Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ajuda - adquirir ou não BMW E34 520i por menos de 1000 Euros?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ajuda - adquirir ou não BMW E34 520i por menos de 1000 Euros?

    Boa noite a todos.

    Muitos de vocês talvez ainda não me conheçam, pois é apenas a 2ª vez que comento no forum.

    Venho por este meio pedir a vossa opinião, para decidir se vou ou não para a frente com o negócio descrito no título.
    Ainda só vi o carro por fora à pressa. Passo a dar mais informações:

    - BMW 520i E34 de inícios de 1990's;
    - O carro apresenta aprox. 360.000 Km, mas o dono diz já ter levado um motor novo com apenas 180.000 Km no máximo;
    - O dono assegura que o motor está impecável, o carro pega á primeira, etc;
    - Interiores não são os mais famosos, mas há piores (banco do condutor com rasgão no encosto);
    - Pintura com uns riscos aqui e ali, os mais visieis numa porta;
    - Pequena amolgadela no porta-bagagens e no fim do capot por cima das grelhas;
    - Pára-choques parecem estar bem alinhados com a carroçaria;
    - Jantes parecem não estar más;
    - Já sei à muito tempo que este carro "não bebe, mas ENTORNA" gasolina;
    - O preço é mesmo abaixo dos 1000 Euros;
    - O Dono referiu que além do Ar Condicionado não se recorda de nada que para já possa vir a dar grande despesa.

    Tendo em que conta que sempre gostei bastante deste modelo e não seria carro para dia a dia, gostaria que me dissessem tudo o que acham sobre o negócio e onde posso vir a ter "avultadas" despesas com este carro:

    Acham "esturro" o preço? É que mesmo para um carro velho acho muita esmola.
    O Dono referiu que o motivo da troca se deve a querer comprar um carro mais económico e a gásoleo.
    Mas fico com o receio de um preço tão baixo significar muita peça a precisar de ser mudada e aí estamos mal... embora seja carro para ir restaurando a pouco e pouco.

    Falem à vontade. Obrigado pelo vosso tempo.

    Bora La Marina

    #2
    Valer ou não a pena depende substancialmente de 3 factores:

    - Qual o estado do carro a nível mecânico...pneus/discos/embraiagem/sinoblocos/amortecedores, já para não falar na compressão do motor, pressão do óleo, fugas no sistema de refrigeração e/ou AC(este pelos visto já sabes q tens...).
    - Qual o teu tempo/conhecimento para o arranjar...porque se o vais meter num mecânico, aumenta bastante o rombo...
    - Qual o teu apreço pelo carro?

    Com tempo e € tudo se faz, porém esse carro tem hoje em dia "pouco" para oferecer.
    -É um carro com uma imagem ultrapassada,
    - bastante inseguro para os padrões actuais(tem ABS....tem algum airbag?)
    - performances pouco entusiasmantes no 20i (sempre é um 6 cilindros, tem lá a linearidade e sonoridade...mas não esperes um foguete)
    - consumos elevados a gasolina
    - probabilidade elevada de ter que levar peças
    - qual a facilidade em arranjar peças?
    - baixa procura no mercado...todo o € que lá enterrares não o vais ver de volta.

    Se ele estivesse impecável....era de pensar.
    Se tiveres que enterrar €...vou-te dar valores optimistas, com as coisas bem compradas e pouca MO:

    Se tiveres que o pintar...mete 800 a 1000€.
    - embraiagem - nunca abaixo dos 300€
    - discos + pastilhas (os 4) - nunca abaixo dos 300€
    - 4 pneus....300 a 400€
    - triangulos...150 a 200€
    - radiador de sofagem - 100€ para cima + MO
    - radiador de refrigeração - 100€ para cima + MO
    - AC...aqui tens muito onde gastar entre encontrar a fuga e reparar. Seja evaporador, condensador ou compressor...é tudo bastante caro...+ a MO que é longa.
    - 4 amortecedores....dificilmente abaixo dos 300 a 400€ também

    E aqui nem estou a considerar problemas de diferenciais / transmissões, muito menos problemas internos de motor ( bielas/segmentos/capas de bielas/etc). Se tiveres que mexer aqui então é para esquecer os valores.

    Resumidamente...não te metas nisso, excepto se conseguires atestar muito bem o estado dos componentes que te indiquei, entre outros que possam estar a faltar
    Editado pela última vez por ElrOnD; 31 January 2012, 22:04.

