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[Discussão] Comprar um carro a gasolina ou a gasóleo?

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    [Discussão] Comprar um carro a gasolina ou a gasóleo?

    Tendo em conta que o preço do gasóleo está cada vez mais próximo do da gasolina, saiba se comprar carro a gasóleo ainda compensa.


    O que compensa mais: comprar um carro a gasolina ou a gasóleo? A questão é bastante antiga mas, provavelmente, muitas pessoas voltam a questionar-se sobre qual será agora a opção mais económica neste momento. Isto porque, os portugueses se viram defrontados no início deste ano com novas subidas nos preços dos combustíveis, sendo que no caso do gasóleo os níveis de preços são mesmo recorde. A gasolina 95 já está com um preço de referência de 1,639 euros por litro na BP, enquanto que no caso do gasóleo, o preço de referência mais elevado já chega aos 1,489 euros por litro. E os especialistas acreditam que esses valores possam ainda ser mais elevados face às tensões actuais no mercado petrolífero internacional devido ao actual conflito entre o Irão e o Ocidente. Há já quem acredite que essa tensão diplomática possa levar o preço dos combustíveis a ultrapassar os dois euros por litro.


    De facto, um dos principais dilemas de quem pensa comprar um carro novo é precisamente saber se será preferível gastar mais no ‘stand' e comprar um veículo a diesel mas que seja mais económico na estrada ou comprar um carro mais em conta, a gasolina, e desembolsar mais na altura de abastecer de combustível. Ao longo dos últimos anos, o que os números nos mostram é que o gasóleo acabou por ser cada vez mais a solução escolhida pelos portugueses, tendo em conta a vantagem do preço do diesel ser mais baixo do que o da gasolina. Segundo os dados da European Automobile Manufacturers Association, em 1990, apenas 4,9% dos carros novos registados em Portugal utilizavam gasóleo, mas em 2010 ( até Agosto) a proporção já tinha subido para 64,9%. Contudo, tendo em conta a actual realidade dos preços dos combustíveis será interessante analisar se esta opção ainda faz sentido. O diferencial entre os preços da gasolina e do gasóleo tem vindo a cair ao longo dos últimos dois anos: o actual diferencial de 0,142 euros compara com os 0,245 euros que se verificava no início de 2010. E, se recuarmos ainda mais no tempo, maiores são as diferenças. Em Janeiro de 2004, não só esse diferencial de preços era maior (0,25 euros) como o próprio preço de qualquer dos combustíveis era consideravelmente mais baixo. Logo a diferença de preço tinha nessa altura um peso bastante mais relevante.


    Hoje, como a realidade de preços é bastante distinta fomos tentar perceber qual a diferença de custos que existe actualmente entre as duas opções. Para tal, pedimos ao Gabinete de Estudos Económicos da ANECRA (Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel) que nos realizasse algumas simulações como base em quatro modelos de carros (nas versões a gasolina e a gasóleo) e distâncias percorridas diferentes(15 km/dia ou 70 km/dia). Acima, optamos por apenas apresentar os resultados para um percurso de 70 km/dia .


    Segundo os cálculos da ANECRA, que tiveram em conta despesas como o preço de venda de um carro novo, impostos, gasolina e o seguro, verifica-se que na melhor das hipóteses só a partir do quarto ano é que a opção por um carro a gasóleo compensa. Na pior dos cenários será necessário esperar 56 anos para conseguir recuperar o investimento efectuado.


    Claro que esta disparidade de resultados advém da diversidade dos cenários construídos. No primeiro caso estão em causa carros familiares ( Renault Mégane e Nissan Qashqai) que efectuam um percurso médio diário de 70 km (25.550 km/ano) enquanto que no segundo caso se trata de um carro de luxo (BMW série 6) que faz, em média, um percurso diário de apenas 15 km (5.475 km/ano). O tipo de utilização que se pretende ter do meio de transporte individual é precisamente a principal variável a ter em conta na altura de comprar carro. Se se tratar de um condutor de "alta quilometragem", a aposta no gasóleo acaba por se tornar mais compensadora face à gasolina.


