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Diesel ou gasolina ? - opinião de piloto

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    Diesel ou gasolina ? - opinião de piloto

    Interessante a opinião de um piloto de automóveis sobre este tema, nomeadamente comparando o 640i com o 640d.

    A noção dele de maior binário e disponibilidade é diferente da que os "especialistas" aqui do fórum costumam manifestar.

    Acaba mesmo por preferir o diesel


    imagem20306.jpg


    P.S.: Alguém me pode por a imagem visivel s.f.f. ?

    #2


    já está

    Comentário


      #3
      Obrigado !

      Não esclareci bem uma coisa.

      Mais do que ser um esgrimir de argumentos do tipo otto vs diesel, tema que já está estafadíssimo e em que as mesmas pessoas (leia-se os anti-diesel) contiuam a utilizar os mesmos argumentos há 10 anos, como se estivesse tudo na mesma, gostava que a discussão se centrasse na questão da disponibilidade e do binário vs rotações.

      É que o ex-piloto de F1 Pedro Mato Chaves refere que o motor a diesel tem maior binário e disponibilidade, tornando-se mais agradável e fácil de conduzir.

      É ele que não percebe nada e tem a "fé no binário" e o pessoal aqui do fórum é que sabe (o binário não interessa nada) ? ou há outra explicação ?

      Comentário


        #4


        Ora aí estão elas, quentinhas, se não chegarem faz-se mais!

        Comentário


          #5
          Mais que as características de cada uma das vertentes, as escolha deve recair no que melhor se adequa ás necessidades do comprador
          No exemplo referido, ambos têm as suas qualidades, o 40i pela sonoridade e linearidade, o 40d pela disponibilidade e binário, é uma questão de gosto/preferência/necessidade de quem está a comprar

          Comentário


            #6
            Ora bem...o que vejo está cortado e em lado nenhum encontro essa referência do que falas v7.

            Destaco 2 passagens do que consegui ler e que...mais uma vez, corroboram o que eu penso da temática:

            "O Diesel destaca-se pelo binário muito maior, mas ambos chegavam ao final da recta da meta sensivelmente à mesma velocidade"

            Então...mas afinal o binário não era o todo poderoso que ditava a lei? Afinal o motor com mais binário máximo, e até mais binário ao longo de uma certa faixa de rpms utilizadas, anda tanto como o outro. A teoria não se confirma na prática? Será?

            "no carro a gasolina temos de estar mais atentos às rotações e aos regimes em que queremos ter maior potência disponível"

            Finalmente alguém que compreende o que digo que os motores otto são mais lineares na sua entrega de potência. Mais cremosos, se assim quiserem adjectivar, não parecendo tractores. Como eu gosto é precisamente de estar atento ao motor, conduzir conforme o regime e o que quero do carro, utilizar a caixa e etc. e tal...faz sentido precisamente querer isso que o Pedro Matos Chaves diz.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
              Obrigado !

              Não esclareci bem uma coisa.

              Mais do que ser um esgrimir de argumentos do tipo otto vs diesel, tema que já está estafadíssimo e em que as mesmas pessoas (leia-se os anti-diesel) contiuam a utilizar os mesmos argumentos há 10 anos, como se estivesse tudo na mesma, gostava que a discussão se centrasse na questão da disponibilidade e do binário vs rotações.

              É que o ex-piloto de F1 Pedro Mato Chaves refere que o motor a diesel tem maior binário e disponibilidade, tornando-se mais agradável e fácil de conduzir.

              É ele que não percebe nada e tem a "fé no binário" e o pessoal aqui do fórum é que sabe (o binário não interessa nada) ? ou há outra explicação ?
              Responde então às questões que aqui deixei logo. É que as conclusões que tu tiras, para mim tiro para o outro combustível.

              Então a fé no binário, e na 3ª coluna afinal nem se confirma nada disso.

              Mas sim, o que gostaria de centrar a conversa é em algo que acabamos por nunca falar nestas discussões e que eu tento sempre trazer para a mesa - a agradabilidade e prazer de condução -> não confundir com facilidade, facilidade até será um electrico...ou melhor, como sempre digo, o autocarro da Carris.

              Eu por mim não quero facilidade de condução. Quero o que disse acima no outro post.

              Comentário


                #8
                Isso é passado.

                Bom bom é o motor ELÉCTRICO !!!!

                E não venham cá com paneleirices que não faz barulho.
                O barulho ao fim de umas horas já é mais martelos na cabeça que outra coisa.

                A autonomia é outra conversa à parte.
                Editado pela última vez por Gugul; 18 January 2012, 13:48.

                Comentário


                  #9
                  Mais do mesmo....

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                    Mais do que ser um esgrimir de argumentos do tipo otto vs diesel, tema que já está estafadíssimo e em que as mesmas pessoas (leia-se os anti-diesel) contiuam a utilizar os mesmos argumentos há 10 anos, como se estivesse tudo na mesma,... [SNIP]
                    Há mais coisas que estão estafadas...

