Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico dos fabricantes/carros brasileiros

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Tópico dos fabricantes/carros brasileiros

    Depois de abrir um tópico para mostrar um pouco da marca brasileira Gurgel ( http://forum.autohoje.com/forum-gera...supermini.html ), resolvi criar esse tópico para mostrar um pouco de várias marcas nacionais e modelos de grandes marcas desenvolvidos e fabricados apenas no Brasil.

    A primeira marca que escolhi para o tópico foi a Puma, marca brasileira que até exportou modelos para os EUA e para a Europa.

    Puma GTE





    O anúncio do fim da DKW-Vemag, em 1967, após a marca ter sido absorvida pela VW, transformou a alma do primeiro Puma num fantasma. A mecânica do esportivo estava com os dias contados. Entre GT Malzoni e Puma DKW, cerca de 170 exemplares foram fabricados. A necessidade de criar uma nova base para o esportivo deu origem a um carro completamente novo. A solução encontrada estava no chassi do Karmann Ghia, encurtado em 25 centímetros.

    O motor boxer 1500 refrigerado a ar ganhava um carburador extra e escapamento esportivo. A fórmula rendia 60 cv e 150 km/h de máxima. "A Puma estreou a carburação dupla de fábrica no Brasil, antes até da Volks", diz Felipe Nicoliello, presidente do Puma Clube. O novo desenho mantinha-se fi el à escola italiana, mas, enquanto o Puma DKW se assemelhavam às Ferrari, o novo tinha clara infl uência do Lamborghini Miura. Diferentemente do que muita gente pensa, assim como o GT Malzoni, o "Puma VW" foi criado pelo fazendeiro Genaro "Rino" Malzoni em sua fazenda em Matão (SP), e não por Anísio Campos. "Dei só alguns palpites", diz Anísio.

    GTE na Europa


    Em 1976, a primeira grande mudança. A Puma passa a utilizar o chassi da Brasília e troca os tambores dianteiros por discos de freios. Visualmente, as lanternas traseiras da C10 dão lugar às do TL e da Variant. Surgiram também kits Puma com diferentes comandos de válvulas e relações de marchas, conjuntos de pistão e cilindro que iam de 1 600 a 2 100 cm3, entre outros itens. Segundo Nicoliello, estima-se que se conseguia extrair de 80 a 90 cv dos motores.

    Na edição de outubro de 1970 de QUATRO RODAS, um teste com seis modelos nacionais realizado pelo piloto inglês Stirling Moss incluiu o Puma GT. Moss elogiou a posição ao volante e elegeu a estabilidade como ponto alto. Outro teste coletivo viria em março de 1971. Colin Chapman e Emerson Fittipaldi criticaram os pedais de curso longo, o nível de ruído e a falta de potência, mas gostaram da estabilidade.

    O primeiro teste feito pela revista veio em outubro de 1970. Era um GTE, de exportação que trazia melhorias no acabamento e carburação dupla Solex 40. Com 70 cv, ele chegava a 165 km/h. O texto notava a saída de traseira e elogiava a embreagem, as respostas da direção e o consumo. Em 1971, a linha foi enriquecida com o Puma GTE Spyder, versão conversível, com teto de lona e, opcionalmente, rígido. Em 1973, os piscas dianteiros já eram embutidos, acima do pára-choque, e o painel de madeira deu lugar a um de fibra. O conversível passava a se chamar GTS.





    Motor: traseiro, 4 cilindros opostos horizontalmente, refrigerado a ar
    Cilindrada: 1 584 cm3
    Diâmetro x curso: 85,5 x 69 mm
    Taxa de compressão: 7,8:1
    Potência: 90 cv a 5 200 rpm
    Torque: 13,2 mkgf a 3 000 rpm
    Câmbio: manual de 4 marchas
    Dimensões: comprimento, 395 cm; largura, 159 cm; altura, 114 cm; entreeixos 215 cm
    Peso: 700 kg
    Pneus: 165 SR 14 na frente e 185 SR 14 atrás
    Editado pela última vez por Murillo; 12 March 2012, 01:10.

    #2


    Outros nomes marcaram a vida do Puma VW. Em 1981, o GTi e o GTc substituíram, respectivamente, o GTE e o GTS. Os pára-choques passaram a ser envolventes, mas o desempenho deixava os esportivos atrás de carros de série mais baratos. Outra revisão de estilo viria um ano mais tarde, com o P018. Com linhas mais retas e próximas do Puma GTB (seu irmão maior com mecânica de Opala), o modelo ainda usava motor VW a ar, mas com suspensão McPherson de Variant II no eixo traseiro. "Ficou mais estável, parecia um kart", diz Nicoliello. Ar-condicionado e vidros elétricos conferiam o alento da sofi sticação.

