Boa Tarde pessoal.
Apesar de já prever as respostas, quero ver o que diz o pessoal por aqui!
Como alguns certamente por aqui saberão, possuo um Ibiza 1.4 TDI 75cv de 5 lugares/5portas, que conta neste momento com 108 mil kms, o carro é de Setembro de 2005 e está em bom estado.
Até agora não tenho nada a apontar ao carro, zero problemas, consumos baixos, não sendo um sprinter, chega para 70% da minha utilização, mas tem de haver sempre um mas...
Mas pois, eu sempre quis ter um Ibiza FR, equipado com o motor 1.9 TDI de 130cv.
E agora apareceu-me um negócio de um Ibiza FR, Van (aqui é que está o problema), 1.9 TDI 130cv, 10 meses mais antigo que o meu Ibiza 1.4 TDI, com 140 mil (+ ~30 mil kms), absolutamente original, sem nenhuma alteração, até tem a publicidade da Santogal (Auto-Competição)(!!!) e lettering atrás, com tudo feito na SEAT, pneus a meio piso, etc, etc...
O meu carro neste momento também está porreiro, tem a correia de distribuição trocada há uns 5000 kms, troquei-lhe as pastilhas também há pouco tempo, tem jantes novas (que precisam de ser desempenadas) e os 4 pneus em bom estado, mas lá para o fim do ano irá precisar de 4 pneus. De resto é meter-lhe gasóleo e trocar o óleo porque não precisa mesmo de nada.
O FR daqui a 40 mil kms precisará da correia de distribuição novamente, mas isso não é problema, para mim é 1 ano quase 2 para chegar aos 180 mil. De resto não precisa também de nada.
Agora a questão da utilização: Eu faço cerca de 25 mil kms por ano, sendo que 70% deles são fora da cidade, nomeadamente em estrada nacional e alguns em AE. Aqui o 1.4 TDI chega-me, mas tenho a certeza que o 1.9 TDI 130cv cairá que nem uma luva na utilização que faço, especialmente em recuperações e ultrapassagens em EN, deverá ser tudo muito mais tranquilo. Em cidade o 1.9 TDI com as suas excelentes baixas também não me deixará desiludido.
Em termos de equipamento estão os 2 em pé de igualdade, porque o meu Ibiza não está nada mal equipado, até é dos 1.4 TDIs mais equipados que já vi, trazendo a panóplia de coisas que estamos habituados, como Climatronic, CB, VE, Alarme, Espelhos eléctricos aquecidos e rebativeis electronicamente, 4 airbags, Rádio com CD Mp3, o FR apenas tem a mais que o meu, o ESP (que até é importante) acho que entrada AUX, suspensão e bancos desportivos, de resto parecem-me iguais. Claro que o FR tem mais pormenores que o meu, tipo saída de escape dupla, volante mais desportivo, etc etc... Mas também não é por aí que fico a ganhar ou a perder dum para o outro, até porque o único extra que valorizo no FR é o ESP, que para um carro daqueles (não é super-desportivo, mas é espigadote), deve ser importante.
O meu Ibiza 1.4 TDI desde que o comprei a sua média geral anda em torno dos 5.2l/100km, porque também não conduzo assim tanto para os consumos quanto isso. Mas creio que em AE para os ritmos a que ando (sempre a 140km/h, que no 1.4 TDI são 3200rpm e no FR devem ser umas 2700rpm em 6ª) cheira-me que o FR beberá menos. Em nacional em 6ª devem ficar muito equivalentes, ou o FR a beber pouco mais. O FR consumirá mais será talvez em cidade... Por isso o consumo não será problema.
Em termos de manutenção levam os 2 o mesmo óleo, por isso não é por aí.
Em termos de IUC, o 1.4 TDI paga 16€ e o FR 33€, portanto também não é por aí.
Depois chega o problema dos lugares, eu ando quase sempre sozinho ou com 1 passageiro no máximo. Ok, às vezes ando com o carro cheio, mas isso é apenas muito ocasionalmente.
O FR também me dava jeito numa coisa, que é a capacidade de carga, eu todas as semanas costumo andar com a bagageira cheia (estudo e moro fora e todos os FDS levo saco de roupa, mochilas, etc...)... E no 5 lugares tenho sempre que trazer algo no banco de trás.
Ah, a ideia é não gastar dinheiro extra, até porque este FR está a um excelente preço para o preço a que estes carros costumam andar... Está ao preço a que se vendem os Sport Van de 2002.
Digam coisas pessoal...