    No entanto, esta vantagem aparente depende muito do número de anos que o condutor esteja disposto a manter o carro. Por exemplo, no caso de quem optar por comprar o BMW Série 6, é preciso esperar 12 anos até ter um retorno positivo da opção pelo diesel. Contudo, os quatro ou cinco anos que é necessário esperar para que a escolha do carro a diesel comece a compensar nos restantes cenários não são limitativos. Basta ver que os carros a circular em Portugal estão com uma idade média de 10 anos e meio, segundo estimativas para 2011. Já quem tenha por hábito fazer pequenos percursos (15 km/dia) dificilmente a opção por um carro a diesel lhe trará um retorno positivo. Nas simulações apresentadas pela ANECRA, no mínimo será necessário esperar 19 anos para que tal aconteça (Renault Mégane e Nissan Qashqai). Mas, no limite poderá ser necessário esperar 56 anos para começar a ter vantagens.

    Opel Corsa
    Gasolina
    1.2 Twinport Start/Stop Enjoy (2.708,64€)
    - PVP: 14.850 euros
    - ISV: 707,76 euros
    - IVA: 2.776,83 euros
    - IUC: 96,57 euros
    - Consumo misto (l/100 km): 5,1
    - Preço combustível (por litro): 1,599 euros
    - Custo anual com combustível (70 km/dia): 2.083,58 euros
    - Seguro anual: 528,49 euros
    Diesel
    1.3 CDTI 95cv Start/Stop Enjoy (2.042,33€)
    - PVP: 18.600 euros
    - ISV: 808,42 euros
    - IVA: 3.478,05 euros
    - IUC: 96,57 euros
    - Consumo misto(l/100 km): 3,6
    - Preço combustível (por litro): 1,464 euros
    - Custo anual com combustível (70 km/dia): 1.346,59 euros
    - Seguro anual: 599,17 euros

    Renault Mégane III
    Gasolina
    1.4 TCe 130cv Dynamique (2.849,63€)
    - PVP: 22.800 euros
    - ISV: 2.397,26 euros
    - IVA: 4.263,41 euros
    - IUC: 160,78 euros
    - Consumo misto (l/100 km): 5,1
    - Preço combustível (por litro): 1,599 euros
    - Custo anual com combustível (70 km/dia): 2.083,58 euros
    Diesel
    1.5 dCi 110cv FAP ECO2 Dynamique (2.153,19€)
    - PVP: 25.800 euros
    - ISV: 2.817,46 euros
    - IVA: 4.824,39 euros
    - IUC: 128,43 euros
    - Consumo misto (l/100 km): 3,6
    - Preço combustível (por litro): 1,464 euros
    - Custo anual com combustível (70 km/dia): 1.346,59 euros
    - Seguro anual: 678,17 euros
    - Seguro anual: 605,27 euros

    Nissan Qashqai
    Gasolina
    1.6 117cv 4x2 Visia (2.872,64€)
    - PVP: 22.800 euros
    - ISV: 3.275,16 euros
    - IVA: 4.263,41 euros
    - IUC: 160,78 euros
    - Consumo misto (l/100 km): 5,1
    - Preço combustível (por litro): 1,599 euros
    - Custo anual com combustível (70 km/dia): 2.083,58 euros
    - Seguro anual: 628,28 euros
    Diesel
    1.5 dCi 110cv ECO 4x2 Visia (2.208,94€)
    - PVP: 25.800 euros
    - ISV: 4.339,65 euros
    - IVA: 4.824,39 euros
    - IUC: 160,78 euros
    - Consumo misto (l/100 km): 3,6
    - Preço combustível (por litro): 1,464 euros
    - Custo anual com combustível (70 km/dia): 1.346,59 euros
    - Seguro anual: 701,57 euros

    BMW Série 6
    Gasolina
    640i Coupé Auto (F13) - 4.189,46€
    - PVP: 96.515 euros
    - ISV: 11.175,06 euros
    - IVA: 18.047,52 euros
    - IUC: 497,18 euros
    - Consumo misto (l/100 km): 5,1
    - Preço combustível (por litro): 1,599 euros
    - Custo anual com combustível (70 km/dia): 2.083,58 euros
    - Seguro anual: 1.608,70 euros
    Diesel
    640d Coupé Auto (F13) - 3.628,65€
    - PVP: 105.375 euros
    - ISV: 12.994,57 euros
    - IVA: 19.704,27 euros
    - IUC: 497,18 euros
    - Consumo misto (l/100 km): 3,6
    - Preço combustível (por litro): 1,464 euros
    - Custo anual com combustível (70 km/dia): 1.346,59 euros
    - Seguro anual: 1.784.88 euros
    fonte: Comprar um carro a gasolina ou a gasóleo? | Económico
    Editado pela última vez por Dane1; 16 January 2012, 13:28.