                    Nós também estamos estafadinhos do teu endeusamento pró-diesel e dos tópicos de lana caprina...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                      Mais do mesmo....
                      Check


                      V7 Já mudavas a cassete.

                      Comentário


                        #12
                        Moreirex, a segunda fornada, sff!

                        Já estou a ver para onde é que isto vai...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                          Há mais coisas que estão estafadas...

                          Nós também estamos estafadinhos do teu endeusamento pró-diesel e dos tópicos de lana caprina...
                          Originalmente Colocado por baixinho Ver Post
                          Check


                          V7 Já mudavas a cassete.
                          Gosto muito de criticas, principalmente quando são de alguém que dá o exemplo .....

                          Agora quando não os vejo a fazer nada e se limitam a criticar

                          P.S.: Noutros fóruns acusam-me de ser anti-diesel na verdade eu sou é do contra

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                            Gosto muito de criticas, principalmente quando são de alguém que dá o exemplo .....

                            Agora quando não os vejo a fazer nada e se limitam a criticar

                            P.S.: Noutros fóruns acusam-me de ser anti-diesel na verdade eu sou é do contra
                            Devem ser um bocadinho mais radicais do que os radicais aqui do AHO Isto o problema é que por mais que achemos que estamos perante loucuras...há sempre loucos maiores.

                            Não acho que sejas do contra. Gostas é de ver a barraca a arder e por isso fazes-te do contra para incendiar a coisa. E depois vires dar uma de benemérito a fazer de bombeiro. Sempre ouvi que a maioria dos incendiários condenados são bombeiros ou ex-bombeiros.

                            Mas eu já critiquei e comentei o que não concordo com aquele texto E eu até compro carros a gasolina...portanto não é só garganta O que não invalida que não reconheça muitas mais valias ao outro lado da força...e não me dê jeito andar com um desses do demo...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                              Interessante a opinião de um piloto de automóveis sobre este tema, nomeadamente comparando o 640i com o 640d.

                              A noção dele de maior binário e disponibilidade é diferente da que os "especialistas" aqui do fórum costumam manifestar.

                              Acaba mesmo por preferir o diesel
                              Golf GTI vs Golf GTD en circuito. RACE ON TRACK! - YouTube

                              Comentário


                                #16
                                Infelizmente o texto aparece pouco legivel e cortado.
                                Talbvez desse para compreender se a preferência do diesel pelo Pedro Matos Chaves tem a ver com utilização desportiva ou utilização geral de um automóvel de estrada.

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu gosto de ambos, para o dia-a-dia acho que o diesel encaixa melhor, enquanto para "voar baixinho" claro que prefiro o otto.
                                  Normalmente quando me perguntam a diferença entre um diesel e um otto costumo dizer que se ambos forem bons motores, o otto cola-nos ao banco e no diesel quase que se sente o carro a "arrancar alcatrão".

                                  Comentário


                                    #18
                                    Não entendo em que é que um diesel é melhor para o dia-a-dia.
                                    Dito dessa forma parece que todos os otto's fazem 9000 rpm e que só têm força em altas...

                                    Comentário


                                      #19
                                      O 640i é muito sedoso, mas sabe, de facto, a pouco. Só o V8 do 650i satisfaz plenamente.

                                      O 640d, como é um colosso na entrega de potência, acaba por proporcionar bons momentos de condução. Para andar de lado, é muito mais fácil que o 640i, por exemplo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                        (...)
                                        tornando-se mais agradável e fácil de conduzir.
                                        (...)
                                        Se já deste a resposta, porque perguntas?

                                        Agradável e fácil significa que dá mais gozo e é mais eficaz em condução desportiva?

                                        Não, pois não?

                                        Nesse caso, em que é que ele dizer que um gasóleo é mais agradável e fácil de
                                        conduzir tem alguma coisa a ver com condução desportiva?

                                        Se eu fosse taxista, ou tivesse 80 anos, também preferiria um gasóleo... e com
                                        mudanças automáticas... seria mais agradável e fácil...

                                        Comentário


                                          #21
                                          O GTD entrega-se cedo de mais e "morre na praia" o GTi vai acelerando progressivamente e é como ele diz, a partir da 4ª o GTi é claramente mais rápido.

                                          O GTi é bem mais potente, certo?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Este assunto está mais que debatido neste forum.

                                            Se abris-te este topico para que este apareça na revista AH da semana que vem acho que conseguiste.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Bem tentam trazer o diesel para cima...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Sei que muitos vão "gozar" mas a verdade é que um Série 6 é um carro bem pesado.

