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Trocar Ibiza 1.4 TDI por Ibiza 1.9 TDI FR - Sim ou não?!

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    Trocar Ibiza 1.4 TDI por Ibiza 1.9 TDI FR - Sim ou não?!

    Boa Tarde pessoal.

    Apesar de já prever as respostas, quero ver o que diz o pessoal por aqui!

    Como alguns certamente por aqui saberão, possuo um Ibiza 1.4 TDI 75cv de 5 lugares/5portas, que conta neste momento com 108 mil kms, o carro é de Setembro de 2005 e está em bom estado.

    Até agora não tenho nada a apontar ao carro, zero problemas, consumos baixos, não sendo um sprinter, chega para 70% da minha utilização, mas tem de haver sempre um mas...

    Mas pois, eu sempre quis ter um Ibiza FR, equipado com o motor 1.9 TDI de 130cv.

    E agora apareceu-me um negócio de um Ibiza FR, Van (aqui é que está o problema), 1.9 TDI 130cv, 10 meses mais antigo que o meu Ibiza 1.4 TDI, com 140 mil (+ ~30 mil kms), absolutamente original, sem nenhuma alteração, até tem a publicidade da Santogal (Auto-Competição)(!!!) e lettering atrás, com tudo feito na SEAT, pneus a meio piso, etc, etc...

    O meu carro neste momento também está porreiro, tem a correia de distribuição trocada há uns 5000 kms, troquei-lhe as pastilhas também há pouco tempo, tem jantes novas (que precisam de ser desempenadas) e os 4 pneus em bom estado, mas lá para o fim do ano irá precisar de 4 pneus. De resto é meter-lhe gasóleo e trocar o óleo porque não precisa mesmo de nada.

    O FR daqui a 40 mil kms precisará da correia de distribuição novamente, mas isso não é problema, para mim é 1 ano quase 2 para chegar aos 180 mil. De resto não precisa também de nada.

    Agora a questão da utilização: Eu faço cerca de 25 mil kms por ano, sendo que 70% deles são fora da cidade, nomeadamente em estrada nacional e alguns em AE. Aqui o 1.4 TDI chega-me, mas tenho a certeza que o 1.9 TDI 130cv cairá que nem uma luva na utilização que faço, especialmente em recuperações e ultrapassagens em EN, deverá ser tudo muito mais tranquilo. Em cidade o 1.9 TDI com as suas excelentes baixas também não me deixará desiludido.

    Em termos de equipamento estão os 2 em pé de igualdade, porque o meu Ibiza não está nada mal equipado, até é dos 1.4 TDIs mais equipados que já vi, trazendo a panóplia de coisas que estamos habituados, como Climatronic, CB, VE, Alarme, Espelhos eléctricos aquecidos e rebativeis electronicamente, 4 airbags, Rádio com CD Mp3, o FR apenas tem a mais que o meu, o ESP (que até é importante) acho que entrada AUX, suspensão e bancos desportivos, de resto parecem-me iguais. Claro que o FR tem mais pormenores que o meu, tipo saída de escape dupla, volante mais desportivo, etc etc... Mas também não é por aí que fico a ganhar ou a perder dum para o outro, até porque o único extra que valorizo no FR é o ESP, que para um carro daqueles (não é super-desportivo, mas é espigadote), deve ser importante.

    O meu Ibiza 1.4 TDI desde que o comprei a sua média geral anda em torno dos 5.2l/100km, porque também não conduzo assim tanto para os consumos quanto isso. Mas creio que em AE para os ritmos a que ando (sempre a 140km/h, que no 1.4 TDI são 3200rpm e no FR devem ser umas 2700rpm em 6ª) cheira-me que o FR beberá menos. Em nacional em 6ª devem ficar muito equivalentes, ou o FR a beber pouco mais. O FR consumirá mais será talvez em cidade... Por isso o consumo não será problema.

    Em termos de manutenção levam os 2 o mesmo óleo, por isso não é por aí.
    Em termos de IUC, o 1.4 TDI paga 16€ e o FR 33€, portanto também não é por aí.

    Depois chega o problema dos lugares, eu ando quase sempre sozinho ou com 1 passageiro no máximo. Ok, às vezes ando com o carro cheio, mas isso é apenas muito ocasionalmente.

    O FR também me dava jeito numa coisa, que é a capacidade de carga, eu todas as semanas costumo andar com a bagageira cheia (estudo e moro fora e todos os FDS levo saco de roupa, mochilas, etc...)... E no 5 lugares tenho sempre que trazer algo no banco de trás.

