Anúncio

Collapse
No announcement yet.

VW New Beetle 1.2TSI - relatório de um test-drive

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    VW New Beetle 1.2TSI - relatório de um test-drive

    Olá a todos

    Esta semana recebi no meu telemóvel um sms do stand onde adquiri a minha viatura a informar que o novo Beetle 1.2 TSI se encontrava em exposição e a convidar para um test-drive. Como tinha alguma curiosidade sobre o carro, resolvi queimar uma horita e ir conhecer a novidade. Ficam aqui registadas as minhas impressões:

    (1) estética: este é um elemento estritamente subjectivo mas fiquei com a impressão de que a VW primou neste aspecto. Externamente, o carro tem linhas muito mais próximas do modelo original e não deixa de lembrar um Porsche em alguns pequenos detalhes. Trata-se de um carro com linhas atraentes (na minha opinião), mais agressivas do que o seu antecessor e aparentemente dirigido a um público masculino sem perder o apelo ao feminino. As dimensões parecem ser as mesmas que um Golf de três portas, viatura que parece ter sido o referencial no modelo em muitos outros aspectos. Internamente, a VW empregou um grande cuidado no design interior e - na minha modesta opinião - com resultados muito bons. O carro exibe linhas muito retro e tradicionais, claramente inspiradas no modelo original, que atribuem ao carro um tom claramente evocativo, na linha do que a FIAT tem feito com o 500 e a BMW com o Mini. Ressalta o tablier em plástico da mesma cor da carroçaria, o compartimento dos óculos embutido no tablier, sem prejuízo do porta-luvas no seu lugar original, uma consola central com três círculos entrecruzados, indicando a velocidade, as rotações e o nível do combustível e uma zona do rádio menos sóbria do que nos demais modelos da marca. Fiquei com a impressão de ter sido inspirado no tablier do Fiat 500. Gostei particularmente de terem mantido a tradição germânica de colocar o manómetro circular das luzes no lado esquerdo do condutor embora não aprecie terem-no colocado num plano muito mais elevado e realçado do que o normal (em regra, encontra-se escondido e acessível apenas ao condutor); contudo, trata-se apenas de um detalhe que não ofusca o facto de a marca ter tido bastante cuidado em criar um produto novo, diferente dos demais modelos. Daria 5 estrelas na estética interior!

    (2) interior o Beetle engana muito pois - interiormente - temos todo o conforto que oferece um Golf. Os bancos da unidade experimentada são confortáveis e aparenta ter o mesmo espaço interior de um Golf (pelo que os passageiros poderão viajar com conforto mesmo em viagens longas). Surpreendeu-me a facilidade de acesso aos bancos traseiros e o conforto que estes oferecem; tenho 1m79 e 80KG e não me senti minimamente claustrofóbico no acesso e sentado no banco traseiro; creio que para isso contribui o facto de o pilar central do veículo me parecer encontrar-se mais afastado do banco dianteiro do que o normal (pelo menos em comparação com um Golf de 3 portas) embora possa ser apenas uma impressão minha sem apoio em factos objectivos. O carro tem ainda um "pormenor de requinte" que consiste no facto de exibir umas "pegas" em plástico no pilar central para que o passageiro se apoie quando for a sair do carro; elemento claramente inspirado no modelo original e sem grande utilidade prática mas que contribui para o elemento mais forte deste carro: a estética evocativa do modelo clássico! Surpreendente foi a mala: confesso que não estava à espera de uma bagageira tão funda pois não parecia ficar minimamente atrás do meu Golf. De facto a bagageira engana e a VW inspirou-se claramente num outro modelo do mesmo grupo - o Audi TT - para conseguir um carro rasteirinho e com uma bagageira generosa. O que reforça a vocação de "pequeno familiar" deste veículo, uma vez mais, aproximando-se do modelo original.

