Olá a todos
Esta semana recebi no meu telemóvel um sms do stand onde adquiri a minha viatura a informar que o novo Beetle 1.2 TSI se encontrava em exposição e a convidar para um test-drive. Como tinha alguma curiosidade sobre o carro, resolvi queimar uma horita e ir conhecer a novidade. Ficam aqui registadas as minhas impressões:
(1) estética: este é um elemento estritamente subjectivo mas fiquei com a impressão de que a VW primou neste aspecto. Externamente, o carro tem linhas muito mais próximas do modelo original e não deixa de lembrar um Porsche em alguns pequenos detalhes. Trata-se de um carro com linhas atraentes (na minha opinião), mais agressivas do que o seu antecessor e aparentemente dirigido a um público masculino sem perder o apelo ao feminino. As dimensões parecem ser as mesmas que um Golf de três portas, viatura que parece ter sido o referencial no modelo em muitos outros aspectos. Internamente, a VW empregou um grande cuidado no design interior e - na minha modesta opinião - com resultados muito bons. O carro exibe linhas muito retro e tradicionais, claramente inspiradas no modelo original, que atribuem ao carro um tom claramente evocativo, na linha do que a FIAT tem feito com o 500 e a BMW com o Mini. Ressalta o tablier em plástico da mesma cor da carroçaria, o compartimento dos óculos embutido no tablier, sem prejuízo do porta-luvas no seu lugar original, uma consola central com três círculos entrecruzados, indicando a velocidade, as rotações e o nível do combustível e uma zona do rádio menos sóbria do que nos demais modelos da marca. Fiquei com a impressão de ter sido inspirado no tablier do Fiat 500. Gostei particularmente de terem mantido a tradição germânica de colocar o manómetro circular das luzes no lado esquerdo do condutor embora não aprecie terem-no colocado num plano muito mais elevado e realçado do que o normal (em regra, encontra-se escondido e acessível apenas ao condutor); contudo, trata-se apenas de um detalhe que não ofusca o facto de a marca ter tido bastante cuidado em criar um produto novo, diferente dos demais modelos. Daria 5 estrelas na estética interior!
(2) interior o Beetle engana muito pois - interiormente - temos todo o conforto que oferece um Golf. Os bancos da unidade experimentada são confortáveis e aparenta ter o mesmo espaço interior de um Golf (pelo que os passageiros poderão viajar com conforto mesmo em viagens longas). Surpreendeu-me a facilidade de acesso aos bancos traseiros e o conforto que estes oferecem; tenho 1m79 e 80KG e não me senti minimamente claustrofóbico no acesso e sentado no banco traseiro; creio que para isso contribui o facto de o pilar central do veículo me parecer encontrar-se mais afastado do banco dianteiro do que o normal (pelo menos em comparação com um Golf de 3 portas) embora possa ser apenas uma impressão minha sem apoio em factos objectivos. O carro tem ainda um "pormenor de requinte" que consiste no facto de exibir umas "pegas" em plástico no pilar central para que o passageiro se apoie quando for a sair do carro; elemento claramente inspirado no modelo original e sem grande utilidade prática mas que contribui para o elemento mais forte deste carro: a estética evocativa do modelo clássico! Surpreendente foi a mala: confesso que não estava à espera de uma bagageira tão funda pois não parecia ficar minimamente atrás do meu Golf. De facto a bagageira engana e a VW inspirou-se claramente num outro modelo do mesmo grupo - o Audi TT - para conseguir um carro rasteirinho e com uma bagageira generosa. O que reforça a vocação de "pequeno familiar" deste veículo, uma vez mais, aproximando-se do modelo original.