    Ah, a ideia é não gastar dinheiro extra, até porque este FR está a um excelente preço para o preço a que estes carros costumam andar... Está ao preço a que se vendem os Sport Van de 2002.

    Digam coisas pessoal...

    Cumprimentos.
    Editado pela última vez por Gmigas; 12 February 2012, 17:46.

    #2
    Melhor é...

    Se eu trocaria? Não sei...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
      Melhor é...

      Se eu trocaria? Não sei...
      Tu também já tiveste um Ibiza Van pá. E 1.9 PD100cv que é um excelente motor.

      Vá, mete-te lá no meu lugar com 19 anos.

      Comentário


        #4
        há sempre um mas para trocar de carro, mas há imensos mas que aparecem quando se olha para 'o substituto'.

        o teu ibiza, compraste-o novo? é a velha questão. se sim, sabes que manutenção lhe foi dada até hoje e como o trataste. estares a trocar isso por outro que não sabes de onde vem, acarreta sempre um grau de insegurança. tem tudo de origem? não quer dizer nada. está a um preço mais barato do que o que costuma estar? eu desconfio sempre dessas coisas porque ninguém dá nada a ninguém.


        a verdade é uma: é mais velho que o teu, com mais 30 mil kms que o teu, com manutenção por fazer que já fizeste no teu, com menos 3 lugares que o teu. isso para mim não compensa o upgrade no motor.

        percebo que seja algo aliciante, mas nestas coisas e nestes tempos é preciso ter um pouco mais de racionalidade. não falaste em valores propriamente ditos, mas presumo que seja troca por troca. mesmo assim continuo a achar que não compensa. se queres algo melhor, espera até poderes ter algo em condições e sem agires num impeto do qual te possas arrepender. andei muitos anos com o fatídico 1.4 hdi de 70cv num peugeot 307 e certo dia tive a oportunidade de troca por um 206 1.6 hdi 110cv. não o fiz, embora também fosse bastante apetecível no momento. foi uma questão de esperar até poder ter algo que me 'completasse' mais.

        espero ter ajudado

        Comentário


          #5
          Se queres performances o PD130 é de facto muito bom!

          Não esperes é os consumos que fazes no 1.4 TDI, digas o que disseres, e por muita teoria que haja, o 1.9 TDI vai gastar sempre mais, é daqueles motores em que se carregares a fundo ele dispara mas o consumo também acompanha.

          É uma escolha muito difícil devido ao bom estado do teu, mas se tens possibilidade para tal eu não olharia para trás, o ibiza com esse motor tem um disparo muito bom, ultrapassagens em nacional fazem-se de forma muito tranquilo, recuperações carregas em 6ª a 80km/h e vês logo o ponteiro da velocidade a subir.

          Acredito que se deres uma volta num vais querer trocar o teu, independentemente do bom estado em que esteja.

          É um carro com outra alma, com sangue na guelra ao contrário do 1.4 TDI que apenas cumpre.

          Já no que respeita a possíveis problemas é sempre uma incógnita, a qual vais ter que aguentar.

          Na minha opinião, e a ter possibilidades trocaria, aquele motor montado no ibiza é qualquer coisa, e o sorriso arrancado em cada aceleração vale bem o esforço.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
            Tu também já tiveste um Ibiza Van pá. E 1.9 PD100cv que é um excelente motor.

            Vá, mete-te lá no meu lugar com 19 anos.
            Basicamente, tenho exactamente as mesmas questões que, aparentemente, tu tens.

            Ou seja, sabes que o FR é muito melhor em todos os aspectos que o teu actual ibiza.... excepto em dois pontos:

            1 . Só tem 2 lugares (se não te fizessem falta os 5, pq compraste o 1,4tdi 5 lug e não logo o FR van, o PVP devia andar mt proximo...)
            2. Apesar de teres boas referencias dos estado em que esse FR está, não tens a mesma certeza como a tens em relaão ao teu actual 1.4 certo?

            A minha tentação seria para trocar, caso não envolvesse qq custo, no entanto, estaria sempre desconfortável com receio de ter feito asneira...

            Acho que preferiria esperar e qd desse, trocava por algo "mais à séria".

            PS-Tens 19?! Xiça... andas por cá desde que idade, os 12?!?!?!?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por djm Ver Post
              há sempre um mas para trocar de carro, mas há imensos mas que aparecem quando se olha para 'o substituto'.

              o teu ibiza, compraste-o novo? é a velha questão. se sim, sabes que manutenção lhe foi dada até hoje e como o trataste. estares a trocar isso por outro que não sabes de onde vem, acarreta sempre um grau de insegurança. tem tudo de origem? não quer dizer nada. está a um preço mais barato do que o que costuma estar? eu desconfio sempre dessas coisas porque ninguém dá nada a ninguém.

