Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Excelente artigo de James May sobre os pneus de perfil baixo.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Excelente artigo de James May sobre os pneus de perfil baixo.

    Está mesmo muito bom este artigo, especialmente a analogia que ele estabelece entre os pneus e a imagem da mulher na moda.

    James May on: low-profile tyres

    The problem among young women these days, apparently, is the damaging influence of the fashion and modelling businesses. Faced with page after page of doe-eyed streaks of bats' urine in glossy magazines, they starve themselves into a coma so that they, too, can have the allure of a sexless teenage android.

    From this, it's a small step to an eating disorder and the waste of a young life. It's a serious matter.
    Now, I don't want to seem fatuous or as if I'm trivialising all this, but I see another issue here, and this time it's aesthetic. Because I'm quite modern and metrosexual these days, I realise that women don't necessarily try to look the way they do for the benefit of men, but, even so, as a lesbian tragically born into a man's body, I can't help taking an interest in these things.
    I've just never been very keen on really skinny women because they don't look very friendly. Comfortable, even. They look like those chairs we had in school assembly and about as robust. I prefer women with what is sometimes termed ‘definition'; you know, the ones who look as if they've been inflated properly.
    I wonder if things were better in the early Sixties, when a more fulsome type of model was fashionable. Maybe then there were complaints about women in their twenties bingeing on pies and fry-ups to increase their famine stores. What happy days they must've been.
    Anyway - tyres. I'm not suggesting this is a directly related topic and yet, in a way, it is. A few days ago, I was looking at a slightly tricked-up Nissan sitting on tyres that had about as much give in them as a supermodel's elbow, and I just didn't fancy it at all. Didn't look like it would keep you warm at night.
    Then, in America a few weeks ago with Jeremy, we saw a Dodge Charger (the new one) on tyres that had obviously been up vomiting all night, and that looked really uninviting. I mean, the wheels looked positively unwell. Terrible, it was.
    It's been going on for years, this sort of thing, and I think it's time we cried ‘enough'. Some tyres are now so thin it's difficult to tell what they actually are. It's fashion, obviously, because really low-profile tyres are of no benefit outside of the racetrack and only make the car steer and ride badly, so it will probably pass. I think this may be about to happen, and I do hope so.
    I like a phat tyre as much as the next person, but I like to think in terms of the distance between the wheel rim and the tread, rather than the width. A car wearing a decent amount of rubber isn't being swayed by fleeting trends. It's a car that looks comfy, and forgiving. It looks like it will still make me a bacon sandwich when I'm old.
    Let's take the Rolls-Royce Phantom. Now there's a car whose tyres haven't seen too many salads, and rightly so. Back when this car was launched, a man from the factory spent a long time explaining to me why the relationship between the size of the wheel and the size of the tyre was not merely important for relaxing progress - which is what a Phantom is about, after all - but actually established in the eye of the viewer the essential attributes of a Roller.
    I think he was right about this. I see a Phantom, I want to climb aboard. I see an AMG Mercedes on spray-ons, and I think I'd rather just go to the pub and maybe watch a war film later on.
    It's now happening in the world of motorcycling. Consider the Harley Davidson Sportster. It's a bike that's been around in one form or another for ages, but it's never quite been my sort of thing. Now, though, I am overcome with a visceral urge to mount it. Why? Because I've discovered the Forty-Eight model, which simply has smaller wheels and bigger tyres, and it looks lovely as a result. American youths call this sort of thing ‘old skool'. I call it more than a handful, and that's a result.
    Thin is so mean, and so last-season. Fat is the future, and a decent depth of rubber is the way to get there. I know we supposedly have another problem with obesity, but what is that, exactly? Let's not forget that society offers
    no privilege greater than the opportunity to get a bit tubby.

    So let's dish up some decent depth of sidewall and remind ourselves how lucky we are. Not with me yet? Look at this picture of the Harley Davidson Sportster Forty-Eight. Look at the boots on that baby. Wahey!