(3) na estrada: passando para os comandos do veículo, fiquei com uma impressão mista. Em primeiro lugar, a posição de condução pareceu-me agradável após o ajustamento dos bancos reguláveis em altura; só não gostei do facto de o cinto de segurança se encontrar tão afastado do lugar do condutor, obrigando-me a um pequeno exercício de contorcionismo, embora não saiba se isso é normal em carros de três portas. Em segundo lugar, não gostei muito da caixa de velocidades: embora fosse precisa, curta e muito leve, confesso que me pareceu mais "fraquinha" do que a que tenho no meu Golf V embora - mais uma vez saliente - possa tratar-se de uma opinião estritamente subjectiva. Em terceiro lugar, gostei do motor 1.2TSI: aquilo nem parecia um motor a gasolina, tinha uma força em baixas e um andamento que o aproximava muito mais de um motor diesel; para cidade e estrada pareceu-me um motor quase perfeito embora não tenha tido tempo de o experimentar em acelerações nem na auto-estrada! Um pormenor que gostei foi o facto de o computador de bordo ter um indicador da mudança adequada para o andamento, o que pode ajudar os mais distraídos como eu (sim, já sei que este fórum está recheado de Fanggios e de Ayrton Sennas que não precisam). Por último, ensaiei a unidade durante 4.4KM e registei um consumo de 9.1L no computador de bordo; creio que estes consumos não serão reais em virtude de ter feito um percurso curto, com o motor a frio e ainda sem ter feito a rodagem (registava 1240KM); no entanto, creio que dificilmente andará abaixo dos 8L em cidade embora haja utilizadores neste forum com esse motor que poderão dar uma opinião mais ajuizada do que a minha.
Preço: a unidade ensaiada (1.2TSI 105CV) tinha um preço "chave na mão" de 24.000.
(4) Veredicto: claro que não posso dar uma opinião realista com fundamento num ensaio de 4.4KM mas ficam desde já registadas as minhas impressões. Creio que se trata de um bom produto, na linha do Golf, cujo ponto forte reside na estética e no carácter evocativo do original. Tanto pode ser utilizado como carro individual ou pequeno familiar e não tem um preço elevado em relação aos demais modelos da marca ou da concorrência. Sinceramente não creio que seja melhor ou pior do que o Golf; parece-me simplesmente uma alternativa mais chique para quem tiver dinheiro para comprar um Golf mas preferir um carro diferente, uma coqueluche, que oferece uma qualidade equiparável ao Golf sob uma estética mais moderna e diferente. Ressalvo unicamente a questão das mudanças, pelos motivos indicados acima. Em suma, recomendo para quem quiser comprar um brinquedinho com um VW Golf debaixo da carapaça!
Esta semana recebi no meu telemóvel um sms do stand onde adquiri a minha viatura a informar que o novo Beetle 1.2 TSI se encontrava em exposição e a convidar para um test-drive. Como tinha alguma curiosidade sobre o carro, resolvi queimar uma horita e ir conhecer a novidade. Ficam aqui registadas as minhas impressões:
(1) estética: este é um elemento estritamente subjectivo mas fiquei com a impressão de que a VW primou neste aspecto. Externamente, o carro tem linhas muito mais próximas do modelo original e não deixa de lembrar um Porsche em alguns pequenos detalhes. Trata-se de um carro com linhas atraentes (na minha opinião), mais agressivas do que o seu antecessor e aparentemente dirigido a um público masculino sem perder o apelo ao feminino. As dimensões parecem ser as mesmas que um Golf de três portas, viatura que parece ter sido o referencial no modelo em muitos outros aspectos. Internamente, a VW empregou um grande cuidado no design interior e - na minha modesta opinião - com resultados muito bons. O carro exibe linhas muito retro e tradicionais, claramente inspiradas no modelo original, que atribuem ao carro um tom claramente evocativo, na linha do que a FIAT tem feito com o 500 e a BMW com o Mini. Ressalta o tablier em plástico da mesma cor da carroçaria, o compartimento dos óculos embutido no tablier, sem prejuízo do porta-luvas no seu lugar original, uma consola central com três círculos entrecruzados, indicando a velocidade, as rotações e o nível do combustível e uma zona do rádio menos sóbria do que nos demais modelos da marca. Fiquei com a impressão de ter sido inspirado no tablier do Fiat 500. Gostei particularmente de terem mantido a tradição germânica de colocar o manómetro circular das luzes no lado esquerdo do condutor embora não aprecie terem-no colocado num plano muito mais elevado e realçado do que o normal (em regra, encontra-se escondido e acessível apenas ao condutor); contudo, trata-se apenas de um detalhe que não ofusca o facto de a marca ter tido bastante cuidado em criar um produto novo, diferente dos demais modelos. Daria 5 estrelas na estética interior!
