Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Envelhecimento do parque automóvel - será uma realidade nos dias de hoje?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Envelhecimento do parque automóvel - será uma realidade nos dias de hoje?

    Boas! Já há uns dias que tenho vindo a reparar na enorme quantidade de carros "velhos" (coloquei entre aspas porque refiro-me a carros à volta dos 15 anos) que circulam nas nossas estradas.
    Continuando assim, não só a população está a envelhecer, mas também o parque automóvel. Não é que tenha algo contra os carros nesta idade, até porque o carro cá de casa vai a caminho dos 13 anos, mas apesar de se comprarem muitos carros novos, muita gente compra carros usados, e além disto, tenho também vindo a reparar que há muitos carros com 10/15 anos importados recentemente. Será que compensa a importação? Falo de Polos, Clios, Corsas... apesar de que poderão ser de alguém que estivesse a viver no estrangeiro e tenha trazido o carro para Portugal.

    Eu, pessoalmente, acho que isto se deve, claro, à crise que todos vivemos, mas também ao valor elevado dos impostos sobre os carros novos.

    Cumpts,

    zerenau5

    PS: Pesquisei e não encontrei nenhum tópico do género, por isso é que decidi abrir um novo tópico.

    Edit: Existe ainda um artigo sobre o assunto no DN: http://www.dn.pt/inicio/economia/int...inheiro%20Vivo
    Editado pela última vez por zerenau5; 31 January 2012, 11:11.

    #2
    É obvio.
    Só o governo o não vê.
    Mesmo perdendo dinheiro com a quebra de vendas, em relação aos anos anteriores, continua a aumentar a carga fiscal.
    E não é só a compra de novos que cada vez mais diminui. O consumo dos combustiveis é cada vez menor também.

    O IUC seria para baixar o IA, mas depressa se esqueceram disso.

    Não percebo o que os governantes têm na cabeça. Devem querer andar sozinhos nas estradas, só pode ser isso.
    Ao mesmo tempo vão destruindo o que resta do país ! Mas o que vale é que o povo aprova e gosta.
    Por isso merece! (tirando a minoria que não vota neles)

    Comentário


      #3
      O objectivo pode passar por reduzir as importações e o défice comercial, claro que com isso vem uma quebra de receita fiscal e o estrangulamento dos negócios que orbitam à volta da venda de carros novos.

      Comentário


        #4
        Concordo plenamente com vocês! Não entendo o porquê de tantos impostos, sinceramente...

        Comentário


          #5
          Eu não acho o nosso parque envelhecido (não sei os valores reais da média de anos). eu vou na rua e não faltam é mercedes, audis e Bmw bem recentes e bem caros.

          Na minha cidade mercedes classe E coupe então é ao chuto. Assim acho que o nosso parque não é muito velho tendo em conta as máquinas que vejo passar todos os dias por mim. Ainda este fds na terriola onde vivo vi um CLS 63 AMG e um Panamera Turbo... Cayenne e E coupe perdi a conta.

          A tendencia é que pode ser trocar de veículo cada vez mais tarde devido ao corte de emprestimos da banca...eu tão cedo não troco de carro isso é verdade.

          Comentário


            #6
            É como disse, existem imensos carros recentes, e imensas pessoas a comprar carros novos, mas existem ainda mais pessoas a comprar carros usados.

            Comentário


              #7
              Perfeitamente normal, se há alguns anos atras as pessoas faziam trinta por uma linha para ter um carro novo e uma casa nova, hoje em dia esses andam com a corda ao pescoço.
              Os outros sabem perfeitamente que estamos em tempos em que gastar num carro só se for mesmo necessario.
              E ainda existe a classe que visto que estamos em crise eles mais ricos ficaram com a crise, logo é igual comprar agora ou depois.
              Somos um pais de pessoas muito pobrezinhas de espirito, na Grécia quando alteram os direitos ou outro tipo de coisas sai tudo para a rua, os portugueses reclamam mas gostam, caso contrario isto já tinha ido tudo a baixo.

              Ora e agora vamos lá todos a doar 1centimo para o Cavaco, o senhor está à rasca nao tem dinheiro para pagar as despesas.

              Comentário


                #8
                Fenómeno que se verifica na generalidade dos principais mercados, que foram afectados pela crise.
                A idade média dos veículos aumentou em todos eles, o que pode ser explicado não só pela quebra de vendas dos últimos 2, 3 anos, como também pela frequência de troca de automóvel.
                No nosso país ainda deve ser mais visivel, dado a situação que estamos.

                Comentário


                  #9
                  Agora com os carros electricos, podia era surgir algum empresário Tuga que cria-se 1 citadino tipo smart mas electrico, para fazer casa trabalho.
                  Assim já não precisavamos importar pelo menos os smarts LOL
                  Tinham era de fazer uma boa publicidade ao bicho, para lhe dar status, senão o tuga nao compra.

