A NedCar, na Holanda, está em risco de fechar.
Depois dos Carisma/S40 MkI, a fábrica nunca mais foi a mesma.
Seguiu-se o flop Forfour/Colt e, mais recentemente, nem a adição do Outlander à produção do Colt animou os níveis de produção o suficiente...actualmente a produção não passa das 50.000 unidades/ano o que não é minimamente rentável para se manter a produção europeia (mais vale importar tudo do Japão).
Isto comparativamente a 250.000 unidades em 1999, para se ter uma ideia...
Ao que parece a BMW/MINI poderão pegar naquilo, dado terem actualmente um défice de capacidade produtiva. Oxford já está a rebentar, a Magna-Steyr que produz o Countryman em subcontratação já se vê aflita, vem aí o Paceman e outros...
Fala-se numa venda "por um euro", responsabilizando-se a BMW de fazer os investimentos para adaptar a linha de produção e mantendo os actuais postos de trabalho. Tudo para um objectivo de produção da ordem dos 70-80.000 unidades/ano.
Ou negócio se faz, ou a fábrica vai mesmo ao charco.
Depois dos Carisma/S40 MkI, a fábrica nunca mais foi a mesma.
Seguiu-se o flop Forfour/Colt e, mais recentemente, nem a adição do Outlander à produção do Colt animou os níveis de produção o suficiente...actualmente a produção não passa das 50.000 unidades/ano o que não é minimamente rentável para se manter a produção europeia (mais vale importar tudo do Japão).
Isto comparativamente a 250.000 unidades em 1999, para se ter uma ideia...
Ao que parece a BMW/MINI poderão pegar naquilo, dado terem actualmente um défice de capacidade produtiva. Oxford já está a rebentar, a Magna-Steyr que produz o Countryman em subcontratação já se vê aflita, vem aí o Paceman e outros...
Fala-se numa venda "por um euro", responsabilizando-se a BMW de fazer os investimentos para adaptar a linha de produção e mantendo os actuais postos de trabalho. Tudo para um objectivo de produção da ordem dos 70-80.000 unidades/ano.
Ou negócio se faz, ou a fábrica vai mesmo ao charco.
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