(2) interior o Beetle engana muito pois - interiormente - temos todo o conforto que oferece um Golf. Os bancos da unidade experimentada são confortáveis e aparenta ter o mesmo espaço interior de um Golf (pelo que os passageiros poderão viajar com conforto mesmo em viagens longas). Surpreendeu-me a facilidade de acesso aos bancos traseiros e o conforto que estes oferecem; tenho 1m79 e 80KG e não me senti minimamente claustrofóbico no acesso e sentado no banco traseiro; creio que para isso contribui o facto de o pilar central do veículo me parecer encontrar-se mais afastado do banco dianteiro do que o normal (pelo menos em comparação com um Golf de 3 portas) embora possa ser apenas uma impressão minha sem apoio em factos objectivos. O carro tem ainda um "pormenor de requinte" que consiste no facto de exibir umas "pegas" em plástico no pilar central para que o passageiro se apoie quando for a sair do carro; elemento claramente inspirado no modelo original e sem grande utilidade prática mas que contribui para o elemento mais forte deste carro: a estética evocativa do modelo clássico! Surpreendente foi a mala: confesso que não estava à espera de uma bagageira tão funda pois não parecia ficar minimamente atrás do meu Golf. De facto a bagageira engana e a VW inspirou-se claramente num outro modelo do mesmo grupo - o Audi TT - para conseguir um carro rasteirinho e com uma bagageira generosa. O que reforça a vocação de "pequeno familiar" deste veículo, uma vez mais, aproximando-se do modelo original.
(3) na estrada: passando para os comandos do veículo, fiquei com uma impressão mista. Em primeiro lugar, a posição de condução pareceu-me agradável após o ajustamento dos bancos reguláveis em altura; só não gostei do facto de o cinto de segurança se encontrar tão afastado do lugar do condutor, obrigando-me a um pequeno exercício de contorcionismo, embora não saiba se isso é normal em carros de três portas. Em segundo lugar, não gostei muito da caixa de velocidades: embora fosse precisa, curta e muito leve, confesso que me pareceu mais "fraquinha" do que a que tenho no meu Golf V embora - mais uma vez saliente - possa tratar-se de uma opinião estritamente subjectiva. Em terceiro lugar, gostei do motor 1.2TSI: aquilo nem parecia um motor a gasolina, tinha uma força em baixas e um andamento que o aproximava muito mais de um motor diesel; para cidade e estrada pareceu-me um motor quase perfeito embora não tenha tido tempo de o experimentar em acelerações nem na auto-estrada! Um pormenor que gostei foi o facto de o computador de bordo ter um indicador da mudança adequada para o andamento, o que pode ajudar os mais distraídos como eu (sim, já sei que este fórum está recheado de Fanggios e de Ayrton Sennas que não precisam). Por último, ensaiei a unidade durante 4.4KM e registei um consumo de 9.1L no computador de bordo; creio que estes consumos não serão reais em virtude de ter feito um percurso curto, com o motor a frio e ainda sem ter feito a rodagem (registava 1240KM); no entanto, creio que dificilmente andará abaixo dos 8L em cidade embora haja utilizadores neste forum com esse motor que poderão dar uma opinião mais ajuizada do que a minha.
Preço: a unidade ensaiada (1.2TSI 105CV) tinha um preço "chave na mão" de 24.000.
(4) Veredicto: claro que não posso dar uma opinião realista com fundamento num ensaio de 4.4KM mas ficam desde já registadas as minhas impressões. Creio que se trata de um bom produto, na linha do Golf, cujo ponto forte reside na estética e no carácter evocativo do original. Tanto pode ser utilizado como carro individual ou pequeno familiar e não tem um preço elevado em relação aos demais modelos da marca ou da concorrência. Sinceramente não creio que seja melhor ou pior do que o Golf; parece-me simplesmente uma alternativa mais chique para quem tiver dinheiro para comprar um Golf mas preferir um carro diferente, uma coqueluche, que oferece uma qualidade equiparável ao Golf sob uma estética mais moderna e diferente. Ressalvo unicamente a questão das mudanças, pelos motivos indicados acima. Em suma, recomendo para quem quiser comprar um brinquedinho com um VW Golf debaixo da carapaça!
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