    (3) na estrada: passando para os comandos do veículo, fiquei com uma impressão mista. Em primeiro lugar, a posição de condução pareceu-me agradável após o ajustamento dos bancos reguláveis em altura; só não gostei do facto de o cinto de segurança se encontrar tão afastado do lugar do condutor, obrigando-me a um pequeno exercício de contorcionismo, embora não saiba se isso é normal em carros de três portas. Em segundo lugar, não gostei muito da caixa de velocidades: embora fosse precisa, curta e muito leve, confesso que me pareceu mais "fraquinha" do que a que tenho no meu Golf V embora - mais uma vez saliente - possa tratar-se de uma opinião estritamente subjectiva. Em terceiro lugar, gostei do motor 1.2TSI: aquilo nem parecia um motor a gasolina, tinha uma força em baixas e um andamento que o aproximava muito mais de um motor diesel; para cidade e estrada pareceu-me um motor quase perfeito embora não tenha tido tempo de o experimentar em acelerações nem na auto-estrada! Um pormenor que gostei foi o facto de o computador de bordo ter um indicador da mudança adequada para o andamento, o que pode ajudar os mais distraídos como eu (sim, já sei que este fórum está recheado de Fanggios e de Ayrton Sennas que não precisam). Por último, ensaiei a unidade durante 4.4KM e registei um consumo de 9.1L no computador de bordo; creio que estes consumos não serão reais em virtude de ter feito um percurso curto, com o motor a frio e ainda sem ter feito a rodagem (registava 1240KM); no entanto, creio que dificilmente andará abaixo dos 8L em cidade embora haja utilizadores neste forum com esse motor que poderão dar uma opinião mais ajuizada do que a minha.

    Preço: a unidade ensaiada (1.2TSI 105CV) tinha um preço "chave na mão" de 24.000.

    (4) Veredicto: claro que não posso dar uma opinião realista com fundamento num ensaio de 4.4KM mas ficam desde já registadas as minhas impressões. Creio que se trata de um bom produto, na linha do Golf, cujo ponto forte reside na estética e no carácter evocativo do original. Tanto pode ser utilizado como carro individual ou pequeno familiar e não tem um preço elevado em relação aos demais modelos da marca ou da concorrência. Sinceramente não creio que seja melhor ou pior do que o Golf; parece-me simplesmente uma alternativa mais chique para quem tiver dinheiro para comprar um Golf mas preferir um carro diferente, uma coqueluche, que oferece uma qualidade equiparável ao Golf sob uma estética mais moderna e diferente. Ressalvo unicamente a questão das mudanças, pelos motivos indicados acima. Em suma, recomendo para quem quiser comprar um brinquedinho com um VW Golf debaixo da carapaça!

    #2
    Também fui fazer um test drive e concordo em tudo o que foi dito.

    Comentário


      #3
      Já o vi ao vivo á meses...No méxico Mas gostei

      Comentário


        #4
        Aposto que foste apanhar o cinto com o braço direito...

        Comentário


          #5
          Só lhe falta o vaso no tablier.

          Comentário


            #6
            Dinamicamente este novo beetle está a anos luz do anterior que era uma verdadeiro trambolho...

            No entanto, como o que vende é design acho que este vai ficar tb a anos luz... em termos de vendas!

            É que este novo design fica assim "no meio do nada"... Como o obejectivo de irem buscar clientes ao publico masculino (algo que excluiram quase por inteiro no anterior modelo) o desenho desta nova geração ficou que nem é carne nem é peixe.

            Acho que como objectivo de agradarem a toda a gente, vai ser um carro que não vai apaixonar ninguém.

            Os homens continuarão a querer um Golf e as mulheres... irão para o 500, para o mini ou, as futuristas, para um ds3.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
              Dinamicamente este novo beetle está a anos luz do anterior que era uma verdadeiro trambolho...

              No entanto, como o que vende é design acho que este vai ficar tb a anos luz... em termos de vendas!

              É que este novo design fica assim "no meio do nada"... Como o obejectivo de irem buscar clientes ao publico masculino (algo que excluiram quase por inteiro no anterior modelo) o desenho desta nova geração ficou que nem é carne nem é peixe.

              Acho que como objectivo de agradarem a toda a gente, vai ser um carro que não vai apaixonar ninguém.

              Os homens continuarão a querer um Scirocco e as mulheres... irão para o 500, para o mini ou, as futuristas, para um ds3.
              Fixed

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                Fixed
                Não percebo esta nova moda do "fixed"... Não domino estas andanças! EU é mais bolos...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                  Dinamicamente este novo beetle está a anos luz do anterior que era uma verdadeiro trambolho...