    James May on: low-profile tyres - BBC Top Gear

    #2
    I couldn't agree more...

    O homem sabe do que fala.

    Comentário


      #3
      Ele também já se queixou de outra coisa que está na moda que é os carros rápidos serem testados e avaliados em Nürburgring. gosto de como escreve.

      Comentário


        #4
        Eu não entro nessa onda também! Jante 16 / Perfil 55 no máximo!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
          Eu não entro nessa onda também! Jante 16 / Perfil 55 no máximo!
          ...que ainda na década de 80 eram pneus de... Ferrari! (Ver revista Motor Clássico deste mês).

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
            ...que ainda na década de 80 eram pneus de... Ferrari! (Ver revista Motor Clássico deste mês).
            Mas nem mais! Mas essa medida (por experiência própria, dependendo da cilindrada/carro claro) que melhor conjuga performance com conforto.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
              Ele também já se queixou de outra coisa que está na moda que é os carros rápidos serem testados e avaliados em Nürburgring. gosto de como escreve.
              O problema não é serem testados num determinado sítio, é serem afinados para andar em pista quando os carros são para andar em estradas com lombas, buracos, etc.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                O problema não é serem testados num determinado sítio, é serem afinados para andar em pista quando os carros são para andar em estradas com lombas, buracos, etc.
                É a mesma coisa que muita gente faz ao comprar um equipamento da selecção completo para ir jogar com os amigos no parque.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por THESEXPISTOL Ver Post
                  É a mesma coisa que muita gente faz ao comprar um equipamento da selecção completo para ir jogar com os amigos no parque.
                  É a mesma coisa que muita gente faz ao comprar suspensões desportivas e jantes enormes para passar a vida no pára-arranca em Lisboa.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                    É a mesma coisa que muita gente faz ao comprar suspensões desportivas e jantes enormes para passar a vida no pára-arranca em Lisboa.
                    Exactamente, é só pro estilo. Conheço casos de quem tem esse tipo de "arsenal" montado no carro porque também o usa em trackdays.
                    Editado pela última vez por THESEXPISTOL; 05 February 2012, 00:14.

                    Comentário


                      #11
                      Eu já acho o perfil dos meus 195/50R15 muito baixo. Ando sempre com a pressão um pouco acima do recomendado para que no caso de apanhar alguma cratera em que não repare (nunca me aconteceu nos últimos 2 anos), não vá logo dar cabo da jante.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por LuisMiguelC Ver Post
                        Eu já acho o perfil dos meus 195/50R15 muito baixo. Ando sempre com a pressão um pouco acima do recomendado para que no caso de apanhar alguma cratera em que não repare (nunca me aconteceu nos últimos 2 anos), não vá logo dar cabo da jante.
                        Esse perfil é um bocado baixo para R15. Que carro tens?
                        Eu cá acho que os meus 215/45 R16 já têm pneu a menos. Idealmente isto deveria ser 205/50 R16.
                        Mas agora tudo o que é segmento A/B/C/D/E tem de vir com perfis de 45 ou menos. Isto dá cabo do carro todo e do conforto.

                        Comentário


                          #13
                          225/45 R17, 235/40 R18 e 205/50 R16 por aqui e sem dúvidas que o carro que monta este último conjunto é muito mais confortável, desgasta menos a suspensão e o ruído de rolamento é menor. Já a curvar claro que os outros são melhores, mas quase todos os anos há problemas de suspensão (ou braços, sinoblocos, casquilhos, etc).