    Comentário


      #3
      Boa noite ElrOnD,

      Desde já muito obrigado pela resposta totalmente objectiva e explicita sobre a máquina em questão - ainda para mais em tempo record!
      (Pelo que observo já há muito tempo, por vezes muitos user's ficam muito mais tempo à espera de respostas às suas questões.)

      Na eventualidade de decidir chamar o Dono, para ir "ver" melhor o carro, o meu cunhado leva um mecânico conhecido para ver as coisas.
      As questões são mesmo essas - o estado actual de tudo o que é sujeito a desgaste.
      O meu apreço pelo carro é bastante, e embora pesque umas coisas de mecânica, experiência, só a mudar óleo, filtros e pouco mais...

      Dá muito jeito ter a noção dos preços que dás.
      Agora o que me rala mais é mesmo o real estado de segmentos, pistões, camisa, a compressão do motor e o consumo de óleo.
      Porque quanto a discos, sinoblocos, etc, geralmente ao substituí-los $$$ o problema fica resolvido, enquanto que se for motor com desgaste acentuado(segmentos, pistões, etc), então aí entram rectificações e o "diabo a quatro" e o coração do carro pode já não voltar a ser o que era..

      Se os consumos já são o que são, imagino então com falta de compressão no motor...

      Já agora, no SV estes modelos andam pelos 1750 - 2200 Euros, achas que o preço abaixo dos 1000 Euros pode significar a tentativa de despachar um charuto possivelmente a necessitar das despesas que já falámos?

      É possivel saber se o carro levou mesmo um motor "novo" há uns anos como foi dito, ou se é treta e o actual não será o original com os 360.000 Km?

      Obrigado.

      Comentário


        #4
        Já agora, só por acaso não te estão a pedir 850 euros? É que já andei de olho num negocio parecido, na zona do Porto. É cinza escuro o carro?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por MBFan Ver Post
          Já agora, só por acaso não te estão a pedir 850 euros? É que já andei de olho num negocio parecido, na zona do Porto. É cinza escuro o carro?
          Negativo amigo.

          Sou da zona de Lisboa e também o negócio.

          Mas compreendo perfeitamente a curiosidade, eu é que evito dar dados pessoais do "possível negócio", pois já sofri interferências em negócios no passado por dizer tudo a terceiros.

          Cumprimentos.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por BoraLaMarina Ver Post
            Negativo amigo.

            Sou da zona de Lisboa e também o negócio.

            Mas compreendo perfeitamente a curiosidade, eu é que evito dar dados pessoais do "possível negócio", pois já sofri interferências em negócios no passado por dizer tudo a terceiros.

            Cumprimentos.
            De qualquer maneira fica o registo, esse não é o único 520 a ser vendido por menos de 1000 euros

            Cumprimentos.

            Comentário


              #7
              O facto de estás á venda no SV por 2000 euros não quer dizer que essas pessoas os vendam... pouca gente estará interessada em comprar esses carros nos dias que correm, e no caso que apresentas com 360 mil km ainda mais.

              O que eu diria é que se gostares mesmo do carro (do genero isto é o classico que sempre quis) e vais andar nele uns 1000 km por mes se calhar era de comprar.... de resto não vejo grande interesse em comprar um carro desses.

              Comentário


                #8
                Compreendo os vossos pontos de vista - também os equaciono desde que pondero sobre o negócio.

                Mas volto a perguntar:
                É possivel saber se o carro levou mesmo um motor "novo" há uns anos como foi dito, ou se é treta e o actual não será o original com os 360.000 Km?

                Comentário


                  #9
                  independentemente do preço, acho que isso é enterrar dinheiro.
                  velho de mais, com kms a mais e sem valor que o justifique.
                  pelos kms e pela idade, é certo que alguma despesa há de dar. e sendo bmw cheira-me que vai sair caro.
                  e esses consumos...
                  e uma versao absolutamente banal que enquanto classico vale pouco.
                  se gostares muito muito muito, e já tiveres outro carro, e dinheiro para espatifar num hobby, força, quanto mais barato melhor. caso contrario...

                  Comentário


                    #10
                    Vê se o motor está de saúde, faz por exemplo o teste de compressão. Se levou um motor novo ou não é indiferente, logo que o motor que está aí esteja bom é o que importa.

                    Qual o interesse em ter levado um motor e ele agora estar podre também?

                    Quanto à compra em si, esses casos desvalorizaram muito, é normal estarem a esse preço. Ninguém lhes pega com medo dos consumos e manutenção.