    Após o fim da produção, em 1985, os Puma voltaram a ser fabricados pela Alfa Metais em 1988 - depois de uma tentativa da Araucária S.A. -, em Curitiba, com o nome AM-1 e AM-2 (conversível). O motor AP- 1600 refrigerado a água foi a maior diferença do AM-3 de 1989. Também havia um chassi tubular e bancos Recaro. Cupê e conversível, batizado de AM-4, usaram ainda o motor AP-1800. Pouco depois, em 1994, com a grande oferta importados, o Puma saía definitivamente de linha para entrar na história

    Puma GTc (pós 1980)




    Aqui a linha de montagem
    Editado pela última vez por Murillo; 12 February 2012, 01:48.

    Comentário


      #3
      Murillo parabéns pela tua contribuição neste fórum.

      Tenho conhecido muitos carros que nem imaginei que existiriam,visto que não existem aqui na Europa.

      Forte Abraço.

      Comentário


        #4
        Puma GTB



        Quando QUATRO RODAS publicou o primeiro teste do Puma GTB, na edição de setembro de 1974, o carro ainda era um protótipo. Mas não propriamente uma novidade. O esportivo já havia sido mostrado ao público no Salão do Automóvel de 1972, época em que ainda era chamado de Puma GTO (Gran Turismo Omologato) ou apenas Puma Opala. Esse longo intervalo só fez alimentar uma fila que crescia desde sua primeira aparição no estande da marca. Com razão, a fábrica acreditava que um cupê 2 + 2 com desempenho de deixar o bem-sucedido Puma refrigerado a ar comendo poeira, e que ainda por cima exibisse porte de esportivo americano, seria recebido de braços e carteiras abertos.

        A mecânica Opala, com sua conhecida simplicidade, servia à perfeição, quase o equivalente à base VW para os Puma GT. A diferença é que não seria apenas o caso de "vestir" um chassi já pronto, como no passado, uma vez que o Opala tinha estrutura monobloco.

        Um chassi tubular foi desenvolvido para receber a carroceria de fibra de vidro do Puma GTB. Com exceção da plataforma, boa parte dos componentes vinha mesmo do Opala. Além do conjunto motor e câmbio, vinham da GM a suspensão dianteira e o sistema de freios, a disco na frente e tambor atrás, entre outros componentes. O motor era o 4100 - a adoção do 250S, mais potente e então um lançamento recente, só seria adotado mais tarde, na versão GTB 250S. Naquela época, acreditava-se que haveria também uma versão "econômica" do GTB, com motor de quatro cilindros, idéia que não passou de mera ficção.





        O protótipo do GTB causou boa impressão naquele primeiro teste. Até os 130 km/h, a estabilidade foi elogiada. Acima disso, as irregularidades no piso faziam o Pumão abandonar a boa conduta e adquirir caráter errante. Nas curvas, as grandes "talas" das rodas Scorro calçadas com pneus radiais Pirelli, produzidos exclusivamente, mais o centro de gravidade baixo, grudavam o carro no chão.

        No ano seguinte (edição de março de 1975), a bordo do GTB de produção normal, com motor de 140 cavalos, Emerson Fittipaldi deu sua opinião sobre o novo Puma: "Com a mesma mecânica do Opala, o GTB é um carro esportivo feito de maneira quase artesanal, em pequenas quantidades. Para comparar-se aos europeus, será preciso fazer algumas mudanças: a direção ficaria mais leve se fosse hidráulica e uma suspensão mais dura poderia eliminar a inclinação excessiva nas curvas. Mas o GTB é bonito, com freios eficientes, todos os instrumentos de um esportivo e, para sua categoria, tem conforto". A moleza da suspensão traseira com molas semi-elípticas, adotadas no lugar das helicoidais que equipam os Opala, foi alvo de críticas por parte do piloto. "O GTB inclina muito nas curvas", afirmou Emerson

        Comentário


          #5




          Ao final de 1978 o GTB recebeu mudanças. Contrariando a moda da época dos faróis retangulares, a Puma optou por conjuntos ópticos duplos redondos. Eram embutidos na grade preta que combinava com o pára-choque da mesma cor. Uma solução sóbria, que deixou o Puma com desenho mais atualizado e agressivo, como você pode conferir pelo Puma que avaliamos, um GTB S/2 1979. Pelo preço de um modelo da nova geração, podia-se comprar quase três Passat LS zero-quilômetro.