    #2
    640i 5.1 litros???

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por DarthVader1933 Ver Post
      640i 5.1 litros???
      Vê o do 640d, 3.6L!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por JGarcia Ver Post
        Vê o do 640d, 3.6L!
        Originalmente Colocado por DarthVader1933 Ver Post
        640i 5.1 litros???
        Consumos de 3.6L para um 3L diesel e 5.1L para um 3L gasolina é completamente irreal.

        Esses são os consumos anunciados do Corsa.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por DarthVader1933 Ver Post
          640i 5.1 litros???
          Ao Relenti

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
            Consumos de 3.6L para um 3L diesel e 5.1L para um 3L gasolina é completamente irreal.

            Esses são os consumos anunciados do Corsa.
            E que não os faz

            Comentário


              #7
              Tinha de ser uma mulher a escrever esse texto...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                E que não os faz
                Sim, tanto um (Diesel) como o outro (Gasolina) gastam sem grande esforço + 1 L / 100 Km do que o anunciado.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por MicaelCaetano Ver Post
                  Tinha de ser uma mulher a escrever esse texto...
                  Porquê?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                    Ao Relenti
                    Só pode ....

                    Quando andei com o Camaro 45Th de 430 Cvs, o CB estava a marcar 15.6 lts aos 100 ...... parado e sem estar a acelerar

                    Comentário


                      #11
                      Já deixei lá o meu comentário de desaprovação da noticia

                      Comentário


                        #12
                        para estudos destes, mais vale estar quieto

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por DarthVader1933 Ver Post
                          para estudos destes, mais vale estar quieto
                          Exacto.

                          Comentário


                            #14
                            Mais uma vez apenas se fazem conta às diferenças de preço dos carros e ao tempo que demora a amortizar essa diferença na base da poupança de combustível. Errado, errado, errado. No momento da retoma um carro mais caro vale também mais, pelo que uma parte da diferença de preço fica logo aí absorvida. Infelizmente, para além disso a % de valorização é superior num diesel face a um carro a gasolina, o que leva ainda a reduzir mais a diferença. O que interessa é a depreciação do carro (valor em novo - valor em retoma), e não a diferença de preço entre os dois. Os jornalistas deviam ter cadeiras de economia e matemática e não apenas de comunicação nos seus cursos.

                            Comentário


                              #15
                              Também vi esse artigo. Assim que vi os consumos, nem perdi tempo a ler o artigo.

                              Ridículo encherem duas páginas do jornal com essa autentica anedota. Ainda para mais, sendo um artigo para orientar o leitor numa futura compra.

                              Comentário


                                #16
                                Brutal, os carros têm todos o mesmo consumo, e um consumo mais que irreal até mesmo para um Corsa

                                Comentário


                                  #17
                                  Diesel ou Gasolina?
                                  GPL :P

                                  Comentário


                                    #18
                                    O que estranhei também foi a escolha: eu ia a ler a notícia e reparo que para a distância maior, 70 km no caso, arranjaram um kai kai e um mégane. No caso de andar os 15 km foram arranjar um série 6.