                  Comentário


                    #10
                    Pessoalmente considero os carros elétricos uma boa opção para quem quer poupar, mas são muito caros (para o que oferecem). Um iOn ou um i-MiEV são basicamente um segmento A e custam para cima de 30000€... um exagero.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                      Eu não acho o nosso parque envelhecido (não sei os valores reais da média de anos). eu vou na rua e não faltam é mercedes, audis e Bmw bem recentes e bem caros.

                      Na minha cidade mercedes classe E coupe então é ao chuto. Assim acho que o nosso parque não é muito velho tendo em conta as máquinas que vejo passar todos os dias por mim. Ainda este fds na terriola onde vivo vi um CLS 63 AMG e um Panamera Turbo... Cayenne e E coupe perdi a conta.

                      A tendencia é que pode ser trocar de veículo cada vez mais tarde devido ao corte de emprestimos da banca...eu tão cedo não troco de carro isso é verdade.
                      Quando vou a Birre tambem não acho nada que as coisas estejam mal ou onde trabalho. Mas no global noto que o parque está mais velho, seja em cidades do interior ou em Odivelas (arredores de Lisboa em geral).

                      Lá por casa mora um carro quase a fazer 10 anos e que não será substituido e o meu que está quase a fazer 4 e nos proximos 6, 7, 8 anos não deverá haver novidades. Ambos foram comprados novos e têm de render bem o "investimento".

                      Comentário


                        #12
                        Envelhecimento "reticencias", o Passat B6 Variant não chegou tão "em força" às nossas estradas e tão cedo como esta nova.

                        Isto é para alguns...

                        Comentário


                          #13
                          É verdade, e sendo para alguns, infelizmente é para a maior parte.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por zerenau5 Ver Post
                            É verdade, e sendo para alguns, infelizmente é para a maior parte.
                            É para o zé povinho que fica feliz de 4 em 4 anos por levar umas lavagenzitas...

                            Comentário


                              #15
                              Precisamente.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por zerenau5 Ver Post
                                Pessoalmente considero os carros elétricos uma boa opção para quem quer poupar, mas são muito caros (para o que oferecem). Um iOn ou um i-MiEV são basicamente um segmento A e custam para cima de 30000€... um exagero.
                                Eu ando de olho no Twizy da Reno.
                                É uma especie de moto 4 semi-fechada (2lugares).
                                100% electrico a menos de 9000€, mas com prestação de 50€, ainda não sei para qtos km's, para aluguer das baterias.
                                Não é barato, mas tendo em conta que a manutenção de um veiculo electrico é super barata, comparada à de um kk automovel...

                                Comentário


                                  #17
                                  A partir do momento que em começou a austeridade, principalmente a partir daquela medida do Sócrates de corte de 5% dos salários. Muitas pessoas que até pensavam trocar de carro ficaram com medo em gastar dinheiro das suas poupanças

                                  É que o futuro é incerto, não sabemos se vem mais cortes, eu acho que é o mais provável

                                  Eu encontro-me neste grupo de pessoas, o meu carro vai fazer 13 anos em Março

                                  opto por o manter o máximo tempo que posso, ainda há pouco gaste 1700 em amortecedores e correias de distribuição...

                                  Portanto e resumindo, aqueles que se endividaram antes da crise estão agora com a corda ao pescoço, e aqueles que anda têm alguma folga têm medo e receio e incertezas quanto ao futuro.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu então sou um caso à parte.O meu carro tem 18 anos,e não o trocava pela maioria dos novos que andam para aí.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Gugul Ver Post
                                      Eu ando de olho no Twizy da Reno.
                                      É uma especie de moto 4 semi-fechada (2lugares).
                                      100% electrico a menos de 9000€, mas com prestação de 50€, ainda não sei para qtos km's, para aluguer das baterias.
                                      Não é barato, mas tendo em conta que a manutenção de um veiculo electrico é super barata, comparada à de um kk automovel...
                                      Ah, já sei qual é, acho que até se pode conduzir a partir dos 16 anos e tudo...
                                      Mas os 50€ mensais de aluguer de baterias estragam tudo...

                                      @PEDROM: Depende do carro...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                        Eu então sou um caso à parte.O meu carro tem 18 anos,e não o trocava pela maioria dos novos que andam para aí.
                                        A cena do barulho aqui já não conta?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por zerenau5 Ver Post
                                          Ah, já sei qual é, acho que até se pode conduzir a partir dos 16 anos e tudo...
                                          Mas os 50€ mensais de aluguer de baterias estragam tudo...

                                          @PEDROM: Depende do carro...
                                          Eu não acho, porque senão seria muito mais caro.
                                          Além de que como as baterias têm tendencia a perder capacidade, podes sempre pedir a substituição, assim como futuros upgrade de alcance. Até é uma mais valia, bem analisado.

                                          Depois hoje em dia, para atestar são precisos +/-70€.
                                          A não ser que só atestes 1x por mês

                                          Eles calculam que sejam precisos 2€ para fazer os 100km de autonomia.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                            Eu então sou um caso à parte.O meu carro tem 18 anos,e não o trocava pela maioria dos novos que andam para aí.
                                            O meu tem 20 e não o irei trocar por nenhum novo.

