Anúncio

Collapse
No announcement yet.

VW quer ser a Apple dos carros

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    VW quer ser a Apple dos carros

    VW QUER SER A APPLE DOS CARROS

    Publicado em 20-01-12 às 09h35 por Car and Driver

    Pai das linhas do novo VW CC quer quer montadora seja referência em design


    A Volkswagen que se tornar a Apple do mundo automotivo. Pelo menos foi o que revelou Martin Kropp, chefe de design do VW CC. "Você tem a Apple e você tem os outros produtos. É este tipo de referência que nós queremos ser", disse Kropp. Ainda segundo o designer, a inspiração do novo VW CC - que perdeu o nome Passat - foram em canetas Mont Blanc, relógios finos e, claro, nos produtos Apple. "Você gosta de ver esses produtos", completou.

    O VW CC foi um dos últimos carros a adotar a linguagem visual da marca, aquela mesmo que padroniza linhas desde o Fox até o Touareg. Na dianteira, o CC ganhou design mais limpo, além de faróis com fileira de leds no estilo Audi e grade dianteira renovada. Na traseira as lanternas têm novas disposições das luzes internas. Já o interior do cupê foi mantido, com mudanças apenas nas opções de acabamentos.

    #2
    Pergunto eu: será que foi por causa deste desejo que há pouco tempo quiseram comprar a Alfa Romeo?

    Comentário


      #3
      Se comprassem a Alfa, sempre daria para justificar largarem a Seat, que anda ali meio perdida.
      Mas essa coisa de ser a Apple dos automóveis, que tem a ver com a Alfa?
      Nada poderia ser mais distinto... o minimalismo austero da Apple comparado com o dinamismo elegante e emocional da Alfa. Realidades diferentes

      Comentário


        #4
        <Modo incendiário>

        Portanto quer isto dizer que pretendem que o VW CC seja apenas conduzido por snobs?

        </Modo incendiário>

        Comentário


          #5
          Alem que o minimalismo é um conceito perigoso porque serve muitas vezes para vender produtos incompletos e com lacunas de funções.

          Essa conversa é marketing no seu melhor e só com dose de ignorância sobre o mundo da tecnologia se alegam certo tipo de coisas.

          A arrogância é uma coisa tão feia, estar ali com intenções de diminuir terceiros, ridículo de alguém que devia ter algo na cabeça.

          Comentário


            #6
            Epá se há marca de automóveis que não tem rigorosamente nada a ver com a "filosofia Apple" é a VW.

            Mas é que mesmo nada.

            Comentário


              #7
              Nao falo pela maioria das pessoas, mas das muitas que conheco que compraram a marca "apple" estao bastante desgostosos com o negocio..... Acho que a VW nao vai querer entrar nessa. Mas como ca em casa sao 2 marcas que dificilmente vao entrar.... para mim é igual..

              Comentário


                #8
                Se querem ser como a Apple que falem com a Apple e menta a maçã em vez do VW. Aí talvez

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por WM Ver Post
                  <Modo incendiário>

                  Portanto quer isto dizer que pretendem que o VW CC seja apenas conduzido por snobs?

                  </Modo incendiário>
                  Não é nada disso, apenas querem vender um produto ao dobro do que vale a fazer o mesmo ou menos do que o outros.
                  Tinha a ideia que eles já eram bons nisto! na volta apenas querem aperfeiçoar.

                  Comentário


                    #10
                    Mas quem é que se lembrou de comparar automóveis com computadores/gadgets? É que não tem nada a ver.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por WM Ver Post
                      <Modo incendiário>

                      Portanto quer isto dizer que pretendem que o VW CC seja apenas conduzido por snobs?

                      </Modo incendiário>
                      Ora, qualquer "bicho careta" tem um iphone hoje em dia...

                      Comentário


                        #12
                        Nao vejo a comparaçao, a Apple é referencia num mundo tecnologico mas esta longe de ser a melhor marca, existe a Apple e as outras por questoes de Marketing basicamente e nisso a Apple é campeã. Nao vejo os produtos da Apple algo tao fantastico como muitos querem parecer e com a VW acontece o mesmo.

                        Alias vejo a Apple como uma marca arrogante, prepotente, e com síndroma de superioridade e isso nao é bom em marca nenhuma.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post
                          Mas quem é que se lembrou de comparar automóveis com computadores/gadgets? É que não tem nada a ver.
                          Hoje em dia um carro é quase um computador, ate da para ir as internets (menos ao Megaupload)

                          Comentário


                            #14
                            VW e Apple no mesmo tópico. Querem incendiar de vez o fórum

                            Comentário


                              #15
                              Isso quer dizer que a VW vai começar a processar todas as outras empresas do ramo? E será que vai vender carros feitos na China em fábricas com condições a atirar para a escravatura? Acho que não, gosto muito da VW e espero que continue a ser autenticamente VW por muito tempo.

