído) 1.5 dCi 80 cv? Obrigado.
                      wtf? nem óleo nem nada?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Post
                        wtf? nem óleo nem nada?
                        Infelizmente parece que não. Somente o pôs ao nível na oficina da 'esquina'. Só posso concluir que o motor era bom, tal como verifiquei.

                        Mas, fora isso, estou curioso em saber porque razão a polie do alternador deu origem a este descalabro todo

                        Comentário


                          #13
                          Se dizes que a correia do alternador estava esgaçada e se já lhe faltavam pedaços é natural que algum desses pedaços acabasse por ir parar dentro da tampa que protege a correia de distribuição.

                          Quando isso acontece é natural que a correia de distribuição parta, ou então pode fazer que salte um ou vários dentes. Em qualquer dos casos o que vai acontecer é que as valvulas batam nos pistões e como nestes motores o veio de excêntricos é oco fica danificado com muita facilidade.

                          Nos motores dci quando a correia do alternador parte é quase certo que pedaços dela vão parar à correia de distribuição acabando esta por partir tambem.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por AntonioRibeiro Ver Post
                            Obrigado pelas vossas respostas.

                            O carro já não está na garantia (tem 7 anos e meio) e agora vim a saber que a minha mulher não lhe fazia as revisões. Fui eu quem fiz a rodagem do carro, andei com ele ainda uns bons milhares de quilómeros antes de adquirir este que tenho. O carro era impecável. Custa-me vê-lo assim... Foi ainda comigo que ele levou um alternador novo (já com 4 anos), mas não lhe colocaram uma polie nova (vim a saber agora) - erro da oficina - . Eu sempre pensei que lhe tinham colocado tudo de novo...

                            Até 4ª feira eles dizem alguma coisa. Depois direi aqui o que se passou. A propósito, sabem quanto custa um motor novo (ou reconstruído) 1.5 dCi 80 cv? Obrigado.
                            Essas coisas NUNCA se deixam nas mãos das mulheres, a minha, se o carro não parásse por causa disso, nem gasóleo lhe metia, tenho ser eu a andar sempre em cima dessas coisas.

                            Comentário


                              #15
                              Rebentando a correia de distribuição(ou mudando a correia nos dentes - nem que seja um dente) pode danificar o motor por dentro. Tipo bater as válvulas no pistão!

                              Comentário


                                #16
                                Fonix eu processava a tua esposa por descuido danoso.

                                Comentário


                                  #17
                                  Polie do alternador nas couves e como esta é accionada pela correia de distribuição, levou a que a 2ª não rodasse como deveria o que levou ao enrolanço da dita e consequente estrago no motor.

                                  O meu Mégane ia pelo mesmo caminho e no meu Clio de 2001 já a tinha mudado aquando da mudança da correia de distribuição aos 200.000 km.

                                  Mas manda analisar bem os estragos antes de darem o motor como morto.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por AntonioRibeiro Ver Post
                                    Mas, fora isso, estou curioso em saber porque razão a polie do alternador deu origem a este descalabro todo
                                    Devido a um processo de desvulcanização da borracha que existe na mesma. Que leva a que a peça ganhe uma folga em torno do eixo onde roda e essa folga traduz-se no incorrecto movimento que irá originar que a correia se destrua ou salte, levando aos estragos que se sabem.

                                    Um bom mecânico / oficina mudam isso, nomeadamente durante a mudança da distribuição. A peça custa, na Renault menos de 50 € e muda-se num instante.

                                    Comentário


                                      #19
                                      tipo a limalha ser sugada pela admissão e o filtro de ar não estar em boas condições ou mesmo mal montado, assim poderia acontecer danificar o motor por dentro.

                                      É como os outros users indicaram a quebra de uma correia leva á quebra ou descomando da outra através de alguns detritos que possam ter encavalitado a correia.
                                      Não há motor como os fire partem correias de destribuição e não rebentam por dentro.
                                      Editado pela última vez por Mannipulo; 16 January 2012, 12:32.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Um amigo meu com um Almera teve à dias problema idêntico. Partiu a correia de distribuição (que tinha sido mudada á 60.000 km's). Valvulas empenadas, etc...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por AntonioRibeiro Ver Post
                                          Obrigado pelas vossas respostas.

                                          O carro já não está na garantia (tem 7 anos e meio) e agora vim a saber que a minha mulher não lhe fazia as revisões. Fui eu quem fiz a rodagem do carro, andei com ele ainda uns bons milhares de quilómeros antes de adquirir este que tenho. O carro era impecável. Custa-me vê-lo assim... Foi ainda comigo que ele levou um alternador novo (já com 4 anos), mas não lhe colocaram uma polie nova (vim a saber agora) - erro da oficina - . Eu sempre pensei que lhe tinham colocado tudo de novo...

