Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Avaria no airbag - Golf V

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Avaria no airbag - Golf V

    Caros amigos,

    Hoje fiz uma bela asneira. Há algum tempo que tinha vindo a ouvir um ruído parasita proveniente da parte direita do tablier. Hoje enervei-me com ele, e enquanto conduzia mandei duas ou três pancadas nessa zona do tablier.
    Sucede que após as mesmas pancadas, apareceu-me "avaria em airbag" no computador de bordo.

    Que será isto? Será um mau contacto ou será que tenho que substituir alguma peça? Será dispendioso?

    Agradecia as vossas opiniões.

    Novo problema: ver post n.º 25
    Editado pela última vez por InjectorBomba; 26 March 2012, 18:44. Razão: Novo problema

    #2
    Pode ser que algum fio esteja a fazer mau contacto. O melhor e ir a VW.
    Quanto às caricias no tablier, custa-me muito a crer que tenham danificado o airbag.

    Comentário


      #3
      Eu acho que as pancadas não foram assim tão grandes. Não andei ali com um martelo. Estava a conduzir e mandei duas ou três palmadas com força. Se aquilo avaria a centralina do airbag assim, então é muito frágil mesmo.

      Comentário


        #4
        Deves ter abanado alguma ficha e a centralina assumiu como erro.

        Basta ligares ao VAG COM e apagar o erro. Não me parece que tenhas danificado algo.

        De qualquer forma evita essas pancadas no tablier, desta vez foi assim, para a próxima podes levar com um airbag na cara o que é extremamente perigoso.

        Vejo às vezes pessoas aos murros ao volante e não sabem o perigo que correm.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
          Deves ter abanado alguma ficha e a centralina assumiu como erro.

          Basta ligares ao VAG COM e apagar o erro. Não me parece que tenhas danificado algo.

          De qualquer forma evita essas pancadas no tablier, desta vez foi assim, para a próxima podes levar com um airbag na cara o que é extremamente perigoso.

          Vejo às vezes pessoas aos murros ao volante e não sabem o perigo que correm.
          Espero bem que seja só mesmo isso. Por acaso não foi no volante, foi no airbag do passageiro, que pela estrutura (largura e dimensão) deveria ser mais robusto e protegido do que o airbag de volante.

          Diz-me uma coisa, eu não tenho esse programa, mas o meu mecânico tem-no, se ele decidir apagar o erro ele apaga-o (a luzinha)? Mesmo que subsista o problema?

          Comentário


            #6
            Sim a luzinha apaga. Se realmente o airbag ou as fichas ficaram com algum problema a luz passado um tempo volta a acender.

            Mas 1º apaga o erro e vê se resolve. Pode ter sido um erro esporádico causado pelo choque.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
              Sim a luzinha apaga. Se realmente o airbag ou as fichas ficaram com algum problema a luz passado um tempo volta a acender.

              Mas 1º apaga o erro e vê se resolve. Pode ter sido um erro esporádico causado pelo choque.
              Telefonei ao meu mecânico e ele disse-me o mesmo que tu Diz que vai tentar apagar o erro e se persistir é que se tomam outras medidas.

              Mas achas que é assim comum isto acontecer? Sempre pensei que aquilo fosse mais resistente, aguentasse mais.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por InjectorBomba Ver Post
                Telefonei ao meu mecânico e ele disse-me o mesmo que tu Diz que vai tentar apagar o erro e se persistir é que se tomam outras medidas.

                Mas achas que é assim comum isto acontecer? Sempre pensei que aquilo fosse mais resistente, aguentasse mais.
                Sim é normal, basta por exemplo puxares o banco do condutor para trás com alguma força que isso vai interferir na ficha do airbag que está por baixo do banco.

                São tecnologias muito melindrosas, que se compreende pela necessidade de o sistema estar operacional em caso de embate. Daí ter sensores muito melindrosos.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                  Deves ter abanado alguma ficha e a centralina assumiu como erro.

                  Basta ligares ao VAG COM e apagar o erro. Não me parece que tenhas danificado algo.

                  De qualquer forma evita essas pancadas no tablier, desta vez foi assim, para a próxima podes levar com um airbag na cara o que é extremamente perigoso.

                  Vejo às vezes pessoas aos murros ao volante e não sabem o perigo que correm.
                  Mas o airbag não actua em conjunto com vários sensores? Nomeadamente de choque, desaceleração, etc. Um só sensor, ainda para mais no volante (que à partida não será o ponto inicial de um impacto) custa-me a crer que fizesse disparar o airbag

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                    Mas o airbag não actua em conjunto com vários sensores? Nomeadamente de choque, desaceleração, etc. Um só sensor, ainda para mais no volante (que à partida não será o ponto inicial de um impacto) custa-me a crer que fizesse disparar o airbag
                    Já vi um a disparar com a colocação de um anel do volante ou fita do airbag. A partir daí vi bem o perigo que pode ser dar um murro no volante.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                      Sim é normal, basta por exemplo puxares o banco do condutor para trás com alguma força que isso vai interferir na ficha do airbag que está por baixo do banco.