                  No entanto, como o que vende é design acho que este vai ficar tb a anos luz... em termos de vendas!

                  É que este novo design fica assim "no meio do nada"... Como o obejectivo de irem buscar clientes ao publico masculino (algo que excluiram quase por inteiro no anterior modelo) o desenho desta nova geração ficou que nem é carne nem é peixe.

                  Acho que como objectivo de agradarem a toda a gente, vai ser um carro que não vai apaixonar ninguém.

                  Os homens continuarão a querer um Golf e as mulheres... irão para o 500, para o mini ou, as futuristas, para um ds3.
                  Concordo. E mais...

                  Nestes revivalismos é preciso o contrário daquilo que foi feito com este (e também com o anterior) Beetle: 300% de apelo no estatuto e imagem. E olhamos para ele...e continua a ser um carro...do povo. Feeinho, redondinho, com habitabilidade normal, configurações de cor/estofos normais, motores normais...cadê um modelo claramente especial e distanciado na gama VW???

                  Publico masculino? Eu sei bem qual o publico masculino que se interessam por eles...Porque os outros têm o Scirocco.

                  A fórmula neste caso nunca funcionou. Acredito mesmo que quem teve o original não se interesse por este, ao contrário do que acontece no caso do Mini e do 500. É impossível ficar indiferente a um Abarth SS ou a um JCW...

                  Tem um trunfo face ao Scirocco: o 1.6 tdi. Mas não será suficiente, longe disso. Com o cabrio, veremos mais princesas neles, mas continuará a ser um carro raro.
                  Editado pela última vez por AMGfan; 05 February 2012, 23:08.

                  Comentário


                    #10
                    O Carocha foi um fenómeno mas "demasiado" colado a certas características suas, até porque fazia parte dos planos de conquista / invasão de Hitler o carro não precisar de água em África, nem a congelar na Rússia.

                    Um Carocha tem que ser a ar.

                    Depois boxer, motor traseiro, RWD. Desmontagem da traseira e acesso total ao motor num minuto, etc.

                    De qualquer das formas o carro está agradável e é bom de o ver na gama VW, onde realmente o Scirocco é o único modelo que eu compraria por exemplo. (Estou a gostar também do Up, no que é).

                    Comentário


                      #11
                      Realmente, se não fosse o Scirocco bem que podiamos estar à 10 anos atrás que o plantel actual da Volkswagen actual fazia-me acreditar.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                        O Carocha foi um fenómeno mas "demasiado" colado a certas características suas, até porque fazia parte dos planos de conquista / invasão de Hitler o carro não precisar de água em África, nem a congelar na Rússia.

                        Um Carocha tem que ser a ar.

                        Depois boxer, motor traseiro, RWD. Desmontagem da traseira e acesso total ao motor num minuto, etc.

                        De qualquer das formas o carro está agradável e é bom de o ver na gama VW, onde realmente o Scirocco é o único modelo que eu compraria por exemplo. (Estou a gostar também do Up, no que é).
                        Estes revivalismos vivem exclusivamente da "verdade" estilistica... tudo o que está por baixo da "maquilhagem" ou é extra ou negligenciável...

                        Comentário


                          #13
                          O Rocco é de facto espetacular e ainda por cima é Português.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                            O Rocco é de facto espetacular e ainda por cima é Português.
                            Indeed.

                            Comentário


                              #15
                              Uma particularidade é que pode haver quem não consiga chegar ao Scirocco e tem agora na gama Vw uma outra opção, também "diferente" e mais acessível.

                              É que no Beetle têm o 1.6TDI e o 1.2 TSI, motores de acesso à gama que o tornam mais acessível.

                              Eu ainda não vi nenhum, nem tive tempo para ir fazer o Test Drive, talvez quando vá deixar a minha na revisão peça um.

                              Gostei do relato pormenorizado

                              Comentário


                                #16
                                Um 1.2 por 24000€...upa, upa!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                                  Um 1.2 por 24000€...upa, upa!
                                  deve ser premium como o 500 e esses assim

                                  Comentário

                                  AD fim dos posts Desktop

                                  Collapse

                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                  Collapse
                                  Working...
                                  X