                              Comentário


                                #16
                                Acho muito bem que queiram ser, mas infelizmente não creio que vá acontecer.

                                Fico triste pelos comentários anti-Apple sem fundamentação ou razão de existirem.

                                Comentário


                                  #17
                                  Quê? Ainda vão ficar mais caros?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Para mim a Apple dos carros é a VOLVO

                                    Comentário


                                      #19
                                      As consolas centrais dos Volvo são exactamente o oposto do que se esperaria num produto Apple.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Simplicidade.... qualidade... exclusividade....

                                        Comentário


                                          #21
                                          Penso que o sr. referiu a Apple mais no sentido de ser uma marca exclusiva, e dos seus produtos se destacarem claramente dos restantes no mercado..

                                          E não tanto relativamente ao minimalismo.. Por exemplo, a Apple destaca-se por ser minimalista, e adoptar tecnologia e software diferentes dos outros fabricantes. A VW pode vir a distinguir-se dos outros se os seus veículos forem mais bonitos, tiverem linhas mais arrojadas, e forem mais fiáveis comparativamente a outras marcas, por exemplo..

                                          E aí já seria parecida à Apple, no sentido em que seriam duas marcas destacadas das outras, cada uma à sua maneira..

                                          Comentário


                                            #22
                                            Normalmente quando se pensa assim a coisa dá para o torto.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Shaka Ver Post
                                              Penso que o sr. referiu a Apple mais no sentido de ser uma marca exclusiva, e dos seus produtos se destacarem claramente dos restantes no mercado..

                                              E não tanto relativamente ao minimalismo.. Por exemplo, a Apple destaca-se por ser minimalista, e adoptar tecnologia e software diferentes dos outros fabricantes. A VW pode vir a distinguir-se dos outros se os seus veículos forem mais bonitos, tiverem linhas mais arrojadas, e forem mais fiáveis comparativamente a outras marcas, por exemplo..

                                              E aí já seria parecida à Apple, no sentido em que seriam duas marcas destacadas das outras, cada uma à sua maneira..
                                              Os outros também perceberam isso, mas da-lhes mais jeito pegar no que lhes interessa...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver Post
                                                Simplicidade.... qualidade... exclusividade....
                                                Simplicidade em consolas centrais assim...não mesmo. Eu percebo a ideia pelo clássico design nórdico, mas com tanta complexidade extra a sujar esse design...a coisa fica estragada.

                                                Exclusividade Apple? Hum..não mesmo, iPhone é o telemóvel mais vendido no mundo, iPod é o MP3 mais vendido de sempre, etc. Mesmo a exclusividade da Volvo é muito relativa. Tão só porque vende menos que os germânicos.

                                                Qualidade não é propriamente a característica que distinga a Volvo. Isto não quer dizer que não a tenha (antes que se levante aqui uma guerra...), agora ninguém compra um Volvo em detrimento de um Audi, por exemplo, por ter mais qualidade num Volvo.

                                                Portanto não confere. Apple pouco a ver com Volvo

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O objectivo da VW é atrair e alimentar a comunidade de fan-boys que não se importam de comprar a última criação da marca, isto é, hoje compram o VW Golf 6 e se fôr preciso um mês depois já estão a comprar o 7 e no mês seguinte o 8.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                                    Epá se há marca de automóveis que não tem rigorosamente nada a ver com a "filosofia Apple" é a VW.

                                                    Mas é que mesmo nada.
                                                    O tipo não fala em replicar a identidade da Apple, simplesmente fala em adoptar alguns dos princípios de design que a Apple utiliza. Os últimos lançamentos da VW têm um desenho claramente virado para o minimalismo, indo contra a tendência da maioria dos construtores automóveis. Creio que era por aí que o tipo queria entrar.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver Post
                                                      Simplicidade.... qualidade... exclusividade....
                                                      E má relação qualidade preço, neste ponto a VW está muito acima da apple.

                                                      Para não falar de que os produtos da VW não têm os pormenores irritantes dos da apple.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        VW, referência no design?



















                                                        Design em alemão deve significar monotonia em português.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                                          Simplicidade em consolas centrais assim...não mesmo. Eu percebo a ideia pelo clássico design nórdico, mas com tanta complexidade extra a sujar esse design...a coisa fica estragada.

