Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Um carro parado/estacionado pode ser considerado culpado de acidente?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Um carro parado/estacionado pode ser considerado culpado de acidente?

    Caros foristas,

    Conseguem imaginar alguma situação em que estando um carro devidamente bem estacionado e vindo outro lhe bater, a companhia de seguros considerar que o carro estacionado é o culpado?

    Esta situação aconteceu à dias com um amigo meu.

    Mas espero pelo relato das vossas experiências para explicar o que se passou.

    Abraços

    #2
    Se o carro estiver bem estacionado, então não estou a ver forma alguma de ser culpado...

    Comentário


      #3
      No caso de estar estacionado contra o código da estrada, acho que sim.

      Por exemplo, já via acontecer isso com carros estacionados contra a mão.

      Comentário


        #4
        Mesmo que esteja mal estacionado, não pode ser culpado.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
          Mesmo que esteja mal estacionado, não pode ser culpado.
          Pois é a ideia que eu tenho.

          Comentário


            #6
            Estando estacionado, só em situações muito específicas lhe poderá ser atribuida responsabilidade.

            Cabe aos veículos a circular tomar as precauções e guardar as distâncias necessárias, nomeadamente lateral, para evitar os acidentes. Se ocupa a via e não permite o cruzamento de veículos, que circula terá que ceder passagem aos restantes.

            Agora, quais foram as circunstâncias?

            Comentário


              #7
              Não estou a ver nenhuma situação onde um carro estacionado possa ser culpado de um acidente (a não ser que estacione na faixa mais à esquerda da AE e não coloque triângulo, e mesmo assim tenho dúvidas).

              No máximo seria culpado de estacionamento ilegal e pagar por isso.

              Comentário


                #8
                Se o carro estacionado tiver um poster de uma gaja nua e pernas abertas no vidro de traz,acho que sim,pode ser culpado de vários acidentes.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                  Não estou a ver nenhuma situação onde um carro estacionado possa ser culpado de um acidente (a não ser que estacione na faixa mais à esquerda da AE e não coloque triângulo, e mesmo assim tenho dúvidas).

                  No máximo seria culpado de estacionamento ilegal e pagar por isso.
                  No caso de atropelamento em passadeira.

                  Se o carro mal estacionado obstruir a visibilidade da passagem de peões numa passadeira e isso causar acidente/ atropelamento.
                  Tenho quase certeza absoluta disso.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                    No caso de atropelamento em passadeira.

                    Se o carro mal estacionado obstruir a visibilidade da passagem de peões numa passadeira e isso causar acidente/ atropelamento.
                    Tenho quase certeza absoluta disso.
                    Acho que nem assim porque apenas quando em circulação se pode ser imputável para efeitos de culpa em acidente. Se há um carro mal estacionado, quem vai a conduzir é que se deve adaptar às circunstâncias.

                    Comentário


                      #11
                      Eu conheço um caso de alguém que bateu num carro que estava avariado e o outro foi o culpado. Um amigo meu viajava à noite, com nevoeiro cerrado numa estrada secundária e, de repente, numa curva, deparou-se com um carro avariado e bateu-lhe (ainda travou, mas já não foi a tempo...). O carro estava sem qualquer sinalização - luzes apagadas, sem triângulo ou quatro piscas. Valeu-lhe o outro ter admitido que o carro estava nestas condições.

                      Mas, tendo um acidente com um veículo estacionado (mesmo que ilegalmente), só em situações muito peculiares este poderá ser considerado culpado.

                      Comentário


                        #12
                        Como já foi aqui dito, se estiver estacionado de acordo com o código, n estou a ver q culpa lhe possam imputar?!

                        Comentário


                          #13
                          Nem contra o código. Se alguém bater contra um carro mal estacionado, a culpa é de quem lhe bateu. O mal estacionado paga a coima pela infracção.

                          PS - Já me aconteceu.

                          Comentário


                            #14
                            Isto realmente trabalhar com seguradores é do piorio, até um carro parado é o culpado de um acidente, bateu por trás não?! Ridiculo.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                              Isto realmente trabalhar com seguradores é do piorio, até um carro parado é o culpado de um acidente, bateu por trás não?! Ridiculo.
                              Seguradoras e Bancos, quem lhes puder fugir, leva uma vida santa.

                              Comentário


                                #16
                                Claro que não pode.

                                A não ser que seja duma loira...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                  Isto realmente trabalhar com seguradores é do piorio, até um carro parado é o culpado de um acidente, bateu por trás não?! Ridiculo.
                                  Sabes todos os contornos do caso para chegares a essa conclusão?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Não pode ser assim.

                                    Vejamos o caso da passadeira. Supomos que atropelamos alguém e a pessoa morre porque outro gajo estaciona uma ford transit nos 5 metros antes da passadeira.

                                    É claro que quem comete a negligência é o gajo da ford transit.
                                    Era o que mais faltava não ser cupabilisado em termos de código civil. Já nem digo código da estrada.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                      Não pode ser assim.

                                      Vejamos o caso da passadeira. Supomos que atropelamos alguém e a pessoa morre porque outro gajo estaciona uma ford transit nos 5 metros antes da passadeira.