                          Comentário


                            #14
                            Eu tenho um segmento B e gosto bem dos 195/50/R15. São confortáveis, nem baixos nem altos e há grandes pneus a preços super baixo.
                            Outra vantagem dos pneus de perfil maior que ainda ninguém falou é que para os mais azelhas a estacionar um perfil mais alto poupa muita esmurradela de jantes.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                              Esse perfil é um bocado baixo para R15. Que carro tens?
                              Eu cá acho que os meus 215/45 R16 já têm pneu a menos. Idealmente isto deveria ser 205/50 R16.
                              Mas agora tudo o que é segmento A/B/C/D/E tem de vir com perfis de 45 ou menos. Isto dá cabo do carro todo e do conforto.
                              Tenho um Alfa 146 Junior e é essa a medida de origem. O perfil, em termos absolutos, é bastante baixo, tanto que quando comprei o carro, apesar de as jantes terem bom aspecto, 3 delas tinham pequenos empenos, os quais já foram rectificados com o envio das mesmas para Braga.

                              Originalmente Colocado por THESEXPISTOL Ver Post
                              Eu tenho um segmento B e gosto bem dos 195/50/R15. São confortáveis, nem baixos nem altos e há grandes pneus a preços super baixo.
                              Outra vantagem dos pneus de perfil maior que ainda ninguém falou é que para os mais azelhas a estacionar um perfil mais alto poupa muita esmurradela de jantes.
                              Eu, como já disse, acho-os um bocado baixos, mas concordo em como se arranjam a preços muito simpáticos. Em relação ao estacionamento, eu sou muito cuidadoso e os pneus do meu (Michelin Pilot Premacy e Pilot Exalto) têm saliência na parede para protecção das jantes. É uma característica de que não vou prescindir quando trocar de pneus.
                              Editado pela última vez por LuisMiguelC; 05 February 2012, 04:01.

                              Comentário


                                #16
                                Ao ler algumas revistas do meio do presente mês constatei que esta "moda" está a ficar cada vez pior... deste Astra GTC com jantes 19" a volvo XC60 com jantes 20"... hajam limites..

                                Comentário


                                  #17
                                  No que toca ao artigo, concordo em pleno com o James May. Hoje vejo carros com jantes tão grandes e pneus tão baixos que acho o resultado final simplesmente feio, mesmo do ponto de vista puramente estético.

                                  Comentário


                                    #18
                                    A referência das motos foi infeliz.
                                    Os pneus na configuração actual curvam muito melhor do que o "pneu balão" de antigamente.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                      A referência das motos foi infeliz.
                                      Os pneus na configuração actual curvam muito melhor do que o "pneu balão" de antigamente.
                                      Um carro actual com um pneu 20'' curva muito melhor que um de à 20 anos com pneu 15''

                                      Comentário


                                        #20
                                        Apesar de adorar ver os carros com grandes jantes, confesso que as desvantagens são superiores às vantagens.

                                        Falo porque passei por isso, no meu Ibiza passei de 195/55 R15 para 205/45 R16 e à pala disto e do mau piso que a minha cidade tem (E Portugal em geral!) já ganhei 2 jantes empenadas. O carro fica mais desconfortável, mais lento e a consumir mais. Contudo, cada vez que saio do carro, não me deixo de babar para ele. Uns factos compensam os outros. Para mim o que perco em utilidade, ganho em estética, por isso fica equilibrado, há é que rever prioridades!