              Não, o meu Ibiza foi comprado em boas condições, foi comprado a um avaliador do Entreposto e o carro tinha sido dado para retoma há umas semanas à troca por um Ibiza 6J. E já o tenho há 1 ano. Tinha tudo comprovado e carimbado (tenho, por exemplo, todas as folhas de IPO do carro e todos os comprovativos de pagamento de selo/IUC, bem como facturas de algumas revisões), daí ter comprado o meu, pois estava aparentemente tudo em ordem. Este FR é de um particular que o comprou novo e era o carro dele de dia a dia, e o Sr. que acho que tem uma E60 530d e quer trocar o FR por um Cabrio, o Ibiza penso ser o carro dele do dia a dia, falamos de alguém já bem mais velho e por isso duvido que ande propriamente a derreter no Ibiza, especialmente se tem um 30d em casa.


              a verdade é uma: é mais velho que o teu, com mais 30 mil kms que o teu, com manutenção por fazer que já fizeste no teu, com menos 3 lugares que o teu. isso para mim não compensa o upgrade no motor.

              A manutenção tá em pé de igualdade. À excepção da distribuição que o meu é de 120 em 120 mil porque é de 2005 e aquele é de 90 em 90 mil porque é de 2004, mas isso a mim pouco me importa. Mas sim, tens razão.

              percebo que seja algo aliciante, mas nestas coisas e nestes tempos é preciso ter um pouco mais de racionalidade. não falaste em valores propriamente ditos, mas presumo que seja troca por troca. mesmo assim continuo a achar que não compensa. se queres algo melhor, espera até poderes ter algo em condições e sem agires num impeto do qual te possas arrepender. andei muitos anos com o fatídico 1.4 hdi de 70cv num peugeot 307 e certo dia tive a oportunidade de troca por um 206 1.6 hdi 110cv. não o fiz, embora também fosse bastante apetecível no momento. foi uma questão de esperar até poder ter algo que me 'completasse' mais.

              espero ter ajudado
              A bold...

              Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
              Se queres performances o PD130 é de facto muito bom!

              Não é apenas a questão de querer performances, ok, é óbvio que também penso nisso, mas eu raramente ando a rebentar (para um jovem condutor, faço cerca de 30 mil kms por ano, o que me parece um bocado fora do comum, pelo menos pelo que vejo dos meus amigos), por isso preciso da minha carta... Este FR apenas me traria mais conforto em EN e AE e claro, alguma diversão extra. Mas também algum perigo extra, já que Kit de unhas = 0, embora ache que já conheça minimamente o que esperar do Ibiza em termos de chassis. Embora isso pouco importe, porque conheço o 1.4 TDI, e o FR deve pôr um gajo mais à prova.

              Não esperes é os consumos que fazes no 1.4 TDI, digas o que disseres, e por muita teoria que haja, o 1.9 TDI vai gastar sempre mais, é daqueles motores em que se carregares a fundo ele dispara mas o consumo também acompanha.

              Não sei... Eu desde que meti jantes 16" no meu 1.4 TDI que o consumo aumentou cerca de ~0.5l/100km, ou seja, em EN faço entre 4 a 4.5 a pastar, se andar na boa, 4.5 a 5. Em AE o céu é o limite, a 140 faço sempre mais de 6.

              É uma escolha muito difícil devido ao bom estado do teu, mas se tens possibilidade para tal eu não olharia para trás, o ibiza com esse motor tem um disparo muito bom, ultrapassagens em nacional fazem-se de forma muito tranquilo, recuperações carregas em 6ª a 80km/h e vês logo o ponteiro da velocidade a subir.

              Eu já conduzi um A4 com este motor e de facto é mesmo como descreves e isso agrada-me. E já fiz muitos kms à pendura em EN e AE na A4 do nosso colega ClioIIIRS e sei como é que este motor se comporta, e sei que é excelente.

              Acredito que se deres uma volta num vais querer trocar o teu, independentemente do bom estado em que esteja.

              É um carro com outra alma, com sangue na guelra ao contrário do 1.4 TDI que apenas cumpre.

              Já no que respeita a possíveis problemas é sempre uma incógnita, a qual vais ter que aguentar.

              O meu também é sempre uma incógnita, ok que manutenção nunca lhe falta, mas um gajo nunca sabe que stress é que aquilo poderá dar, mas até agora 1 ano e 30 mil kms depois de o ter comprado, ainda não chateou.

              Na minha opinião, e a ter possibilidades trocaria, aquele motor montado no ibiza é qualquer coisa, e o sorriso arrancado em cada aceleração vale bem o esforço.