                    Comentário


                      #11
                      Como ex-proprietário de um carro desses (Berlina), mas a versão Vanos posso apontar-te alguns defeitos e virtudes do carro:

                      Virtudes
                      - Comodidade;
                      - Sonoridade do motor;
                      - RWD sem controlo de tracção ;
                      - Estética (subjectivo, mas para mim das épocas mais felizes da BMW (E30/34/36/39 e o Série 7 dos 90's), que acabou com chave de ouro no E39);
                      - Motor bastante resistente.

                      Defeitos
                      - Consumos;
                      - Preço de algumas peças (então sendo o Vanos )
                      - Avarias eléctricas. Acende a luz do ABS depois apaga passadas 2 horas. O mesmo com a de airbag.

                      Vendi o meu porque estava a chegar a uma altura em que era necessária uma revisão geral, não precisava dele e apesar de adorar o modelo aquele não era o espécime certo para manter na garagem sem gastar € na casa dos 4 digitos.

                      Sabia também que os km's assinalados não eram exactamente os reais, nem lá perto... . Posso referir que os reais andavam junto (abaixo) aos 400k km's e mesmo assim nunca se negava a esfregas de cerca de 100 km entre os 160 e os 190 de ponteiro.

                      Consumia cerca de 2L de óleo em 10k km, o que me parece pouco relevante tendo em conta o motor que era e a utilização que tinha.

                      Ter um I6 da BMW foi uma experiência pela qual adorei passar e não me arrependo nada de ter mantido aquele carro a fazer 5k km/ano. Aquela sonoridade é fantástica, mas para se usufruir dela não se pode trabalhar para os consumos baixos...

                      PS: A comprar opta por um exemplar com ABS, porque sem ele as coisas tornam-se bastante complicadas neste carro.

                      Comentário


                        #12
                        Meus amigos,

                        Estou grato pela vossa atenção e tempo dispensado com a minha questão e continuo a precisar de esclarecimentos.

                        Boa parte das vossas opiniões vai de facto ao encontro da opinião do meu Pai e amigos.
                        Continuo muito interessado no carro, mas é óbvio que não avanço se concluir que pode ser um passo maior que a perna.
                        (Embora no caso de o adquirir, seja para ir restaurando.)

                        Então, até é normal o carro estar a este preço devido à desvalorização, consumos e manutenção. Ok para mim basta.
                        A minha desconfiança inicial com o preço prende-se com o facto de julgar que já estivesse "condenado" de alguma forma.

                        Então, tal como o ElrOnD e o Maraki dão a entender, mais acertações sobre a máquina só mesmo com uma vista do mecânico.
                        A questão da compressão do motor e outras é essencial para mim:

                        - O teste da compressão só pode ser feito em oficina?
                        - Como saber minimamente o estado das bielas, capas de bielas, etc, tem sempre que abrir o motor, ou por "ouvir" uns barulhos vai lá?

                        Obrigado.

                        Comentário


                          #13
                          *apagar*
                          Editado pela última vez por SRLA; 01 February 2012, 09:48.

                          Comentário


                            #14
                            Se o objectivo é deixar o carro "novo" para ter uma coisa fiável e duradoura para muitos quilómetros/anos então prepara uns bons milhares para investir nele, tendo sempre em mente que um investimento desses só se justifica mesmo por "amor".

                            Se for só para andar ao fds sem grandes preocupações se o amortecedor faz barulho ou a luz no quadrante não apaga eu comprava e andava até caírem as rodas.

                            O teste de compressão até podes fazer em casa mas é preciso equipamento próprio (manómetro, de preferência daqueles que "prende" no ponto máximo, e adaptador para o motor em questão). Para ver o estado de componentes internos do motor com certeza só desmontando (se estiver a fazer barulhos esquisitos provavelmente já estão nas últimas mas não é por não fazer barulho que se pode afirmar que estejam bons).
                            Editado pela última vez por SRLA; 01 February 2012, 09:48.

                            Comentário


                              #15
                              Esqueci-me de referir que o meu foi vendido por pouco mais de 1000€ e esteve 4 dias anunciado nos sitios do costume.

                              Tinha também uns riscos e mossas (3) na chapa...

                              Comentário


                                #16
                                Ainda hoje acho o E34 um carro bastante bonito e interessante.

                                Claro que o que descreves está um bocado "achanatado" e nesse caso a prespectiva deverá ser avaliar se o carro pode ser utilizado sem se gastar muito mais do que o seu preço.