                      São tecnologias muito melindrosas, que se compreende pela necessidade de o sistema estar operacional em caso de embate. Daí ter sensores muito melindrosos.
                      Melindrosas demais até...
                      Eu só espero mesmo que não tenha danificado nada

                      E logo no airbag do passageiro, que tem uma ampla área de protecção... acho que seria muito azar com umas palmadas com força partir algum sensor ou centralina

                      Comentário


                        #12
                        Os sensores e demais elementos sensíveis do airbag do passageiro não deviam estar por trás das "almofadas" e restantes componentes, por forma a estarem mais protegidos?

                        Comentário


                          #13
                          É isso, ou então pouparam no material e controlo do qualidade para controlar custos (leia-se aumentar lucros).

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                            Deves ter abanado alguma ficha e a centralina assumiu como erro.

                            Basta ligares ao VAG COM e apagar o erro. Não me parece que tenhas danificado algo.

                            De qualquer forma evita essas pancadas no tablier, desta vez foi assim, para a próxima podes levar com um airbag na cara o que é extremamente perigoso.

                            Vejo às vezes pessoas aos murros ao volante e não sabem o perigo que correm.

                            Não existe grande perigo de dar porrada no volante, uma vez que para disparar o airbag é necessário um impulso electrico.
                            Agora desmontar um airbag e andar a manuseá-lo isso pode disparalos, seja por electricidade estatica ou outros factores que o poderão despoletar.
                            O murro que o user deu no tablier deve ter movido a ficha onde o airbag está ligado, ele se tentar apagar e reaparecer deve tentar ver se a ficha está bem ligada.
                            Esse problema que descreveste o airbag disparar em manutenção ou troca, deve ter sido devido a electroestatica.
                            Os sensores estão dispostos em alguns pontos da carroçaria e dentro da tal centralina, sensores de velocidade e desaceleração, entre outros.

                            Quanto á centralina do airbag, nos vw não sei mas em quase todas as outras marcas essa centralina, encontra-se por detrás do painel central do tablier mais á frente da manete das mudanças.
                            Procurem nessa zona por uma caixa em aluminio ou em alguns casos de plastico.
                            Editado pela última vez por Mannipulo; 14 February 2012, 13:23.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                              É isso, ou então pouparam no material e controlo do qualidade para controlar custos (leia-se aumentar lucros).
                              Lol, isso já não sei... embora tratando-se da VW, dado os preços que pratica, não se aceita muito isso

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Mannipulo Ver Post
                                Não existe grande perigo de dar porrada no volante, uma vez que para disparar o airbag é necessário um impulso electrico.
                                Agora desmontar um airbag e andar a manuseá-lo isso pode disparalos, seja por electricidade estatica ou outros factores que o poderão despoletar.
                                O murro que o user deu no tablier deve ter movido a ficha onde o airbag está ligado, ele se tentar apagar e reaparecer deve tentar ver se a ficha está bem ligada.
                                Esse problema que descreveste o airbag disparar em manutenção ou troca, deve ter sido devido a electroestatica.
                                Os sensores estão dispostos em alguns pontos da carroçaria e dentro da tal centralina, sensores de velocidade e desaceleração, entre outros.

                                Quanto á centralina do airbag, nos vw não sei mas em quase todas as outras marcas essa centralina, encontra-se por detrás do painel central do tablier mais á frente da manete das mudanças.
                                Procurem nessa zona por uma caixa em aluminio ou em alguns casos de plastico.
                                Espero só que se tenha movido e que dê para apagar o erro. Caso contrário tenta-se ver se está tudo bem encaixado. Embora aquilo deveria estar bem fixo e preso.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por InjectorBomba Ver Post
                                  Lol, isso já não sei... embora tratando-se da VW, dado os preços que pratica, não se aceita muito isso
                                  A VW quer preços altos para o que vende e baixos para o que compra, como toda a gente, lol
                                  Mas sei que eles fazem pressão junto dos fornecedores para baixar o preços dos componentes e até sugerem que comprem material na china...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por InjectorBomba Ver Post
                                    Espero só que se tenha movido e que dê para apagar o erro. Caso contrário tenta-se ver se está tudo bem encaixado. Embora aquilo deveria estar bem fixo e preso.
                                    Depende, há marcas que investem em patilhas de segurança de alavanca para prender esses e manter fixas essas ligações e existem outras marcas que usam tomadas de encaixe com simples pernos de plastico de pressão.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                      A VW quer preços altos para o que vende e baixos para o que compra, como toda a gente, lol
                                      Mas sei que eles fazem pressão junto dos fornecedores para baixar o preços dos componentes e até sugerem que comprem material na china...
                                      Originalmente Colocado por Mannipulo Ver Post
                                      Depende, há marcas que investem em patilhas de segurança de alavanca para prender esses e manter fixas essas ligações e existem outras marcas que usam tomadas de encaixe com simples pernos de plastico de pressão.
                                      Estamos a falar de um Golf para todos os efeitos, não de um citadino de marca duvidosa. Espero que não tenham poupado nessas patilhas de segurança.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por InjectorBomba Ver Post
                                        Estamos a falar de um Golf para todos os efeitos, não de um citadino de marca duvidosa. Espero que não tenham poupado nessas patilhas de segurança.
                                        Citadino de marca duvidosa..