              Bold...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                Basicamente, tenho exactamente as mesmas questões que, aparentemente, tu tens.

                Ou seja, sabes que o FR é muito melhor em todos os aspectos que o teu actual ibiza.... excepto em dois pontos:

                1 . Só tem 2 lugares (se não te fizessem falta os 5, pq compraste o 1,4tdi 5 lug e não logo o FR van, o PVP devia andar mt proximo...)
                2. Apesar de teres boas referencias dos estado em que esse FR está, não tens a mesma certeza como a tens em relaão ao teu actual 1.4 certo?

                A minha tentação seria para trocar, caso não envolvesse qq custo, no entanto, estaria sempre desconfortável com receio de ter feito asneira...

                Acho que preferiria esperar e qd desse, trocava por algo "mais à séria".

                PS-Tens 19?! Xiça... andas por cá desde que idade, os 12?!?!?!?
                1 - Comprei o de 5 lugares porque o meu pai assim o exigiu, até pq foi ele que financiou a "çena" Ele, como é óbvio, não lhe agrada muito esta ideia, mas diz para fazer o que quiser, só me disse "Não te dou é mais 1 cent para carros, já te pago a manutenção e o gasóleo, agora trocas malucas, não esperes o meu apoio".

                2 - Sim, como é lógico não tenho... Mas parece-me que pelo que vi, o carro parece estar de facto, muito interessante!

                A questão é que esperar para trocar por algo mais à séria, como isto está e a meio duma licenciatura, não sei se tão depressa conseguirei comprar um carro com autonomia própria. Ou seja, este carro que tenho agora (ou o FR) terá tempo de duração indeterminado. Se a vida me sorrir poderão durar mais uns 2 ou 3 anos, se não sorrir, mais uns 10 quem sabe. Isto se não emigrar, tudo depende da vida no futuro.

                Comecei aos 13.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                  1 - Comprei o de 5 lugares porque o meu pai assim o exigiu, até pq foi ele que financiou a "çena" Ele, como é óbvio, não lhe agrada muito esta ideia, mas diz para fazer o que quiser, só me disse "Não te dou é mais 1 cent para carros, já te pago a manutenção e o gasóleo, agora trocas malucas, não esperes o meu apoio".

                  2 - Sim, como é lógico não tenho... Mas parece-me que pelo que vi, o carro parece estar de facto, muito interessante!

                  A questão é que esperar para trocar por algo mais à séria, como isto está e a meio duma licenciatura, não sei se tão depressa conseguirei comprar um carro com autonomia própria. Ou seja, este carro que tenho agora (ou o FR) terá tempo de duração indeterminado. Se a vida me sorrir poderão durar mais uns 2 ou 3 anos, se não sorrir, mais uns 10 quem sabe. Isto se não emigrar, tudo depende da vida no futuro.

                  Comecei aos 13.
                  Posto isto, eu trocava.

                  Aguardo o teu DB.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                    A bold...


                    Bold...
                    É como disse, o PD 130 é bastante agradável. Tenho-o no Passat e mesmo sendo um carro pesado safa-se bastante bem. No Ibiza, já conduzi o sport também com esse motor e é ainda mais rápido e possante (devido ao baixo peso), o CB marcava 7 e qualquer coisa L/100km, mas o dono anda sempre na esfrega.

                    Experimenta andares num ibiza desses e experimenta uma recuperação, já nem digo em 6ª, uma em 4ª ou 5ª a 60 ou 70 km/h, colas logo ao banco.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                      Posto isto, eu trocava.

                      Aguardo o teu DB.
                      Pois, agora resta-me vender o 1.4 TDI, o que é pouco provável, já que o tou a vender caro (depois do que investi nele em termos de manutenção)...

                      Eu tenho DB do 1.4 TDI algures aí.

                      Btw, aqui ficam 2 fotos dos carros em questão:

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                        1 - Comprei o de 5 lugares porque o meu pai assim o exigiu, até pq foi ele que financiou a "çena" Ele, como é óbvio, não lhe agrada muito esta ideia, mas diz para fazer o que quiser, só me disse "Não te dou é mais 1 cent para carros, já te pago a manutenção e o gasóleo, agora trocas malucas, não esperes o meu apoio".

                        2 - Sim, como é lógico não tenho... Mas parece-me que pelo que vi, o carro parece estar de facto, muito interessante!