                                Tenho uma pessoa de familia (vive em Espanha) que teve um E34 535i e que foi o seu carro principal de (novo) 1990 a 1995 e fez cerca de 300 mil km sem problemas relevantes. Com este motor é um belo carro ainda hoje.

                                Houve uma altura que lho ponderei comprar, mas não o fiz sempre com algum receio de despesas inesperadas.

                                Se o mecânico achar que se aguenta e se não precisares dos 1000 euros, nem te importares do mau estado exterior do carro acho que pode ser interessante

                                Comentário


                                  #17
                                  Caro SRLA,

                                  De facto mais específico é impossivel.
                                  É mesmo o que disse - é um bocado (talvez grande) por "amor" e é óbvio que a emoção está aqui a aparecer.

                                  No entanto também aparece o "juizo" pois já tenho 31 e como já bati com a cabeça na parede algumas vezes, quero prever se depois vou andar a "lamber as feridas" ou não durante muito tempo no futuro.

                                  Tou a tentar ver se levo o carro a uma oficina "Bosch" para fazer um diagnóstico. Agoradepende também do valor que levam.

                                  Acham que é minimamente fidedigno o diagnóstico deles? isto é se o motor tiver qualquer coisa grave mais escondida eles detectam?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Há que ter em conta que 1000€ por um carro, e então um S5, não é nada. Mesmo que se revele um cancro se calhar vendes aquilo às peças e ainda recuperas o que deste por ele. Se estivéssemos a falar de uns 10000€ por uma possível fonte de problemas também pensava duas, três e até mais vezes. Mas 1000€ (ou menos ainda segundo consta) não me parece um risco muito grande.

                                    Para uma oficina te dizer com certezas tudo aquilo que o carro precisa têm que o desmontar todo e deixas lá um balúrdio só em mão de obra.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eles ao motor fazem-te teste de compressão e de gases.

                                      Tenta ir experimentar o carro com o motor frio e ver se não bate, depois deixa aquecer e dá-lhe uma esfrega valente durante uns 10 a 15 km, vê novamente se não aparecem ruídos estranhos no motor.

                                      Depois deixa-o ao ralenti e vê se aquece demais, vê o estado do viscoso da ventoinha e se o termostato está em bom estado.

                                      Leva o ponteiro à redline, troca de mudança e verifica se existem engasgos.

                                      Verifica se :
                                      - existem folgas no veio de transmissão/"eixo" traseiro e se este não se encontra gripado.
                                      - as mudanças entram correctamente (especialmente a 1ª) e se a embraiagem não pega em cima nem ressalta.
                                      - As escovas do limpa pára-brisas têm folga;
                                      - os motores dos faróis constam os dois
                                      - a direcção não tem folgas

                                      Comentário


                                        #20
                                        Uma coisa é certa, 1000€ hoje em dia não é quase nada.

                                        Se comprares por exemplo uma carro novo de 20000€, ao fim de 1/2 anos já perdes-te 5000€ mesmo que não faças mtos km's e o carro ainda esteja novo.

                                        Se gostas e está a andar força. 1000€ nem uma BOA bicicleta consegues comprar LOL

                                        Agora depende também da tua situação financeira. Porque há carros mais econômicos tipo Mercedes 190d onde as peças abundam.
                                        Nesse modelo não sei como é...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                          Ainda hoje acho o E34 um carro bastante bonito e interessante.

                                          Claro que o que descreves está um bocado "achanatado" e nesse caso a prespectiva deverá ser avaliar se o carro pode ser utilizado sem se gastar muito mais do que o seu preço.


                                          Se o mecânico achar que se aguenta e se não precisares dos 1000 euros, nem te importares do mau estado exterior do carro acho que pode ser interessante
                                          Pois, aí é que está o cerne da questão - é que lá por gostar do modelo, não quer dizer que o queira para estar a encalhar a rua, tem que estar "operacional".
                                          Agora se exigir desde já umas valentes massas para poder andar na estrada, então aí nada feito.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                            Se o mecânico achar que se aguenta ...
                                            Pois... esta é uma questão bastante importante.

                                            Nunca consegui arranjar um mecânico e um electricista que estivessem completamente à vontade com o carro.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                              Pois... esta é uma questão bastante importante.

                                              Nunca consegui arranjar um mecânico e um electricista que estivessem completamente à vontade com o carro.
                                              Isso é relevante. Então com que componentes ou intervenções eles não se sentiam à vontade?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Gugul Ver Post
                                                Uma coisa é certa, 1000€ hoje em dia não é quase nada.