          Quem, como eu, tiver o prazer de dirigir um desses, verá que, passados tantos anos, o carrão ainda é bom de andar, com direito a bancos de couro, direção hidráulica, ar-condicionado e cintos retráteis. A posição de dirigir quase deitada e o painel completo e envolvente induzem o mais pacato dos motoristas a se acreditar piloto. De saída, já conta ponto o hoje raro prazer de dirigir um carro de tração traseira. Nas trocas de marcha, também faz diferença a precisão do pioneiro câmbio de quatro marchas dos Opala, com engates curtos, acompanhados do "clic-clac" característico. O motor 250S é suave e ganha rotação com um apetite que dá gosto. Dá para sentir o motor inspirando o ar enquanto sorve a gasolina com a volúpia de um adolescente diante de um milk shake. O 250S sobe de giro rápido, alimentado pelo carburador de corpo duplo. O rodar é confortável, mas firme. Os desacertos da suspensão, detectados nas primeiras fornadas de GTB, ficaram no passado por conta de alteração na carga das molas e novas calibragens dos amortecedores.

          O carro permaneceu praticamente o mesmo até deixar de ser fabricado, no final de 1984. Mas foi ressurgir mais de três anos depois, fabricado pela Araucária Veículos, empresa que, sob licença da Puma, fazia o carro em Curitiba e tinha planos de exportar o modelo. No entanto, foram produzidos - e documentados - apenas 23 carros. No final de 1988 a fábrica já havia trocado de comando e o carro chegou a ser produzido e comercializado com o nome de AMV (iniciais de Alfa Metais Veículos) até 1992, ano em que o carro hibernou, ao que tudo indica, para sempre. E, assim como vem ocorrendo com seu irmão menor, o Puma VW, o preço de um GTB em bom estado está acelerando na subida

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por TomeSilva Ver Post
            Murillo parabéns pela tua contribuição neste fórum.

            Tenho conhecido muitos carros que nem imaginei que existiriam,visto que não existem aqui na Europa.

            Forte Abraço.
            Eu gosto da troca de informações/experiências. Vejo o fórum todo dia e vejo carros que também não imaginei que existissem.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Murillo Ver Post
              Eu gosto da troca de informações/experiências. Vejo o fórum todo dia e vejo carros que também não imaginei que existissem.
              Sim,aumenta o conhecimento de ambas as partes.

              Abraço.

              Comentário


                #8
                Belas máquinas que foram produzidas no Brasil. Faz-me lembrar marcas de carros desportivos portugueses que existiram noutros tempos.

                Todavia perante as dimensões e crescimento económico que o Brasil tem registado nos últimos anos até me admira que ainda não haja uma marca com verdadeiro carimbo nacional.
                Editado pela última vez por LUSOPOWER; 12 February 2012, 02:23.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por LUSOPOWER Ver Post
                  Belas máquinas que foram produzidas no Brasil. Faz-me lembrar marcas de carros desportivos portugueses que existiram noutros tempos.

                  Todavia perante as dimensões e crescimento económico que o Brasil tem registado nos últimos anos até me admira que ainda não haja uma marca com verdadeiro carimbo nacional.
                  Surgiram boatos há uns anos de que a Gurgel voltaria, e que estava procurando apoio mecânico de alguma marca grande européia ou americana.. Mas não se falou mais nisso.

                  Comentário


                    #10
                    Esta Puma chegou a ter uns carritos interessantes.

                    Conheci a marca numa rubrica que a Topos & Clássicos costumava trazer (não sei se ainda traz, já há algum tempo que não se compra cá por casa) sobre carros made in Brasil.

                    Tenho ideia que a indústria automóvel brasileira nesta altura era bastante fértil quer em modelos próprios de várias marcas (como o VW SP2), quer em marcas próprias que foram surgindo.


                    Já agora, uma sugestão: porque não juntar esta informação toda num tópico só para não ficar tão dispersa?

                    Comentário


                      #11
                      Espectacular este carro.

                      Comentário


                        #12
                        Conheço esta marca desde os anos 80 porque comprei uma revista brasileira de automóveis nessa altura. Tinha uns 12-13 anos.
                        Lembro-me muito bem da reportagem que tinha sobre essa marca e aprendi que o termo "envenenar" um carro era o mesmo que "kitar" cá em PT.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Murillo Ver Post


                          GTE na Europa



                          adorei estas versões.