                                        Um golf é tão ou mais duvidoso que essas marcas que dizes ou pensas serem duvidosas.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Mannipulo Ver Post
                                          Citadino de marca duvidosa..

                                          Um golf é tão ou mais duvidoso que essas marcas que dizes ou pensas serem duvidosas.
                                          Oh pronto, e lá vai a conversa para os mesmos lados de outros tópicos. O Golf e a Volkswagen no que toca a qualidade, são referências a seguir pela maioria das marcas (salvo as que são melhores que a VW). Mas isto desde há décadas, não é desde há meia dúzia de anos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por InjectorBomba Ver Post
                                            Estamos a falar de um Golf para todos os efeitos, não de um citadino de marca duvidosa. Espero que não tenham poupado nessas patilhas de segurança.
                                            Alto e pára o baile!


                                            PS: O que é um citadino de marca duvidosa?!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por InjectorBomba Ver Post
                                              Oh pronto, e lá vai a conversa para os mesmos lados de outros tópicos. O Golf e a Volkswagen no que toca a qualidade, são referências a seguir pela maioria das marcas (salvo as que são melhores que a VW). Mas isto desde há décadas, não é desde há meia dúzia de anos.
                                              A referência de qualidade para as marcas generalistas é a Toyota. Todas as marcas generalistas têm como referência os processos de qualidade da Toyota, e não a VW.
                                              O Golf ser a referência acho que é uma frase feita que os jornalistas de especialidade usam em Portugal...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por InjectorBomba Ver Post
                                                Estamos a falar de um Golf para todos os efeitos, não de um citadino de marca duvidosa.
                                                Só para me localizar, estamos a falar do mesmo Golf que levou uma palmada no tablier e deu um erro no AirBag, certo?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Novo problema:

                                                  Quando coloquei este tópico, a questão prendia-se com o facto de ter mandado uma pancada no tablier e ter originado um erro de avaria no airbag. Com o vag.com solucionou-se isso.

                                                  Sucede o seguinte: ontem quando vinha do trabalho, ao ligar o carro, acendeu-se a luz de avaria e não mais se apagou. Ligou-se o vag.com e não deu para apagar o erro. No referido programa aponta para algum problema originário na zona do banco / sensor de pressão. O que vos parece? Acham possível isto acontecer? Ninguém andou no banco do passageiro desde sábado à noite.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Pode estar relacionado com o problema anterior (luz airbag acesa). Andaste a mexer em fichas debaixo do banco?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                                      Pode estar relacionado com o problema anterior (luz airbag acesa). Andaste a mexer em fichas debaixo do banco?
                                                      Nada. Zero. A última vez que aspirei o carro foi há um mês. No domingo ninguém andou no lugar do pendura. Fui trabalhar e ao vir para casa é que se acendeu a luz.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por InjectorBomba Ver Post
                                                        Nada. Zero. A última vez que aspirei o carro foi há um mês. No domingo ninguém andou no lugar do pendura. Fui trabalhar e ao vir para casa é que se acendeu a luz.
                                                        Sendo permanente, poderás ter uma despesa à espreita.

                                                        Para já, devias desligar a bateria, desligar e ligar novamente todas as fichas que estão debaixo do banco, e voltar a tentar limpar o erro.

                                                        Tens o erro completo, ou o código do mesmo?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Faz uma coisa fácil, desmonta o banco e espreita a ficha.

                                                          Nestes carros é uma ficha muito sensível (se quiseres, posso por-te aqui uma foto de como é uma que partiu na minha) e que basta fazeres uma travagem ou aceleração que acaba por ceder.

                                                          É a coisa mais simples de resolver, normalmente o pessoal até prefere sacar a ficha fora e fazer uma "ligação directa", pois é da forma que o problema não se volta a repetir.

                                                          No entanto, considerando o caso anterior, poderá ser outra coisa, mas esta é fácil de verificar

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                                            Sendo permanente, poderás ter uma despesa à espreita.

                                                            Para já, devias desligar a bateria, desligar e ligar novamente todas as fichas que estão debaixo do banco, e voltar a tentar limpar o erro.

                                                            Tens o erro completo, ou o código do mesmo?
                                                            Não me apetece nada gastar dinheiro no carro a breve trecho, lol.
                                                            Essa ideia de ligar e desligar as fichas não é má...

                                                            Não tenho o erro nem o código, porque vi isso no mecânico. Mas ele disse que era relacionado com o banco / sensor de pressão / fichas ou algo do género.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X