                                                Agora depende também da tua situação financeira. Porque há carros mais econômicos tipo Mercedes 190d onde as peças abundam.
                                                Nesse modelo não sei como é...
                                                É verdade, mas os 190 D não se encontram facilmente por menos de 1000 Eur. e além disso prefiro mesmo o design do E34.

                                                Alguma ideia do mercado de peças para o E34?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por BoraLaMarina Ver Post
                                                  Isso é relevante. Então com que componentes ou intervenções eles não se sentiam à vontade?
                                                  Parte de injecção e ABS...

                                                  Quanto ao mercado de peças, algumas são compartilhadas com outras marcas de qualquer forma são mais caras que as do 190D, mas também são carros que em comum só são RWD e têm motores resistentes.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por BoraLaMarina Ver Post
                                                    É verdade, mas os 190 D não se encontram facilmente por menos de 1000 Eur. e além disso prefiro mesmo o design do E34.

                                                    Alguma ideia do mercado de peças para o E34?
                                                    Alguém à procura de um 520i alguma vez vai considerar sequer um 190D?!

                                                    A cilindrada até é próxima. Os motores são incomparáveis (para não falar dos resto do carro).

                                                    Dica: Pede a folha de inspeção. Não é grande coisa, dada a falta de consistência entre centros de inspeção, para não falar de situações eventualmente menos claras. No entanto, mesmo tendo passado a inspeção, certas anotações podem ser de resolução particularmente dispendiosa, e a sua repetição, naturalmente, implica o chumbo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                      Alguém à procura de um 520i alguma vez vai considerar sequer um 190D?!

                                                      A cilindrada até é próxima. Os motores são incomparáveis (para não falar dos resto do carro).

                                                      Dica: Pede a folha de inspeção. Não é grande coisa, dada a falta de consistência entre centros de inspeção, para não falar de situações eventualmente menos claras. No entanto, mesmo tendo passado a inspeção, certas anotações podem ser de resolução particularmente dispendiosa, e a sua repetição, naturalmente, implica o chumbo.
                                                      Motronic, isso é precisamente a possibilidade que mais me rala.

                                                      Ruie34, estou agora a passar para uma folha com tópicos a ver, os teus conselhos do outro post - isto se o Dono aparecer para irmos ao centro..

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Se bem me recordo o motor é um 2 litros 6 cilindros de 150 cv (pelo menos a partir de uma determinada altura).

                                                        Apesar de já ser pesadote, o carro, penso que este motor conjugado com uma banda sonora interessante (normalmente estes carros quanto mais rodados melhor soam) até deve ser engraçado de conduzir.

                                                        O 190d apesar de mais pequeno tinha 72 cv, era um carro muito mais modesto em termos de prestações.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                          Se bem me recordo o motor é um 2 litros 6 cilindros de 150 cv (pelo menos a partir de uma determinada altura).

                                                          Apesar de já ser pesadote, o carro, penso que este motor conjugado com uma banda sonora interessante (normalmente estes carros quanto mais rodados melhor soam) até deve ser engraçado de conduzir.

                                                          O 190d apesar de mais pequeno tinha 72 cv, era um carro muito mais modesto em termos de prestações.
                                                          Caro v7,

                                                          Tenho tido oportunidade de o ver por aqui já desde à muito tempo, e julgo que é dos comentadores bastante informados nas motorizações das máquinas e julgo que é ojectivo e imparcial quanto baste - sem fanatismos e nada dessas coisas ao contrário de muita malta nova.

                                                          Acerca da banda sonora do motor, concerteza também aprecio a sonoridade de um motor, mas o mais importante é mesmo a saúde deste.
                                                          Pois se estiver má e a exigir "cuidados muito dispendiosos", a sonoridade não chegará para diminuir as mágoas de um proprietário...

                                                          Como e em que local encontro os motores dos faróis, como o Ruie34 avisou?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Caros amigos,

                                                            ElrOnD, MBFan, SRLA, Ruie34, Maraki, Ferrer, BlueJimny, Gugul, v7, Motronic e todos os restantes que queiram à vontade dar a sua opinião:

                                                            Estou a preparar uma lista de tópicos a ver, além de o carro ser visto (em princípio) pelo centro Bosch.

                                                            Já me ajudaram muito e não querendo abusar do vosso tempo, peço-vos que me digam 2 ou 3 sinais MAUS que se vocês vissem no motor, seria o principal e suficiente para abandonarem logo o negócio.

                                                            Obrigado.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X