                        A questão é que esperar para trocar por algo mais à séria, como isto está e a meio duma licenciatura, não sei se tão depressa conseguirei comprar um carro com autonomia própria. Ou seja, este carro que tenho agora (ou o FR) terá tempo de duração indeterminado. Se a vida me sorrir poderão durar mais uns 2 ou 3 anos, se não sorrir, mais uns 10 quem sabe. Isto se não emigrar, tudo depende da vida no futuro.

                        Comecei aos 13.
                        A desvantagem do FR estaria na falta de 5 lugares. Mas também ainda és novo para casar e ter filhos.

                        Curte a vida, e nada melhor que um carro de 2 lugares para isso. Assim evitas os chatos e parasitas.

                        O problema será também venderes o teu. Nesta altura é mesmo muito difícil vender.

                        Comentário


                          #13
                          Eu se fosse a ti trocava. Sei qual é o carro que falas e também me saltou à vista o bom estado aparente e o preço.

                          Convém é decidires rapidamente senão...

                          Comentário


                            #14
                            Se podes trocar aproveita.
                            Depois podes sempre converter se os 3 lugares a mais fizerem falta.
                            O teu pai paga a manutenção desse?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                              A desvantagem do FR estaria na falta de 5 lugares. Mas também ainda és novo para casar e ter filhos.

                              Curte a vida, e nada melhor que um carro de 2 lugares para isso. Assim evitas os chatos e parasitas.
                              Alguém percebeu o facto de não estar minimamente importado com o facto de trocar por um Van. Só há um problema:

                              O meu pai às vezes anda com carro de empresa (corre vários Seg. C Diesel), mas nem sempre anda com carro de empresa, e quando não anda, temos um carro cá por casa para essas situações, apenas utilização esporádica que é um 307 1.6 16v, que é um autêntico bêbado. A questão é que quando o meu pai não anda com carro de empresa e precisa de dar alguma volta maior, pede-me o Ibiza por causa do consumo do 307 (basicamente este 307 só faz cidade e faz uns 6000kms por ano), até aí tudo bem, pois é quando sai ele e a minha mãe, o FR Van chega perfeitamente. O pior é que às vezes também leva a minha irmã ou voltas em família (os 4), tipo ir almoçar aqui ou ali (mais longe) costumamos ir de Ibiza por causa da economia (se podemos ir a gastar 4.5, porque haveremos de ir a gastar 7?), e agora os passeios em família, iriam passar a ser no 307. Um exemplo prático, há dias fomos almoçar a Marvão (100kms para cada lado) e fomos de Ibiza, o consumo foi de 4.3l/100km, se trocasse pelo FR Van, a voltinha teria ficado bem mais cara (consumos de 7l/100km em EN a pastar).

                              Como digo isto são casos esporádicos...

                              Comentário


                                #16
                                Pessoalmente preferia um FR 2007, mas pronto esse sempre é melhor que o teu.

                                O 1.4 TDi é um Exelente motor e muito economico, mas se os 2 lugares nao sao problema trocava pelo FR.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                                  Eu se fosse a ti trocava. Sei qual é o carro que falas e também me saltou à vista o bom estado aparente e o preço.

                                  Convém é decidires rapidamente senão...
                                  Já estás bem a ver a "o negócio" não estás? Parece-me espectacular. Ainda para mais sendo eu um apreciador destes carros.

                                  Pois, estou mesmo a ver que vai voar, o problema é que acho que não consigo despachar rapidamente o meu, pelo preço daquele FR...

                                  Originalmente Colocado por MikeOne96 Ver Post
                                  Se podes trocar aproveita.
                                  Depois podes sempre converter se os 3 lugares a mais fizerem falta.
                                  O teu pai paga a manutenção desse?
                                  Eu poder posso, falta-me é vender o meu, o que não é fácil nos tempos em que correm.

                                  Alguém sabe depois quanto seria o preço dessa alteração??

                                  Sim, claro que paga. Eu não trabalho..

                                  Comentário


                                    #18
                                    Se o teu pai disse que fazes o que quiseres aproveita

                                    Já sabes que a maioria das pessoas acaba por se fartar de ter um VAN porque não é prático, mas se tu achas que não precisas de mais lugares e queres um PD130 (como eu te percebo ) força nisso.

                                    Até porque esse FR em questão tem bom aspecto em termos de parecer estimado, revisões a horas, poucos quilómetros etc e tal.

                                    Depois já se sabe, em EN uma 4ª e é dizer adeus ao pessoal.

                                    Quanto a consumos não te fies no "pessoal do aço", vais sempre beber mais.

                                    Em cidade então vais sentir bem isso, em EN também um pouco. Já em AE sente-se pouco pois em AE não andas a pastar certamente.