                                                          Exclusividade Apple? Hum..não mesmo, iPhone é o telemóvel mais vendido no mundo, iPod é o MP3 mais vendido de sempre, etc. Mesmo a exclusividade da Volvo é muito relativa. Tão só porque vende menos que os germânicos.

                                                          Qualidade não é propriamente a característica que distinga a Volvo. Isto não quer dizer que não a tenha (antes que se levante aqui uma guerra...), agora ninguém compra um Volvo em detrimento de um Audi, por exemplo, por ter mais qualidade num Volvo.

                                                          Portanto não confere. Apple pouco a ver com Volvo
                                                          Nesta altura do campeonato tenho de concordar. S60 e XC60 pouco têm a ver com a forma nórdica de abordar o objecto.
                                                          Mas agora, com o sr. Horbury novamente aos comandos do design da marca, e observando os ultimos 2 concepts, acredito que os valores visuais nórdicos voltem a entrar na equação visual da Volvo.
                                                          Mesmo que sejam aparentemente mais minimalistas, de qualquer forma, pouco tem a ver com o estilo sueco. O design que se pratica por aqueles lados, costuma tender para a simplicidade formal, mas sempre acolhedor, com linhas softs e orgÂnicas. É um contraste interessante, dado a posição geográfica, que tem como consequência invernos muito frios, longos e monocromáticos. Tiveram de compensar no design dos objectos, hehe.

                                                          ----------------------
                                                          O minimalismo da Apple tem um grande "mentor": Dieter Rams, designer alemão, que fez grande parte da sua carreira na Braun. Muitos dos objectos por ele criados são referências absolutas na aprendizagem do design industrial. O seu estilo minimalista e universal encontra facilmente eco nas propostas actuais da Apple.
                                                          Basta olhar para para os principios por ele delineados, para se compreender o que está por detrás do design da Apple:
                                                          (saquei da Wikipedia, por isso está em inglês)
                                                          Good design:
                                                          • Is innovative - The possibilities for innovation are not, by any means, exhausted. Technological development is always offering new opportunities for innovative design. But innovative design always develops in tandem with innovative technology, and can never be an end in itself.

                                                          • Makes a product useful - A product is bought to be used. It has to satisfy certain criteria, not only functional, but also psychological and aesthetic. Good design emphasizes the usefulness of a product whilst disregarding anything that could possibly detract from it.

                                                          • Is aesthetic - The aesthetic quality of a product is integral to its usefulness because products are used every day and have an effect on people and their well-being. Only well-executed objects can be beautiful.

                                                          • Makes a product understandable - It clarifies the product’s structure. Better still, it can make the product clearly express its function by making use of the user's intuition. At best, it is self-explanatory.

                                                          • Is unobtrusive - Products fulfilling a purpose are like tools. They are neither decorative objects nor works of art. Their design should therefore be both neutral and restrained, to leave room for the user's self-expression.

                                                          • Is honest - It does not make a product more innovative, powerful or valuable than it really is. It does not attempt to manipulate the consumer with promises that cannot be kept.

                                                          • Is long-lasting - It avoids being fashionable and therefore never appears antiquated. Unlike fashionable design, it lasts many years – even in today's throwaway society.

                                                          • Is thorough down to the last detail - Nothing must be arbitrary or left to chance. Care and accuracy in the design process show respect towards the consumer.

                                                          • Is environmentally friendly - Design makes an important contribution to the preservation of the environment. It conserves resources and minimizes physical and visual pollution throughout the lifecycle of the product.

                                                          • Is as little design as possible - Less, but better – because it concentrates on the essential aspects, and the products are not burdened with non-essentials. Back to purity, back to simplicity.


                                                          Não significa que os principios sejam seguidos religiosamente, mas maior parte deles encaixam nos produtos que a Apple tem lançado.
                                                          Se a VW pretende seguir esta doutrina, pelo menos está em "casa".
                                                          O design, como disciplina, nasce na Alemanha no inicio do séc. passado, e desde cedo, com Peter Behrens e posteriormente, a Bauhaus, a tendência foi sempre para um estilo minimalista e depurado, com grande rigor formal.
                                                          O que a VW está a dizer é que pretende regressar aos príncipios básicos do que sempre definiu o design na sua terra natal. Pôr a Apple ao barulho é mais discurso de marketing, pois é mais fácil usar a Apple como referência que toda a gente conhece, do que falar em referências históricas incontornáveis do design, que não é propriamente parte do conhecimento geral.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Vw e Apple!?!?!!? Era das ultimas associacoes que faria.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X