                          Comentário


                            #14
                            Parecem Americanos, Corvettes, Mustangs, etc...

                            Parabéns pela Thread, é para estas curiosidades que fóruns como este são criados

                            Comentário


                              #15
                              Imperdível para quem se interessa por este tema : automovel no brasil

                              Comentário


                                #16
                                Eu ja tinha visto uma vez um artigo numa revista de classicos, sobre os carros brasileiros, incluindo esta marca PUMA. Havia outros parecidos com carros de marcas americanas e europeias. Ainda recordo um carro que era identico ao Jensen Interceptor, até se dizia que a Jensen tinha copiado o modelo. Não recordo o nome do carro, mas o Murillo é capaz de saber.

                                Comentário


                                  #17
                                  É o Brasinca 4200 GT Uirapuru (falou-se disso na edição n.º 58 da "Motor Clássico", página 31, e também no fórum da revista é feita essa referência).
                                  Editado pela última vez por LinoMarques; 12 February 2012, 13:24.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Estes sim, mercem ser falados. Belos carros que aí estão..

                                    Comentário


                                      #19
                                      Aqui está um, que apanhei em tempos por cá e com matrícula tuga.

                                      Se não estou em erro, é um GTE 1600.



                                      Comentário


                                        #20
                                        Esses carros são faceis de manter em bom estado por causa da mecânica VW e Chevrolet. O GTE é o mais comum, já o GTB é mais raro.
                                        Editado pela última vez por Murillo; 13 February 2012, 12:18.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por TILT Ver Post
                                          Esta Puma chegou a ter uns carritos interessantes.

                                          Conheci a marca numa rubrica que a Topos & Clássicos costumava trazer (não sei se ainda traz, já há algum tempo que não se compra cá por casa) sobre carros made in Brasil.

                                          Tenho ideia que a indústria automóvel brasileira nesta altura era bastante fértil quer em modelos próprios de várias marcas (como o VW SP2), quer em marcas próprias que foram surgindo.


                                          Já agora, uma sugestão: porque não juntar esta informação toda num tópico só para não ficar tão dispersa?

                                          É uma idéia... Fica mais fácil? Ou eu coloco o link dos tópicos, como fiz no primeiro post

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Murillo Ver Post
                                            Surgiram boatos há uns anos de que a Gurgel voltaria, e que estava procurando apoio mecânico de alguma marca grande européia ou americana.. Mas não se falou mais nisso.
                                            Por falar nisso, creio que há pelo menos uma marca que parece-me ainda estar no activo. A Troller ou JPX com motores da Ford? Corrige-me se estiver errado.
                                            Por cá os jipes nacionais mais famosos que tivemos foram os UMM. Entretanto a marca começou a perder terreno e deixou de produzir definitivamente em 2006. As mecânicas eram de origem Peugeot, aliás, muitos componentes eram franceses.

                                            Não sei se conheces, o carro é este:
                                            Editado pela última vez por LUSOPOWER; 12 February 2012, 19:37.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Murillo, junta todas as marcas de carros brasileiros num só tópico. Acho que é melhor para não se correr o risco de perdermos carros interessantes.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                                Aqui está um, que apanhei em tempos por cá e com matrícula tuga.

                                                Se não estou em erro, é um GTE 1600.
                                                Está aí um carro muito engraçado.

                                                Motorizações?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Murillo Ver Post
                                                  Esses carros são faceis de manter em bom estado por causa da mecânica Ford e Chevrolet. O GTE é o mais comum, já o GTB é mais raro.
                                                  O GTB tinha o motor do Opala se não estou em erro, havia algum motor Ford?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Murillo Ver Post
                                                    É uma idéia... Fica mais fácil? Ou eu coloco o link dos tópicos, como fiz no primeiro post
                                                    Até pensei que era essa a tua idéia inicial..

                                                    Um tópico intitulado "As marcas/modelos brasileiros mais marcantes da história automóvel", ou algo do género

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Por que a UMM parou de produzir? Mesma situação da Puma e da Gurgel?


                                                      Vou fazer tudo neste tópico.. Como mudo o título?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por bacalao Ver Post
                                                        O GTB tinha o motor do Opala se não estou em erro, havia algum motor Ford?
                                                        A Puma nunca usou motores Ford.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Murillo Ver Post
                                                          Esses carros são faceis de manter em bom estado por causa da mecânica Ford e Chevrolet. O GTE é o mais comum, já o GTB é mais raro.
                                                          Foi por isto que perguntei sobre os motores Ford.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Vou editar Escrevi Ford mas estava a pensar em VW

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X