                                    Aliás até nem vais sentir assim tanto o aumento pois, neste momento, tens umas 16' provenientes de um FR que já te aumentaram o consumo em 0.5l.

                                    Espera um aumento de 0.5 a 1l em relação ao manco no seu estado actual. Em relação às médias que fazias dantes espera um aumento de 1l a 1.5l.

                                    Sabes bem que na nossa A4 para eu fazer mais de 6.5l é preciso andar bem depressa em AE e fazer pouca EN pelo que num Ibiza Van tiras aí meio litro a estes valores, talvez até 1l se for em cidade, se bem que em cidade o PD130 já não é assim tããão económico, aqui já se nota a idade do bloco.

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                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                      Já estás bem a ver a "o negócio" não estás? Parece-me espectacular. Ainda para mais sendo eu um apreciador destes carros.

                                      Pois, estou mesmo a ver que vai voar, o problema é que acho que não consigo despachar rapidamente o meu, pelo preço daquele FR...
                                      Sempre podes vender o teu muito barato na esperança que alguém lhe pegue mas perdes dinheiro.

                                      Aposto que o FR será vendido em menos de uma semana por isso tens mesmo de te apressar...

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                                        #20
                                        Já falámos... eu trocava !!

                                        Tens um carro familiar em casa que te disponibilizam quando necessitares dos 5 lugares;
                                        Ficas a ganhar em motor;
                                        O 3p é mais bonito e etc e as tretas todas que falámos;
                                        A maioria do pessoal ia deixar de se colar para sair no teu carro;
                                        Os consumos para o percurso que fazes não vão aumentar drasticamente, o Golf repro ta a fazer médias de 5 a andar normal, o meu C tem 2200 cc e faz médias de 5.5/6 basta querer;
                                        Eu só vejo vantagens a única premissa era o teu pai mas se ele diz isso... eu avançava, agora resta é vender o manco mete isso no sv, auto sapo, etc destacado e vês que o vendes mais facilmente. Rebentas 10€ em anuncios mas se quiseres vendes o carro !!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Esses negócios assim são um problema do caraças...o bom era o pessoal ter a nota na mão para comprar logo o carro sem ter que primeiro despachar o outro carro.
                                          A única grande desvantagem serão mesmo os 5 para 2 lugares. Já tive um comercial por uns bons anos e já não quero mais comercial nenhum(*). Quase nunca uso os bancos detrás do carro para transportar pessoal, mas quando é preciso eles estão lá. Até porque em carros pequenos e iguais o comercial perde tamanho em comprimento. Exemplo de caber ou não uma bicicleta montada num carro de passageiros face a um comercial. Ah...depois ainda tens o aspecto de dar umas berlaitadas. Pelo que tenho a ideia estás a estudar um bocado mais a norte do que a tua região, pelo que isso nem será problema, tens um sítio cómodo para isso.

                                          De resto, mais vale experimentar isso. Se anda mais ou menos ela por ela, mais vale ficar arrependido por ter tido do que ficar arrependido por não o ter tido. Além do mais se há a certeza que o carro sempre esteve todo de origem, ainda por cima um FR, é logo um grande peso na balança a favor da sua aquisição.


                                          (*) - a não ser que fosse um desses Ibizas do Aço!

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                                            #22
                                            O maior consumo é problema?

                                            Os 3 lugares são problema?

                                            Se achas que sim então mantens o que tens, se não for problema então avança apesar de eu não gostar da aplicação do 1.9 TDi no FR.

                                            Abraços e bons kms

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                              Se o teu pai disse que fazes o que quiseres aproveita

                                              Já sabes que a maioria das pessoas acaba por se fartar de ter um VAN porque não é prático, mas se tu achas que não precisas de mais lugares e queres um PD130 (como eu te percebo ) força nisso.

                                              Até porque esse FR em questão tem bom aspecto em termos de parecer estimado, revisões a horas, poucos quilómetros etc e tal.

                                              Ah pois. Mas se bem te lembras também já tiveste nesta situação quando quiseste trocar o Corsa por um 206 XA XS 1.6 HDi 110cv... A questão é que acabaste por não o fazer, mas ao fim de pouco tempo, tiveste logo um "beat" porreiro para andar e afastaste o Corsa daí. Agora eu duvido que isso se passará!

                                              Depois já se sabe, em EN uma 4ª e é dizer adeus ao pessoal.

                                              Quanto a consumos não te fies no "pessoal do aço", vais sempre beber mais.

                                              Em cidade então vais sentir bem isso, em EN também um pouco. Já em AE sente-se pouco pois em AE não andas a pastar certamente.