                                        Comentário


                                          #21
                                          eu tenho uns 205/15/70 e cada vez que passo numa lomba, levo no lombo lolol
                                          mas sim, o homem tem razao. e sinceramente, nao é algo que ache minimamente atraente num carro. no que toca ao look é tudo uma questao de porporçoes. nesse aspecto, adoro o look dos pneus dos carros de jtcc ou dtm. aquela lateral tao lisa e redondinha...
                                          no que toca á moda de meter pneus de baixo perfil em carros de dia a dia, para mim é xunnnning. mesmo que seja de origem. porque a minha definiçao de xunnnnnninnnngg nao é baseada no aspecto com que o carro fica, mas na falsidade da coisa. colocar "acessorios" para transmitir a ideia de performance num carro que de origem nao a tem, é xunnnnnnnniinnnnnnggg.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por BlueJimny Ver Post
                                            eu tenho uns 205/15/70 e cada vez que passo numa lomba, levo no lombo lolol
                                            mas sim, o homem tem razao. e sinceramente, nao é algo que ache minimamente atraente num carro. no que toca ao look é tudo uma questao de porporçoes. nesse aspecto, adoro o look dos pneus dos carros de jtcc ou dtm. aquela lateral tao lisa e redondinha...
                                            no que toca á moda de meter pneus de baixo perfil em carros de dia a dia, para mim é xunnnning. mesmo que seja de origem. porque a minha definiçao de xunnnnnninnnngg nao é baseada no aspecto com que o carro fica, mas na falsidade da coisa. colocar "acessorios" para transmitir a ideia de performance num carro que de origem nao a tem, é xunnnnnnnniinnnnnnggg.
                                            Maior o pneu que o carro em si
                                            Os meus (no Lancia) são 185/60R14 e já acho os pneus baixos, qualquer manobra mal feita perto de um passeio e quem padece é as jantes.
                                            Já o Civic troquei de 13'' para 15'' e nunca me arrependi, até acho que o carro não perdeu conforto, mas ganhou estabilidade e capacidade de curvar, que é para isso que o quero
                                            Editado pela última vez por Fahrenheit; 06 February 2012, 03:42.

                                            Comentário


                                              #23
                                              mas no civic tens a maior diferença entre eixos que ajuda ao conforto
                                              isso e ele terá suspensao independente atrás? o lancia nem por isso
                                              la em casa temos um 307 1.6hdi que veio de origem com umas jantes de 17 e pneu de 45 (acho que é isto). acabou por ter de passar de mao porque "a suspensao é muito dura" lolol. da unica vez que o conduzi nao gostei. nao sei se é suposto serem de performance ou nao, mas sao "solidos" demais. nao sinto as rodas independentemente, nao sinto a estrada. sinto os buracos, mas nao consigo identificar porque o feel vem da suspensao e nao das rodas. sou daqueles que tem por habito conduzir com os pneus um nadinha abaixo da pressao indicada. sinto que se tornam mais progressivos no limite, que a zona de aviso é maior devido á flexibilidade extra. se estiverem cheios como deve ser, tenho sempre a sensaçao de que se fugirem, é de repente
                                              tem pneus com protecçao da jante, mas dada a altura do pneu, é o mesmo que nada.
                                              o maior problema é quando chega a altura de trocar de pneus. aquela porcaria é carissima e fazem poucos kilometros. acho que os 4 andam quase nos 700€
                                              os meus custaram metade e teem o dobro da borracha lol. alias, acho que só os vou trocar se ficarem resequidos, porque nao me estou a ver a conseguir gasta-los
                                              acho que é mais um "money grab" por parte dos fabricantes de pneus do que outra coisa. o consumidor quer queira quer nao tem sempre um bocadinho de azeite na veia e come aquilo tudo, e a marca agradeçe porque sabe que vende mais jantes.
                                              mesmo que fosse so pela duraçao dos pneus,eu nao comprava.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                O problema não é serem testados num determinado sítio, é serem afinados para andar em pista quando os carros são para andar em estradas com lombas, buracos, etc.
                                                Mas olha que Nordschleife é um circuito com sectores bastante degradados a nível de piso, sendo por isso bastante mais realista do que uma pista convencional.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Gosto de tudo nos meus 255/35 R18 traseiros. Menos do preço.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por BlueJimny Ver Post
                                                    mas no civic tens a maior diferença entre eixos que ajuda ao conforto
                                                    isso e ele terá suspensao independente atrás? o lancia nem por isso
                                                    Tanto num como no outro é um pulo que dás atrás quando passas numa lomba com um pouco mais de velocidade

                                                    Não é por ai, tem o mesmo comportamento atrás.

                                                    O Y é um citadino normal, o Civic é um Coupé, é lógico que tem outro preparo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                                      Apesar de adorar ver os carros com grandes jantes, confesso que as desvantagens são superiores às vantagens.