Cumprimentos.
Apesar de já prever as respostas, quero ver o que diz o pessoal por aqui!
Como alguns certamente por aqui saberão, possuo um Ibiza 1.4 TDI 75cv de 5 lugares/5portas, que conta neste momento com 108 mil kms, o carro é de Setembro de 2005 e está em bom estado.
Até agora não tenho nada a apontar ao carro, zero problemas, consumos baixos, não sendo um sprinter, chega para 70% da minha utilização, mas tem de haver sempre um mas...
Mas pois, eu sempre quis ter um Ibiza FR, equipado com o motor 1.9 TDI de 130cv.
E agora apareceu-me um negócio de um Ibiza FR, Van (aqui é que está o problema), 1.9 TDI 130cv, 10 meses mais antigo que o meu Ibiza 1.4 TDI, com 140 mil (+ ~30 mil kms), absolutamente original, sem nenhuma alteração, até tem a publicidade da Santogal (Auto-Competição)(!!!) e lettering atrás, com tudo feito na SEAT, pneus a meio piso, etc, etc...
O meu carro neste momento também está porreiro, tem a correia de distribuição trocada há uns 5000 kms, troquei-lhe as pastilhas também há pouco tempo, tem jantes novas (que precisam de ser desempenadas) e os 4 pneus em bom estado, mas lá para o fim do ano irá precisar de 4 pneus. De resto é meter-lhe gasóleo e trocar o óleo porque não precisa mesmo de nada.
O FR daqui a 40 mil kms precisará da correia de distribuição novamente, mas isso não é problema, para mim é 1 ano quase 2 para chegar aos 180 mil. De resto não precisa também de nada.
Agora a questão da utilização: Eu faço cerca de 25 mil kms por ano, sendo que 70% deles são fora da cidade, nomeadamente em estrada nacional e alguns em AE. Aqui o 1.4 TDI chega-me, mas tenho a certeza que o 1.9 TDI 130cv cairá que nem uma luva na utilização que faço, especialmente em recuperações e ultrapassagens em EN, deverá ser tudo muito mais tranquilo. Em cidade o 1.9 TDI com as suas excelentes baixas também não me deixará desiludido.
Em termos de equipamento estão os 2 em pé de igualdade, porque o meu Ibiza não está nada mal equipado, até é dos 1.4 TDIs mais equipados que já vi, trazendo a panóplia de coisas que estamos habituados, como Climatronic, CB, VE, Alarme, Espelhos eléctricos aquecidos e rebativeis electronicamente, 4 airbags, Rádio com CD Mp3, o FR apenas tem a mais que o meu, o ESP (que até é importante) acho que entrada AUX, suspensão e bancos desportivos, de resto parecem-me iguais. Claro que o FR tem mais pormenores que o meu, tipo saída de escape dupla, volante mais desportivo, etc etc... Mas também não é por aí que fico a ganhar ou a perder dum para o outro, até porque o único extra que valorizo no FR é o ESP, que para um carro daqueles (não é super-desportivo, mas é espigadote), deve ser importante.
O meu Ibiza 1.4 TDI desde que o comprei a sua média geral anda em torno dos 5.2l/100km, porque também não conduzo assim tanto para os consumos quanto isso. Mas creio que em AE para os ritmos a que ando (sempre a 140km/h, que no 1.4 TDI são 3200rpm e no FR devem ser umas 2700rpm em 6ª) cheira-me que o FR beberá menos. Em nacional em 6ª devem ficar muito equivalentes, ou o FR a beber pouco mais. O FR consumirá mais será talvez em cidade... Por isso o consumo não será problema.
Em termos de manutenção levam os 2 o mesmo óleo, por isso não é por aí.
Em termos de IUC, o 1.4 TDI paga 16€ e o FR 33€, portanto também não é por aí.
Depois chega o problema dos lugares, eu ando quase sempre sozinho ou com 1 passageiro no máximo. Ok, às vezes ando com o carro cheio, mas isso é apenas muito ocasionalmente.
O FR também me dava jeito numa coisa, que é a capacidade de carga, eu todas as semanas costumo andar com a bagageira cheia (estudo e moro fora e todos os FDS levo saco de roupa, mochilas, etc...)... E no 5 lugares tenho sempre que trazer algo no banco de trás.
Ah, a ideia é não gastar dinheiro extra, até porque este FR está a um excelente preço para o preço a que estes carros costumam andar... Está ao preço a que se vendem os Sport Van de 2002.
Digam coisas pessoal...
Cumprimentos.
Comentário