                                    Epa, eu estou em crer que ninguém vai comprar um estradista, bem caro por sinal, para fazer 15 kms dentro duma freguesia!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Este artigo é uma catrefada de disparates. Quem estava indeciso acho que ainda ficou pior...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Pra mim era agarrar nos governantes e nos jornalistas do ramo automóvel e larga-los no oceano :P ide dormir com os peixinhos :P

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                                          Mais uma vez apenas se fazem conta às diferenças de preço dos carros e ao tempo que demora a amortizar essa diferença na base da poupança de combustível. Errado, errado, errado. No momento da retoma um carro mais caro vale também mais, pelo que uma parte da diferença de preço fica logo aí absorvida. Infelizmente, para além disso a % de valorização é superior num diesel face a um carro a gasolina, o que leva ainda a reduzir mais a diferença. O que interessa é a depreciação do carro (valor em novo - valor em retoma), e não a diferença de preço entre os dois. Os jornalistas deviam ter cadeiras de economia e matemática e não apenas de comunicação nos seus cursos.
                                          O problema é que as diferenças nas retormas não são tão altas como se pensa (a título de exemplo, um post que coloquei hoje nesta thread). E já agora, as contas não devem ser valor novo - valor de retoma, mas sim valor novo - valor actual da retoma. A isto deves juntar todas as diferenças entre os diversos gastos associados a cada um dos veículos, como por exemplo o seguro anual que é mais caro nos carros a gasóleo. Para além disso, tens agora uma diferença muito reduzida entre os valores dos diferentes combustíveis (de acordo com a Direção geral de energia, comparando os preços mais baixos em todo o País, a diferença entre diesel e gasolina está em apenas €0.13/l), o que torna o breakeven cada vez mais longínquo...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Post
                                            O problema é que as diferenças nas retormas não são tão altas como se pensa (a título de exemplo, um post que coloquei hoje nesta thread). E já agora, as contas não devem ser valor novo - valor de retoma, mas sim valor novo - valor actual da retoma. A isto deves juntar todas as diferenças entre os diversos gastos associados a cada um dos veículos, como por exemplo o seguro anual que é mais caro nos carros a gasóleo. Para além disso, tens agora uma diferença muito reduzida entre os valores dos diferentes combustíveis (de acordo com a Direção geral de energia, comparando os preços mais baixos em todo o País, a diferença entre diesel e gasolina está em apenas €0.13/l), o que torna o breakeven cada vez mais longínquo...
                                            e os custos de manutenção também mais elevados num carro a gasóleo

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por JoVig Ver Post
                                              e os custos de manutenção também mais elevados num carro a gasóleo
                                              POr acaso, por experiência própria, não acho que sejam assim tão mais elevados. Mas posso ter tido sorte. No entanto, com os novos motores gasolina turbinados os problemas e custos vão aproximar-se cada vez mais.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Post
                                                POr acaso, por experiência própria, não acho que sejam assim tão mais elevados. Mas posso ter tido sorte. No entanto, com os novos motores gasolina turbinados os problemas e custos vão aproximar-se cada vez mais.
                                                Nessa caso sim mas já tive carros a gasóleo e a gasolina, o preço por óleo/filtro sempre foi mais caro no caso do gasóleo

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por JoVig Ver Post
                                                  Nessa caso sim mas já tive carros a gasóleo e a gasolina, o preço por óleo/filtro sempre foi mais caro no caso do gasóleo
                                                  ?

                                                  o que é que isso tem a ver?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por ATF Ver Post


                                                    ?

                                                    o que é que isso tem a ver?
                                                    tem a ver que a manutenção fica mais cara no diesel

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por JoVig Ver Post
                                                      tem a ver que a manutenção fica mais cara no diesel
                                                      Os custos de filtros e óleos não têm nada a ver com o facto de ser diesel ou gasolina.


                                                      A manutenção também não é mais cara nos diesel. Pelo contrário.....

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ATF Ver Post
                                                        Os custos de filtros e óleos não têm nada a ver com o facto de ser diesel ou gasolina.


                                                        A manutenção também não é mais cara nos diesel. Pelo contrário.....
                                                        se comparares em relação a mesma marca e ao mesmo carro é

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por JoVig Ver Post
                                                          se comparares em relação a mesma marca e ao mesmo carro é
                                                          Não é não.


                                                          Ou então dá exemplos do que dizes

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por ATF Ver Post
                                                            Não é não.


                                                            Ou então dá exemplos do que dizes
                                                            Por experiência própria não te sei dizer porque nunca tive o mesmo carro a diesel e a gasolina.
                                                            ja li em diversos sítios que o diesel tem em media 1 custo 25% superior em manutenção do que 1 a gasolina

                                                            Comentário

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