                                                Posto isto, mesmo que 40i e 40d tenham potências semelhantes (o i até é mais potente), os mais de 200nm de diferença entre ambos fazem certamente diferença na maneira de como a potência é entregue e aí o diesel deve disfarçar melhor o peso do conjunto que o irmão "i".

                                                Quanto ao 650i, melhor que palavras é ver, e ouvir, o vídeo feito pelo AH.

                                                Podem ainda ver o 640i, 640d entre muitos outros.


                                                EDIT:

                                                Tudo aqui neste tópico:

                                                http://forum.autohoje.com/multimedia...post1066377746
                                                Editado pela última vez por ClioIIIRS; 18 January 2012, 16:17.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                  Obrigado !

                                                  Não esclareci bem uma coisa.

                                                  Mais do que ser um esgrimir de argumentos do tipo otto vs diesel, tema que já está estafadíssimo e em que as mesmas pessoas (leia-se os anti-diesel) contiuam a utilizar os mesmos argumentos há 10 anos, como se estivesse tudo na mesma, gostava que a discussão se centrasse na questão da disponibilidade e do binário vs rotações.

                                                  É que o ex-piloto de F1 Pedro Mato Chaves refere que o motor a diesel tem maior binário e disponibilidade, tornando-se mais agradável e fácil de conduzir.


                                                  É ele que não percebe nada e tem a "fé no binário" e o pessoal aqui do fórum é que sabe (o binário não interessa nada) ? ou há outra explicação ?
                                                  E é preciso ser piloto para chegar a essa conclusão?!

                                                  Só faltava dizer que a caixa automática é mais agradável e fácil de conduzir...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                                    E é preciso ser piloto para chegar a essa conclusão?!

                                                    Só faltava dizer que a caixa automática é mais agradável e fácil de conduzir...
                                                    Diria mesmo mais:
                                                    Tenho a certeza absoluta que esse 640d é mais agradável e fácil de conduzir
                                                    que um NISSAN GT-R.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                      O 640i é muito sedoso, mas sabe, de facto, a pouco. Só o V8 do 650i satisfaz plenamente.

                                                      O 640d, como é um colosso na entrega de potência, acaba por proporcionar bons momentos de condução. Para andar de lado, é muito mais fácil que o 640i, por exemplo.
                                                      Opinião interessante !

                                                      Tu que já andaste nos 2 o que é que achaste de cada ?

                                                      Eu não queria nada que isto descambasse para as rivalidades do costume ..

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                        Opinião interessante !

                                                        Tu que já andaste nos 2 o que é que achaste de cada ?

                                                        Eu não queria nada que isto descambasse para as rivalidades do costume ..
                                                        Logo tu.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                          Se já deste a resposta, porque perguntas?

                                                          Agradável e fácil significa que dá mais gozo e é mais eficaz em condução desportiva?

                                                          Não, pois não?

                                                          Nesse caso, em que é que ele dizer que um gasóleo é mais agradável e fácil de
                                                          conduzir tem alguma coisa a ver com condução desportiva?

                                                          Se eu fosse taxista, ou tivesse 80 anos, também preferiria um gasóleo... e com
                                                          mudanças automáticas... seria mais agradável e fácil
                                                          ...
                                                          O que é que eu perguntei ? mais gozo e eficácia em condução desportiva ? és tu que estás a falar nisso, não fui eu.

                                                          Há uma corrente de pessoas neste fórum que consegue explicar +/- o que é o binário, coisa que eu acho que tenho uma ideia, mas nunca percebi 100%.

                                                          Essas pessoas, como o SRLA, defendem que com escalonamentos curtos e desmultiplicação o binário deixa de ser relevante e o que realmente interessa é a potência à roda.

                                                          Parece correcto, mas as observações do Pedro MC não corroboram isto ao referir que o carro a diesel, neste caso é mais disponivel e mais fácil de utilizar.

                                                          Ou seja mesmo com uma faixa util de rpms muito menor, responde presente com mais convicção

                                                          Eu gostava de perceber a explicação técnica para isto.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                                            "O Diesel destaca-se pelo binário muito maior, mas ambos chegavam ao final da recta da meta sensivelmente à mesma velocidade"

                                                            Então...mas afinal o binário não era o todo poderoso que ditava a lei? Afinal o motor com mais binário máximo, e até mais binário ao longo de uma certa faixa de rpms utilizadas, anda tanto como o outro. A teoria não se confirma na prática? Será?

                                                            não parecendo tractores.
                                                            Parece que te falta algum conhecimento teorico. Mais binario não significa mais velocidade de ponta, senão os camioes davam 200.

                                                            Não me parece que ninguem afirmou que por os diesel terem mais binario iam ter melhores tempos 0-100.

                                                            E depois vens dizer que os diesel parecem tratores ( um 640d??), só pode ser para arranjar discussões desnecessárias.

                                                            Por mim fico-me por aqui, já desperdicei muito tempo sobre esta guerrinha.

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