                                              Aliás até nem vais sentir assim tanto o aumento pois, neste momento, tens umas 16' provenientes de um FR que já te aumentaram o consumo em 0.5l.

                                              Espera um aumento de 0.5 a 1l em relação ao manco no seu estado actual. Em relação às médias que fazias dantes espera um aumento de 1l a 1.5l.

                                              Eu nem estou à espera de grandes diferenças porque é como te disse ontem, o manco ficou a beber mais com as novas jantes, faço 4.5 em nacional, 5 altos em cidade, se for mesmo cidade a sério mais de 6 e AE sempre mais de 6 também, porque não baixo dos 120~130.

                                              Sabes bem que na nossa A4 para eu fazer mais de 6.5l é preciso andar bem depressa em AE e fazer pouca EN pelo que num Ibiza Van tiras aí meio litro a estes valores, talvez até 1l se for em cidade, se bem que em cidade o PD130 já não é assim tããão económico, aqui já se nota a idade do bloco.
                                              Bold.

                                              Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                                              Sempre podes vender o teu muito barato na esperança que alguém lhe pegue mas perdes dinheiro.

                                              Aposto que o FR será vendido em menos de uma semana por isso tens mesmo de te apressar...
                                              Ah pois... Eu não quero perder dinheiro e nem sequer tenho € extra para depois comprar o FR, no máximo vender o meu pelo valor que pedem pelo FR, sendo que neste momento até estou a pedir mais

                                              Epá, não me digas isso se não ainda fico triste. Queria tanto aquele carro.

                                              Vê lá se queres o 1.4 oh Ricardodsb

                                              Originalmente Colocado por Avantgarde220 Ver Post
                                              Eu só vejo vantagens a única premissa era o teu pai mas se ele diz isso... eu avançava, agora resta é vender o manco mete isso no sv, auto sapo, etc destacado e vês que o vendes mais facilmente. Rebentas 10€ em anuncios mas se quiseres vendes o carro !!
                                              Em relação ao meu pai, não há grande problema, até porque em 2003, o meu pai andou 1 semana com um Sport Van TDI 130 dos de caixa longa e sabe bem o que aquilo é. E por isso acho que ele até iria ficar agradado por ter um carro com uma performance interessante em casa.
                                              A cena é que mesmo que meta nesses sites, duvido que o venda assim às boas, sabes que não quero perder dinheiro. Mas o FR é mesmo a minha onda.

                                              Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
                                              Esses negócios assim são um problema do caraças...o bom era o pessoal ter a nota na mão para comprar logo o carro sem ter que primeiro despachar o outro carro.
                                              A única grande desvantagem serão mesmo os 5 para 2 lugares. Já tive um comercial por uns bons anos e já não quero mais comercial nenhum(*). Quase nunca uso os bancos detrás do carro para transportar pessoal, mas quando é preciso eles estão lá. Até porque em carros pequenos e iguais o comercial perde tamanho em comprimento. Exemplo de caber ou não uma bicicleta montada num carro de passageiros face a um comercial. Ah...depois ainda tens o aspecto de dar umas berlaitadas. Pelo que tenho a ideia estás a estudar um bocado mais a norte do que a tua região, pelo que isso nem será problema, tens um sítio cómodo para isso.

                                              É isso tudo que tu dizes...

                                              De resto, mais vale experimentar isso. Se anda mais ou menos ela por ela, mais vale ficar arrependido por ter tido do que ficar arrependido por não o ter tido. Além do mais se há a certeza que o carro sempre esteve todo de origem, ainda por cima um FR, é logo um grande peso na balança a favor da sua aquisição.

                                              Pois, ainda pra mais foi um carro que sempre quis e acho que se adapta a mim que nem uma luva. Embora eu não seja nada do aço, gosto do carro.
                                              (*) - a não ser que fosse um desses Ibizas do Aço!

                                              Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                              O maior consumo é problema?

                                              Os 3 lugares são problema?

                                              Se achas que sim então mantens o que tens, se não for problema então avança apesar de eu não gostar da aplicação do 1.9 TDi no FR.

                                              Abraços e bons kms
                                              Nenhum desses aspectos são problemas. O que já disse, o problema é vender o meu pelo que estou a pedir... O que é praticamente impossível.

                                              Não sei porque não gostas da aplicação do 1.9 TDI no FR, o carro fica com um binómio performance versus consumo interessante. Para além de ser um motor com provas mais que dadas.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                                Ah pois... Eu não quero perder dinheiro e nem sequer tenho € extra para depois comprar o FR, no máximo vender o meu pelo valor que pedem pelo FR, sendo que neste momento até estou a pedir mais

                                                Epá, não me digas isso se não ainda fico triste. Queria tanto aquele carro.
                                                Então acredito que a probabilidade de conseguires o FR é muito baixa, infelizmente.