                                      É claro que quem comete a negligência é o gajo da ford transit.
                                      Era o que mais faltava não ser cupabilisado em termos de código civil. Já nem digo código da estrada.
                                      O da Transit comete "estacionamento negligente" e o condutor do veículo que atropela não comete condução negligente, ao não tomar as devidas precauções por não ver os limites da passadeira?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Penso que se obstruir a visibilidade de sinais importantes pode ser declarado como culpado, uma carrinha a tapar por exemplo um sentido proibido

                                        Estando devidamente estacionado, não terá problemas...
                                        Editado pela última vez por fjp335i; 15 February 2012, 12:36.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Falando por aquilo que me parece fazer mais sentido, se um carro estiver estacionado de forma perigosa, penso que deve ser pelo menos co-responsabilizado pela ocorrência de um acidente. O exemplo é o que já foi dado, de um carro estacionado completamente na faixa de rodagem, no meio de uma curva sem qualquer visibilidade...

                                          Comentário


                                            #22
                                            De repente lembrei-me de um acidente que tive em 1995

                                            Estava, de noite, parado na berma de uma estrada ao telefone e veio um conhecido meu a abrir de mota despistou-se e a mota bateu na zona da roda dianteira...

                                            Na altura a polícia aferiu se eu tinha responsabilidades, pela distância a que eu me encontrava da beira da estrada, como era mais de 1 metro, concluiram que eu estava bem estacionado e não tive culpa... As leis podem é ter mudado...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                                              Sabes todos os contornos do caso para chegares a essa conclusão?
                                              É é preciso saber? O carro estava parado e querem culpar o carro.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por MiguelMelodeCarvalho Ver Post
                                                Nem contra o código. Se alguém bater contra um carro mal estacionado, a culpa é de quem lhe bateu. O mal estacionado paga a coima pela infracção.

                                                PS - Já me aconteceu.
                                                Nem mais, Simples!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Vou então descrever a situação.

                                                  O meu amigo estava bem estacionado numa vulgar rua de Lisboa. No lado direito da rua. De referir que os carros circulam nessa rua a baixa velocidade por existir nas proximidades uma escola e a rua é de sentido único.


                                                  Como tem instalada uma cadeira de criança num dos lugares traseiros do carro (lugar traseiro direito), estava a colocar uns objetos utilizando a outra porta traseira do carro (porta do lado esquerdo).

                                                  Ele teve atenção em começar esta manobra enquanto não estava nenhum carro a circular na rua.

                                                  Contudo, e enquanto mantinha a porta minimamente aberta de forma a fixar os objetos, passou um carro que não calculou bem as distâncias (apesar de existir bastante espaço para ele passar) e lhe embateu na porta causando os estragos previsíveis – porta empenada/dobrada e no outro carro espelho partido e toda a parte lateral direita raspada.

                                                  Segundo a companhia de seguros, o meu amigo é o culpado do acidente, pois “estava a obstruir a via de rodagem”. Assim, terá que pagar o arranjo no outro carro e o arranjo no dele.

                                                  Comentários?!?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    LOL! Isso não é estar estacionado, da maneira que disseste no primeiro post até parecia que o carro estava sozinho e alguém lhe foi dar uma troçada. Nesse caso acredito que a culpa seja do teu amigo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Seria interessante o autor do tópico dar explicar melhor a situação, avaliar desta forma é dificil..

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por mc713 Ver Post
                                                        Vou então descrever a situação.

                                                        O meu amigo estava bem estacionado numa vulgar rua de Lisboa. No lado direito da rua. De referir que os carros circulam nessa rua a baixa velocidade por existir nas proximidades uma escola e a rua é de sentido único.


                                                        Como tem instalada uma cadeira de criança num dos lugares traseiros do carro (lugar traseiro direito), estava a colocar uns objetos utilizando a outra porta traseira do carro (porta do lado esquerdo).

                                                        Ele teve atenção em começar esta manobra enquanto não estava nenhum carro a circular na rua.

                                                        Contudo, e enquanto mantinha a porta minimamente aberta de forma a fixar os objetos, passou um carro que não calculou bem as distâncias (apesar de existir bastante espaço para ele passar) e lhe embateu na porta causando os estragos previsíveis – porta empenada/dobrada e no outro carro espelho partido e toda a parte lateral direita raspada.

                                                        Segundo a companhia de seguros, o meu amigo é o culpado do acidente, pois “estava a obstruir a via de rodagem”. Assim, terá que pagar o arranjo no outro carro e o arranjo no dele.

                                                        Comentários?!?
                                                        Boas.

                                                        Esta tua descrição não bate certo só com o "carro estacionado". Não sei o que a lei dirá sobre esse assunto, e mesmo admitindo que o outro veículo poderia ter passado ao lado, se o teu amigo estava de facto com a porta aberta para a faixa de rodagem já poderás estar num caso mais bicudo. Mas como disse, não percebo muito da poda.


                                                        Abraço,
                                                        McDriver

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Claro que o teu amigo tem culpa!

                                                          Cada vez vejo mais essas situações, o pessoal está parado, abre a porta para dar um peidinho, arrumar umas coisas, etc... e quem vai a passar é que se tem de desviar ou parar porque o que está estacionado não é capaz de encostar a porta para facilitar.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Isso é completamente diferente.

                                                            O que estará em causa é se a causa do sinistro será a abertura de porta ou a viatura a circular não ter guardado distância lateral suficiente.

                                                            Terão atríbuido a responsabilidade ao teu colega pelo 53º 2 do CE (salvo erro).
                                                            Aqui dependerá de largura de via, distâncias disponíveis, muito importante se se prova que a porta já estava aberta a algum tempo ou se foi aberta no momento.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X