                                                      Falo porque passei por isso, no meu Ibiza passei de 195/55 R15 para 205/45 R16 e à pala disto e do mau piso que a minha cidade tem (E Portugal em geral!) já ganhei 2 jantes empenadas. O carro fica mais desconfortável, mais lento e a consumir mais. Contudo, cada vez que saio do carro, não me deixo de babar para ele. Uns factos compensam os outros. Para mim o que perco em utilidade, ganho em estética, por isso fica equilibrado, há é que rever prioridades!
                                                      Foi tudo aquilo que eu te disse antes de comprares as jantes. Não foste enganado.


                                                      Adiante, não tive tempo de ler o artigo todo, mas deve ir de encontro ao que penso.
                                                      Hoje em dia, as jantes grandes servem para compensar alguns desenhos mal conseguidos para as carroçarias, provocados pelas normas de segurança e habitabilidade. É raro o carro que não precisa de jantes enormes para ficar agradável à vista.

                                                      Ora, é complicado alguém comprar um carro em que não gosta daquilo que vê e daí a opção por jantes maiores.

                                                      Mas acho que também se caem em alguns exageros, quando se generaliza. Há sempre que ter em conta todo o conjunto, como a potência do carro, as características do mesmo, o tipo de condução e mesmo a relação entre a largura e a altura do pneu.

                                                      A medida 225/45ZR17 não é exagerada para um segmento C com 150 cv, mas 205/45R16 já é muito para um segmento B com 80 cv, por exemplo. Ou seja, não se pode dizer que uma jante de 17 com pneus 225 é sempre má, pois isso também não é totalmente verdade e linear.

                                                      Mas, quanto a mim, os casos graves nem surgem tanto nos carros novos, mas sim naqueles mais velhos, onde os donos trocam as jantes, sem terem a mínima ideia do que estão a fazer. Basta consultar os fóruns dedicados a uma marca ou modelo, para vermos que se fazem rebaixamentos e colocam jantes grandes, negligenciando completamente o conforto e a dinâmica e, pior do que isso, escolhendo pneus baratos.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                        Mas, quanto a mim, os casos graves nem surgem tanto nos carros novos, mas sim naqueles mais velhos, onde os donos trocam as jantes, sem terem a mínima ideia do que estão a fazer. Basta consultar os fóruns dedicados a uma marca ou modelo, para vermos que se fazem rebaixamentos e colocam jantes grandes, negligenciando completamente o conforto e a dinâmica e, pior do que isso, escolhendo pneus baratos.
                                                        Trocar umas jantes pequenas por umas maiores e passar de comprar pneus bons para comprar Kelly/Sunny ou whatever, isso sim é um erro.

                                                        Por jantes 16'' polegadas num Ibiza II 6k (por exemplo), sem ter em atenção consumos, andamento, estabilidade e consumos, e só trocar por razões estéticas é um bocado "dumb".

                                                        Tantos contras para um único pró!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Infelizmente tenho um segmento B com 205/45/17 e já aprendi com o erro...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                                            Apesar de adorar ver os carros com grandes jantes, confesso que as desvantagens são superiores às vantagens.

                                                            Falo porque passei por isso, no meu Ibiza passei de 195/55 R15 para 205/45 R16 e à pala disto e do mau piso que a minha cidade tem (E Portugal em geral!) já ganhei 2 jantes empenadas. O carro fica mais desconfortável, mais lento e a consumir mais. Contudo, cada vez que saio do carro, não me deixo de babar para ele. Uns factos compensam os outros. Para mim o que perco em utilidade, ganho em estética, por isso fica equilibrado, há é que rever prioridades!
                                                            Apesar de gostar das tuas jantes 16 e já ter conduzido um Ibiza com essas jantes não teria feito essa troca, até tinha dado a opinião para não fazeres.

                                                            Até porque tambem gostava das tuas jantes 15.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X