Acabei de receber um e-mail, que mais não sendo um daqueles de SPAM me deixou a pensar se isto poderá ter alguma ponta de verdade:
Ora, Cruise Control's adaptativos à parte (pois esses aceleram e reduzem consoante o carro da frente), eu penso que a única ocasião do carro entrar em aquaplanagem seria pela falta de sensibilidade do condutor em relação ao "atrito" enquanto o CC está ligado. Ou então pela falta de responsabilidade do condutor em aumentar a velocidade através do manípulo do CC.
A divulgar massivamente por todos os que utilizam a estrada
Pergunto-me quantas pessoas serão conhecedoras do seguinte:
Uma senhora de 36 anos teve um acidente há algumas semanas, com total
destruição do seu automóvel.
Chovia pouco quando a sua viatura, inesperadamente, levantou voo - voo
planado. A senhora, felizmente, não sofreu ferimentos graves, mas ficou
siderada pelo que aconteceu.
Quando a senhora informou o agente da autoridade do que lhe tinha
acontecido, o agente explicou-lhe o que todos os condutores deveriam saber.
NUNCA ACTIVAR O REGULADOR DE VELOCIDADE (CRUISE CONTROL) QUANDO CHOVE.
A senhora estava convencida de que seria prudente e mais seguro ligar o
"cruise control" para manter uma velocidade constante enquanto chovesse. Mas
o guarda explicou-lhe que sempre que o regulador de velocidade está ligado e
o carro entra em "aqua planing" os pneus perdem o contacto com o pavimento,
a aceleração aumenta consideravelmente e o carro eleva-se como um avião.
A senhora confirmou ao guarda que tinha sido exactamente o que tinha
acontecido.
Em conversa, o guarda ainda disse que deveria ser afixado no pára-brisas e
sobre o air-bag um aviso para, em caso de piso molhado ou gelado, nunca se
activar o regulador de velocidade (cruise Control).
Advertimos os adolescentes de que, para uma condução com maior segurança,
deverão activar o regulador de velocidade, mas esquecemo-nos de lhes dizer
que o não façam quando o piso está molhado ou gelado.
Façam circular esta informação e estaremos a contribuir para a possível
diminuição da sinistralidade.
NOTA: Alguns veículos, como por exemplo o Toyota Sienna Limited XLE, não
permitem a activação do regulador de velocidade sempre que o limpa
pára-brisas esteja a funcionar.
Pergunto-me quantas pessoas serão conhecedoras do seguinte:
Uma senhora de 36 anos teve um acidente há algumas semanas, com total
destruição do seu automóvel.
Chovia pouco quando a sua viatura, inesperadamente, levantou voo - voo
planado. A senhora, felizmente, não sofreu ferimentos graves, mas ficou
siderada pelo que aconteceu.
Quando a senhora informou o agente da autoridade do que lhe tinha
acontecido, o agente explicou-lhe o que todos os condutores deveriam saber.
NUNCA ACTIVAR O REGULADOR DE VELOCIDADE (CRUISE CONTROL) QUANDO CHOVE.
A senhora estava convencida de que seria prudente e mais seguro ligar o
"cruise control" para manter uma velocidade constante enquanto chovesse. Mas
o guarda explicou-lhe que sempre que o regulador de velocidade está ligado e
o carro entra em "aqua planing" os pneus perdem o contacto com o pavimento,
a aceleração aumenta consideravelmente e o carro eleva-se como um avião.
A senhora confirmou ao guarda que tinha sido exactamente o que tinha
acontecido.
Em conversa, o guarda ainda disse que deveria ser afixado no pára-brisas e
sobre o air-bag um aviso para, em caso de piso molhado ou gelado, nunca se
activar o regulador de velocidade (cruise Control).
Advertimos os adolescentes de que, para uma condução com maior segurança,
deverão activar o regulador de velocidade, mas esquecemo-nos de lhes dizer
que o não façam quando o piso está molhado ou gelado.
Façam circular esta informação e estaremos a contribuir para a possível
diminuição da sinistralidade.
NOTA: Alguns veículos, como por exemplo o Toyota Sienna Limited XLE, não
permitem a activação do regulador de velocidade sempre que o limpa
pára-brisas esteja a funcionar.
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