                                                Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                                Vê lá se queres o 1.4 oh Ricardodsb
                                                Não me importava nada principalmente pelo baixo consumo, apesar de não gostar especialmente do motor (já o conheço do Polo da instrução).

                                                Mas se tivesse o dinheiro não era o teu que ia buscar, era mesmo o FR.

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                                  Nenhum desses aspectos são problemas. O que já disse, o problema é vender o meu pelo que estou a pedir... O que é praticamente impossível.

                                                  Não sei porque não gostas da aplicação do 1.9 TDI no FR, o carro fica com um binómio performance versus consumo interessante. Para além de ser um motor com provas mais que dadas.
                                                  Pois, baixa o preço um pouco se poderes.

                                                  Eu não disse que não gostava do FR, disse que não gostava da aplicação do 1.9 TDi, com uma caixa "castrada"

                                                  Para a adrenalina o Ibiza Sport era mais engraçado.
                                                  Editado pela última vez por Fahrenheit; 12 February 2012, 20:30.

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                                                    #26
                                                    Eu acho que os comerciais só fazem sentido quando comprados por empresa, de modo a ir buscar o IVA.

                                                    Neste caso, o sentido que faz é ter o mesmo carro com bem mais motor, mas traseira mais leve.

                                                    Pessoalmente, para trocar tens de te mentalizar que precisas de gastar alguns €€ para ter um bom comportamento no Ibiza.

                                                    É que se vais mudar de PD75 para PD130, para andar a passear não será de certeza, daí que para aproveitares com alguma segurança o que o PD130 tem para te oferecer, precisas de investir numa barra anti-aproximação e coils ou molas, no mínimo.

                                                    Até porque o próprio comportamento do carro também é diferente, o FR por ser comercial torna-se mais bailarina.

                                                    Acho que são também aspectos que devias ter em conta

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
                                                      Eu acho que os comerciais só fazem sentido quando comprados por empresa, de modo a ir buscar o IVA.

                                                      Neste caso, o sentido que faz é ter o mesmo carro com bem mais motor, mas traseira mais leve.

                                                      Pessoalmente, para trocar tens de te mentalizar que precisas de gastar alguns €€ para ter um bom comportamento no Ibiza.

                                                      É que se vais mudar de PD75 para PD130, para andar a passear não será de certeza, daí que para aproveitares com alguma segurança o que o PD130 tem para te oferecer, precisas de investir numa barra anti-aproximação e coils ou molas, no mínimo.

                                                      Até porque o próprio comportamento do carro também é diferente, o FR por ser comercial torna-se mais bailarina.

                                                      Acho que são também aspectos que devias ter em conta
                                                      Melhorar o comportamento é sempre possível... agora essa questão da traseira mais bailarina por ser comercial, é uma falsa questão... A unica diferença entre a versão 5 lugares e a Van é mesmo o peso dos bancos traseiros que saem e "divisória/acrilico/rede" que é acrescentado na van... Ou seja, peso.

                                                      Antigamente é que os comerciais tinha a traseira mais elevada para suportar carga... actualmente e, principalmente, num passado recente os comerciais do segmento B e C tinham a razão da existencia a "fuga" à estupida carga fiscal em Portugal.

                                                      Já sobre a barra AA, aconselho vivamente... Tornam o carro realmente mais eficaz a curvar e tendo em conta o torque steer que este TDI provoca sempre consegue contrarias um pouco.

                                                      E a barra é barata... Eu lembro me que na altura pus no meu por menos de 100, uma da sparco, acho...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Eu tocava se estiver em bom estado. Mas despacha-te senão vais ter que ficar com o meu que é preto

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Depende.
                                                          Se gostas muito de conduzir e tiras proveitos dos cavalos extra faz a troca.

                                                          Tirando o motor há muita diferença entre ambos?
                                                          Falo dos comandos e dinâmica em geral. Eu por exemplo aprecio muitas vezes uma melhor direcção e compostura em curva que apenas potência pura.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Blue16v Ver Post
                                                            Eu tocava se estiver em bom estado. Mas despacha-te senão vais ter que ficar com o meu que é preto
                                                            Também tens o teu à venda?!?! LOLOLOL

                                                            Então pessoal, eu a querer uma máquina dessas e vocês a despachar? Estão mesmo a provocar-me. Ainda por cima tenho uma panca descomunal pelo carro.

                                                            Quantos kms tem o teu? Já deu problemas? Como está em estado geral?

                                                            Só numa de curiosidade!

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