                                            Comentário


                                              #23
                                              O veículo mais recente em minha casa já conta com 12 anos, e ainda vai andar mais uns, portanto a minha família está a contribuir para o fenómeno do envelhecimento do parque automóvel nacional. Por curiosidade, o veículo mais velho conta com 35 anos ou mais

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                                Eu então sou um caso à parte.O meu carro tem 18 anos,e não o trocava pela maioria dos novos que andam para aí.
                                                Pois no meu caso seria exactamente ao contrário.

                                                Tenho 2 carros com 12 e 13 anos e se pudesse já os tinha despachado. Mas lá está, vive-se com o que se pode ter....e ainda assim não está nada fácil, ao preço que as coisas estão.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                                  Quando vou a Birre tambem não acho nada que as coisas estejam mal ou onde trabalho. Mas no global noto que o parque está mais velho, seja em cidades do interior ou em Odivelas (arredores de Lisboa em geral).

                                                  Lá por casa mora um carro quase a fazer 10 anos e que não será substituido e o meu que está quase a fazer 4 e nos proximos 6, 7, 8 anos não deverá haver novidades. Ambos foram comprados novos e têm de render bem o "investimento".
                                                  As zonas ricas de Cascais não retratam a realidade Portuguesa.Vê-se Mercedes,BMW,Audi,Porsches,Ferraris,AM, em quase todas as casas da zona de Birre, se nos dias de semana é impossível contar a quantidade de carros > 100k que circulam pela zona em questão,imagina o fds.

                                                  Segundo uma pesquisa da consultadora MBM Mobile, 59% dos consumidores portugueses que em 2011 compraram automoveis de luxo e de gama média-alta,foi a pronto pagamento.O carro mais procurado foi o Mercedes Classe C.Portanto isso da crise tem muito que se diga.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Lom Ver Post
                                                    As zonas ricas de Cascais não retratam a realidade Portuguesa.Vê-se Mercedes,BMW,Audi,Porsches,Ferraris,AM, em quase todas as casas da zona de Birre, se nos dias de semana é impossível contar a quantidade de carros > 100k que circulam pela zona em questão,imagina o fds.

                                                    Segundo uma pesquisa da consultadora MBM Mobile, 59% dos consumidores portugueses que em 2011 compraram automoveis de luxo e de gama média-alta,foi a pronto pagamento.O carro mais procurado foi o Mercedes Classe C.Portanto isso da crise tem muito que se diga.
                                                    Eu tenho lá ido ao FDS e aquilo é outro mundo realmente. Mesmo o centro de LX onde trabalho não está mal servido. Quando vamos para a periferia é que começamos a ver os problemas.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Pois é na periferia que se a realidade portuguesa,porque é onde vive a maioria da poupulação.


                                                      Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                                      Eu então sou um caso à parte.O meu carro tem 18 anos,e não o trocava pela maioria dos novos que andam para aí.
                                                      O teu carro com 18 anos é melhor que a maioria dos novos que andam por aí???
                                                      Editado pela última vez por Lom; 31 January 2012, 13:53.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        obviamente que passa pela realidade em que vivemos. carros razoavelmente bem mantidos aguentam 15 anos ou mais, tranquilamente. agora se não há dinheiro para novos...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por zerenau5 Ver Post
                                                          É como disse, existem imensos carros recentes e imensas pessoas a comprar carros novos de valores abaixo dos 20 mil ou acima dos 40, mas existem ainda mais pessoas a comprar carros usados, sejam recentes ou já com 8, 10 ou 12 anos.
                                                          acrescentei algumas coisas à tua frase e acrescento também que, regra geral, não se vêem muitos carros acima dos 27/28 mil e abaixo dos quase 40. naquelas gamas em que se vêem bons carros, geralmente são motores 1600 ou 1700, nada de 2.0. aí os preços de 30 e tal são proibitivos para quase todos. ou então são comprados com 2 ou 3 anos, muitas das vezes importados.

                                                          depois há os casos de pessoalque compra 1000, 1100, 1200 ou então os diesel 1300 e mais baixos até, pois não têm poder de compra e o carro tem que lhes durar mais 12 ou 15 anos ou então quando estiver todo podre e/ou estourado, mas sempre acima dos 15 anos. aí vão vendê-lo por 300 ou 500€. por isso é que as pessoas estão, neste momento, a restaurar minimamente os seus unos, puntos, corsas A e B (clios I já praticamente não os vejo), ax e zx, que começam estes últimos também a aparecer cada vez menos, 205 e 106, golfs III e alguns IV já com mais de 200 mil, etc, etc, etc. esta sim, é a realidade nua e crua.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Não me choca! Cá por casa os popós fazem todos mais de 10 anos e tenho um tão bem mantido que tenho planos para que faça 20 anos!
                                                            O meu pai tinha os carros também pelo menos 10 anos. O meu avô teve o mesmo carro mais de 30 anos.
                                                            Menos carros novos vendidos, significa menos défice na balança comercial e poupança de matérias primas.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X