                                          Até 4ª feira eles dizem alguma coisa. Depois direi aqui o que se passou. A propósito, sabem quanto custa um motor novo (ou reconstruído) 1.5 dCi 80 cv? Obrigado.
                                          A tua mulher o que???? Então e tu não fazias nada, isto é, não tenho nada a ver com isso claro,mas nem sequer lhe perguntavas como andava o carro e não ias dar uma vista de olhos de vez em quando aos níveis?

                                          Nos carros cá de casa quem faz a "gestão de frota" sou eu! Nem sequer quero a minha mulher a abrir o capot, quanto mais
                                          Editado pela última vez por REDLINER; 16 January 2012, 12:57.

                                          Comentário


                                            #22
                                            A maioria das mulheres pensa que o carro só precisa de combustivel para andar

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Mannipulo Ver Post
                                              Não há motor como os fire partem correias de destribuição e não rebentam por dentro.
                                              Nem todos, olha os 1.4 que equipavam as Mareas/Bravo/Brava

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                Polie do alternador nas couves e como esta é accionada pela correia de distribuição, levou a que a 2ª não rodasse como deveria o que levou ao enrolanço da dita e consequente estrago no motor.

                                                O meu Mégane ia pelo mesmo caminho e no meu Clio de 2001 já a tinha mudado aquando da mudança da correia de distribuição aos 200.000 km.

                                                Mas manda analisar bem os estragos antes de darem o motor como morto.
                                                A correia de distribuição não tem nada a ver com o alternador, liga a cambota à bomba de alta pressão e ao veio de excêntricos. A correia de acessórios tambem accionada pela cambota é que faz mover a bomba de água alternador e compressor do AC.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Até pode ter acontecido que a "limalha" se me meteu entre a polia e a correia e provocou o seu escorregamento.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                                    A tua mulher o que???? Então e tu não fazias nada, isto é, não tenho nada a ver com isso claro,mas nem sequer lhe perguntavas como andava o carro e não ias dar uma vista de olhos de vez em quando aos níveis?

                                                    Nos carros cá de casa quem faz a "gestão de frota" sou eu! Nem sequer quero a minha mulher a abrir o capot, quanto mais
                                                    Exactamente, as mulheres normalmente não percebem nada disso. Eu é que vejo sempre os carros cá de casa. Níveis do óleo, estado do óleo e do líquido de refrigeração, limpeza, etc.

                                                    Para a maioria das mulheres o carro é sempre a andar, é puxar a frio, revisões em que o óleo devia dar para 10 mil dá para 20 ou 30 mil km. Eu prefiro mil vezes comprar um carro a alguém que perceba o mínimo de mecânica pois vai sempre corrigindo eventuais problemas, apesar de saber de antemão que será um carro mais puxado, do que comprar um carro que foi de uma mulher ou velhote (como os stands gostam de apregoar) em que a mecânica está toda assassinada por negligência.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Já muito aguentou esse Renault sem manutenção.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        quando isso aconteceu ao meu megane ouvia esse ruido muito perto da correia de distribuição e não sabia exactamente se era da polie ou não, chamei o reboque e foi para a oficina se a tua mulher não teve cuidado agora anda a pé, para a proxima se calhar terá mais.
                                                        Mas com as mulheres é melhor de vez em quando espreitar para ver como anda o carro, a minha tambem teve esse problema da polie do alternador no corsa aquilo chiava e ela pensava que era normal, cada vez que vejo o carro há sempre lampadas fundidas, é andar e pronto.
                                                        Editado pela última vez por vitorpaulo; 16 January 2012, 19:39.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          É pena porque segundo várias opiniões essa é a versão mais fiável e duradoura do 1.5 DCI. O melhor é arranjar um motor reconstruído ou então vender o carro como está...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Mas isso só se aplica aos Dci? Nunca ouvi falar em semelhante coisa. Tá bem que o alternador tem que rodar por meio de alguma coisa, mas se a polie fica toda f*dida ou se a correia parte, o que o faz rodar fica a funcionar à mesma e não tem que partir, pelo menos nunca ouvi isso.

                                                            Quando andei com a minha correia a desfiar e a fazer barulho, o meu mecânico disse para lá passar para trocar mas sem pressas, porque mesmo que partisse era só tomar atenção à luz da bateria, pois essa correia também comanda a bomba de água e ao acender a luz era sinal que a correia partiu e o carro ia aquecer, nunca me falou em partir motores.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X